Pular para o conteúdo principal

O ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O JUDAÍSMO MESSIÂNICO

INTRODUÇÃO:

Ninguém pode com certeza definir o Espírito Santo. Durante muitos séculos discutiu-se sobre este Ser Divino. Debates acalorados perduraram por muito, muito tempo,seguindo dai diversos estudos e doutrinas da mais variadas, para todos os gostos. Mas na visão cristã crê-se em uma trindade entre Deus o Pai,O Filho e o Espírito Santo,três mas um só Deus ,com características de ações diferentes entre Eles. Gostaria de expressar a visão judaica messiânica ,isto é crentes judeus no Messias Yeshua ,Jesus,sobre quem é o Espírito Santo.

RÚACH...tradução no hebraico : Vento - Presença - Essência - Sopro - Fôlego.
Primeira ocorrência : Gênesis 1;2..."Havia trevas sobre a face do abismo,e o Rúach de Elohin pairava sobre a face do abismo, e o Rúach de Elohin pairava sobre a face das águas..."
Na verdade,era a Glória e a presença Divina que estavam "visitando"o caótico estado que a terra se encontrava.

Outro exemplo em Gênesis 8:1..." E lembrou-se Deus de Noé e de todo o animal...e fez passar Rúach sobre a terra ,e baixaram as águas..."

Nota 1; No Antigo Testamento vemos o Espírito de Deus ,o Espírito do Senhor ,a Essência, a presença Dele vindo e algumas poucas pessoas,pouquíssimas pessoas especiais, com o intuito delas desempenharem papéis bem específicos . Reis,Profetas e Sacerdotes possuíam o Espírito de Deus para desempenharem funções como líderes do povo hebreu.

Outros também recebiam o Espírito de Deus para cumprirem tarefas especiais com ex; em Êxodo 31:2-3,com Betzalel : ..."Eis que eu tenho chamado por nome Betzalel,o filho de Uri ,filho de Hur ,da tribo de Judá e o enchi do Rúach Elohin,de sabedoria ,e de entendimento, e de ciência em todo o lavor,para elaborar projetos e trabalhar em ouro e prata ,e em cobre, e em lapidar pedras para engastar,e em entalhes de madeira,para trabalhar em todo o lavor.
Estar cheio do Espírito do Senhor então é: significa Andar em sua presença,fazendo apenas o que lhe convém .

Nota 2: Todo o ser humano é formado de corpo (Bassár) Alma ( Néfesh) e Espírito( Rúach) .Quando Adão foi criado - a Torá nos diz que Deus "soprou"{ o seu Espírito no corpo ( Bássar) ainda sem vida do homem.Então ele passou a viver tendo agora uma "Néfesh" chaiá ( alma viva ou vivente). Na verdade ter alma significa estar vivo. Alma: mente -vontade -emoções ou sentimentos .

Nota : é na alma que o homem se alegra ou se entristece, sente gozo ou angústia,medo ou confiança. Mas, é no espírito que nos relacionamos e provamos a presença de Deus. Nosso espírito é o elemento que serve de conexão com o criador.
No Espírito, é Nele que o homem se relaciona com Deus, ouve sua voz e é convencido de sua Soberania. é em nosso espírito que recebemos o Espírito de Deus.

Nota 3: Devemos sempre buscar conhecer a Deus não apenas na alma ou seja,com o conhecimento ou no campo das emoções,mas, com nosso espírito.

Mas qual seria a diferença entre Espírito de Deus ( Rúach Elohin)? e Espírito Santo ( Rúach Ha Kôdesh) ? : Durante o Êxodo no deserto ,Deus estipulava ao povo para não usar de seu nome em vão. Não havia nenhuma proibição quanto ao se pronunciar o nome Divino. Então, quando as pessoas se referiam ao Espírito de Deus,elas simplesmente diziam : "Rúach Adonai ou Rúach YHVH", assim como eu tenho meu espírito Deus tem o Dele.

