Pular para o conteúdo principal

O ARREBATAMENTO E AS BODAS DO CASAMENTO

 O NOIVADO JUDAICO E A IGREJA...

João 14..." Não se turbe o vosso coração ; credes em Deus , crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vos teria dito; vou prepara-vos lugar. E, seu eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também..."

UM ASSUNTO CENTRAL...Cada ouvinte de Jesus nesse dia e neste texto sabia exatamente o que ele estava dizendo, o que ele queria falar, sobre um assunto muito importante. Ele falava sobre: CASAMENTO. Referia-se sobre a forma que se realizava um noivado, uma aliança de um casamento a se realizar em sua época no seu tempo...

O NOIVADO JUDAICO...era o costume da época que o pai do noivo procurasse uma noiva para seu filho. Procurava-se uma virgem dentro da sua comunidade , a qual não estivesse logicamente comprometida ou que tivesse um pretendente. Achada uma candidata , o pai encontrava-se com o pai da noiva e sua família, para ali tratarem do dote a ser estipulado. Caso a moça dissesse o sim firmava-se o compromisso , assinava-se um documento chamado KETUBÁ, a qual era uma certidão de noivado. Assim foi com José e Maria. Essa era a primeira parte do noivado.

A NOIVA FICAVA NA CASA DO SEU PAI...feito o compromisso, esta noiva agora, ela já sabia que  era pertencente ao seu futuro esposo, mas, não se efetuava naquele momento as bodas do casamento, isto é, ela não voltava com o seu noivo para a casa de seu pai. Somente o noivo voltava para a casa de seu pai. Mas ela tinha certeza que ele viria um dia. Ele, o noivo, lá chegando na casa de seu pai, recebia um terreno, um pedaço de terra que lhe cabia, para ali construir uma morada. O noivo não sabia quando deveria voltar a casa da família da noiva para levá-la, somente com uma ordem de seu pai, somente o pai sabia o dia e a hora, entende?

O PROCEDER DA NOIVA NESSE INTERVALO DE TEMPO...a noiva com certeza deveria estar ansiosa para o tão grande dia, sendo assim, ela deveria se preparar. Seguia a tradição de que ela deveria acender uma candeia e colocá-la na frente de sua janela, com o objetivo de que todos quantos por ali passassem, na frente de sua casa, soubesse que ali tinha uma moça virgem, e ,que estava comprometida em casamento. Seus vizinhos e amigos assim como outros familiares também sabiam que a bodas do casamento não se realizaria na casa de seu pai, mas, na casa do pai do noivo. Mas todos que passavam por ali se alegravam com ela e por ela, com cânticos e danças, uma festa, sabendo que ela em breve seria levada.

A CANDEIA SEMPRE ACESSA ...era imprescindível que a noiva mantivesse a candeia sempre acessa, entende? A bem da verdade essa noiva nunca mais iria dormir com seu pijama ou camisola rsrsrsrrsr, porque o noivo poderia vir a qualquer momento , iminente sua volta. Ao contrário esta noiva estaria atenta e vigilante, buscando estar sempre bonita, arrumada , cabelos e sua pele sempre brilhante, adornada com suas joias e sua nova roupagem de noiva. Seus pensamentos estavam fixados em seu noivo, sonhando com ele para aquele grande dia. O noivo por sua vez, estava trabalhando na sua casa , preparando a morada, preparando-a para a consumação, para festejar as bodas

O GRANDE DIA E A VINDA DO NOIVO...ao chegar o grande dia, o pai dizia ao seu filho: filho vai buscar sua noiva pois tudo esta pronto e consumado. Caso a família do noivo fosse rica, o pai contratava um trombeteiro para anunciar a chegada do noivo, caso não, o noivo ao chegar bradava do outro lado da rua chamando sua pretendida, ele já não entrava mais na casa da noiva. entende( Jesus bradando das nuvens)  ela por sua vez o ouvia  e ao sair passava pela candeia e soprava , ficando apenas a escuridão. ( trevas, inicio da grande tribulação) O que detém o início desse período é a presença ainda da noiva de Cristo. Muitos saberão posteriormente desse acontecimento, sobre o arrebatamento, mas não creram anteriormente, e vão lembrar do que falávamos sobre esse dia...a luz do mundo apagou(Igreja)...a presença do Espírito Santo em nós subiu para as moradas celestiais,

