Pular para o conteúdo principal

BABILONIA ...SONHOS E PROFECIAS

BABILONIA...SONHOS E PROFECIAS

DANIEL O GRANDE PROFETA DE DEUS...é maravilhoso ler o livro de Daniel, e não ficar extremamente impressionado como o Senhor interagiu com o profeta, assim como interagiu com o rei Nabucodonosor. A bem da verdade, os propósitos de Deus, e seus planos, seguem ao longo de um vasto tempo na história, desde o pós éden o Senhor chamou Noé, para dar continuidade de seu intento amoroso, isto é de formar uma nação e para que através desta nação, Israel, trazer o Messias, o Salvador Jesus Cristo. 

DEUS É UM DEUS DE DISPENSAÇÕES...por certo que sim! Sabemos que para Deus, mil anos é como um dia , e, um dia como mil anos. Já se passaram seis dias, lembre-se Ele é eterno, vive na eternidade, o tempo ali corre bem lentamente, ou, talvez nem aja tempo, já, para nós, passa voando, e nem percebemos, ficamos velhos rapidamente. Mas, o Senhor pós diluvio, trouxe uma nova dispensação: chamou Abraão da Babilônia, e posteriormente chamou Isaque e na sequencia chamou Jacó. Levou Jacó para o Egito, e, lá formou a nação de Israel. Quatrocentos e trinta anos para tirar um povo difícil de lidar e dar continuidade da sua grande obra. 

MOISÉS O GRANDE LEGISLADOR...Moisés, o homem que falava face a face com Deus, legislou durante uma dispensação, a da Lei. Foi complicado para ele, mas, conseguiu conduzir o rebanho, ao qual, Josué deu continuidade com a promessa de entrar em canaã, e assim foi. Todas as tribos tomaram posse da herança. Foram épocas difíceis, pois cada um fazia o que bem entendia, resumindo: muitos descambaram para a idolatria, e faziam muita coisa que não agradava a Deus. Deus, trouxe juízes para guiar a nação, assim com profetas, dentre eles, o grande profeta Samuel.

MAS ELES PEDIRAM UM REI: SAUL...Samuel coçou a barba e torceu o bigode, perdeu seu sono, mas, o Senhor lhe disse: querem um rei? Um rei terão, mas, explica bem que eles serão submissos a esse rei, seus filhos suas filhas, serão servos, e terão que trazer toda a riqueza, impostos, para sustentar a família do futuro rei. Terão que guerrear para ele e outras coisas além do que ele exigir. Saul a princípio foi um bom rei, mas, com o tempo perdeu-se na sua soberba, não dando importância a voz de Samuel, o qual falava da parte de Deus ao rei e a toda a nação, ele o desprezou, a ele e a Deus.

UM OUTRO REI: DAVI...que história magnífica desse rei, um pastor de ovelhas para um grande vencedor. Dito, um homem segundo o coração de Deus. Ficamos maravilhados com a vastidão de seus salmos, tirados em cada realidade de sua vida. O mais conhecido é o Salmo 23, falado e cantado de todas as formas, retratando uma experiência magnífica de vida no campo, o cuidar de suas ovelhinhas. Suas batalhas, vitórias , em especial sobre Golias, retratando a sua fé no Senhor dos Exércitos . Mas, devido ser um grande guerreiro, a espada não afastou-se de sua casa, assim sendo, o grande desejo seu de construir uma casa para Deus, ficou para seu filho Salomão..

SALOMÃO FILHO DE BATE SEBA ... que história. Pensamos que para ela a vida tinha acabado. Quando vemos a forma como o rei Davi a tomou do seu marido Urias, enviando-o para a frente da batalha, pois precisava matá-lo, mas matá-lo porque? Por que, ele tomou sua esposa Bate Seba a qual veio engravidar do próprio rei. Deus porém, não deixou que a criança vivesse, castigo? Pode ser ou não. Porém ,contudo, Deus é Deus, e através dela, Bate Seba, nasce, nada mais nada menos que Salomão, que vem a ser um rei, a princípio obediente a Deus, onde seu reinado durou quarenta anos, de grande prosperidade. Ele não pediu riquezas, mas sabedoria , vindo com isso prosperar muitissimamente. Gosto muito de Eclesiastes, escritos de Salomão, vaidade das vaidades, tudo é vaidade. Precisamos ler e reler várias vezes o que ele fala.

