Pular para o conteúdo principal

O PRÍNCIPE DESTE MUNDO.


..." 1 João 2:15-16..."Não ameis o mundo,nem o que no mundo há.Se alguém amar o mundo,o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo,a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida,não é do Pai,mas do mundo."

A palavra "mundo" (no grego kosmos) frequentemente se refere ao vasto sistema de vida desta era,fomentado,dirigido,orquestrado por Satanás,e, existente à parte de Deus. Consiste não somente nos prazeres obviamente malignos,imorais e pecaminosos do mundo,mas também se refere ao espírito de rebelião  que nele age contra Deus,e de resistência ou indiferença a Ele e à sua revelação. Isso ocorre em todos os empreendimentos humanos que não estão sob o senhorio de Cristo. Na presente era,Satanás emprega as idéias mundanas de moralidade,das filosofias,psicologia,desejos,governos,cultura,educação,ciência,arte,medicina,música,sistemas econômicos,diversões,comunicação de massa,esporte,agricultura,etc,para opôr-se a Deus,ao seu povo,à sua Palavra a aos seus padrões de retidão.

Alguns textos: ...O mundo não vos pode odiar,mas ele me odeia a mim( JESUS), porquanto dele testifico que as suas obras são más...João 7:7
..."ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas,vivamos neste presente século sóbria,justa e piamente...Tito 2:12.
..."Se o mundo vos aborrece,sabei que, primeiro do que a vós,me aborreceu a mim ( Jesus). Se vós fosseis do mundo,o mundo amaria o que era seu,mas, porque não sois do mundo,antes eu vos escolhi do mundo,por isso é que o mundo vos aborrece ou vos odeia...João 15:18-19.

Um exemplo, Satanás usa a profissão médica, para defender e promover a matança de seres humanos nascituros. Outro exemplo, ele usa a agricultura para produzir drogas destruidoras da vida, tais como álcool e os narcóticos. Ele usa a educação, para promover a filosofia ímpia humanista; e os meios de comunicação em massa, para destruir padrões divinos de conduta, um exemplo: Big Brother, você tem dúvidas? Todos nós que nascemos de novo, somos novas criaturas devemos estar conscientes de que, por trás de todos os empreendimentos meramente humanos, há um espírito, força ou poder maligno que atua contra Deus e a sua Palavra. Em alguns  casos, essa ação maligna é menos intensa; em outros casos  ,é mais. Finalmente, o "mundo" também inclui todos os sistemas religiosos originados pelo homem, bem como todas as organizações e instituições mundanas.

Satanás é o deus deste século, ele é o deus do presente sistema mundano. Ele o controla juntamente com uma hoste de espíritos malignos, seus subordinados. Exemplos: ..."Porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais..."Efésios 6:12. outro exemplo em Daniel 10:13.

Satanás tem o mundo organizado em sistemas políticos,culturais,econômicos e religiosos que são na sua maioria esmagadora hostis a Deus e ao seu povo e que se recusam a submeter-se  à sua verdade ,a qual revela a iniquidade do mundo. O mundo e a igreja verdadeira (crente fiéis a Deus) são dois grupos distintos de povo. O mundo está sob o domínio de Satanás, que Jesus o chama de "príncipe deste mundo".A igreja pertence exclusivamente a Deus,pessoas chamadas pela graça de Deus,salvas deste presente mundo e incluídas no Reino de seu Filho pela obra do Espírito Santo. Por isso,o crente deve separar-se deste sistema em rebelião contra Deus.

No mundo,os crentes são forasteiros e peregrinos conforme 1 Pedro 2:11..."Amados,peço-vos,como a peregrinos e forasteiros,que vos abstenhais das concupiscências carnais,que combatem contra a alma...".Eles não devem pertencer ao mundo,vivem no mundo mas, não são do mundo,não devem se conformar com o mundo,não amá-lo,mas, vencer o mundo com auxilio do Espírito Santo. O crente deve odiar o mundo,suas iniquidades e morrer para este presente século e seus desejos.O Espírito de Deus nos ajuda a nos libertar-mo-nos dos desejos pelas coisas terrenais,as quais corrompem,impedem nossa comunhão com Deus e pode nos levar à destruição espiritual  É impossível amar o mundo e o Pai ao mesmo tempo.

Amar o mundo significa estar em estreita comunhão com ele e dedicar-se aos seus valores,interesses,caminhos e prazeres.Significa ter prazer e satisfação naquilo que ofende a Deus e que se opõem a Ele e seus retos e justos princípios. Uma nota: os termos "mundo" e "terra"não são sinônimos; Deus não proíbe o amor à terra criada,isto é sua natureza,montanhas,as florestas etc.

De acordo com 1 João 2:16,três aspectos do mundo pecaminoso são abertamente hostis a Deus : 1-a "concupiscências da carne",que inclui os desejos impuros e a busca de prazeres pecaminosos e a gratificação sensual..."Fugi da prostituição.Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo,mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo..."1 Corintios 6:18. 2-..."A concupiscências dos olhos",que se refere à cobiça ou desejo descontrolado por coisas atraentes  aos olhos,mas proibida por Deus,inclusive o desejo de olhar para o que dá prazer pecaminoso. Divertir-se contemplando pornografia ,violência,impiedade e imoralidade no teatro,na televisão,no cinema,ou em jornais. e por último a terceira: ..." A soberba da vida,que significa o espírito arrogância, orgulho e independência auto-suficiente,que não reconhece  Deus como Senhor,nem a sua Palavra como autoridade suprema.Tal pessoa procura exaltar,glorificar e promover a si mesma,julgando não depender de ninguém.

