Pular para o conteúdo principal

TIATIRA...uma grande organização

 PAPADO E OS GRANDES DA TERRA...

TIATIRA ,  tem um significado de " sacrifício contínuo " A semente semeada no período Pérgamo frutificou no período seguinte da história da Igreja. Como grão de mostarda do qual Cristo falou na terceira parábola do reino Mat.13:31-32, um crescimento fora do normal resultou em algo nunca desejado ou esperado. O período Pérgamo viu a Igreja, de origem e destino celestial, se tornar um poder mundial através da união com o estado. Nos termos da parábola, o grão de mostarda se tornou uma grande árvore. O período seguinte, o de TIATIRA , continuou a transformação, e a Igreja perdendo,  todas as sua características celestiais, se tornou aos olhos do homem uma grande organização. Seu papa e seus prelados se tornaram os grandes da Terra. O papa controlava reinos e reivindicava autoridade para coroar e depor monarcas ao seu bel prazer. Afirmando ter o monopólio do meio de salvação, negando que qualquer um pudesse ser salvo sem seu auxílio, a Igreja dizia decidir o destino dos homens. Por meio da doutrina do purgatório 593a.D  e da venda de indulgências 1190a.D,  fortunas fluíam para os cofres da Igreja. 

OS BISPOS SUPERAVAM EM POMPA... e arrogância sobre príncipes da Terra. Tudo isso era feiro em nome de Jesus , de Cristo. A característica especial do período TIATIRA é refletida na quarta parábola do reino Mat.13:33. Ali vemos uma mulher escondendo fermento em três medida de farinha. A  propagação silenciosa e a penetração total do fermento reflete a propagação da doutrina perversa neste período da história da Igreja. A luz do Evangelho, já ameaçada pelo paganismo no período Pérgamo, seria quase que completamente extinguida, neste período seguinte. Devemos notar que, mesmo na História secular, este período é conhecido como a "idade das trevas ". Estas eras quando, a escuridão espiritual reinou iriam continuar até que a luz do Evangelho raiasse novamente no período da Reforma 1519a.D. 

A ELEIÇÃO DO BISPO DE ROMA...Bonifácio III , como bispo de universal em 606a.D, foi o resultado de uma longa batalha por supremacia dentro da Igreja. Também é um ponto de referência histórico conveniente para o surgimento do que é agora conhecido como a Igreja Católica Romana. Embora muitas das doutrinas inconfundíveis do catolicismo romano já haviam sido propagadas antes desta data, da coroação deste bispo universal sobre todas as igrejas. Esta reivindicação, enquanto desafiada em algumas ocasiões durante as décadas seguintes, nunca foi abandonada por Roma. Nem todas as características deste sistema se desenvolveram de uma só vez, mas pouco a pouco, com o passar dos séculos, a escuridão espiritual aumentou. A escuridão reinou onde deveria ter havido luz, a morte reinou onde deveria ter havido vida, e onde deveria ter havido liberdade os homens foram levados a uma escravidão ainda mais terrível do que aquela que eles conheceram no paganismo. Entretanto ,é muito encorajador saber que havia ainda muitos cristãos , mesmo nesse período, que não conheceram" as profundezas de satanás", portanto Cristo preservou um testemunho fiel mesmo nos séculos mais tenebrosos. As principais características deste sistema sombrio do catolicismo romano, que se desenvolveu no período TIATIRA, podem ser resumidos da seguinte maneira:

A PREEMINÊNCIA DO BISPO DE ROMA...o bispo de Roma reivindicava, conspirava e lutava para preservar a preeminência da diocese romana sobre os outros três bispados metropolitano estabelecidos por Constantino: Antioquia , Alexandria e Constantinopla. O bispo de Constantinopla recusou dar esta primazia a Roma e, ajudado pela controvérsia Ariana, se separou e formou a Igreja Ortodoxa Oriental. O domínio de Roma era absoluto em todos os aspectos da fé e prática. Todas as outras igrejas através do mundo, sob a ameaça de excomunhão , tinham, de se submeter a Roma. Nenhuma igreja nacional ou local tinha direito de existir fora de comunhão com Roma, e nenhum indivíduo podia gozar da salvação. Em avanços posteriores, o papa iria reivindicar poder sobre os reinos da Terra, e não apenas se tornar o árbitro do império do mundo, mas também reivindicar o direito de depor reis. A partir do século IX, o título " vigário de Cristo " foi reivindicado pelo papa. Devemos notar que a promessa ao vencedor , nesta Igreja nos faz pensar exatamente nestes poderes, mas em associação com Cristo no seu reino. Instigados pelos papas, guerras eram travadas, cruzadas eram iniciadas, reinos devastados, e milhares pereceram para satisfazer estes prelados loucos por poder. A blasfêmia está no fato de que tudo era feito em nome de Cristo...

