Pular para o conteúdo principal

O JUGO DOS RABINOS.

INTRODUCAO: O SENHOR JESUS, não poucas vezes entrou em sérias confrontações com os Fariseus da sua época. Certo é que, os debates eram freqüentes, relacionado a diversas situações, das mais diversificadas, sobre a TORÁ, sobre as tradições dos Pais, sobre os 613 mandamentos, dos quais os Escribas e fariseus, mestres, e mais uma leva de religiosos eram conhecedores. Não somente conhecedores destes, mas criaram em cima destes mais uns quatrocentos. É interessante notar que, cada Rabino mantinha seus seguidores, discípulos, que os seguiam fielmente em todo o ensino.
                Vamos agora entender um pouco mais sobre os tais JUGOS, para que nós entendendo, não caiamos em qualquer laço, ou ensinos que nos tragam peso, pois JESUS nos disse: ‘ O meu JUGO é SUAVE e o meu FARDO é LEVE’.  Vamos começar:
                JESUS  diz , que há Rabinos e Rabinos. O que distingue os Rabinos é a experiência do REINO DE DEUS. Os Rabinos que são instruídos no Reino de Deus têm em casa um tesouro, contendo: COISAS VELHAS ( Moisés  a Lei) e  COISAS NOVAS ( Reino de DEUS,e a GRAÇA).
                O rabino é essencialmente um intérprete da Lei de Moisés, ele é responsável por responder a seguinte pergunta: “COMO COLOCAR A LEI EM PRÁTICA? É importante saber que a espiritualidade judaica é de ação, por isso eles interpretam a lei para tentar discernir quais ações um seguidor da Lei deve realizar, e quais devem evitar.
                Quando o rabino interpreta a Lei, ele está preocupado em PERMITIR e PROIBIR, isto é, dizer o que pode e o que não pode.  Um ex. Num sábado, qual é a distância que se pode caminhar? Um rabino dirá 5 km. , outro dirá 5km, desde que não se leve nenhuma carga. Eles dedicam suas vidas essencialmente a discutir o horizonte de possibilidades, de práticas da lei para a vida dos seguidores.
                Seu desejo, grande desejo, é chegar o mais próximo possível da intenção original de DEUS, ao proferir um mandamento. ( MISVOT). O rabino tem diferentes regras, isto é: cada um tem suas listas de proibições e permissões, que registra a interpretação que o rabino tem da Lei, sua compreensão de como se deve viver A TORÁ. Esta lista é chamada de O JUGO DO RABINO.
                Cada rabino tem o seu jugo, que os seus discípulos devem aceitar e obedecer. Então quando alguém segue um rabino, se diz que está SOB O JUGO DO RABINO. Uma obs. Muito interessante: Na tradição judaica, os rabinos faziam perguntas aos seus discípulos a respeito da LEI: “O QUE É GUARDAR O SÁBADO? “de acordo com a resposta, o rabino responderia” muito bem você cumpriu a LEI”. Caso a resposta não fosse aceita pelo rabino, ele diria a seu discípulo: “você aboliu a lei.
                De vez em quando, aparecia um rabino que dizia ter outra interpretação da lei. Então todos os rabinos se reuniam para discutir se essa nova interpretação estava cumprindo ou abolindo a lei.
O RABINO E O SEU JUGO..........para um rabino ter sua autoridade reconhecida , receber o direito de ter o seu próprio jugo, DEIXAR DE SER DISCÍPULO , sob o jugo de um rabino e ter os seus próprios discípulos sobre  quem colocará o seu jugo, havia necessidade do :  a - testemunho de pelo menos dois outros rabinos. Os dois rabinos mais antigos diziam: Cremos que este novo rabino tem autoridade para interpretar a lei, e que, suas interpretações cumprem a lei.  Quando isso acontecia, o novo rabino recebia as chaves do REINO, permissão para PERMITIR E PROIBIR. Também fazer sua própria lista de obrigações dos seus discípulos, agora ele tinha autoridade para LIGAR ou DESLIGAR.
                É neste contexto que entendemos as expressões de JESUS: “NÃO PENSEM QUE EU VIM ABOLIR A LEI OU OS PROFETAS, NÃO VIM ABOLIR, MAS CUMPRIR”. Mt. 5:17.  Outro texto de JESUS: “VOCÊS OUVIRAM O QUE FOI DITO... MAS EU LHES DIGO... Mt. 5;7.”  Outro : “ VENHAM A MIM TODOS OS QUE ESTÃO CANSADOS E SOBRECARREGADOS ...POIS O MEU JUGO É SUAVE E O MEU FARDO É LEVE “ Mt. 11:28-30.  Outro: Mt. 16:13-19...LIGAR E DESLIGAR........Mt.23;1-4....ELES ATAM FARDOS PESADOS(JUGOS).
                Os escribas e mestres da lei começaram a questionar a autoridade de JESUS: “Quem foi que autorizou você a ter discípulos?” Quem deu autoridade para você falar e fazer essas coisas?(Mt.21:23. Uma nota importante explicativa: isso explica porque em seu BATISMO, JESUS, recebeu o testemunho de JOÃO BATISTA e também  A VÓZ DO CÉU, em Mt. 3:13-17, DUAS TESTEMUNHAS. DUAS FONTES DE AUTORIDADE.
O JUGO DOS DISCÍPULOS- A IGREJA.
Quando Jesus entrega as chaves do REINO a Pedro, na verdade estava entregando a chave nas mãos da Igreja, da sua igreja. O que vocês ligarem Na terra será ligado no céu, a mesma autoridade que recebi, eu lhes dou, a mesma autoridade que eu tenho, a minha Igreja tem. A partir da confissão de PEDRO, e da admissão pública de JESUS a respeito da messianidade, surge um novo grupo de discípulos judeus na Palestina. Isto é ,pessoas que agora não estavam mais no jugo da lei, sob o jugo da lei de MOISÉS, mas sim sob o jugo de JESUS.
O JUGO DE YESHUA ( JESUS).
À medida que o evangelho do Reino de espalhava, os judeus convertidos começaram a discutir os limites da lei, isto é: DE QUE MANEIRA O JUGO DE JESUS ERA DIFERENTE DO JUGO DE MOISÉS. Os apóstolos e anciãos da igreja se reuniram em JERUSALÉM, e concluíram: AT.l5. Foi o primeiro concilio de JERUSALÉM.  Vemos claramente a comunidade de JESUS usando, as chaves do REINO, PROIBINDO E PERMITINDO, LIGANDO E DESLIGANDO.
                JESUS reúne seus discípulos, coloca sobre eles seu jugo e em seguida lhes da à chave do REINO, os apóstolos sabem que a chave do REINO está em suas mãos. O que significa que eles têm também agora autoridade para estabelecer um jugo aos GENTIOS. Então decidem colocar um JUGO mais leve sobre TODOS.


