Pular para o conteúdo principal

A SUPREMACIA DO FILHO DE DEUS...HEBREUS 1:1

 NESTES ULTIMOS DIAS NOS FALOU PELO FILHO...em muitos lugares, e de muitos modos, Deus havia falado. Na verdade, todo o hebreu bem sabia disso. Os deuses das nações estavam mortos, e neste estado sem vida, eram mudos. Deuses de pedra e de madeira, ou até mesmo deuses de ouro e de prata, não falavam e nem podiam falar. Mas o Deus dos hebreus era um Deus vivo; Ele podia falar, e Ele falava. Na verdade, um Deus vivo e amoroso tem que falar, pois de que outra forma conheceríamos os Seus pensamentos acerca de nós  ou em relação a nós! Ou como viríamos a conhece-lo se não houvesse uma voz, uma palavra, uma revelação a nós! Durante doze séculos, desde os dias quando Abraão, o pai dos hebreus, havia se tornado o amigo de Deus, Deus tinha falado a esta raça eleita. O fato de Deus falar aos homens já era, em si, uma grande graça. Que Ele tinha escolhido falar aos hebreus, especificamente, era graça soberana. Ele havia escolhido falar a eles e Se revelar a eles, mas a revelação tinha sido de muitas maneiras e fragmentada. Ele havia falado, algumas vezes, á nação toda, ou a certos indivíduos, em "voz audível. Algumas vezes Ele falou por intermédio de escritos sagrados, usando profetas inspirados em cujas mentes Ele havia soprado os Seus pensamentos.

POR SONHOS OU VISÕES...por comparações e alegorias, por tipos e sombras, por profecias e poesias, em tempos diversos  e nesta variedade de maneiras, Deus havia Se feito conhecer anteriormente num ministério profético. Os profetas eram seus instrumentos. Para eles, neles e por meio deles, Ele revelara a Sua vontade  aos seus antepassados, os pais. Para cada um dos profetas houve uma revelação específica, mas parcial. Para Moisés houve uma, para Elias outra, a Isaías ou Jeremias deu algo mais; para Ezequiel, Daniel, Joel ou Amós deu ainda outras; mas tudo era fragmentário e incompleto. a palavra " profeta " muitas vezes é usada para descrever alguém que prevê o futuro. Muitas vezes isto é correto, mas nem sempre. Profecia, significa proclamar a mente e o conselho de Deus. Embora muitas das profecias do VT prediziam algo, profecia não é necessariamente predizer. é a proclamação daquilo que não pode ser conhecido por meios naturais, é o proclamar da vontade de Deus, quer referindo-se ao passado, presente ou futuro.

DEUS FALADO NOS ÚLTIMOS DIAS PELO FILHO...entretanto no final deste período de ministério profético, nos últimos dias da revelação parcial, Deus tinha falado de uma maneira singular e suprema , " PELO FILHO ". Não devemos comparar o Filho com os profetas , que foram um instrumento nas mãos de Deus para tornar conhecida a Sua vontade. Mas, " é o próprio Deus , como Filho, que está falando ". O pregador, o Filho, é Deus. Tendo, por tanto tempo, usado os profetas como Seus instrumentos, agora, Ele mesmo, como Deus o Filho, fala aos homens. Uma vez que isto é entendido, temos aqui uma das maiores provas da divindade de Cristo. Mas, como Filho tem estado entre nós e tem falado. Deus como Filho, Deus no Filho , tem falado, numa última revelação aos homens. Se o modo e o método da revelação nos tempos antigos  era incompleta, variada e parcial, agora temos uma revelação que é completa e perfeita. Temos, logo em seguida, a apresentação do tema de superioridade que será tão destacado na epístola. A revelação no Filho é superior á revelação fragmentada dada através dos séculos pelos Seus servos, os profeta. Ela é completa, Não há mais nada a ser revelado.