PRONUNCIAMENTO DA IGREJA DE ROMA: EX-CATHEDRA....para manter esta posição de poder que as Escrituras nunca permitiriam, a Palavra de Deus precisava ser depreciada e escondida dos homens. E em lugar da  Palavra de Deus a palavra da igreja, vinda do papa, foi primeiro acrescentada, e mais tarde substitui a Palavra inspirada . Foi em 1229a.D, que a Bíblia foi proibida aos leigos, sob o argumento de apenas os padres estavam equipados para interpretá-la. A reivindicação de sucessão apostólica desde Pedro foi uma doutrina conveniente, que permitiu que o papa falasse com voz de autoridade absoluta. Devemos notar que nesta quarta igreja, bem como na quarta parábola Mat.13:13, uma mulher tem a preeminência. É JEZABEL , dizendo ser uma profetiza, que promove o ensino que corrompe. Sob este nome do VT,  Cristo mostra a corrupção vinda do ensino da Igreja Católica Romana. Quando a igreja falava, os homens precisavam obedecer, tudo que a igreja introduziu na doutrina foi para corromper. Em cada pronunciamento EX-CATEDRA de autoridade papal pode ser ouvido o ensino da profetiza JEZABEL.

PRÁTICAS DA IGREJA DE ROMA...usando o poder que tinha usurpado, e sua reivindicação espúria de sucessão apostólica , a igreja Católica Romana  introduziu doutrinas e práticas que pertenciam ao paganismo. Cada uma destas práticas pode ser traçada de volta a Babilônia. Primeira: O sacrifício da missa. Uma das características do catolicismo romano sempre foi negar a obra consumada de  Cristo. Isto abriu o caminho para a blasfêmia da missa, e do poder colocado nas mãos do padre para reencenar a obra da cruz. Segundo: A aspersão de bebês. A "água santa" foi introduzida em 850a.D. Terceiro: O culto a Maria e Orações aos santos. Ligado a estas ideias estava a canonização dos santos mortos 995a.D. Quarta: jejuar as Sextas feiras e durante a Quaresma 998a.D. Quinta: A adoração de imagens e relíquias 786a,D. Sexta: o celibato dos padres 1079a.D. Sétima: A prática da vida monacal século IV. Oitava: a confissão auricular. 

IMAGENS, RELÍQUIAS, VELAS, INCENSO...e muitas outras coisas do paganismo encontraram nova vida com novos nomes cristianizados. A palavra da igreja substituía a Palavra de Deus, e pouca eram as vozes que se levantaram em protestos. Com cada novo afastamento que era introduzido na igreja  havia, sem dúvida, " tempo para se arrepender", mas as vozes eram poucas; o sistema religioso tinha controle virtual. Foi somente quando Deus levantou um homem para aquela hora, Martinho Lutero 1483-1546a.D, que este edifício mundial foi abalado até seus alicerces.

A PERSEGUIÇÃO PELA IGREJA DE ROMA...visto que a autoridade do bispo romano era absoluta naqueles séculos, era inevitável  que todos os que divergissem dos sistema seriam perseguidos. Desde os primeiros dias, os que se recusavam a obedecer os ditames de Roma eram primeiramente excomungados, depois despojados, torturados, e finalmente mortos. A Idade das Trevas e a Idade Média têm um terrível catálogo de perseguição a todos os dissidentes. A história dos Albigenses e dos Valdenses é uma leitura triste. A intolerância e blasfêmia das cruzadas e a inquisição  estabelecida em 1184a.D ,são uma terrível acusação de um sistema satânico. As " profundezas de satanás" foram ali expostas.