SOBRE O DIVÓRCIO – SHAMAI E HILEL.
JESUS assume um posicionamento conservador ao lado do RAB. SHAMAI, em detrimento do RAB. HILEL. JESUS fica com o jugo de SHAMAI, que permitia o divórcio apenas em caso de perversão sexual.  Por outro, em I Co. 7 , PAULO avança a discussão e amplia o debate , trazendo uma nova possibilidade de divórcio.: O abandono do crente, pelo descrente , por motivo de Fé . Este é um exemplo claro de como a Igreja usou a chave do REINO, para PROIBIR e PERMITIR, LIGAR e DESLIGAR.
                Esta é base Bíblia para afirmarmos que a Igreja tem a prerrogativa que lhe foi conferida por JESUS de acompanhar a história, no contexto cultural e social, e dizer aos novos convertidos, aos novos discípulos a que jugo devem se submeter no discipulado de JESUS.  Uma NOTA: A prerrogativa de LIGAR E DESLIGAR, PROIBIR E PERMITIR, não está nas mãos de nenhuma pessoa em particular, mas da igreja de JESUS. A autoridade é da Igreja, e os pastores também estão sob o jugo da Igreja, somente o ESPÍRITO SANTO, sob o ESPÍRITO SANTO, a comunidade é capaz de interpretar e atualizar o jugo DE JESUS.
 A AVALIAÇÃO: Cada cristão e responsável diante de DEUS por avaliar seus mestres espirituais. Discernir os falsos profetas para que não se coloque sob JUGO INFIEL... Mt. 7:15-23.....AT. 17:11....2Co. 11:13-23. FP. 3;17-21.... ITm. 1;5-8.
 ANDAR COM JESUS é: andar debaixo de um fardo leve e de um jugo suave I Jo. 5;3. Aquele que tem ouvidos ouça o que o ESPÍRITO diz as IGREJAS... AP.2:7.      SHALOM.