O FILHO...PROFETA, SACERDOTE E REI...o Filho é apresentado . Sua posição de Filho é afirmada e confirmada. Depois disso podemos observar, nas referências subsequentes, o relacionamento do Filho as posições de Profeta, Sacerdote e Rei, para as quais Ele foi ungido. Através do NT, Cristo, como Filho, é um tema constante. É a verdade central dos Evangelhos, de Atos dos Apóstolos, das Epístolas e do Apocalipse. Ele é o Filho numa linda variedade de relacionamentos , cada um revelando uma glória especial. Há, realmente, pelo menos dez maneiras diferentes em que Ele é visto como Filho.

ELE É CHAMADO...Filho de Deus...Luc. 1:35...Filho do Pai...II João 3...Filho do Altíssimo...Luc.1:32... Filho do bendito...Mar. 14:61. Estes títulos O relacionam com Seu Pai, com Deus, e com as alturas.

ELE É CHAMADO...Filho de Maria...Mar. 6:3...Filho de José...João 1;45...Filho do carpinteiro Mat.13;55...Estes títulos O relacionam com Nazaré e com sua família terrena

ELE É CHAMADO...Filho de Davi...Mateus 1;1...Filho de Abraão Mateus 1:1...Filho do homem Mateus 8:20...Estes títulos O relacionam com Israel, com o reino e o mundo.

COMO FILHO NO SEIO DO PAI...sempre o centro dos afetos do Pai, e revelando-nos aquele coração divino, Ele é também " O Filho do Seu amor " Col. 1;13. Temos logo em seguida, uma apresentação sétupla do Filho, na Sua grandeza e glória...: Ele é...O Herdeiro confirmado...O Criador do universo, o Resplendor da Glória, A Imagem de Deus , O Sustentador de todas as coisas, O Expiador dos pecados e O que está assentado ...

O FILHO É O HERDEIRO UNGIDO...a palavra herdeiro é derivada da palavra " sorte ".  Quando o pai falecia e deixava bens para serem divididos, eles lançavam sortes, e a propriedade era dividida de acordo. Se houvesse somente um filho, então havia somente um herdeiro, ele herdava tudo . A singularidade do Unigênito Filho de Deus requer que - Ele seja herdeiro de todas as coisas. Ele não espera a morte do pai, como os outros herdeiros. Ele é o herdeiro reconhecido agora; o dono de todas as coisas. O Pai pode morrer mas Ele já entregou todas as coisas ao Filho João 13:3. Há vários pontos a declarar sobre o Filho:

PRIMEIRO...como Filho de Abraão Ele é o herdeiro da terra.

SEGUNDO...como Filho de Davi Ele é herdeiro do trono

TERCEIRO...como Filho do Homem Ele é herdeiro do mundo

QUARTO...como Filho de Deus Ele é herdeiro de todas as coisas.

Não foi tudo isto prefigurado, de uma maneira tão linda, no amado Isaque! " Abraão deu tudo o que tinha a Isaque " Havia somente um Isaque. Ele herdou tudo. As coisas preciosas que foram mostradas pelo servo anônimo, eram evidências da grandeza do pai e do filho. Há apenas um " Unigênito". Há somente um Filho como Ele. Se nós, pela graça, fomos feitos herdeiros com Ele- Rom.8:17; é na verdade pela graça ; somente Ele tem direitos pessoais porque é não somente Filho mas, o próprio Criador de todas as coisas que Ele herda.

NO FILHO, PELO FILHO E PARA ELE...todos os séculos foram planejados e preparados. Em torno Dele, revolvem todos os ciclos do tempo. Seguem o seu curso por causa Dele e para a sua glória. Ele é o Pai da Eternidade-Isaías 9:6, de quem emanam todos os tempos. Sem Ele, o Filho, nada do que foi feito se fez João 1;3. Ele é portanto, por direito, o herdeiro de todas as coisa. Ele é o proprietário de tudo o que foi criado. No Salmo 24 nos diz que: " Ao Senhor pertence a Terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam..." Tronos e domínios, principados e potestades, coisas visíveis e invisíveis, tudo é dele por direito inegável. Ele é o herdeiro estabelecido. 