A HISTÓRIA DEVE CONTINUAR ...posteriormente, as dispensações de Deus tiveram vários reis em Israel, e como também veio ocorrer, a divisão do reino, dez  tribos ao norte, e duas ao sul, Judá e Benjamim, estes o reino do sul, com o centro em Jerusalém. Foram períodos turbulentos de guerras até mesmo entre os irmãos israelitas. Com o passar do tempo a Assíria veio a destruir o reino do norte, espalhando o povo pelas nações, quando não trazendo para sua própria terra gentios, que se misturaram com os israelitas, nascendo os que são chamados de povo samaritano. Enquanto isso o reino do sul, posteriormente também foi destruído, devido aos pecados, foi invadido por nada mais nada menos que Nabucodonosor. Aqui começa a dispensação de setenta anos de cativeiro Babilônico...

DANIEL E UM GRUPO DE JOVENS SÃO LEVADOS CATIVOS...Nabucodonosor fez muita destruição em Jerusalém, como descrito na Palavra de Deus, ele levou cativo para sua terra muita gente boa, e entre essa leva de israelitas foi juntamente Daniel e seus amigos. Vai iniciar uma nova dispensação de Deus para seu povo: setenta anos de cativeiro, repetindo um outro exílio, o segundo após o Egito. Nessa nova faze de Deus para seu povo temos profecias bem marcantes, assim como sonhos que o rei teve, sonhos proféticos que iriam suceder-se.

UMA GRANDE ESTÁTUA...esse foi o primeiro sonho do rei, uma gigantesca estátua, assustadora. Então o rei chamou toda a sua turminha de encantadores, astrólogos, cartomantes, magos, feiticeiros e os caldeus, a nata criada por Semíramis lá no princípio da Babilônia. Chegaram todos cheio de conhecimento, pensando sabemos tudo de sonhos vai ser moleza interpretar esse. Disseram ao rei: ó rei vive o senhor, dize-nos o sonho a teus servos e lhe daremos a interpretação. Mas, porém, contudo, eles não esperavam que o rei falasse o seguinte: se não fizerdes saber o sonho e a sua interpretação, sereis despedaçados, e as vossas casas serão feitas monturo. Podemos imaginar que a coisa ficou preta, desespero total,  nos termos de hoje: estamos ferrados, lascados .

VAMOS AO SONHO...ele viu uma grande estátua com cabeça de ouro, o peito e os braços de prata, o ventre e os quadris de bronze, e as pernas de ferro, os pés em parte de barro, e, em parte de ferro. Mas, uma pedra foi cortada sem auxílio de mãos, feriu a estátua nos pés de ferro e de barro e os esmiuçou. Esta foi a descrição exata que Daniel deu ao rei. Cinco impérios, cinco dispensações de Deus. Eu gostava muito de história no colégio e recebi até prêmios. Lembro de ter estudado muito sobre os quatro primeiros reinos: Babilônico-cabeça de ouro - Medos e Persas- peito e braços de prata - Grécia- o ventre e os quadris de bronze , e por fim Roma-pernas de ferro. A grande diferença de hoje é que, hoje nós  entendemos que todos estes reinos tiveram  propósitos de Deus, e todos esses, tem ligação com Israel de uma forma ou outra, tiveram o domínio sobre os israelitas, permitido pelo Senhor. Mas, Ele não perdeu o controle da história, segue o roteiro fielmente.

O QUINTO IMPÉRIO...pés de barro misturados ao ferro. Aqui está o ponto alto do sonho profético. Sabemos que os quatro reinos já passaram, e somente resta o aparecimento do último pedaço da estátua, o qual não há dúvida nenhuma de que será para os últimos dias, isto é nos dias que vivemos, você tem alguma incerteza de que não vivemos a proximidade dos dias finais ? Mas quem é esse quinto reino ? Tem-se especulado sobre dois pensamentos: o primeiro é que o barro misturado com o ferro, é a figura do homem, barro, misturando-se com a maquina, ferro, o cérebro humano misturando-se com a máquina. Essa possibilidade não é se é possível,  ela vai acontecer, aliais, já está acontecendo. O segundo pensamento é de que: este último reino é nada mais nada menos, do que o Império Romano reedificado, ressurgindo das cinzas, pode ser. Hoje nós temos a União Europeia que não consta tal termo na Bíblia. Composta hoje de 27 países membros, não sei se entrou mais algum. Mas, será exatamente nesse ultimo reino, no final do sete anos da tribulação, que Jesus , a pedra cortada sem auxílio de mãos, destruíra todos esses reinos, sim toda a estátua do sonho...

