Pular para o conteúdo principal

O SÁBADO VERDADEIRO


É o desejo de Deus levar a humanidade de volta ao seu descanso,um sábado perfeito. A bem da verdade somente Ele pode nos trazer a Paz verdadeira o descanso profundo. O destino para a humanidade é o descanso em Deus e não nos prazeres deste mundo os quais são passageiros, que são doces a princípio,mas, logo se tornam amargos na boca, perdem o sabor mui rapidamente. Basta lermos o livro de Eclesiastes,onde o Rei Salomão relata tudo quanto ele provou debaixo do sol,e considerou tudo como "vaidades".

Mas o Senhor tinha em andamento um projeto de descanso para o homem,semelhante ao do Éden,onde Adão e Eva conheceram, provaram uma realidade em Deus. Israel deveria entrar neste descanso divino,mas falhou continuamente ,ficando assim na sua inquietude e intranquilidade,postergando o repouso divino para um tempo futuro distante ,bem distante,o qual  deverá se realizar nesta terra.

Mas o tempo do maior acontecimento na história foi em que Deus enviou seu filho,Jesus Cristo,o qual é a personificação do descanso divino. Na pessoa dEle vemos mais uma vez que Deus quer trazer o homem para dentro da Sua paz e do Seu repouso,simbolizados pelo Sábado.Assim,Jesus explicou a respeito de si mesmo : " Porque o Filho do Homem é Senhor do sábado...".Jesus é o Senhor do sábado porque é o descanso de Deus em pessoa,não um dia,mas Cristo, em Cristo, com Ele.

Por isso Ele diz:..."Vinde a mim,todos os que estais cansados e sobrecarregados,e eu vos aliviarei Tomais sobre vós o meu jugo e aprendei de mim,porque sou manso e humilde de coração;e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve..."Mateus 11:28-30.

O profeta judeu Isaías já declarou ,quando predisse setecentos anos antes de Cristo: ..."ao qual Ele(Deus) disse: ...Este é o descanso,dai descanso ao cansado;e este é o refrigério ;mas não quiseram ouvir ...Isaías 28:12, e foi o que aconteceu. Em sua incredulidade ,Israel rejeitou o filho de Deus e não entrou no descanso. O descanso prometido para o povo étnico de Israel como um todo não foi suspenso definitivamente ,foi apenas prorrogado:..."Portanto,resta um descanso para o povo de Deus"Hebreus 4:9. O texto original fala que um descanso sabático esperado pelo povo de Deus.

Esse descanso sabático,que ainda resta para o futuro,acontecerá durante o reino messiânico de Cristo na terra,quando Jesus Cristo voltar para reinar com poder e grande glória. Nesse grande dia de "shabbat"milenar,Israel cessará de olhar para as sua próprias obras e realizações ,passando a olhar,finalmente ,para Aquele que foi o consumador da Lei e que trouxe a graça perfeita. E então,quando Jesus voltar, Ele virá trazendo consigo a PAZ e DESCANSO verdadeiros..."alívio juntamente conosco,quando do céu de manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder...2 Ts 1:7.

No livro de Hebreus 4:2-3 são feitas duas importantes declarações sobre a salvação....1-A fé é necessária para finalmente alcançarmos o descanso e 2- Este "descanso" é o descanso no próprio Deus (no meu descanso). A carta aos Hebreus mostra que o descanso de Deus no sétimo dia foi,de fato,desde o começo,uma indicação evidente de que o homem só encontra seu descanso na Pessoa do próprio Deus...Hebreus 4:4-5.

Quem está em Cristo descansa assim como Deus descansou no sétimo dia. O homem descansa de suas obras porque não precisa tentar justificar-se por meio delas nem por meio do cumprimento de leis ou ordenanças...."Porque  o fim da lei é Cristo,para justiça de todo aquele que crê" Rm 1:4.
O que Moisés e Josué não conseguiram,Jesus Cristo trouxe a todos os homens.

Neste mundo,somos todos cercados por barulho e agitação.A rotina nos oprime com suas preocupações constantes. O estresse,o burburinho e as demandas da vida roubam nossa paz, e muitas vezes também roubam nosso sono. O que acontece quando nos sentimos tão perturbados,tão desassossegados que não conseguimos mais desligar .

A carta aos Hebreus também nos fala : ..."Nos,porém,que cremos,entramos no descanso..."Hebreus 4:3. Aqui a Bíblia fala de um descanso que independe do lugar, ou das circunstâncias . É o descanso que vem de Deus. A Bíblia parte do pressuposto bem diferente do que nós costumamos pensar. O descanso a que a Bíblia se refere não tem relação com as coisas que nos cercam. É O DESCANSO QUE ENCONTRAMOS EM JESUS CRISTO...Mateus 11:28-30.

Não precisamos de um lugar específico para encontrar a paz,mesmo que um local de recolhimento seja desejável e aconselhável. O descanso de Jesus está sempre disponível em qualquer lugar. Exemplos : Pedro na prisão,encarando sua morte iminente - Paulo e Silas acorrentamos cantando hinos e louvando a Deus - Jesus nos dá um exemplo de real descanso, na tempestade onde Ele dormia dentro do barquinho quase indo a pique. Muitos outros experimentaram a Paz que excede o entendimento a qual guarda nossa mente e coração Nele,Jesus Cristo. Ele é o único que pode acalmar nossos corações.

