Pular para o conteúdo principal

O ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O JUDAÍSMO MESSIÂNICO

INTRODUÇÃO:

Ninguém pode com certeza definir o Espírito Santo. Durante muitos séculos discutiu-se sobre este Ser Divino. Debates acalorados perduraram por muito, muito tempo,seguindo dai diversos estudos e doutrinas da mais variadas, para todos os gostos. Mas na visão cristã crê-se em uma trindade entre Deus o Pai,O Filho e o Espírito Santo,três mas um só Deus ,com características de ações diferentes entre Eles. Gostaria de expressar a visão judaica messiânica ,isto é crentes judeus no Messias Yeshua ,Jesus,sobre quem é o Espírito Santo.

RÚACH...tradução no hebraico : Vento - Presença - Essência - Sopro - Fôlego.
Primeira ocorrência : Gênesis 1;2..."Havia trevas sobre a face do abismo,e o Rúach de Elohin pairava sobre a face do abismo, e o Rúach de Elohin pairava sobre a face das águas..."
Na verdade,era a Glória e a presença Divina que estavam "visitando"o caótico estado que a terra se encontrava.

Outro exemplo em Gênesis 8:1..." E lembrou-se Deus de Noé e de todo o animal...e fez passar Rúach sobre a terra ,e baixaram as águas..."

Nota 1; No Antigo Testamento vemos o Espírito de Deus ,o Espírito do Senhor ,a Essência, a presença Dele vindo e algumas poucas pessoas,pouquíssimas pessoas especiais, com o intuito delas desempenharem papéis bem específicos . Reis,Profetas e Sacerdotes possuíam o Espírito de Deus para desempenharem funções como líderes do povo hebreu.

Outros também recebiam o Espírito de Deus para cumprirem tarefas especiais com ex; em Êxodo 31:2-3,com Betzalel : ..."Eis que eu tenho chamado por nome Betzalel,o filho de Uri ,filho de Hur ,da tribo de Judá e o enchi do Rúach Elohin,de sabedoria ,e de entendimento, e de ciência em todo o lavor,para elaborar projetos e trabalhar em ouro e prata ,e em cobre, e em lapidar pedras para engastar,e em entalhes de madeira,para trabalhar em todo o lavor.
Estar cheio do Espírito do Senhor então é: significa Andar em sua presença,fazendo apenas o que lhe convém .

Nota 2: Todo o ser humano é formado de corpo (Bassár) Alma ( Néfesh) e Espírito( Rúach) .Quando Adão foi criado - a Torá nos diz que Deus "soprou"{ o seu Espírito no corpo ( Bássar) ainda sem vida do homem.Então ele passou a viver tendo agora uma "Néfesh" chaiá ( alma viva ou vivente). Na verdade ter alma significa estar vivo. Alma: mente -vontade -emoções ou sentimentos .

Nota : é na alma que o homem se alegra ou se entristece, sente gozo ou angústia,medo ou confiança. Mas, é no espírito que nos relacionamos e provamos a presença de Deus. Nosso espírito é o elemento que serve de conexão com o criador.
No Espírito, é Nele que o homem se relaciona com Deus, ouve sua voz e é convencido de sua Soberania. é em nosso espírito que recebemos o Espírito de Deus.

Nota 3: Devemos sempre buscar conhecer a Deus não apenas na alma ou seja,com o conhecimento ou no campo das emoções,mas, com nosso espírito.

Mas qual seria a diferença entre Espírito de Deus ( Rúach Elohin)? e Espírito Santo ( Rúach Ha Kôdesh) ? : Durante o Êxodo no deserto ,Deus estipulava ao povo para não usar de seu nome em vão. Não havia nenhuma proibição quanto ao se pronunciar o nome Divino. Então, quando as pessoas se referiam ao Espírito de Deus,elas simplesmente diziam : "Rúach Adonai ou Rúach YHVH", assim como eu tenho meu espírito Deus tem o Dele.

