Pular para o conteúdo principal

O ESPÍRITO, O NOSSO ESPÍRITO, NOSSO CORAÇÃO ,NOSSO CÉREBRO E NOSSO CORPO.

 O ÉDEN E SEU PRINCÍPIO...

Havia um jardim dentro do éden, onde ali iniciou-se a minha história, a nossa história. O éden era uma dimensão magnífica, delícias e mais delícias foram criadas. O Deus Maravilhoso desejou em sua imensa sabedoria, poder e capacidade de criação, fazer coisas pela sua palavra, as quais não conseguimos dimensionar essa realidade. Haja luz, sol, lua, animais domésticos e selvagens, rios e mares , pássaros e uma diversidade de animais segundo as suas espécies, árvores frutíferas e uma vasta variedade de plantas e flores, espetacular. E nos Criou do pó da terra, e, se formos analisar tamanho projeto, ficamos abismados, atônitos, perplexos, sem palavras. Você é pó.

VOCÊ O CONHECE?... Gosto muito do livro de Jó, especialmente a partir do capítulo 38, quando o Senhor começa um diálogo com Jó sobre a criação. ao final Jó diz: antes eu só ouvia falar do Senhor, mas, agora meus olhos te veem. O quanto nós conhecemos esse Deus! Só de ouvir relatos sobre! Ou temos a nossa experiência pessoal com Ele. O homem é inexcusável quando não reconhece Deus em sua criação, que sabedoria ,em cada detalhe em criar, olhe os pássaros em sua diversidade de espécies e de cores, ficamos extasiados. E sobre tudo o que o homem já edificou! Espetacular é pouco para descrever tantas obras. Ó profundidade da riqueza e da  sabedoria e da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos e inescrutáveis os seus caminhos ! Quem pois conheceu a mente do Senhor ? Ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem primeiro deu a Ele para que lhe venha a ser restituído? Porque dele e para ele são todas as coisas. A ele, pois glória eternamente Amém! Romanos 11:33-36...descreve tudo sobre esse Deus tão grande.

O HOMEM E SEU PECADO...o homem fora dotado de um poder extraordinário, a imagem e semelhança de Deus. Deus o cria do pó da terra e sopra seu Espírito sobre ele, o sopro da vida, tornando-o uma alma vivente. A tradição judaica relata que quando Deus e o homem passeavam pelo jardim, os anjos ficavam admirados ,pois, os dois eram da mesma espécie, a glória de Deus estava sobre Adão, não viam diferença, Deus e Adão refletiam iguais, em espírito. O espírito de Adão e sua alma eram muito inteligentes, chegando ao ponto de Adão dar nomes a todos os animais, e outras características divinas que possuíam . Deus na viração do dia passeava pelo jardim ao encontro do homem para bater um papo, e ensinar quem sabe sobre suas funções no jardim. Enfim a dimensão do éden era espiritual, maravilhosa, sem morte , as frutas não se decompunham, as árvores e toda a natureza não estava contaminada. Assim como todos os animais etc.

O HOMEM ERA INCORRUPTÍVEL...puro, inocente, desprovido dos frutos do maligno. Era impossível o homem pensar coisas erradas, o mal, as trevas não faziam parte deste sistema. Diga-se o grande objetivo e propósito do Deus criador é um dia retornar não a dimensão do éden , mas fazer da terra um pré-éden, um retorno as dimensões de uma morada sem maldição, um local de prosperidade, abundância , onde o ser humano vai viver como a idade da árvore. Haverá uma abundância de frutos tal que vc estará colhendo e atrás já se estará semeado. Isso será o dia em que Cristo reinar sobre a terra . O mal será restringido, pois satanás e seus demônios ficarão presos por mil anos, Apocalipse 20.