Mas, durante os séculos de conquistas de Canaã, posteriormente com os reinos de Israel e Judá estabelecidos,os judeus começaram a enfrentar muitos problemas com relação ao mandamento de se respeitar o nome de Deus. Porque? Porque os povos habitantes em Israel, pagãos e politeístas ,ouviam os judeus pronunciarem o nome de seu Deus e o repetiam em tradições pagãs. Então,com o intuito de se evitar a profanação do nome do Senhor por parte dos povos de Canaã,os judeus decidiram por evitar pronunciar o TETRAGRAMA, apenas escrevendo-o nas escritas,

Termos como "Beit YHVH - a casa de YHVH"  ou o templo passaram a se chamar  "Beit Há Mikdásh"ou casa da Santidade. Da mesma forma ,o termo "Rúach Elohim ou Rúach YHVH ,passou a se chamar "Rúach Ha Kôdesh "ou Espírito Santo.
Nota 4: Tal mudança de termos perduraram até os dias de hoje,com a intenção de se pronunciar,ou melhor,de se evitar a pronuncia do nome de Deus.

A grande confusão. Uma grande confusão acontece no mundo cristão, é referir-se ao Espírito de Deus,ou Espírito Santo,como sendo uma pessoa "distinta",um ser Divino que age de forma independente a mando de Deus,o Criador.

Em 325 DC ,foi criado o termo Trindade pelo Imperador Constantino no Concílio de Nicéia ,com um lembrete : que no mesmo concílio em que foi criado o conceito de Trindade,foi determinado a culpabilidade dos judeus pela morte de Cristo,sendo os judeus crentes após este ano, "expulsos de toda igreja cristã".

Segundo este dogma eclesiástico,o Deus Criador,o Filho Jesus,e o Espírito de Deus criador,são Três Pessoas distintas. Não somente isto ,o dogma Trinitariano determina que: Esses três seres celestiais não possuem Hierarquia entre Eles. Então, aos olhos das prescrições de Deus ao povo judeu e dos ensinamentos de Jesus é caracterizada como Politeísmo e Paganismo .

Nota 5: Por isso,os judeus e os muçulmanos consideram os cristãos como pagãos  até  aos dias de hoje...João 14:28 ...o Pai é maior do que Eu.

O Espírito de Deus representa a presença de Deus e o poder do próprio Deus. Ele é a essência de Deus. Assim como eu possuo o meu espírito,Deus possui o dele. 

Pergunta-se : Por acaso meu espírito pode sair por ai quando bem lhe entender, e me deixar aqui escrevendo tais palavras? A resposta é NÃO!!! - Mas sim,onde eu estou ai também está meu espírito .O meu espírito faz parte de mim,de quem sou.Ele é a minha essência e minha identidade.

Da mesma forma,é o Espírito de Deus, Ele não pode sair por aí a "mando de Deus" nem pode ser representado como terceiro "deus"da Trindade. Então, o Espírito Santo é o PRÓPRIO DEUS. Pergunta-se ; Se o Espírito Santo é uma Pessoa distinta,porque Ele é tratado nas escrituras como se fosse ? 

Resposta : Na literatura Semítica em geral ( árabe ou Judaica) é comum até nos dias de hoje o que chamamos de "personificação do abstrato"ou seja, é típico da literatura destes povos personificar sentimentos e atributos alheios. 

Exemplo : ..."Portanto,como diz o Espírito Santo: se ouvirdes hoje a sua voz,não endureçais os vosso corações,como na provocação no dia da tentação no deserto..."hebreus 3;7. 

Nota 6: sabemos que foi o Rei Davi,no Salmo 95,quem escreveu tais palavras. Mas, o autor de Hebreus personifica a unção que Davi teve ao escrever tais palavras, chamando-a de Espírito Santo. Na verdade,foi a unção de Davi( ou presença do Espírito Santo nele) ,quem escreveu estas palavras.

Outro exemplo: ..."A Sabedoria clama lá fora,pelas ruas levanta a sua voz,nas esquinas movimentadas ela brada,nas entrada das portas e nas cidades profere as sua palavras."provérbios 1:20-21. Segue interpretação:

Vê-se aqui que a sabedoria ( algo abstrato e não palpável) é personificada como se fosse uma pessoa: ela "clama"ela "fala" ela "brada" e anuncia suas palavras.
Podemos com base no texto do Rei Salomão ,afirmar que existe uma pessoa ou um ser chamado Sabedoria,que grita pelas ruas para chamar a atenção dos justos ? é claro que não!

