O SENHOR É O MEU PASTOR..,,
Esse é um dos salmos mais lidos, cantado, estudado e pregado do nosso grande cuidador de ovelhas. é um salmo venerado , muitos o deixam aberto em suas bíblias como não sei o que, talvez como uma proteção, mas, sem ao menos entender os versículos escrito pelo pequeno Davi. Há um profundo significado, de uma convivência de pastoreio no campo, na solidão, tocando sua harpa, um grande adorador do Deus vivo, do Deus de Israel. Jessé seu pai ,já tinha sete filhos e Davi nascera de outra esposa deste ancião, devido a isso não era nem um pouco amado, mas sim desprezado e perseguido.
O GRANDE PARALELO COM NOSSO GRANDE PASTOR...a arma do pequeno pastorzinho era apenas um cajado no aspecto físico de defesa, mas no seu aspecto espiritual, era a sua harpa. Com seu bastão ele defendia suas ovelhas, mas também dava direção e correção. Ele começa com a frase o Senhor é o meu pastor, meu pastor amigo, ele tinha Deus como um grande amigo, que o ungia para a defesa das ovelhas contra o urso e contra o leão, mais a frente seria usado para abater o famoso gigante Golias. Que confiança extremada tinha no seu pastor a ponto de derrubar aquele que afrontava o exército do Deus vivo. E nós, temos esse nível de fé, a ponto de descansarmos nos braços do nosso grande pastor Jesus Cristo, o nosso amigo.
NADA LHE FALTOU...especialmente o consolo das noites frias daquela região, mas, também no aspecto espiritual ele era renovado pela alegria de cada dia cuidar das ovelhas. Quantas vezes ele tocou em sua harpa esse salmo? Quem sabe toda a manhã? Por certo devemos nós proceder assim, a cada dia pela manhã, e durante todo o dia ,salmodiar ao nosso Deus, nosso pastor amigo. Penso que do alto de sua santa morada, o Senhor olhava para aquela pequena criatura cuidando daquelas ovelhas ,e louvando o nome do Eterno. Assim, Deus nos olha do seu trono, ao deitarmos e ao levantarmos, caminhando por esse mundo que jaz no maligno, mas nos guardando como um pastor, mas, também hoje, como um Pai.
ELE ME FAZ REPOUSAR EM PASTOS VERDEJANTES...gosto mais do termo de relvas verdejantes, farta de alimento. Ele precisava levar suas ovelhas em cada tempo a novos pastos, sabe, elas tinham muita fome. Assim nós hoje, necessitamos desse alimento farto todos os dias, nos alimentar do Senhor, da sua Palavra , seu alimento que sacia nossa fome, tanto material, em nossas necessidades diária, como espiritual, fortalecendo nossa fé , renovando nossa bendita esperança da vida eterna, e de sua graça, que é o seu amor. Jesus, levou multidões naquela relva verdejante , e as alimentou plenamente, saciando-as ponto de sobrar o bastante para outro dia.
LEVA-ME AS ÁGUAS CALMAS, DE DESCANSO...era preciso levar as ovelhas em águas calmas, pois caso uma ou mais ovelhas caíssem em um rio profundo, e de correnteza , elas certamente morreriam afogadas, pois encharcaria sua lã ficando pesadas e afundariam rapidamente. Davi sabia disso e tinha todo o cuidado ao conduzi-las para tomar água, um lugar manso. Nós como ovelhas do Senhor também somos cuidados pelo nosso pastor, Ele nos guarda de afundarmos nas ciladas do inimigo, devemos clamar pelo livramento todos os dias, para não cairmos em depressão ou tristezas ,ou quem sabe, sobrecarregarmos nossos corações com as preocupações dessa vida, que não acrescentam nada em nossa breve caminhada. Como água também, podemos pensar na sua Palavra que sacia nossa sede .
REFRIGERA NOSSA ALMA...ah. penso como Davi ao salmodiar ao Senhor, a unção de Deus trazia o refrigério para sua alma, a graça do Deus vivo vinha sobre ele ,assim explodindo em jubilo de alegria. Quando louvamos ao nosso Deus e Pai em espírito e em verdade, o deleite invade nosso espírito, transportando do espírito para nossa alma. O louvor é um dos maiores instrumentos de adoração que traz refrigério para nós. Nosso louvor sobe ao céu e volta do céu satisfazendo nosso ser . O louvor quebra barreiras, e enfraquece nosso inimigo. Davi provou isso de muitas maneiras, na alegria e na tristeza, pois quando ele estava alegre, louvava e quando vinha algum abatimento, louvava também. A palavra de Deus é o nosso refrigério. Quando lemos os ensinos de Jesus, somos renovados, pois aprendemos a viver de acordo com sua vontade, isso gera refrigério, um exemplo é o sermão do monte.
GUIA-ME PELAS VEREDAS DA JUSTIÇA...por amor do seu nome...Jesus é a nossa justiça. Davi não conhecia o salvador ainda, mas profetizou em vários salmos, a respeito de Jesus e sua vinda, salmo 22, salmo 110 e outros. Ser um homem justo é algo excepcional, andar em plena integridade, retidão , fazendo aquilo que agrada a Deus. Jó era um homem integro, que temia a Deus, se desvia do mal. Justo é andar em caminhos direitos sem se desviar para a esquerda ,ou direita, tendo uma palavra verdadeira. Mas, também temos a justiça de Deus, que está em Jesus Cristo, aquele que nos libertou das trevas para a luz .nos justificando perante nosso Deus e Pai. Que nosso Espírito nos conduza em caminhos planos todos os dias.