Mas, durante os séculos de conquistas de Canaã, posteriormente com os reinos de Israel e Judá estabelecidos,os judeus começaram a enfrentar muitos problemas com relação ao mandamento de se respeitar o nome de Deus. Porque? Porque os povos habitantes em Israel, pagãos e politeístas ,ouviam os judeus pronunciarem o nome de seu Deus e o repetiam em tradições pagãs. Então,com o intuito de se evitar a profanação do nome do Senhor por parte dos povos de Canaã,os judeus decidiram por evitar pronunciar o TETRAGRAMA, apenas escrevendo-o nas escritas,

Termos como "Beit YHVH - a casa de YHVH"  ou o templo passaram a se chamar  "Beit Há Mikdásh"ou casa da Santidade. Da mesma forma ,o termo "Rúach Elohim ou Rúach YHVH ,passou a se chamar "Rúach Ha Kôdesh "ou Espírito Santo.
Nota 4: Tal mudança de termos perduraram até os dias de hoje,com a intenção de se pronunciar,ou melhor,de se evitar a pronuncia do nome de Deus.

A grande confusão. Uma grande confusão acontece no mundo cristão, é referir-se ao Espírito de Deus,ou Espírito Santo,como sendo uma pessoa "distinta",um ser Divino que age de forma independente a mando de Deus,o Criador.

Em 325 DC ,foi criado o termo Trindade pelo Imperador Constantino no Concílio de Nicéia ,com um lembrete : que no mesmo concílio em que foi criado o conceito de Trindade,foi determinado a culpabilidade dos judeus pela morte de Cristo,sendo os judeus crentes após este ano, "expulsos de toda igreja cristã".

Segundo este dogma eclesiástico,o Deus Criador,o Filho Jesus,e o Espírito de Deus criador,são Três Pessoas distintas. Não somente isto ,o dogma Trinitariano determina que: Esses três seres celestiais não possuem Hierarquia entre Eles. Então, aos olhos das prescrições de Deus ao povo judeu e dos ensinamentos de Jesus é caracterizada como Politeísmo e Paganismo .

Nota 5: Por isso,os judeus e os muçulmanos consideram os cristãos como pagãos  até  aos dias de hoje...João 14:28 ...o Pai é maior do que Eu.

O Espírito de Deus representa a presença de Deus e o poder do próprio Deus. Ele é a essência de Deus. Assim como eu possuo o meu espírito,Deus possui o dele. 

Pergunta-se : Por acaso meu espírito pode sair por ai quando bem lhe entender, e me deixar aqui escrevendo tais palavras? A resposta é NÃO!!! - Mas sim,onde eu estou ai também está meu espírito .O meu espírito faz parte de mim,de quem sou.Ele é a minha essência e minha identidade.

Da mesma forma,é o Espírito de Deus, Ele não pode sair por aí a "mando de Deus" nem pode ser representado como terceiro "deus"da Trindade. Então, o Espírito Santo é o PRÓPRIO DEUS. Pergunta-se ; Se o Espírito Santo é uma Pessoa distinta,porque Ele é tratado nas escrituras como se fosse ? 

Resposta : Na literatura Semítica em geral ( árabe ou Judaica) é comum até nos dias de hoje o que chamamos de "personificação do abstrato"ou seja, é típico da literatura destes povos personificar sentimentos e atributos alheios. 

Exemplo : ..."Portanto,como diz o Espírito Santo: se ouvirdes hoje a sua voz,não endureçais os vosso corações,como na provocação no dia da tentação no deserto..."hebreus 3;7. 

Nota 6: sabemos que foi o Rei Davi,no Salmo 95,quem escreveu tais palavras. Mas, o autor de Hebreus personifica a unção que Davi teve ao escrever tais palavras, chamando-a de Espírito Santo. Na verdade,foi a unção de Davi( ou presença do Espírito Santo nele) ,quem escreveu estas palavras.