Somente nos aquietaremos e sossegaremos, depois de encontrar a Cristo, depois de depositar nosso fardo nas mãos do Senhor e de nos colocarmos debaixo do seu jugo ,que é suave. Esse jugo é dizer "sim" aos seus caminhos,mesmo diante de circunstâncias  adversas.

Podemos descarregar todos os nossos problemas diante dEle - os problemas com nossos filhos,nosso trabalho ,nossa saúde ,nossa situação financeira apertada ou não, e até a s feridas do passado. Um texto que devemos ter em nossa mente constantemente é o de Filipenses 4:6-7..."Não andeis ansiosos de coisa alguma;em tudo,porém, sejam conhecidas ,diante de Deus ,as vossas petições ,pela oração e pela súplica com ações de graça..."

Outro texto está em Isaías 30:25..."Em vos converterdes e em sossegardes,está a vossa salvação..." Nossa paz interior vem de nossa CONFIANÇA no SENHOR. E essa paz pode ser experimentada no meio do tumulto de nossa época.

Ele tudo ouve e tudo vê, nada acontece sem que seja permitido pelo Eterno. Ele é o mais interessado em cuidar de nós seres humanos criados a sua imagem e semelhança. Ele controla todas as situações .Ele é o que está assentado sobre o circulo da terra,e, estende-se em amor por todo o mundo.

Deus gostaria que em tudo descansássemos nEle,isso significa que precisamos aprender a confiar,e sabe, até nisso Ele faz por nós,nos concedendo o Dom da Fé,nos dando seu Espírito Santo para estar conosco sempre. Na matemática de nossa vida é cheia de cálculos, e por isso precisamos lembrar das palavras de Jesus que disse: ..."Sem Mim nada podeis fazer..." precisamos incluí-lo em nossos cálculos senão não fechará a conta,ficaremos devedores.

Que o Senhor conceda a você e a mim a graça de esperar por suas respostas e de usufruir da Paz que só Ele pode dar....SÁBADO EM CRISTO.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS MORADIAS NOS TEMPOS DE JESUS.

O   judeu do primeiro século tinha e levava uma vida tranqüila,como muito aconchego familiar. O pão era assado em fornos de barros. Os tios tocavam seus instrumentos na área da casa. À noite, as casas eram iluminadas pela luz das lamparinas de azeite. A vida familiar era caracterizada por muita afetividade e carinho e regida por tradições sólidas. AS CASAS. Eram de formas e tamanhos variados, pois, havia diferença entre classe rica e pobre. Sua estrutura na sua maioria eram simples e pequenas. Os israelitas tinham a sua maior parte de suas atividades ao ar livre, então, a casa para eles era apenas um abrigo, um local para se fazer as refeições e para dormir.   Nos tempos de Jesus, as casas eram comuns, constituídas de apenas um cômodo, com pouquíssimo mobiliário, com quase nenhum adorno. Seus tamanhos, mais ou menos 3,5 mt2, tinham 2 a 3 janelas , e o assoalho era de terra batida. Possuíam uma escada externa que dava acesso a um terraço, que era plano, não havia telhados. Grande p

O JUGO DOS RABINOS.

INTRODUCAO: O SENHOR JESUS, não poucas vezes entrou em sérias confrontações com os Fariseus da sua época. Certo é que, os debates eram freqüentes, relacionado a diversas situações, das mais diversificadas, sobre a TORÁ, sobre as tradições dos Pais, sobre os 613 mandamentos, dos quais os Escribas e fariseus, mestres, e mais uma leva de religiosos eram conhecedores. Não somente conhecedores destes, mas criaram em cima destes mais uns quatrocentos. É interessante notar que, cada Rabino mantinha seus seguidores, discípulos, que os seguiam fielmente em todo o ensino.                 Vamos agora entender um pouco mais sobre os tais JUGOS, para que nós entendendo, não caiamos em qualquer laço, ou ensinos que nos tragam peso, pois JESUS nos disse: ‘ O meu JUGO é SUAVE e o meu FARDO é LEVE’.   Vamos começar:                 JESUS   diz , que há Rabinos e Rabinos. O que distingue os Rabinos é a experiência do REINO DE DEUS. Os Rabinos que são instruídos no Reino de Deus têm em casa um tesou

O ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O JUDAÍSMO MESSIÂNICO

INTRODUÇÃO: Ninguém pode com certeza definir o Espírito Santo. Durante muitos séculos discutiu-se sobre este Ser Divino. Debates acalorados perduraram por muito, muito tempo,seguindo dai diversos estudos e doutrinas da mais variadas, para todos os gostos. Mas na visão cristã crê-se em uma trindade entre Deus o Pai,O Filho e o Espírito Santo,três mas um só Deus ,com características de ações diferentes entre Eles. Gostaria de expressar a visão judaica messiânica ,isto é crentes judeus no Messias Yeshua ,Jesus,sobre quem é o Espírito Santo. RÚACH...tradução no hebraico : Vento - Presença - Essência - Sopro - Fôlego. Primeira ocorrência : Gênesis 1;2..."Havia trevas sobre a face do abismo,e o Rúach de Elohin pairava sobre a face do abismo, e o Rúach de Elohin pairava sobre a face das águas..." Na verdade,era a Glória e a presença Divina que estavam "visitando"o caótico estado que a terra se encontrava. Outro exemplo em Gênesis 8:1..." E lembrou-se Deus de N