Pular para o conteúdo principal

PREOCUPAÇÃO : A PARALISIA DA FÉ


Dependendo do contexto,palavras traduzidas por "cuidado" "preocupações" ou "temor" e "ansiedade"
podem revelar tanto atitudes corretas quanto erradas na vida de um cristão. O sentimento de temor é correto como uma postura de reverência a Deus em virtude de sua Santidade -Isaías 8:13. O cuidado é positivo por ser um gesto que demonstra preocupação com os outros - 1 Co 12:25 e 2 Co 11;28.

No entanto preocupar-se é uma conduta sempre errada ,pois paralisa a fé ativa na vida da pessoa. Ao nos preocuparmos ,assumimos responsabilidades que não foram dirigidas a nós. Jesus repetidamente,ensinou : "não se preocupe"-isto é não divida sua mente.

Mesmo em relação às coisas básicas da vida ( Mateus 6:25-34) .A preocupação divide a mente entre pensamentos uteis e fúteis. Preocupar-se não altera absolutamente nada  (Mateus 6:27) ;serve apenas para desviar o nosso olhar das coisas de Deus e da fidelidade e justiça. Ao invés disto, desviamos nossa atenção para as coisas da vida ,como bens materiais, por exemplo : (Mateus 6:31). A preocupação sufoca  e constituiu um sentimento destruidor ,que corrói nossa energia e tenta elevar a força humana acima da força de Deus e dos planos divinos.

Fontes de preocupação inclui mudanças, falta de entendimento e falta de controle de nossa vida. A preocupação abre a porta para as coisas do mundo,que são preocupações com as coisas da vida. Embora os filhos de Israel tenham visto Deus abrir o Mar Vermelho para libertá-los do Egito, eles não creram que ele providenciaria água no Deserto para suprir a necessidade deles.

A preocupação é o oposto da fé, e o ato de preocupar-se sugere que Deus não é digno de confiança para cuidar da nossa vida e para suprir as nossas necessidades -( Filipense 4:19) . A preocupação provoca o medo ,que exclui a fé. Portanto, no juízo final, os "covardes"estarão ao lados dos "incrédulos"- Apocalipse 21:8 )

Ao associarem preocupação com descrença,as Escrituras providenciam retorno a fé completa. O caminho que vai da preocupação a fé começa com o reconhecimento do pecado e confissão da falta de fé ( Salmo 139:23),continua com a libertação ( Salmo 34:4) , e termina com a segurança que absolutamente nada pode separar você do Amor de Deus, que é o GRANDE EU SOU - ( Romanos 8:35 - Êxodo 3:14-15) .No lugar de Ansiedade devemos oferecer ações de graça livremente,com o coração restabelecido e confiante em Deus (Salmos 112:7-8 - Filipenses 4:6-7 ) .

O Senhor Jesus compreende nossas dificuldades e aflições,pois em tudo,como homem foi provado e tentado e por isso pode interceder por nós...lembre-se ; ..."Vinde a mim todos vós que estais ansiosos,sobrecarregados,cansados ,desanimados , lançai sobre mim os fardos deste mundo,deste sistema ,o meu fardo é bem mais leve e o meu jugo é bem mais suave.

A bem da verdade o Senhor Jesus não nos garantiu facilidades nesta vida,infelizmente o pecado trouxe muitos dissabores ,tristezas e para alguns mais e para outros menos tribulações. Mas ele diz para laçarmos sobre ele todas as nossas preocupações e descansarmos em sua correta providência.
Sabendo que nosso Deus e Pai tem cuidado de nós, e quer nos dar boas coisas,como um Deus Amoroso e cheio de Bondade. 

Que a Paz de Cristo guarde nossas mentes e corações NELE....  SHALOM!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS MORADIAS NOS TEMPOS DE JESUS.

O   judeu do primeiro século tinha e levava uma vida tranqüila,como muito aconchego familiar. O pão era assado em fornos de barros. Os tios tocavam seus instrumentos na área da casa. À noite, as casas eram iluminadas pela luz das lamparinas de azeite. A vida familiar era caracterizada por muita afetividade e carinho e regida por tradições sólidas. AS CASAS. Eram de formas e tamanhos variados, pois, havia diferença entre classe rica e pobre. Sua estrutura na sua maioria eram simples e pequenas. Os israelitas tinham a sua maior parte de suas atividades ao ar livre, então, a casa para eles era apenas um abrigo, um local para se fazer as refeições e para dormir.   Nos tempos de Jesus, as casas eram comuns, constituídas de apenas um cômodo, com pouquíssimo mobiliário, com quase nenhum adorno. Seus tamanhos, mais ou menos 3,5 mt2, tinham 2 a 3 janelas , e o assoalho era de terra batida. Possuíam uma escada externa que dava acesso a um terraço, que era plano, não havia telhados. Grande p

O JUGO DOS RABINOS.

INTRODUCAO: O SENHOR JESUS, não poucas vezes entrou em sérias confrontações com os Fariseus da sua época. Certo é que, os debates eram freqüentes, relacionado a diversas situações, das mais diversificadas, sobre a TORÁ, sobre as tradições dos Pais, sobre os 613 mandamentos, dos quais os Escribas e fariseus, mestres, e mais uma leva de religiosos eram conhecedores. Não somente conhecedores destes, mas criaram em cima destes mais uns quatrocentos. É interessante notar que, cada Rabino mantinha seus seguidores, discípulos, que os seguiam fielmente em todo o ensino.                 Vamos agora entender um pouco mais sobre os tais JUGOS, para que nós entendendo, não caiamos em qualquer laço, ou ensinos que nos tragam peso, pois JESUS nos disse: ‘ O meu JUGO é SUAVE e o meu FARDO é LEVE’.   Vamos começar:                 JESUS   diz , que há Rabinos e Rabinos. O que distingue os Rabinos é a experiência do REINO DE DEUS. Os Rabinos que são instruídos no Reino de Deus têm em casa um tesou

O ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O JUDAÍSMO MESSIÂNICO

INTRODUÇÃO: Ninguém pode com certeza definir o Espírito Santo. Durante muitos séculos discutiu-se sobre este Ser Divino. Debates acalorados perduraram por muito, muito tempo,seguindo dai diversos estudos e doutrinas da mais variadas, para todos os gostos. Mas na visão cristã crê-se em uma trindade entre Deus o Pai,O Filho e o Espírito Santo,três mas um só Deus ,com características de ações diferentes entre Eles. Gostaria de expressar a visão judaica messiânica ,isto é crentes judeus no Messias Yeshua ,Jesus,sobre quem é o Espírito Santo. RÚACH...tradução no hebraico : Vento - Presença - Essência - Sopro - Fôlego. Primeira ocorrência : Gênesis 1;2..."Havia trevas sobre a face do abismo,e o Rúach de Elohin pairava sobre a face do abismo, e o Rúach de Elohin pairava sobre a face das águas..." Na verdade,era a Glória e a presença Divina que estavam "visitando"o caótico estado que a terra se encontrava. Outro exemplo em Gênesis 8:1..." E lembrou-se Deus de N