Outro exemplo: ..."A Sabedoria clama lá fora,pelas ruas levanta a sua voz,nas esquinas movimentadas ela brada,nas entrada das portas e nas cidades profere as sua palavras."provérbios 1:20-21. Segue interpretação:

Vê-se aqui que a sabedoria ( algo abstrato e não palpável) é personificada como se fosse uma pessoa: ela "clama"ela "fala" ela "brada" e anuncia suas palavras.
Podemos com base no texto do Rei Salomão ,afirmar que existe uma pessoa ou um ser chamado Sabedoria,que grita pelas ruas para chamar a atenção dos justos ? é claro que não!

Da mesma forma os que afirmam ser o "Espírito de Deus"uma pessoa independente e que cumpre as ordens de Deus,fazem isto por não conhecerem o contexto no qual as escrituras foram escritas. O Espírito de Deus é tratado como pessoa e às vezes até as pessoas são tratadas como se fossem o Espírito de Deus...Hebreus 9:5 - Salmos 95 - Tudo isto faz parte da maravilhosa linguagem poética judaica.

Mas, por não discernirem e entenderem os textos sagrados,muitas pessoas de destaque no meio evangélico criam doutrinas estranhas aos princípios Bíblicos.
Como exemplo: colocar-se um trono para que o Espírito Santo venha assentar-se durante os cultos.

Outro exemplo: pessoas que oram para o Espírito Santo de Deus, e depois oram para o próprio Deus. pergunta-se: alguém pode dirigir-se ao meu espírito e depois a mim? Eu e meu espírito não somos parte do mesmo ser ? Seria possível separar-nos ?

O fruto da não compreensão dos princípios bíblicos e judaicos divulgados por Jesus e pelos apóstolos pode causar o engano,Apostasia. Muitos crentes para defenderem cegamente o dogma doutrinário trinitariano,citam I João 5:6-8.

O que alegam os judeus messiânicos ( crente em Jesus) ,que esta passagem foi alterada, e de que a forma como aparace suas Bíblias não consta dos originais. Assim está escrito :..."Porque há três que dão testemunho [no céu: O Pai,a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um e três os que testificam na terra a]: o Espírito e a água e o sangue , e os três são unânimes num só propósito ..."

Nota 7: Nos originais,toda a primeira parte do versículo não aparece, ela foi acrescentada provavelmente pelo autor da tradução não concordar com o conceito original,pois este feria sua crença no Deus Triuno,ou seja "três que são um,um que é três" ,sem hierarquia entre Eles.

No original o texto aparece assim: ..."Porque há três que dão testemunho,o Espírito, e a água e o sangue e os três são unânimes num só propósito.

Que o Espírito Santo nos dê a unção do conhecimento e a unção do discernimento para que possamos fluir nas verdades das escrituras, para que assim não sejamos enganados.

Vamos restaurar toda a verdade para sermos verdadeiros diante de Deus
SHALOM.


Comentários

  1. Perfeito. Otima explicação. Cremos que a trindade é uma farsa que desde o ano de 325 vem sendo usada para enganar oa criataoa e levar ao erro da idolatria. Pois eata escrito que a vida eterna é crer que existe um unico Deus. E facil compreender porque os criataoa em geral sao conaiderados pagaos pelas religioes que creen no unico Deus. Jesus é o unico intersesor. Cono eata em timoteo existe um unico Deus e um unico mediador entre Deus e os homens Jesus Cristo HOMEM

    ResponderExcluir
  2. Façamos a nossa imagem e semelhança quer dizer o que? Ou foi alterada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No "Façamos"(Gn 1.26) Deus fala na cúpula dos 24 anciãos. No (v.27) Ele cria, mas repare que ele cria no singular e não no plural. É como o dono de uma padaria que diz: - começaremos a vender pizza congelada do fornecedor "x" e todos colaboradores ouvem e acenam com a cabeça. Mas, quem vai e compra as pizzas e faz isso acontecer é somente o dono da padaria.