ESTES REINOS VOLTARÃO AO CENÁRIO MUNDIAL...nos últimos dias, todas as características destes reinos se farão presente na " GRANDE BABILÔNIA", retornando com suas feitiçarias, prostituição. espiritismo, nova era , magias, satanismo, drogas]( poções) , liberalismo geral, idolatrias, e outras mais. Mas esse quinto reino será composto de dez reis, que terão o poder por uma hora. Seriam dez países do império romano fortes ? ou dez países sem exatamente ser do império romano, pois temos hoje a China, Rússia, dois grandes que não são união europeia, mas enfim não está especificado quais são. Vemos hoje O BRICS também no atual cenário, se fortalecendo. Tudo caminhando no controle de Deus. Aliais o ser humano chegará em um ponto, que ele repetirá o que a serpente falou lá no Éden: SERÃO COMO DEUS...somos como Deus, não precisamos Dele, Ele não existe e não é real, pois sim se já estão pedindo que a inteligência artificial reescreva a Bíblia ! 

DESSES DEZ REINOS, TRÊS VÃO CAIR ...é vero, se manifestará o personagem que emerge do mar, o famoso anticristo. Penso que, antes disso acontecer a Igreja de Jesus Cristo deverá ser arrebatada da terra para o encontro com Jesus nos ares. é necessário compreender que aquele que o detém precisará ser retirado da terra. Mas quem o detém? O Espírito Santo o qual habita na igreja, nos nascidos de novo,  os selados, templos de Deus. Existe a narrativa em que Deus faz com que o rei Nabucodonosor, devido a sua soberba, ufanando-se das suas obras construídas, faz com que o reino passe dele, ele é lançado para tornar-se como um animal, ficando sete anos, fez sua morada entre os animais, crescendo-lhe pelos e sua unhas a crescer. Sete tempos, 7 anos, não nos diz alguma coisa? Penso que é exatamente o paralelo aqui da grande tribulação, onde os homens serão como animais, manifestando a maldade, até que Jesus venha resgatar todos quantos ficaram no período de trevas, creram no evangelho do reino e em Cristo, estes entrarão no reino milenar.

SETENTA SEMANAS ESTÃO DETERMINADAS SOBRE O TEU POVO...Daniel 9:24-27..a maior e mais espetacular profecia da qual Daniel recebeu do anjo Gabriel, (que veio voando),....sobre o teu povo: Israel, não a igreja. Quando nos colocamos a orarmos com fervor e entrega ao Senhor, Ele nos responde. Assim foi com Daniel, entendendo pelas escritas de Jeremias que havia findado os setenta anos de exílio, ele buscou a face do Eterno clamando pela nova dispensação que, em breve iria acontecer , isto é, o retorno, a aliá dos judeus para restaurar Jerusalém. Fico a imaginar a experiência desse servo de Deus, homem mui amado, quando o anjo se apresenta diante dele, indescritível, tem irmãos que veem anjos o tempo todo, sei lá, não vou julgar. Mas, Gabriel, anjo mensageiro, traz uma resposta, a  qual Daniel no seu tempo não compreendeu nada, foi-nos revelado com mais exatidão para muitos da igreja do Senhor Jesus, nesse últimos tempos. 

SETE SEMANAS E SESSENTA E DUAS SEMANAS... Uma observação. não vou entrar mais profundamente em questões de datas mas vou direto aos acontecimentos. No reinado dos Medos e dos Persas, iniciou-se a volta do povo judeu para a edificação de Jerusalém, Deus iniciou seu projeto de restauração da cidade, preparando a volta do povo, com vista ao maior acontecimento que iria ocorrer no futuro, a vinda do messias. Então, nas primeiras sete semanas as quais devemos multiplicar por sete nos dará um período de quarenta e nove anos. Foi exatamente este tempo necessário para a restauração de Jerusalém, muros, cidade, leis, funções sacerdotais, levitas, com Esdras e Neemias. O total de anos seriam contadas 69 semanas num total de anos de 483, faltando uma semana para as setenta, 490 anos.

