EU SOU O CAMINHO..." tendo pois , irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, pelo " novo e vivo caminho" que Ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela SUA CARNE, e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa..."
CHEGUEMO-NOS...e para aqueles que chegam, junto com exortação há dois incentivos. Tendo "intrepidez e tendo um grande Sumo-Sacerdote", podemos com confiança, entrar no Santuário, diante do Trono do Altíssimo. " pois" é uma palavra muito destacada na epístola aos Romanos, uma palavra muito usada em argumentos, trazendo-os á conclusões. Cada vez que lemos " pois", deveríamos perguntar " por que". Vimos que Pessoas divinas efetuaram a nossa salvação. A vontade de Deus foi executada totalmente pelo "Filho encarnado". Seu sacrifício único pôs fim a todos os outros sacrifícios, e Ele Se assentou na glória. O Espírito Santo nos testifica de um novo concerto, da remissão dos nossos pecados, de uma consciência perfeita e de comunhão com Deus. Com tantas bênçãos garantidas, parece mais do que correto dizer " pois".
TENDO POIS UMA OUSADIA...correta e própria, podemos nos achegar. " ousadia" não deve ser confundida com irreverência ou arrogância ou intimidade indevida. A palavra originalmente significa : liberdade para falar ousadamente, liberdade de expressão. Mais tarde passou a indicar confiança. Temos agora tal confiança, tal liberdade, tal intrepidez para nos aproximar de Deus, baseados em tudo que foi realizado por nós. Esta nunca foi a porção dos santos do VT, nem mesmo dos privilegiados sumo sacerdotes. O povo não podia se aproximar. Para eles o lugar Santíssimo era inacessível. Eles eram mantidos a distância. O sacerdócio, em geral, podia ministrar somente no lugar Santo, entre os dois véus. Só o sumo sacerdote podia entrar além do véu, e isto somente uma vez por ano. Com que respeito e reverência e talvez até mesmo temor, estes homens devem ter entrado além do véu, ao lugar Santíssimo, onde habitava a glória.
É NOSSO PRIVILÉGIO....chegar com confiança. Mas a nossa aproximação não é física nem localizada. Nós nos aproximamos em espírito, em pensamento, em afeição, em devoção, em amor, em confiança e em adoração. Na epístola ao Efésios somos vistos como estando já assentados nos lugares celestiais. Nesta epístola somos peregrinos no deserto, mas com total liberdade para nos aproximar da presença de Deus, agora também nosso Pai. É pelo " sangue de Jesus" que entramos no lugar Santíssimo, o Senhor vê o Sangue de Cristo sobre eu e você. Há muitas referências sobre o Sangue, é a base de tudo que somos e temos. É o preço da nossa redenção e o Sangue da aliança, cujas bênçãos agora desfrutamos.
NOSSA ENTRADA NO LUGAR SANTÍSSIMO...agora é descrita como sendo" um novo caminho". A palavra " novo" originalmente e literalmente significa, "recém matado" ou " recém morto",. Alguns tem visto nisto uma referência indireta ao sacrifício de Cristo, ou ao Sangue de Jesus. Entretanto ,a palavra adquiriu, há muito, o simples significado de " novo", " recém feito", " fresco", ou "recente". É um novo caminho porque era desconhecido na dispensação anterior. Nós temos um caminho para Deus que o povo do passado desconhecia; uma aproximação que eles não tinham. É um caminho "vivo", como é tudo na nova ordem, na nova aliança. é o caminho Daquele que é o Filho do Deus vivo, que disse: Eu Sou o caminho...e a Vida João 14:6; " Eu Sou o pão vivo" João 6:51 e também " E o que vivo...e aqui estou vivo para todo sempre" Apocalipse.1:18. O seu povo são pedras vivas I Pedro 2:5. Eles têm uma viva esperança I Pedro 1:3.
CRISTO ABRIU ESSE NOVO CAMINHO POR NÓS...ele consagrou, dedicou, ou inaugurou o caminho para nós. Apesar de outras dificuldades que possam surgir neste versículo, ele nos lembra de Hebreus 6:20, nosso Sumo Sacerdote é nosso precursor. Ele entrou, indo antes de nós. Ele é o primeiro homem a entrar. Ele entrou pelo Seu próprio Sangue, na virtude do Seu sacrifício, tendo efetuado uma eterna redenção hebreus 9:12. Entrando, Ele consagrou um caminho para nós, podemos seguir onde Ele foi. Usando a figura do velho Tabernáculo Ele entrou além do véu, no Santíssimo. A pergunta " pela sua carne", ela se refere "ao véu!" ou ao " novo e vivo caminho! ". Há dois pontos de vista a serem considerados. Alguns leem: "o véu, isto é sua carne'', entendendo que o véu era, em figura , a Sua carne. Outros entendem que o " novo e vivo caminho" ..pelo véu" é a sua carne.
O PRIMEIRO PONTO DE VISTA...interpreta o véu como simbolizando a Carne do Senhor Jesus, isto é sua Humanidade, e há, de fato algo lindo nisto. O azul, e púrpura e carmesim, e o linho fino torcido do véu sempre foram considerados como figuras das muitas glórias que temos visto em Cristo, O Homem Maravilhoso. Entretanto, o véu, com toda a sua beleza representa uma proibição. Ele exclui o home do lugar Santíssimo. Os homens se aproximavam Dele; criancinhas e até os desprezados da sociedade podiam tocar Nele, mas a beleza moral que era vista em Cristo era a Santidade que barrava os homens da presença de Deus. Até que, finalmente, no CALVÁRIO, o véu foi rasgado. O Seu corpo Santo foi rasgado em sacrifício, e através daquele véu, isto é, através de sua Carne, um caminho foi aberto para que pudéssemos nos aproximar de Deus. Este é o primeiro ponto de vista, e talvez o mais tradicional, e o ponto de vista da maioria. Porém existe outro.
O SEGUNDO PONTO DE VISTA.." O novo, vivo caminho que ELE nos abriu pelo véu, o caminho da Sua Carne". Isto significa que o novo e vivo caminho é a carne, a encarnação, a humanidade, o corpo de Cristo. Este ponto de vista não depende, necessariamente, de qualquer rasgar do véu. O caminho para o lugar Santíssimo, na velha ordem, era " através do véu". Era o único caminho ao santuário interior. Mantendo a figura do Tabernáculo, o escritor mostra que agora há um novo caminho, através do véu. Agora há liberdade, há ousadia, e podemos vir livremente. O caminho através do véu foi-nos consagrado pelo Senhor, na Sua CARNE. Como fomos santificados através da oferta do corpo de Jesus Cristo, assim também, por causa da mesma oferta do Seu corpo, Sua carne, agora temos um novo e vivo caminho através do véu até o Santíssimo. Aquele que Se ofereceu, uma vítima perfeita, agora subiu em ressurreição, em corpo, até a glória. A carne, a humanidade, o Encarnado consagrou para nós um caminho até a presença de Deus.
O INCENTIVO PARA NOS APROXIMAR...a continuar
Comentários
Postar um comentário