Da mesma forma os que afirmam ser o "Espírito de Deus"uma pessoa independente e que cumpre as ordens de Deus,fazem isto por não conhecerem o contexto no qual as escrituras foram escritas. O Espírito de Deus é tratado como pessoa e às vezes até as pessoas são tratadas como se fossem o Espírito de Deus...Hebreus 9:5 - Salmos 95 - Tudo isto faz parte da maravilhosa linguagem poética judaica.

Mas, por não discernirem e entenderem os textos sagrados,muitas pessoas de destaque no meio evangélico criam doutrinas estranhas aos princípios Bíblicos.
Como exemplo: colocar-se um trono para que o Espírito Santo venha assentar-se durante os cultos.

Outro exemplo: pessoas que oram para o Espírito Santo de Deus, e depois oram para o próprio Deus. pergunta-se: alguém pode dirigir-se ao meu espírito e depois a mim? Eu e meu espírito não somos parte do mesmo ser ? Seria possível separar-nos ?

O fruto da não compreensão dos princípios bíblicos e judaicos divulgados por Jesus e pelos apóstolos pode causar o engano,Apostasia. Muitos crentes para defenderem cegamente o dogma doutrinário trinitariano,citam I João 5:6-8.

O que alegam os judeus messiânicos ( crente em Jesus) ,que esta passagem foi alterada, e de que a forma como aparace suas Bíblias não consta dos originais. Assim está escrito :..."Porque há três que dão testemunho [no céu: O Pai,a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um e três os que testificam na terra a]: o Espírito e a água e o sangue , e os três são unânimes num só propósito ..."

Nota 7: Nos originais,toda a primeira parte do versículo não aparece, ela foi acrescentada provavelmente pelo autor da tradução não concordar com o conceito original,pois este feria sua crença no Deus Triuno,ou seja "três que são um,um que é três" ,sem hierarquia entre Eles.

No original o texto aparece assim: ..."Porque há três que dão testemunho,o Espírito, e a água e o sangue e os três são unânimes num só propósito.

Que o Espírito Santo nos dê a unção do conhecimento e a unção do discernimento para que possamos fluir nas verdades das escrituras, para que assim não sejamos enganados.

Vamos restaurar toda a verdade para sermos verdadeiros diante de Deus
SHALOM.


Comentários

  1. Perfeito. Otima explicação. Cremos que a trindade é uma farsa que desde o ano de 325 vem sendo usada para enganar oa criataoa e levar ao erro da idolatria. Pois eata escrito que a vida eterna é crer que existe um unico Deus. E facil compreender porque os criataoa em geral sao conaiderados pagaos pelas religioes que creen no unico Deus. Jesus é o unico intersesor. Cono eata em timoteo existe um unico Deus e um unico mediador entre Deus e os homens Jesus Cristo HOMEM

    ResponderExcluir
  2. Façamos a nossa imagem e semelhança quer dizer o que? Ou foi alterada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No "Façamos"(Gn 1.26) Deus fala na cúpula dos 24 anciãos. No (v.27) Ele cria, mas repare que ele cria no singular e não no plural. É como o dono de uma padaria que diz: - começaremos a vender pizza congelada do fornecedor "x" e todos colaboradores ouvem e acenam com a cabeça. Mas, quem vai e compra as pizzas e faz isso acontecer é somente o dono da padaria.

      Excluir
  3. façamos...prescreve-se que há mais de uma pessoa ...a sabedoria de Deus Jesus Cristo e o Pai...Eu e o PAI somos um...onde está o Espírito ? Penso em em uma triunidade de amor ..se Cristo está em mim e o Pai está em cristo...estamos unidos em nossos espiritos...Cristo tem o seu Espírito o Esírito de Cristo o Pai seu Espirito Santo e eu com meu espírito formamos uma trindade...pergunta-se podemos blasfemar de Deus e de Cristo mas não podemos blasfemar do Espirito Santo? A se pensar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não se trata de blasfêmia aqui, acreditar ou não , é uma opção de convicção de acreditar ou não , blasfemar e o ato verbalizado na conduta de discredibilizar e defamar uma ação absoluta e verdadeira.