NA CASA DO PAI...ao chegarem na casa do pai do noivo , o pai os esperava na porta , o pai estendia sua mão direita , a moça por sua vez colocava uma de suas mãos sobre a do pai e o noivo colocava também sua mão sobre a mão da noiva, finalizando o ato de abençoar o pai colocava sua outra mão sobre as mãos de ambos e pronto estava efetuado a cerimonia da confirmação do casamento e dada a benção o noivo conduzia sua amada a sua nova casa e consumava a cerimonia e seguia a festa das bodas do casamento, isso durante 7 dias de festejos. entendes?

CRISTO O NOIVO E SUA NOIVA A IGREJA...com certeza você já interpretou todo esse relato para nossa realidade, daqueles que foram salvos resgatados comprados por um alto preço. O homem pecou, e precisa de um resgatador, um remidor , aquele reconciliador perfeito. Deus, o nosso Pai tinha um preço a pagar, fez uma aliança com seu filho, uma nova aliança, escrita com sangue. Este foi um dote caríssimo. Jesus entra no mundo( casa da noiva. .nós) via nascimento virginal, veio em carne. O mundo é onde nós habitamos e de onde fomos comprados, sacados das trevas para a luz. Estávamos sem Deus no mundo, sem aliança, sem Cristo, escravos das trevas, em uma família errada. Nosso antigo pai nos escravizava nas perversões nos frutos da carne.

JESUS VEM E FAZ UM CONTRATO DE NOIVADO CONOSCO...ficamos neste mundo mas não somos do mundo, estamos sendo moldados santificados a cada dia de muitas maneiras. Ficamos nele, o mundo, muitas vezes provados para que a cada dia sejamos mais semelhantes ao Senhor, a sua imagem ,de glória em glória, de fé em fé e de onde um dia seremos arrebatados para sermos semelhantes a ele ,os verdadeiros seres humanos criados a sua imagem, o natural e o espiritual, incorruptíveis . A noiva vai chegar bela diante do noivo ,sem rugas , sem manchas...O Espírito Santos nos molda e nos fala do Filho de Deus, essa é a sua grande obra...vamos comparar abaixo neste relato de :

IZAQUE E REBECA...O GRANDE PARALELO DA IGREJA...chegada o tempo de Isaque casar, Abraão da uma ordenança ao seu servo Eliezer o qual deveria ir até a casa de seus parentes para lá encontrar uma esposa ,uma noiva para seu filho Isaque. Chegando este na casa de Labão ,junto ao poço, ele encontra Rebeca, moça virgem e muito bela onde ali inicia-se um diálogo com relação a sua missão. Eliezer é recebido por Labão onde recebe toda a explicação. Perguntado a Rebeca se aceitava ir com Eliezer ela confirma que sim. Labão pai de Rebeca assim como ela recebem muitos presentes, os devidos dotes, lembrando que Abraão é muito rico, riquíssimo e enviou muitos dotes. 

REBECA VEM COM ELIEZER....durante o tempo que estiveram juntos, o servo de Abraão vai revelando a ela como é o seu futuro esposo, suas qualidades, sua beleza e sua grande riqueza. Logicamente ela aprendeu muito dele mas não tudo o que ele é. Ela preparou-se colocando seu lindo traje de noiva. Por fim Rebeca chega e se une a Isaque consumando o casamento...e  não estamos nós assim também como Rebeca, aprendendo muito do Senhor Jesus ?

