Pular para o conteúdo principal

CONVERSÃO: UM GIRO DE 180 GRAUS

Ouvimos muitas vezes a frase; você precisa se converter. Mas muitos sequer entendem o que vem a ser esse converter-se. Vamos adentrar nesse conhecimento e sermos esclarecidos,creio vai ser edificante.

O QUE É CONVERSÃO?

Conversão é um giro de 180 graus na vida de uma pessoa. É virar completamente as costas para o pecado e voltar-se em direção a Cristo para a salvação. Da adoração aos ídolos para a adoração a Deus. Da auto justificação para o governo de Deus. Por pecado, é errar o alvo,rejeitar a salvação o evangelho da Graça de Jesus Cristo, é rejeitar tanto o Pai como o Filho.

Conversão é o que acontece quando Deus desperta aqueles que estão mortos ,e os capacita a se arrepender de seus pecados e terem fé em Cristo. Quando Jesus nos chama a nos arrependermos e crermos, Ele está nos chamando para a conversão.É uma mudança radical naquilo que nós cremos e fazemos -Marcos 1:15..."O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo;arrependei-vos e crede no evangelho..."

Quando Jesus nos chama para tomarmos nossa cruz e para o seguirmos,Ele está nos chamando para a conversão- Lucas 9:23..."Dizia a todos: Se alguém quer vir a mim , a si mesmo se negue,dia a dia tome a sua cruz e siga-me..."
Para que venhamos a nos arrepender,Deus tem que nos dar nova vida,novos corações.

Efésios 2:1..."Ele vos deu vida,estando vós mortos nos vossos delitos e pecados..."

Romanos 6:17..." Mas graças a Deus porque, outrora, escravos do pecado,contudo viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues..."

Colossenses 2:13..."E a vós outros,que estáveis mortos pela vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com Ele,perdoando todos os nossos delitos..."

Ezequiel 36:26..."Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo ;tirarei de vós coração de pedra e vos darei coração de carne..."

Efésios 2:8..."Porque pela graça sois salvos, mediante a fé;e isto não vem de vós;é dom de Deus..."

2 Timóteo 2:25..."Disciplinando com mansidão os que se opõem, na expectativa de que Deus lhes conceda não só arrependimento para conhecerem a verdade."

Conversão não é:

1- Um evento único que não tem implicação alguma na forma como vivemos. A conversão ocorre, sim, em um momento único, e é um momento de mudança radical. A vida deve parecer diferente a partir de então. Uma nova batalha começa.

2-Uma jornada sem destino algum. A conversão pode ser precedida por um longo processo no caso de alguns, mas ele sempre envolve uma decisão compromissada de se arrepender do pecado e confiar em Cristo, o que é o resultado, imediato de Deus dar uma nova vida para um pecador que estava espiritualmente morto.

3-Opcional. Atos 17:30 diz que Deus ordena que todos, em toda a parte, se arrependam. A conversão nunca pode ser forçada, mas ela é absolutamente necessária para que alguém seja salvo.

4-Uma conversa. Embora os cristãos devam comunicar o evangelho de forma humilde ,nossa meta não é meramente uma troca agradável de informação .Nós temos que chamar todos a se arrepender de seus pecados e confiarem em Cristo para a salvação.

5-Dizer uma oração pré-formulada. A conversão certamente envolve oração, mas temos que ser cuidadosos para não tentarmos as pessoas a colocarem sua confiança em um conjunto especial de palavras.

O que deus faz na conversão?

Conversão não significa que ; "Deus ajuda aqueles que se ajudam". A mudança de que precisamos é tão radical que somente Deus pode fazê-la na conversão, Deus dá vida aos mortos e vista aos cegos. Na conversão, Deus dá os dons do arrependimento e fé.

1-Deus resplandece a Luz! 2 Corintios 4;6  diz que, assim Deus resplandeceu a luz nas trevas da criação ,assim "Ele resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo".
Como você chegou a entender o evangelho e crer nele?  Deus resplandeceu luz no seu coração ,criando entendimento espiritual onde não havia nada.

2-Deus nos vivifica! Efésios 2:5 diz que, mesmo quando estávamos "morto em nossos delitos, Deus nos deu vida juntamente com Cristo". Nós estávamos doentes, dormindo ou morrendo. Nós estávamos mortos, e Deus nos vivificou. João capítulo 3, Jesus descreve isso como nascer de novo. Pelo Espírito Santo. Na conversão, Deus nos dá o novo nascimento, capacitando-nos a nos arrependermos e crermos no evangelho.

3-Deus nos liberta! Colossenses 1;13 diz que nos Ele nos liberta das trevas, do império das trevas e nos transporta para o reino do Filho do seu amor. A conversão é como um resgate militar em que Deus nos liberta de nosso aprisionamento ao pecado e nos coloca em seu reino glorioso.

4-Deus concede arrependimento e fé! De uma perspectiva humana, a conversão consiste em arrependermos de nossos pecados e crermos em Cristo. Ainda assim, a escritura ensina que tanto o arrependimento como a fé vêm a nós como dons: Filipenses 1:19 e Atos 11;18.

A conversão é, fundamentalmente, um ato divino que Deus faz em nós e por nós. Em resposta à sua obra soberana e unilateral, nós nos arrependemos e cremos.

O que as pessoas são responsáveis por fazer na conversão?

