UM DIA SEM CELULAR...vamos expor a situação de uma pessoa que vive conectada com seu celular. O seu trabalho é estar conectada todos os dias, horas, minutos , segundos, fora o tempo em que ela passa em suas redes sociais, likes, e as demais notícias, youtube, e-mails etc.. Tudo isso é combustível emocional que a mantém acessa, motivada, a mil por hora. Todo o tempo, mesmo durante café, almoço, não tira os olhos das últimas notícias. Mas, um dia ao sair de sua casa em direção ao seu trabalho, sentiu falta de algo muito relevante: seu celular. Um grande calafrio percorreu sua espinha, seguido por uma sensação avassaladora de desespero. Você já viveu isso! Deixou seu celular em casa ! Penso que muitos já sofreram esses calafrios. E agora! Sua mente disparou, sua respiração ficou curta, e tudo ao redor pareceu parar por um instante. Fechando os olhos, esse personagem tentou se concentrar, mas o vazio foi inescapável, como se uma parte dele ou dela tivesse ficado para trás, sobre a mesinha da cabeceira. Respirando fundo, entrou em seu escritório , mas o silêncio que sentiu parecia muito maior- um silêncio sem notificações.
NOMOFOBIA...esses acontecimentos são muito comuns para muitas pessoas. Esse medo irracional de ficar desconectado do celular tem um nome NOMOFOBIA, isso é "medo de ficar sem o celular". Foi relatado em estudos mostrarem que mais da metade dos usuários de celulares relatavam elevação dos níveis de ansiedade moderna, caracterizado por uma dependência extrema dos dispositivos móveis. O celular que deveria ser apenas uma ferramenta de comunicação, acaba se tornando quase uma extensão da pessoas, são um só, como no casamento. sério. uma ligação de alma muito forte, só pode dar errado nesses casos, a máquina se fundindo com o homem.
OS DESCONFORTOS DIVERSOS...esses transtornos vai além de um simples desconforto. Ele pode causar reações físicas, como suor excessivos, tremores e taquicardia, além de sintomas psicológicos, como angústia, irritação e isolamento. No centro dessa dependência está o cérebro humano, condicionado a buscar recompensas rápidas e fáceis, proporcionadas pelas notificações e redes sociais. Isso cria um ciclo vicioso: cada interação com o celular libera dopamina, reforçando o comportamento e a necessidade de repetir a ação. Com o tempo, essa dinâmica resulta em problemas mais graves, como perda de controle do tempo, dificuldade de concentração e um vazio emocional crescente.
UMA BATALHA TRAVADA POR MIULHÕES DE PESSOAS...o personagem dessa história não está sozinha contra a dependência digital. Essa batalha é enfrentada por milhões de seres humanos ao redor deste vasto mundo, quem sabe até por você. Quantas vezes você já se perguntou quanto tempo gasta no celular! Talvez hoje mesmo, sem perceber , você tenha desbloqueado a tela inúmeras vezes para verificar mensagens, atualizações ou notificações. Agora ,imagine : se, de repente, seu celular desaparecesse! Como seria passar um dia inteiro sem ele! Para muitos, essa simples ideia já traz desconforto, como se algo essencial estivesse sendo tirado, lembra da ligação de alma, você se divorciar do seu esposo ou esposa! Não sei se essa colocação serve para a separação do celular.
PORQUE TEMOS TANTO MEDO DE FICAR DESCONECTADOS!!...a continuar
Comentários
Postar um comentário