OS PERSONAGENS DESTA HISTÓRIA...Abraão é a figura de Deus o Pai, Isaque é a figura de Jesus Cristo, Eliezer é a figura do Espírito de Deus, e Rebeca é  figura da igreja, judeus e gentios crentes formando a noiva de Cristo. Deus enviou seu filho que trouxe o dote da nossa tão grande salvação, o seu sangue seu corpo oferecido por nós . Jesus voltou para o Pai,  e nos enviou aquele que viria da parte do Pai o  Espírito Santo, o qual tem sua missão de nos revelar Jesus Cristo, de nos  salvar, de nos moldar e falar do nosso salvador . A figura de Eliezer que é o Espírito Santo em breve nos tirará desta terra para nos conduzir nos ares ao encontro de Jesus. Ele está caminhando com a noiva, nessa peregrinação á casa do Pai, nosso Consolador e Auxiliador...nossa dependência Nele...

O TEMPO DA GRAÇA E A DA PLENITUDE DOS GENTIOS...vivemos o período da graça de Deus , do amor de Deus salvador, tocando em corações, para convertê-los ao reino do seu filho. Existe conforme escrito em Romanos capítulo 11;25, uma plenitude a ser encerrada referente a tão grande salvação. Após isso na iminência do arrebatamento se iniciará a chamada  Grande Tribulação, o princípio da aliança de sete anos com Israel e o anticristo, exatamente 7 anos como no festejo de noivado a qual era de 7 dias, trabalhavam de dia e a noite festa, comemoração do casamento. Na terra teremos no princípio " paz e segurança" posteriormente veremos os juízos de Deus descrito em Apocalipse, dias difíceis sobre esta terra.  Nós estaremos na presença de Deus e de Jesus festejando as bodas do Cordeiro...

O BRADO DO NOIVO PARA A NOIVA...." I TESSALONICENCES 4:16...Não queremos, porém , irmãos que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para que não vos entristecerdes como os demais, que não tem esperança. Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia os que dormem. Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os que que ficarmos vivos até a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. Porquanto o Senhor mesmo dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus , e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro, depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor( noivo) nos ares, e, assim estaremos para sempre com o Senhor...Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras..."

AO RESSOAR DA ULTIMA TROMBETA...I CO. 15:51-52..." Eis que vos digo um mistério : nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar dos olhos , ao ressoar da ultima trombeta ( não a de Apocalipse) . A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados..."

O QUE FALTA PARA O NOIVO VIR BUSCAR A SUA NOIVA?...penso que estamos nesta iminência, pois não há sinais para o arrebatamento. Mas, um dos sinais mais importantes de que estamos no tempo do fim, é a descrição de Lucas 21:29-33...' Vede a figueira e todas as árvores. Quando começam a brotar, vendo-o sabeis, por vós mesmos, que o verão está próximo. Assim também, quando virdes acontecerem estas coisas, sabei que está próximo o reino de Deus. Em verdade vos digo que não passará esta geração, sem que tudo isso aconteça ..." 

O QUE JESUS ESTÁ A NOS DIZER?  Jesus aqui nos está falando de um cumprimento de profecia . Fala sobre o moderno estado de Israel desde a sua fundação em 15 de maio de 1948. A figueira brotou assim como as demais nações em sua volta. A geração última que ele nos fala é essa de 1948. E essa profecia está descrita em Ezequiel 37 sobre o vale dos ossos secos que reviveram. Israel foi um milagre de restauração, estavam mortos nos guetos e pelos programas de extermínio Russo e demais nações, Alemanha etc. Mas, dada a palavra de ordem, quando Deus entra em nossa dimensão as coisas acontecem, e reviveu a nação de Israel para a completude dos propósitos de Deus, pelo qual ele tem um chamado irrevogável para com os judeus...eles tem promessas de reino na terra, já nós promessas espirituais superiores...

A VIGILANCIA...Jesus nos da um aviso e um alerta em Lucas mesmo 21:34..." não nos amoldarmos com a aparência deste mundo, não sobrecarregarmos o nosso coração com as preocupações desta vida, olharmos sim para o alto, buscando a íntima comunhão do Espírito em nosso espírito. Lembrando que estamos nesse mundo, mas, não somos desse mundo, e por isso devemos ansiar , desejar o céu, para desfrutarmos da maior festa de casamento, com o melhor vinho e comidas deliciosas,  que saciam nossa fome, e não vamos engordar rsrsrsrsr...nosso corpo será perfeito, como do nosso Senhor Jesus.