As pessoas são responsáveis por fazer duas coisas: Arrepender-se  e crerem. A conversão é um radical virar das costas para o pecado e voltar-se para Deus através de Cristo. Jesus resumiu o que os homens devem fazer na conversão quando ele ordenou aos seus ouvintes:..."Arrependei-vos e crede no evangelho "-Marcos 1:15.

O que significa arrepender-se?

1-Arrependimento significa reconhecer que você é um pecador- Atos 3;19.

2-Arrependimento significa renunciar ao pecado e decidir obedecer a Cristo -Lucas 9:23 e Romanos 2:4.

3-Arrependimento significa lamentar pelo pecado e regozijar-se por receber Jesus como seu novo Senhor...2 Corintios 7;10 e Romanos 6:12-23.

4-Arrependimento não é o fim da batalha, mas o início de uma-Gálatas 5;16-17.

Em que temos que crer? Temos que crer no evangelho!

1-Crer que Deus é o Santo Criador do Universo, o Senhor de tudo. Isaías 6:1-5 -Gálatas 1;1 - 1 Timóteo 6:15-16.

2-Crer que você é um pecador e que merece a justa ira de Deus -Romanos 1;18 - Romanos 3:23.

3-Crer que Jesus Cristo morreu na cruz para pagar a penalidade pelo seu pecado e ressurgiu da sepultura para vencer a morte e oferecer a vida eterna...

Romanos 3;21-16 - Atos 2:24 - Gálatas 2;20 - João 11;25.

Arrependimento e fé são dois lados da mesma moeda. Na conversão, nós viramos as costas para o pecado ou nossa fútil maneira de viver, e confiamos em Cristo.

Que o Senhor possa proporcionar a quem ler este texto um experiência desejosa de nascer de novo, de ser convertido à Jesus Cristo pela Graça de Deus...pela fé em no Salvador judeu o Messias de Israel...graça e paz!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS MORADIAS NOS TEMPOS DE JESUS.

O   judeu do primeiro século tinha e levava uma vida tranqüila,como muito aconchego familiar. O pão era assado em fornos de barros. Os tios tocavam seus instrumentos na área da casa. À noite, as casas eram iluminadas pela luz das lamparinas de azeite. A vida familiar era caracterizada por muita afetividade e carinho e regida por tradições sólidas. AS CASAS. Eram de formas e tamanhos variados, pois, havia diferença entre classe rica e pobre. Sua estrutura na sua maioria eram simples e pequenas. Os israelitas tinham a sua maior parte de suas atividades ao ar livre, então, a casa para eles era apenas um abrigo, um local para se fazer as refeições e para dormir.   Nos tempos de Jesus, as casas eram comuns, constituídas de apenas um cômodo, com pouquíssimo mobiliário, com quase nenhum adorno. Seus tamanhos, mais ou menos 3,5 mt2, tinham 2 a 3 janelas , e o assoalho era de terra batida. Possuíam uma escada externa que dava acesso a um terraço, que era plano, não havia telhados. Grande p

O JUGO DOS RABINOS.

INTRODUCAO: O SENHOR JESUS, não poucas vezes entrou em sérias confrontações com os Fariseus da sua época. Certo é que, os debates eram freqüentes, relacionado a diversas situações, das mais diversificadas, sobre a TORÁ, sobre as tradições dos Pais, sobre os 613 mandamentos, dos quais os Escribas e fariseus, mestres, e mais uma leva de religiosos eram conhecedores. Não somente conhecedores destes, mas criaram em cima destes mais uns quatrocentos. É interessante notar que, cada Rabino mantinha seus seguidores, discípulos, que os seguiam fielmente em todo o ensino.                 Vamos agora entender um pouco mais sobre os tais JUGOS, para que nós entendendo, não caiamos em qualquer laço, ou ensinos que nos tragam peso, pois JESUS nos disse: ‘ O meu JUGO é SUAVE e o meu FARDO é LEVE’.   Vamos começar:                 JESUS   diz , que há Rabinos e Rabinos. O que distingue os Rabinos é a experiência do REINO DE DEUS. Os Rabinos que são instruídos no Reino de Deus têm em casa um tesou

O ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O JUDAÍSMO MESSIÂNICO

INTRODUÇÃO: Ninguém pode com certeza definir o Espírito Santo. Durante muitos séculos discutiu-se sobre este Ser Divino. Debates acalorados perduraram por muito, muito tempo,seguindo dai diversos estudos e doutrinas da mais variadas, para todos os gostos. Mas na visão cristã crê-se em uma trindade entre Deus o Pai,O Filho e o Espírito Santo,três mas um só Deus ,com características de ações diferentes entre Eles. Gostaria de expressar a visão judaica messiânica ,isto é crentes judeus no Messias Yeshua ,Jesus,sobre quem é o Espírito Santo. RÚACH...tradução no hebraico : Vento - Presença - Essência - Sopro - Fôlego. Primeira ocorrência : Gênesis 1;2..."Havia trevas sobre a face do abismo,e o Rúach de Elohin pairava sobre a face do abismo, e o Rúach de Elohin pairava sobre a face das águas..." Na verdade,era a Glória e a presença Divina que estavam "visitando"o caótico estado que a terra se encontrava. Outro exemplo em Gênesis 8:1..." E lembrou-se Deus de N