O FILHO É O RESPLENDOR DA GLÓRIA...O Filho é, eternamente, o resplendor da glória , glorioso; nunca começou a ser, nunca cessará de ser. Sem dúvida esta glória é gloria divina; é a glória de Deus é o resplendor. Resplendor significa: " uma refulgencia , um radiar, um brilhar " Um ser de Glória, significa que Cristo é um resplendor da glória de Deus , um resplendor ativo, eterno, todo o tempo e em todos os momentos. Moisés podia refletir a glória e cobrir o seu rosto brilhante, mas o rosto descoberto do Filho resplandecia para nós a glória do Deus que habita na luz inacessível, I Tim. 6:16. Os judeus conheciam a glória. A Israel pertencia a glória. A Shekinah, era a glória visível, que habitava no antigo Tabernáculo e no primeiro Templo. Mas o Filho manifesto na carne é o verdadeiro Shekinah. Nele habita também toda a grandeza da divindade , corporalmente. A mensagem do Evangelho é o resplandecer das boas novas da glória, II 4:4. No seu Evangelho João usa a palavra glória, quarenta vezes! a Glória de Deus emana através do Filho, "do seu Filho amado que lhe agrada". Da mesma forma que a luz solar traz a essência do Sol até nós, assim Cristo nos trouxe a santidade, a sabedoria, a beleza e as perfeições de Deus, " Eu e Pai somos Um, quem vê a mim vê o Pai.

O CARÁTER DE DEUS ATRAVÉS DO FILHO...tal é a revelação completa do caráter de Deus através de Cristo, que a própria palavra, caráter , aparece agora. O  Filho é a expressa imagem, a expressão exata, caráter da substância de Deus. " Expressa imagem " traduz a palavra caráter, e esta e a sua única ocorrência em todo NT. Cristo é a representação visível e a manifestação de Deus aos seres criados ; a semelhança expressa nesta manifestação é singular e perfeita. Repetindo assim nosso Senhor pode dizer: " quem vê a mim vê o Pai " ..João 14:9. A palavra caráter indica uma impressão ou carimbo como numa moeda ou selo. Uma imagem numa matriz de gráfica imprime no papel exatamente o que está gravado nela. Uma impressão feita pela gravação. Descreve a reprodução feita sobre a moeda de metal, ou sobre o selo da cera, da imagem exata das características que estão gravadas na matriz ou no anel do selo. Desta forma, o Filho é a expressão exata de tudo o que Deus é. A substância, a essência de Deus, é vista perfeitamente no Filho. A substância é a realidade, o ser essencial de Deus. O que Deus é essencialmente é manifesto em Cristo. Não há nada no Pai que não está no Filho. Quando "a vida " foi manifestada, Deus foi manifestado em carne. Os que viram, e apreciaram corretamente o Carpinteiro de Nazaré, podiam dizer de forma linda: " vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do PAI ". O Unigênito do PAI se tornou para nós a revelação do Deus nunca vista pelos homens.

CRISTO..O SUSTENTADOR DE TODAS AS COISA...o escritor agora continua exaltando as grandezas do Filho. Ele não somente é o herdeiro confirmado de todas as coisas, e o criador de todas as coisas , mas Ele sustenta todas as coisas pela palavra do Seu poder. A palavra sustentar, indica tanto preservação e governo. Ele é o timoneiro e o piloto de todas as coisas. Ele as governa e as ordena., levando-as, guiando e controlando, sustentando e dirigindo, comandando e carregando. Tudo isso Ele faz pela palavra do seu poder, ou como poderia ser traduzido pela sua Palavra poderosa- Salmo 33:6-7. Ele comanda, não somente o universo físico, mas as leis naturais que o fazem operar em harmonia. Ele pode suspender, se necessário, e Ele interfere nestas leis Josué 10:12-13. 