Espero que quem ler esse estudo venha a ser edificado para crescimento, e que o Espírito do Deus Vivo acrescente revelações que irão nos completar em nossa breve jornada...SHALOM...

MARANATA, ORA VEM SENHOR JESUS..EIS QUE CEDO VENHO...


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS MORADIAS NOS TEMPOS DE JESUS.

O   judeu do primeiro século tinha e levava uma vida tranqüila,como muito aconchego familiar. O pão era assado em fornos de barros. Os tios tocavam seus instrumentos na área da casa. À noite, as casas eram iluminadas pela luz das lamparinas de azeite. A vida familiar era caracterizada por muita afetividade e carinho e regida por tradições sólidas. AS CASAS. Eram de formas e tamanhos variados, pois, havia diferença entre classe rica e pobre. Sua estrutura na sua maioria eram simples e pequenas. Os israelitas tinham a sua maior parte de suas atividades ao ar livre, então, a casa para eles era apenas um abrigo, um local para se fazer as refeições e para dormir.   Nos tempos de Jesus, as casas eram comuns, constituídas de apenas um cômodo, com pouquíssimo mobiliário, com quase nenhum adorno. Seus tamanhos, mais ou menos 3,5 mt2, tinham 2 a 3 janelas , e o assoalho era de terra batida. Possuíam uma escada externa que dava acesso a um terraço, que era plano, não havia telhados. Grande p

O JUGO DOS RABINOS.

INTRODUCAO: O SENHOR JESUS, não poucas vezes entrou em sérias confrontações com os Fariseus da sua época. Certo é que, os debates eram freqüentes, relacionado a diversas situações, das mais diversificadas, sobre a TORÁ, sobre as tradições dos Pais, sobre os 613 mandamentos, dos quais os Escribas e fariseus, mestres, e mais uma leva de religiosos eram conhecedores. Não somente conhecedores destes, mas criaram em cima destes mais uns quatrocentos. É interessante notar que, cada Rabino mantinha seus seguidores, discípulos, que os seguiam fielmente em todo o ensino.                 Vamos agora entender um pouco mais sobre os tais JUGOS, para que nós entendendo, não caiamos em qualquer laço, ou ensinos que nos tragam peso, pois JESUS nos disse: ‘ O meu JUGO é SUAVE e o meu FARDO é LEVE’.   Vamos começar:                 JESUS   diz , que há Rabinos e Rabinos. O que distingue os Rabinos é a experiência do REINO DE DEUS. Os Rabinos que são instruídos no Reino de Deus têm em casa um tesou

O ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O JUDAÍSMO MESSIÂNICO

INTRODUÇÃO: Ninguém pode com certeza definir o Espírito Santo. Durante muitos séculos discutiu-se sobre este Ser Divino. Debates acalorados perduraram por muito, muito tempo,seguindo dai diversos estudos e doutrinas da mais variadas, para todos os gostos. Mas na visão cristã crê-se em uma trindade entre Deus o Pai,O Filho e o Espírito Santo,três mas um só Deus ,com características de ações diferentes entre Eles. Gostaria de expressar a visão judaica messiânica ,isto é crentes judeus no Messias Yeshua ,Jesus,sobre quem é o Espírito Santo. RÚACH...tradução no hebraico : Vento - Presença - Essência - Sopro - Fôlego. Primeira ocorrência : Gênesis 1;2..."Havia trevas sobre a face do abismo,e o Rúach de Elohin pairava sobre a face do abismo, e o Rúach de Elohin pairava sobre a face das águas..." Na verdade,era a Glória e a presença Divina que estavam "visitando"o caótico estado que a terra se encontrava. Outro exemplo em Gênesis 8:1..." E lembrou-se Deus de N