      Excluir
    2. MAS EU VOS DIGO A VERDADE PORQUE SE EU NÂO FOR,O CONSOLADOR NAO VIRA PARA VÒS OUTROS....
      POREM SE EU FOR ,EU VO-LO ENVIAREI.....
      QUANDO VIER O ESPIRITO DA VERDADE....JOAO:16:5/15

      Excluir
  4. A Paz de Cristo Mauro...como diz o catolicismo romano ...: é um mistério...

    ResponderExcluir
  5. Linguas repartidas de 🔥 fogo pousaram sobre os crentes talmidims e goyms e receberam o Ruah há kodesh sobre eles e tradizia em outros idiomas e perguntaram a kefa (Pedro) apóstolo e eu ele disse: O mesmo que está escrito em atos 3:19 arrepende e receberei a virtude dó espírito santo.

    ResponderExcluir
  6. O mais lindo é ver o espírito santo manifestando no crente e o mundo não conhecê más vós conhecê porque habita em vós.Aleluia.Atos 2:38 Atos 3:19.

    ResponderExcluir
  7. Por mais que se explique biblicamente que o Espírito Santo é uma pessoa divina e distinta, nunca chegaremos à compreensão total dessa doutrina, porque estamos falando do Todo Poderoso Deus.
    Mas podemos concluir sim pelo NT que o Espírito é uma pessoa distinta, pois Ele fala,tem vontade própria,direciona,sente ciúmes e etc.
    Jesus disse que quando Ele fosse para o céu, mandaria um OUTRO consolador,um Ser distinto mas com a mesma essência

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão Carlos...difícil não é? Mas quero somente citar uma palavra do Senhor Jesus ...que nos diz: O Pai que está em mim esse faz essas obras, isto é o Espírito do Santo do Pai é que operava no homem Jesus ...outro exemplo: Eu e o Pai somos Um...Eu estou no Pai e o Pai está em mim...quando Jesus faz morada em nós a presença do Pai também faz morada ...Jesus tem o seu Espírito ,,,o Pai tem o seu Espírito..e nós temos nosso espírito vivificado...é uma triunidade de amor...mas faça como os bereanos ok?

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AS MORADIAS NOS TEMPOS DE JESUS.

O   judeu do primeiro século tinha e levava uma vida tranqüila,como muito aconchego familiar. O pão era assado em fornos de barros. Os tios tocavam seus instrumentos na área da casa. À noite, as casas eram iluminadas pela luz das lamparinas de azeite. A vida familiar era caracterizada por muita afetividade e carinho e regida por tradições sólidas. AS CASAS. Eram de formas e tamanhos variados, pois, havia diferença entre classe rica e pobre. Sua estrutura na sua maioria eram simples e pequenas. Os israelitas tinham a sua maior parte de suas atividades ao ar livre, então, a casa para eles era apenas um abrigo, um local para se fazer as refeições e para dormir.   Nos tempos de Jesus, as casas eram comuns, constituídas de apenas um cômodo, com pouquíssimo mobiliário, com quase nenhum adorno. Seus tamanhos, mais ou menos 3,5 mt2, tinham 2 a 3 janelas , e o assoalho era de terra batida. Possuíam uma escada externa que dava acesso a um terraço, que era plano, não havia telhados....

O JUGO DOS RABINOS.

INTRODUCAO: O SENHOR JESUS, não poucas vezes entrou em sérias confrontações com os Fariseus da sua época. Certo é que, os debates eram freqüentes, relacionado a diversas situações, das mais diversificadas, sobre a TORÁ, sobre as tradições dos Pais, sobre os 613 mandamentos, dos quais os Escribas e fariseus, mestres, e mais uma leva de religiosos eram conhecedores. Não somente conhecedores destes, mas criaram em cima destes mais uns quatrocentos. É interessante notar que, cada Rabino mantinha seus seguidores, discípulos, que os seguiam fielmente em todo o ensino.                 Vamos agora entender um pouco mais sobre os tais JUGOS, para que nós entendendo, não caiamos em qualquer laço, ou ensinos que nos tragam peso, pois JESUS nos disse: ‘ O meu JUGO é SUAVE e o meu FARDO é LEVE’.   Vamos começar:                 JESUS   d...