PURIFICAÇÃO E EXPIAÇÃO DE PECADOS...foi essa pessoa singular que por Si mesmo fez a purificação dos pecados. Que mensagem para homens pecadores ! Com que confiança e alegre segurança descansamos nesta obra realizada por esta Pessoa. O Filho de Deus , o Seu herdeiro escolhido, criador de todas as coisas criadas, o resplendor da glória de Deus, Deus manifesto em carne, o sustentador do universo, Ele mesmo tratou da questão dos meus pecador e fez purificação. Isto é mais do  que expiação. Ele não encobriu os pecados; Ele fez purificação. O que Ele fez redundou em glória para Ele. Há benção para outros, mas a glória é Dele . Devemos observar que não é somente os "nossos" pecados, mas pecados de um modo mais geral. Um dia, por causa do Calvário, haverá um universo livre de pecados e dos problemas que isto trouxe. Então a mensagem de João Batista será completamente cumprida. O Cordeiro de Deus há de levar o pecado do mundo João 1:29. Isto será para a sua glória.

CRISTO AGORA É O HOMEM NA GLÓRIA...por ter realizado a Sua obra perfeita de expiação, o Homem do Calvário é agora o Homem na Glória. Ele está assentado á direita da majestade nas alturas. "Majestade ", indica grandeza . Ele está á destra da majestade nas alturas. Ele está assentado por convite Salmo 110:1- mas aqui temos: Ele se assentou, Ele se colocou. Ora, os que lidavam com os pecados e os sacrifícios na velha dispensação nunca se assentavam. Os sacerdotes judeus permaneciam em pé enquanto ministravam. Até mesmo o sumo-sacerdote, com todos os seus privilégios no serviço sagrado, quando terminavam os seus deveres mais sagrados no santuário , no grande dia da Expiação , saia da presença da glória divina. Não havia cadeiras para os sacerdotes do VT. Seu trabalho sacrificial nunca acabava, mas com Cristo é diferente. Ele está assentado; Ele está entronizado; Ele está exaltado muito acima de todos. Sua obra em relação ao pecado. está CONSUMADA.

A EXALTAÇÃO DO FILHO A DIREITA DE DEUS,SEU PAI...está exaltação do Filho á direita do Pai, demonstra que Ele é superior aos anjos. Ele é maior  do que os profetas --Ele nos trouxe uma revelação mais completa . Ele é maior do que os sacerdotes.  Ele completou uma obra perfeita de expiação e está assentado . Ele é melhor do que os anjos. Ele tem um lugar , e um nome, e um relacionamento com o Pai, que os anjos não tiveram. Ao se assentar, como Ele está assentado, exaltado á grande alturas, mais elevado do que qualquer anjo. Ele é " mais excelente " do que eles. O Filho ocupa um lugar melhor do que os anjos. 

O FILHO HERDOU UMA NOME MAIS EXCELENTE DO QUE OS ANJOS..." herdou " não indica que este nome excelso se tornou seu, somente depois da Sua ascensão e exaltação. Ele tem, eternamente, por direito pessoal inerente, um nome mais excelente. Aqui, não se está falando de um determinado nome ou título. Destes, Ele tem miríades. Ele é superior aos anjos, pelo fato singular de ser em Sua Pessoa, o Filho exaltado, e por causa do que Ele é, e por causa de quem Ele é, e por causa de onde Ele está. Ele ocupa um lugar nas alturas que prova isto. Mas, Ele já era mais excelente antes de ser entronizado, e antes da sua encarnação. Na sua encarnação , Ele somente herdou em humanidade o que já era Seu na divindade. Ele " será chamado Filho de Deus" , nascido de Maria mas o Filho unigênito de Deus. É o caráter, a posição, a dignidade do Filho que hoje é o Redentor assentado á destra da majestade nas alturas. Na Sua pessoa e na Sua posição. 