Devemos reprovar abertamente o pecado deste presente século ou mundo. Devemos ser sal e luz para uma geração corrompida,amar a todos expondo a Palavra da vida, a quem for possível, expondo o Evangelho da Graça da salvação, pela fé em Jesus Cristo. Sabendo sim, que, neste mundo teremos aflições, e, que ,seremos perseguidos por sermos seguidores de Cristo e também, que o que nos esperam são tribulações e possíveis sofrimentos. Nos recordando que o tempo está próximo para que o sistema deste mundo seja totalmente destruído por Jesus em sua segunda vinda, para implantar o seu Reino de verdadeira paz ,justiça e prosperidade terrena.

..."Estava vendo (Daniel) isso,quando uma pedra foi cortada,sem mão,a qual feriu a estátua  nos pés de ferro e de barro e os esmiuçou. Então,foi juntamente esmiuçado o ferro,o barro, o cobre, a prata e o ouro,os quais se fizeram como a pragana das eiras no estio,e o vento os levou,e não se achou lugar algum para eles; mas a pedra (Jesus Cristo) que feriu a estátua se fez um "grande monte"e encheu toda a terra ( Reino de Cristo e sua Glória). Daniel 2:34-35.

Até que se cumpram estas coisas,vamos expressar a luz de Cristo, sendo testemunhos Dele em toda e qualquer situação,lembrando da nossa segurança nas Palavras de Jesus em João 17, na sua oração de intercessão por nós..."Pai eu não quero que os tire do mundo,mas, que os guarde do mal...SHALOM!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS MORADIAS NOS TEMPOS DE JESUS.

O   judeu do primeiro século tinha e levava uma vida tranqüila,como muito aconchego familiar. O pão era assado em fornos de barros. Os tios tocavam seus instrumentos na área da casa. À noite, as casas eram iluminadas pela luz das lamparinas de azeite. A vida familiar era caracterizada por muita afetividade e carinho e regida por tradições sólidas. AS CASAS. Eram de formas e tamanhos variados, pois, havia diferença entre classe rica e pobre. Sua estrutura na sua maioria eram simples e pequenas. Os israelitas tinham a sua maior parte de suas atividades ao ar livre, então, a casa para eles era apenas um abrigo, um local para se fazer as refeições e para dormir.   Nos tempos de Jesus, as casas eram comuns, constituídas de apenas um cômodo, com pouquíssimo mobiliário, com quase nenhum adorno. Seus tamanhos, mais ou menos 3,5 mt2, tinham 2 a 3 janelas , e o assoalho era de terra batida. Possuíam uma escada externa que dava acesso a um terraço, que era plano, não havia telhados. Grande p

O JUGO DOS RABINOS.

INTRODUCAO: O SENHOR JESUS, não poucas vezes entrou em sérias confrontações com os Fariseus da sua época. Certo é que, os debates eram freqüentes, relacionado a diversas situações, das mais diversificadas, sobre a TORÁ, sobre as tradições dos Pais, sobre os 613 mandamentos, dos quais os Escribas e fariseus, mestres, e mais uma leva de religiosos eram conhecedores. Não somente conhecedores destes, mas criaram em cima destes mais uns quatrocentos. É interessante notar que, cada Rabino mantinha seus seguidores, discípulos, que os seguiam fielmente em todo o ensino.                 Vamos agora entender um pouco mais sobre os tais JUGOS, para que nós entendendo, não caiamos em qualquer laço, ou ensinos que nos tragam peso, pois JESUS nos disse: ‘ O meu JUGO é SUAVE e o meu FARDO é LEVE’.   Vamos começar:                 JESUS   diz , que há Rabinos e Rabinos. O que distingue os Rabinos é a experiência do REINO DE DEUS. Os Rabinos que são instruídos no Reino de Deus têm em casa um tesou

O ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O JUDAÍSMO MESSIÂNICO

INTRODUÇÃO: Ninguém pode com certeza definir o Espírito Santo. Durante muitos séculos discutiu-se sobre este Ser Divino. Debates acalorados perduraram por muito, muito tempo,seguindo dai diversos estudos e doutrinas da mais variadas, para todos os gostos. Mas na visão cristã crê-se em uma trindade entre Deus o Pai,O Filho e o Espírito Santo,três mas um só Deus ,com características de ações diferentes entre Eles. Gostaria de expressar a visão judaica messiânica ,isto é crentes judeus no Messias Yeshua ,Jesus,sobre quem é o Espírito Santo. RÚACH...tradução no hebraico : Vento - Presença - Essência - Sopro - Fôlego. Primeira ocorrência : Gênesis 1;2..."Havia trevas sobre a face do abismo,e o Rúach de Elohin pairava sobre a face do abismo, e o Rúach de Elohin pairava sobre a face das águas..." Na verdade,era a Glória e a presença Divina que estavam "visitando"o caótico estado que a terra se encontrava. Outro exemplo em Gênesis 8:1..." E lembrou-se Deus de N