AINDA QUE EU ANDE PELO VALE DA SOMBRA DA MORTE...não temerei mal algum, porque tu estas comigo. Esse versículo nos conduz no pastoreio de Davi por lugares perigosos. Ao conduzir suas ovelhas para outros pastos, havia lugares montanhosos, vales de caminhos estreitos, pois a região de Israel é bem alternada na sua geografia, morros , penhascos, ele precisava ser hábil e atento com cada ovelhinha para não despencar em uma ribanceira vindo assim perde-la. E não somos assim perante nosso grande Pastor, que nos acompanha a cada dia em nossa caminhada nesse mundo de vales, montanhas muito perigosas? Termos a fé autentica dada pelo Senhor que, nos fortalece e nos traz a segurança contra os vales da sombra da morte, para nos guardar, nosso corpo, alma e espírito. Temos a certeza que Jesus estará conosco até o final de nossa breve jornada, e ao fim de tudo, nos levar para suas moradas celestiais..
O TEU BORDÃO E TEU CAJADO ME CONSOLAM...Davi sempre precisava usar seu cajado naquelas ovelhas, conduzindo-as conforme seu conhecimento da região. Muitas vezes também ele usava o seu cajado para corrigi-las, para que não se desviassem do caminho certo. Disciplinava-as quando necessário. Assim também, nosso Pai Celestial usa de disciplina conosco, ele precisa nos corrigir e assim nos fazer o bem. Hebreus 12 nos traz um relato sobre Ele como Pai nos traz as correções precisas. Ele permite situações em nossas vidas, como enfermidades, ou situações financeiras desagradáveis, para depois com seu cajado nos conduzir a obediência. Não podemos rejeitar as correções de Deus, que nos fazem bem.
PREPARAS UMA MESA NA PRESENÇA DOS MEUS ADVERSÁRIOS...aqui bem especificamente trata de honrar uma pessoa na presença de outros. Esse versículo nos remete, na ocasião quando o Senhor havia rejeitado o rei Saul, pois, tornara-se desobediente as ordens de Deus. Sendo assim, o Eterno enviou Samuel até a família de Jessé, para lá ungir o próximo rei em Israel. Sabemos do desprezo que os irmãos de Davi tinham por ele, o ignorando constantemente. Chegando lá Samuel inicia o processo para escolha entre os filhos do ancião Jessé, para que um deles fosse coroado rei. Passa o primeiro e Deus rejeita, passa o segundo idem, terceiro idem finalizando Deus rejeita todos. Samuel pergunta a Jessé: acabaram seus filhos? Jessé diz: Ah! sim tem o menor que é pastor de ovelhas e nesse momento esta pastoreando. Samuel diz para ir chamá-lo, e ao Davi ali chegar o Senhor diz é esse o meu escolhido, vocês conhecem a história. Davi vem Samuel manda ele se ajoelhar e derrama sobre ele com seu chifre cheio de óleo e o ungiu Rei sobre Israel. Aqui se cumpre esse versículos: PREPARAS UMA MESA NA PRESENÇA DOS MEUS INIMIGOS...maravilhoso. Em certas situações também Deus nos honra diante de nossos inimigos, ainda que Jesus nos diz para orarmos por aqueles que nos perseguem, aliais, nós como filhos de Deus não devemos ter inimigos, mas termos um coração misericordioso pelos que nos perseguem, pois a justiça e do Senhor.
A BONDADE E A MISERICÓRDIA...nos seguirão todos os dias de nossa peregrinação por essa terra. Pela manhã tomamos para nós das muitíssimas misericórdias do Senhor, juntamente com sua extremada bondade. Deus é bom e quer nos dar mais do que pedimos. Gosto do texto onde Jesus fala que : O Pai vos ama e lhes dará boas coisas, as boas coisas de Deus , devem ser acompanhada de plenitude de vida, de paz e de alegria, mas, também materiais para que sejamos abençoadores para com o próximo. Devemos ser bondosos, Jesus nos fala em termos olhos bons, que corresponde a sermos generosos até mesmo com aqueles que não vão muito com nosso jeito de ser.
A ESSÊNCIA DO SALMO 23...Um resumo exato...
O Senhor é o meu pastor amigo, que cuida de mim, e supre todas as minhas necessidades, eliminando as causas daquilo que me trariam danos. .Ele permite com ternura e carinho que, mesmo eu vivendo neste mundo, habite na sua relva que da vida, me permitindo que eu usufrua da sua herança vindoura, e das mansas águas que me trazem descanso e paz. .Ele restaura a minha alma, mente e emoções, reabilitando minha vida, mostrando as trilhas da direção correta em fidelidade ao seu nome. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte , não temerei mal algum, porque ele sempre está comigo, me corrigindo, e me ensinado a governar bem minha vida, com equilíbrio, sendo compassivo para comigo a fim de que eu não interrompa os propósitos que ele tem para minha vida. Ele prepara uma mesa perante minha face na presença daqueles que tentam me atar e me afligir, fazendo que eu seja sempre saudavelmente próspero, e bem sucedido, através do azeite que ele derrama sobre minha cabeça, até que eu esteja plenamente saciado, saturado de sua benção . Eu estou seguro e convicto que a sua graça salvadora de seu filho JESUS CRISTO, que me perdoa ,me afasta do pecado e que me reabilita, estarão sempre comigo em todos os dias da minha até que eu, por fim, habite de modo cativo na sua gloriosa casa para sempre....O SENHOR É O MEU PASTOR.
Comentários
Postar um comentário