AS SESSENTA E DUAS SEMANAS...DANIEL 9:24-27...começaram a ser contadas a partir da restauração do povo e da cidade. Muita coisa rolou nesse período, veio o domínio grego e depois o romano. E foi exatamente no reinado de Roma que nasceu o messias. No final das sessenta e duas semanas o ungido seria morto, iria expiar a iniquidade, trazer a justiça eterna , para selar a visão e a profecia e para ungir o Santo dos Santos e já não estaria, isto é ressuscitaria e seria elevado para a presença do Deus Todo-Poderoso, assentar-se a direita de seu Pai. Posteriormente a esse grande acontecimento, um príncipe que haveria de vir ( Roma) destruiria a cidade, e assim ocorreu no ano 70 dC ...general Tito arrasou Jerusalém não ficando pedra sobre pedra. Com isso os judeus foram massacrados e espalhados por todo o mundo, em  um exílio o qual perdurou até 15 de maio de 1948 com o retorno, profetizado em Ezequiel 37, o vale dos ossos secos. Interessante observar que a terra de Israel ficou todo esse tempo, séculos e séculos sem produzir nada, ficou deserta, sem crescer nada, mas quando os judeus voltaram, o deserto com o tempo começou a florescer, e veja hoje como está, prosperidade, abundância, a mão de Deus meus irmãos.

MAS SÃO SETENTA SEMANAS NÃO SOMENTE SESSENTA E NOVE...é vero. Até Jesus vir , morrer e ressuscitar contaram-se sessenta e nove semanas, faltando uma semana de anos, sete anos. Em romanos capítulo 10 e 11, Paulo traz uma explicação, uma exposição sobre a nação israelita, muito importante pra nós. Ele nos diz que, Israel foi cegado parcialmente com relação ao messias, eles tem zelo por Deus, mas na sua grande maioria ainda não creram em Jesus, mas por que? Porque era necessários que os gentios viessem a conhecer o evangelho da GRAÇA, salvação pela fé em Jesus Cristo, e isso já faz muito tempo que está ocorrendo. Houve uma parada de tempo para a nação de Israel, Deus cuida deles, pois, são a menina dos olhos de Deus. 

DOIS DIAS PROFÉTICOS, DOIS MIL ANOS...quando Jesus veio a ter com a mulher samaritana, ele se revelou a eles os quais ficaram muito impactados e solicitaram que o mesmo ficasse com eles para ensiná-los, e , assim o foi, Jesus ficou dois dias. Fazem dois mil anos que todos os gentios estão ouvindo o evangelho. Quando, a plenitude dos gentio encerrar a igreja será arrebatada então iniciará a ultima semana de Daniel , fechando as setenta. Essa ultima semana será a chamada tribulação e grande tribulação, tempos difíceis dos juízos de Deus. Enquanto isso estaremos nas Bodas do Cordeiro e em primeiro no tribunal de Cristo, para recebermos os galardões para a administração do reino de Cristo na terra.

FINALIZANDO COM DANIEL 12 4...Tu, porém, Daniel, encerra as palavras e sela o livro, até o tempo do fim , muitos o esquadrinharão, e o saber se multiplicará...não há dúvida como dissemos que vivemos na iminência do arrebatamento da noiva de Cristo, e o inicio da ultima semana com a manifestação do filho da perdição, do homem da iniquidade, o anticristo e o falso profeta, este irá enganar o povo judeu, com sinais e milagres, dizendo-se o messias, este exaltará o anticristo. Mas algo muito significativo é o que o anjo fala a Daniel sobre a ciência, o conhecimento se multiplicará, vocês tem alguma dúvida sobre isso? Nossa geração está vendo coisas espantosas especialmente sobre a inteligência artificial e demais invenções. A questão de esquadrinhar a Bíblia também nos fala algo, pois é só pesquisar na internet e veremos pregações e ensinos nunca antes visto. A tecnologia dos computadores veio para acelerar este esquadrinhar. Certo que existe muitos enganos , mas, também tem pessoas sérias que falam a verdade...mas, devemos julgar segundo a Palavra de Deus... 