AS SOMBRAS DOS MIL ANOS .. até a Reforma são vistas nas palavras de Cristo á igreja em TIATIRA e podem ser resumidas da seguinte forma: Primeira: A propagação ativa do mal: " toleras JEZABEL...ensinar. O que havia sido tolerado, agora é assiduamente ensinado. Identificando-se como Filho de Deus, pela única vez nestas cartas, Cristo se coloca em contraste com esta falsa profetiza. No catolicismo romano em desenvolvimento, a voz da Igreja é a mais importante do que a voz de Cristo através da Sua Palavra. Segundo: Pela primeira vez, um remanescente é reconhecido. Cristo mostra que a maioria dos que estavam debaixo do ensino de JEZABEL não seriam recuperados. Embora várias recuperações locais trouxeram benção a muitos indivíduos, e na própria Reforma uma multidão de almas foi abençoada, estes ainda eram uma minoria. Terceiro: O chamado a " ouvir", vindo, pela primeira vez depois da promessa ao vencedor, mostra que a maioria daria pouca atenção ao chamado de Cristo. Quarto: Pela primeira vez o Arrebatamento é mencionado especificamente . Cristo é visto como " a estrela da manhã". A era do reino viria a Terra., mas o arauto da alva seria  Cristo vindo para arrebatar a Igreja. Assim Cristo indica que quando Ele vier haverá o sistema Católico Romano na Terra. JEZABEL ainda estará fazendo sua obra maligna. É para o remanescente que Ele diz: " o que tendes, retende-os até que eu venha". É evidente que as multidões enganadas pelo romanismo ficarão na Terra depois do Arrebatamento para se transformar no sistema eclesiástico mundial simbolizado pela meretriz do cap. 17 de apocalipse. O nome na sua testa, " a grande Babilônia, a mãe das prostituições" é suficiente para identificar a origem das práticas, dos princípios e da perseguição do catolicismo romano.

MARANATA, ORA VEM SENHOR JESUS...


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS MORADIAS NOS TEMPOS DE JESUS.

O   judeu do primeiro século tinha e levava uma vida tranqüila,como muito aconchego familiar. O pão era assado em fornos de barros. Os tios tocavam seus instrumentos na área da casa. À noite, as casas eram iluminadas pela luz das lamparinas de azeite. A vida familiar era caracterizada por muita afetividade e carinho e regida por tradições sólidas. AS CASAS. Eram de formas e tamanhos variados, pois, havia diferença entre classe rica e pobre. Sua estrutura na sua maioria eram simples e pequenas. Os israelitas tinham a sua maior parte de suas atividades ao ar livre, então, a casa para eles era apenas um abrigo, um local para se fazer as refeições e para dormir.   Nos tempos de Jesus, as casas eram comuns, constituídas de apenas um cômodo, com pouquíssimo mobiliário, com quase nenhum adorno. Seus tamanhos, mais ou menos 3,5 mt2, tinham 2 a 3 janelas , e o assoalho era de terra batida. Possuíam uma escada externa que dava acesso a um terraço, que era plano, não havia telhados....

O ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O JUDAÍSMO MESSIÂNICO

INTRODUÇÃO: Ninguém pode com certeza definir o Espírito Santo. Durante muitos séculos discutiu-se sobre este Ser Divino. Debates acalorados perduraram por muito, muito tempo,seguindo dai diversos estudos e doutrinas da mais variadas, para todos os gostos. Mas na visão cristã crê-se em uma trindade entre Deus o Pai,O Filho e o Espírito Santo,três mas um só Deus ,com características de ações diferentes entre Eles. Gostaria de expressar a visão judaica messiânica ,isto é crentes judeus no Messias Yeshua ,Jesus,sobre quem é o Espírito Santo. RÚACH...tradução no hebraico : Vento - Presença - Essência - Sopro - Fôlego. Primeira ocorrência : Gênesis 1;2..."Havia trevas sobre a face do abismo,e o Rúach de Elohin pairava sobre a face do abismo, e o Rúach de Elohin pairava sobre a face das águas..." Na verdade,era a Glória e a presença Divina que estavam "visitando"o caótico estado que a terra se encontrava. Outro exemplo em Gênesis 8:1..." E lembrou-se Deus de N...

O JUGO DOS RABINOS.

INTRODUCAO: O SENHOR JESUS, não poucas vezes entrou em sérias confrontações com os Fariseus da sua época. Certo é que, os debates eram freqüentes, relacionado a diversas situações, das mais diversificadas, sobre a TORÁ, sobre as tradições dos Pais, sobre os 613 mandamentos, dos quais os Escribas e fariseus, mestres, e mais uma leva de religiosos eram conhecedores. Não somente conhecedores destes, mas criaram em cima destes mais uns quatrocentos. É interessante notar que, cada Rabino mantinha seus seguidores, discípulos, que os seguiam fielmente em todo o ensino.                 Vamos agora entender um pouco mais sobre os tais JUGOS, para que nós entendendo, não caiamos em qualquer laço, ou ensinos que nos tragam peso, pois JESUS nos disse: ‘ O meu JUGO é SUAVE e o meu FARDO é LEVE’.   Vamos começar:                 JESUS   d...