Comentários

  1. Muito esclarecedor, achei de uma grande valia, pois os pregadores pregao que o jugo é a canga do boi, e fica só nisso.

    ResponderExcluir
  2. muito bom elucidativo Deus o abençoe

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado por compartilhar esse conhecimento aprendi muito, e minhas dúvidas foram respondidas.Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  4. Realmente este estudo é esclarecedor, Deus abençoe por compartilhar o conhecimento, pois agora abre o meu entendimento na meditação dos evangelhos.

    ResponderExcluir
  5. Alguns detalhes a ser melhorados, mais bom o comentário.

    ResponderExcluir
  6. bênção de Deus esse estudo muito esclarecedor

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AS MORADIAS NOS TEMPOS DE JESUS.

O   judeu do primeiro século tinha e levava uma vida tranqüila,como muito aconchego familiar. O pão era assado em fornos de barros. Os tios tocavam seus instrumentos na área da casa. À noite, as casas eram iluminadas pela luz das lamparinas de azeite. A vida familiar era caracterizada por muita afetividade e carinho e regida por tradições sólidas. AS CASAS. Eram de formas e tamanhos variados, pois, havia diferença entre classe rica e pobre. Sua estrutura na sua maioria eram simples e pequenas. Os israelitas tinham a sua maior parte de suas atividades ao ar livre, então, a casa para eles era apenas um abrigo, um local para se fazer as refeições e para dormir.   Nos tempos de Jesus, as casas eram comuns, constituídas de apenas um cômodo, com pouquíssimo mobiliário, com quase nenhum adorno. Seus tamanhos, mais ou menos 3,5 mt2, tinham 2 a 3 janelas , e o assoalho era de terra batida. Possuíam uma escada externa que dava acesso a um terraço, que era plano, não havia telhados. Grande p

O ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O JUDAÍSMO MESSIÂNICO

INTRODUÇÃO: Ninguém pode com certeza definir o Espírito Santo. Durante muitos séculos discutiu-se sobre este Ser Divino. Debates acalorados perduraram por muito, muito tempo,seguindo dai diversos estudos e doutrinas da mais variadas, para todos os gostos. Mas na visão cristã crê-se em uma trindade entre Deus o Pai,O Filho e o Espírito Santo,três mas um só Deus ,com características de ações diferentes entre Eles. Gostaria de expressar a visão judaica messiânica ,isto é crentes judeus no Messias Yeshua ,Jesus,sobre quem é o Espírito Santo. RÚACH...tradução no hebraico : Vento - Presença - Essência - Sopro - Fôlego. Primeira ocorrência : Gênesis 1;2..."Havia trevas sobre a face do abismo,e o Rúach de Elohin pairava sobre a face do abismo, e o Rúach de Elohin pairava sobre a face das águas..." Na verdade,era a Glória e a presença Divina que estavam "visitando"o caótico estado que a terra se encontrava. Outro exemplo em Gênesis 8:1..." E lembrou-se Deus de N