SOMOS A ÚLTIMA GERAÇÃO? Somos a Igreja, penúltima dispensação? A última dispensação é dos 7 anos de Daniel, referente a grande tribulação. Jesus nos diz que não passaria esta geração sem que tudo isso aconteça. Ele falava a judeus , e desde a instituição do estado de Israel a ultima geração é essa, esta ocorrendo, quando a igreja ser retirada, o Senhor se voltará para o seu povo, onde irá então se cumprir todas as promessas físicas de reino a Israel...  sejam como os Bereanos  examinai as escrituras...SHALOM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS MORADIAS NOS TEMPOS DE JESUS.

O   judeu do primeiro século tinha e levava uma vida tranqüila,como muito aconchego familiar. O pão era assado em fornos de barros. Os tios tocavam seus instrumentos na área da casa. À noite, as casas eram iluminadas pela luz das lamparinas de azeite. A vida familiar era caracterizada por muita afetividade e carinho e regida por tradições sólidas. AS CASAS. Eram de formas e tamanhos variados, pois, havia diferença entre classe rica e pobre. Sua estrutura na sua maioria eram simples e pequenas. Os israelitas tinham a sua maior parte de suas atividades ao ar livre, então, a casa para eles era apenas um abrigo, um local para se fazer as refeições e para dormir.   Nos tempos de Jesus, as casas eram comuns, constituídas de apenas um cômodo, com pouquíssimo mobiliário, com quase nenhum adorno. Seus tamanhos, mais ou menos 3,5 mt2, tinham 2 a 3 janelas , e o assoalho era de terra batida. Possuíam uma escada externa que dava acesso a um terraço, que era plano, não havia telhados. Grande p

O JUGO DOS RABINOS.

INTRODUCAO: O SENHOR JESUS, não poucas vezes entrou em sérias confrontações com os Fariseus da sua época. Certo é que, os debates eram freqüentes, relacionado a diversas situações, das mais diversificadas, sobre a TORÁ, sobre as tradições dos Pais, sobre os 613 mandamentos, dos quais os Escribas e fariseus, mestres, e mais uma leva de religiosos eram conhecedores. Não somente conhecedores destes, mas criaram em cima destes mais uns quatrocentos. É interessante notar que, cada Rabino mantinha seus seguidores, discípulos, que os seguiam fielmente em todo o ensino.                 Vamos agora entender um pouco mais sobre os tais JUGOS, para que nós entendendo, não caiamos em qualquer laço, ou ensinos que nos tragam peso, pois JESUS nos disse: ‘ O meu JUGO é SUAVE e o meu FARDO é LEVE’.   Vamos começar:                 JESUS   diz , que há Rabinos e Rabinos. O que distingue os Rabinos é a experiência do REINO DE DEUS. Os Rabinos que são instruídos no Reino de Deus têm em casa um tesou

O ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O JUDAÍSMO MESSIÂNICO

INTRODUÇÃO: Ninguém pode com certeza definir o Espírito Santo. Durante muitos séculos discutiu-se sobre este Ser Divino. Debates acalorados perduraram por muito, muito tempo,seguindo dai diversos estudos e doutrinas da mais variadas, para todos os gostos. Mas na visão cristã crê-se em uma trindade entre Deus o Pai,O Filho e o Espírito Santo,três mas um só Deus ,com características de ações diferentes entre Eles. Gostaria de expressar a visão judaica messiânica ,isto é crentes judeus no Messias Yeshua ,Jesus,sobre quem é o Espírito Santo. RÚACH...tradução no hebraico : Vento - Presença - Essência - Sopro - Fôlego. Primeira ocorrência : Gênesis 1;2..."Havia trevas sobre a face do abismo,e o Rúach de Elohin pairava sobre a face do abismo, e o Rúach de Elohin pairava sobre a face das águas..." Na verdade,era a Glória e a presença Divina que estavam "visitando"o caótico estado que a terra se encontrava. Outro exemplo em Gênesis 8:1..." E lembrou-se Deus de N