CRISTO MAIS EXCELENTE NA NOVA ORDEM...NOVA ALIANÇA...que efeito tremendo isto deveria ter causado em todos os cristãos hebreus. Quão familiarizados eles estavam com o ministério dos anjos, como também estiveram seus pais. Abraão em MANRE, Isaque em MORIÁ , Jacó em MAANAIM, Moisés no SINAI, Gideão , Manoá  , Elias, Davi e Daniel, todos eles podiam testemunhar do ministério destes seres celestiais. Mas Cristo é maior que todos os milhares de milhares, milhões de milhões de anjos a serviço do Deus TODO-PODEROSO. Como esta superioridade aos anjos deve ter encorajado e fortalecido estes cristãos judeus. \O Cristo da nova ordem era mais excelente do que o judaísmo, cuja glória era de caráter angelical. ...

Há muito mais para se falar do Cristo, Filho do Altíssimo. Só podemos dizer que aguardamos sua vinda para nos arrebatar para junto a Ele...e o vermos como Ele é.

MARANATA ..ORA VEM SENHOR JESUS...

            

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS MORADIAS NOS TEMPOS DE JESUS.

O   judeu do primeiro século tinha e levava uma vida tranqüila,como muito aconchego familiar. O pão era assado em fornos de barros. Os tios tocavam seus instrumentos na área da casa. À noite, as casas eram iluminadas pela luz das lamparinas de azeite. A vida familiar era caracterizada por muita afetividade e carinho e regida por tradições sólidas. AS CASAS. Eram de formas e tamanhos variados, pois, havia diferença entre classe rica e pobre. Sua estrutura na sua maioria eram simples e pequenas. Os israelitas tinham a sua maior parte de suas atividades ao ar livre, então, a casa para eles era apenas um abrigo, um local para se fazer as refeições e para dormir.   Nos tempos de Jesus, as casas eram comuns, constituídas de apenas um cômodo, com pouquíssimo mobiliário, com quase nenhum adorno. Seus tamanhos, mais ou menos 3,5 mt2, tinham 2 a 3 janelas , e o assoalho era de terra batida. Possuíam uma escada externa que dava acesso a um terraço, que era plano, não havia telhados....

O ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O JUDAÍSMO MESSIÂNICO

INTRODUÇÃO: Ninguém pode com certeza definir o Espírito Santo. Durante muitos séculos discutiu-se sobre este Ser Divino. Debates acalorados perduraram por muito, muito tempo,seguindo dai diversos estudos e doutrinas da mais variadas, para todos os gostos. Mas na visão cristã crê-se em uma trindade entre Deus o Pai,O Filho e o Espírito Santo,três mas um só Deus ,com características de ações diferentes entre Eles. Gostaria de expressar a visão judaica messiânica ,isto é crentes judeus no Messias Yeshua ,Jesus,sobre quem é o Espírito Santo. RÚACH...tradução no hebraico : Vento - Presença - Essência - Sopro - Fôlego. Primeira ocorrência : Gênesis 1;2..."Havia trevas sobre a face do abismo,e o Rúach de Elohin pairava sobre a face do abismo, e o Rúach de Elohin pairava sobre a face das águas..." Na verdade,era a Glória e a presença Divina que estavam "visitando"o caótico estado que a terra se encontrava. Outro exemplo em Gênesis 8:1..." E lembrou-se Deus de N...

O JUGO DOS RABINOS.

INTRODUCAO: O SENHOR JESUS, não poucas vezes entrou em sérias confrontações com os Fariseus da sua época. Certo é que, os debates eram freqüentes, relacionado a diversas situações, das mais diversificadas, sobre a TORÁ, sobre as tradições dos Pais, sobre os 613 mandamentos, dos quais os Escribas e fariseus, mestres, e mais uma leva de religiosos eram conhecedores. Não somente conhecedores destes, mas criaram em cima destes mais uns quatrocentos. É interessante notar que, cada Rabino mantinha seus seguidores, discípulos, que os seguiam fielmente em todo o ensino.                 Vamos agora entender um pouco mais sobre os tais JUGOS, para que nós entendendo, não caiamos em qualquer laço, ou ensinos que nos tragam peso, pois JESUS nos disse: ‘ O meu JUGO é SUAVE e o meu FARDO é LEVE’.   Vamos começar:                 JESUS   d...