      Excluir
  3. façamos...prescreve-se que há mais de uma pessoa ...a sabedoria de Deus Jesus Cristo e o Pai...Eu e o PAI somos um...onde está o Espírito ? Penso em em uma triunidade de amor ..se Cristo está em mim e o Pai está em cristo...estamos unidos em nossos espiritos...Cristo tem o seu Espírito o Esírito de Cristo o Pai seu Espirito Santo e eu com meu espírito formamos uma trindade...pergunta-se podemos blasfemar de Deus e de Cristo mas não podemos blasfemar do Espirito Santo? A se pensar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não se trata de blasfêmia aqui, acreditar ou não , é uma opção de convicção de acreditar ou não , blasfemar e o ato verbalizado na conduta de discredibilizar e defamar uma ação absoluta e verdadeira.

      Excluir
    2. MAS EU VOS DIGO A VERDADE PORQUE SE EU NÂO FOR,O CONSOLADOR NAO VIRA PARA VÒS OUTROS....
      POREM SE EU FOR ,EU VO-LO ENVIAREI.....
      QUANDO VIER O ESPIRITO DA VERDADE....JOAO:16:5/15

      Excluir
  4. A Paz de Cristo Mauro...como diz o catolicismo romano ...: é um mistério...

    ResponderExcluir
  5. Linguas repartidas de 🔥 fogo pousaram sobre os crentes talmidims e goyms e receberam o Ruah há kodesh sobre eles e tradizia em outros idiomas e perguntaram a kefa (Pedro) apóstolo e eu ele disse: O mesmo que está escrito em atos 3:19 arrepende e receberei a virtude dó espírito santo.

    ResponderExcluir
  6. O mais lindo é ver o espírito santo manifestando no crente e o mundo não conhecê más vós conhecê porque habita em vós.Aleluia.Atos 2:38 Atos 3:19.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AS MORADIAS NOS TEMPOS DE JESUS.

O   judeu do primeiro século tinha e levava uma vida tranqüila,como muito aconchego familiar. O pão era assado em fornos de barros. Os tios tocavam seus instrumentos na área da casa. À noite, as casas eram iluminadas pela luz das lamparinas de azeite. A vida familiar era caracterizada por muita afetividade e carinho e regida por tradições sólidas. AS CASAS. Eram de formas e tamanhos variados, pois, havia diferença entre classe rica e pobre. Sua estrutura na sua maioria eram simples e pequenas. Os israelitas tinham a sua maior parte de suas atividades ao ar livre, então, a casa para eles era apenas um abrigo, um local para se fazer as refeições e para dormir.   Nos tempos de Jesus, as casas eram comuns, constituídas de apenas um cômodo, com pouquíssimo mobiliário, com quase nenhum adorno. Seus tamanhos, mais ou menos 3,5 mt2, tinham 2 a 3 janelas , e o assoalho era de terra batida. Possuíam uma escada externa que dava acesso a um terraço, que era plano, não havia telhados. Grande p

O JUGO DOS RABINOS.

INTRODUCAO: O SENHOR JESUS, não poucas vezes entrou em sérias confrontações com os Fariseus da sua época. Certo é que, os debates eram freqüentes, relacionado a diversas situações, das mais diversificadas, sobre a TORÁ, sobre as tradições dos Pais, sobre os 613 mandamentos, dos quais os Escribas e fariseus, mestres, e mais uma leva de religiosos eram conhecedores. Não somente conhecedores destes, mas criaram em cima destes mais uns quatrocentos. É interessante notar que, cada Rabino mantinha seus seguidores, discípulos, que os seguiam fielmente em todo o ensino.                 Vamos agora entender um pouco mais sobre os tais JUGOS, para que nós entendendo, não caiamos em qualquer laço, ou ensinos que nos tragam peso, pois JESUS nos disse: ‘ O meu JUGO é SUAVE e o meu FARDO é LEVE’.   Vamos começar:                 JESUS   diz , que há Rabinos e Rabinos. O que distingue os Rabinos é a experiência do REINO DE DEUS. Os Rabinos que são instruídos no Reino de Deus têm em casa um tesou