O HOMEM É LANÇADO FORA DO ÉDEN...ele não poderia ficar no jardim após seu pecado, uma desobediência ao criador. Havia no jardim 2 árvores principais , a da Vida e a do conhecimento do Bem e do Mal. A árvore da vida trazia vida eterna ao homem, já a do conhecimento do bem e do mal não lhe era permitido comer, pois traria morte física, conhecimento do mal, a índole maligna que vemos hoje, e traria também a separação de Deus, comunhão com o seu criador. E foi exatamente o que Adão fez que lhe causou muita desgraça. No princípio o homem teve vergonha de Deus pois estava nu, não sabemos exatamente que tipo de roupagem eles tinham no jardim, estariam nus? Ou tinham uma roupagem espiritual? Mas, diz-se que estavam nus ,e fizeram roupas de folhas de figueira, uma maneira errada de estar na presença de Deus, obras humanas, pois somente por meio de Jesus e seu sangue ,somos revestidos da proteção e o acesso até o pai. Mas Deus os veste com roupa de um animal. Poderíamos pensar aqui que este foi o prenuncio do evangelho, isto é  Deus sacrifica um animalzinho, derramando seu sangue, mostrando a maneira que o homem teria que ser revestido diante dele. A palavra nos fala que Cristo foi sacrificado antes da fundação do mundo, o mundo ainda não existia, veio a existir somente após o homem ser expulso do paraíso.

E AGORA ! O QUE TORNOU-SE O HOMEM? ...expulsos, sofreram o afastamento do seu criador, da sua proteção, cuidado, antes comunhão lado a  lado, agora o vazio, a incerteza de como fazer as coisas, como proceder em um local desconhecido. Vamos lembrar que, agora a terra tornou-se amaldiçoada, os animais tornaram-se violentos, o homem iria semear com dificuldade, erva daninhas cresceriam junto com as verduras, legumes etc. As frutas iriam apodrecer , teriam prazo de validade. Mas, o pior de tudo é que estariam por conta agora, aquele espírito que dava acesso a Deus acabou morrendo, o homem passou a ser corpo e alma. corpo e coração, seus pensamentos iriam alterar sua qualidade de vida, de relação com os demais seres humanos. E não o foi assim que sucedeu, Caim mata Abel, começou. Dor , tristeza, depressão, angustias começaram a habitar agora no homem caído, desprovido de luz. Seu espírito morreu. Deus é Espírito e precisamos adorá-lo, e ter comunhão em espírito e em verdade.

O ASSUNTO CORAÇÃO...nós vemos no livro de provérbios uma infinidade de versículos que fala sobre o coração, também em Eclesiastes tem alguns versículos de suma importância. A queda do homem afetou violentamente o coração humano, a maldade reinou. Um texto de Gênesis Deus diz: "Viu o Senhor que a maldade do homem havia se multiplicado na terra, e que era continuamente mau todo o desígnio do seu CORAÇAO". Agora mais adiante no versículo de Gn 6:6 , diz Deus como ficou o seu coração: " então se arrependeu o Senhor de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou o CORAÇÃO." E agora como ficamos! Sabemos do desenrolar da história que Deus enviou o dilúvio e destruiu tudo, ficando apenas 8 pessoas salvas para reiniciar sua obra. Bem, agora vai ser tudo diferente, esses salvos que viram a glória de Deus e seu poder, esses vão mudar seus corações! Sabemos que não. Vai piorar

EXISTEM DOIS TIPOS DE HOMENS, O NATURAL E O ESPIRITUAL...sabemos que a queda do homem, trouxe um  grande estrago na raça humana. O pós diluvio, praticamente 100 % da raça humana conhecia ao Senhor através dos relatos oral, de boca a boca, aqueles com longevidade espalhavam aquilo que ouviram de Noé e seus filhos, e assim foi sendo relatado as demais gerações que vieram. Esses somente ouviam falar de Deus como Jó, mas, não o conheciam. Alguns citados como Enoque que andou com Deus 365 anos e foi arrebatado, pois foi um justo em seu tempo. Mais a frente , Deus chama Abrão para reiniciar seu plano de resgate do homem, através de Jesus Cristo, a semente da mulher. Então, a maioria eram homens que chamamos de Naturais, espécie composta de corpo e coração sem a presença do espírito, estes davam prioridade aos desejos do seus corações, na sua maioria com atitudes carnais, adquirido da árvore do conhecimento do bem e do mal. 

O HOMEM NATURAL E SUA SOBERBA...Logo em seguida intentaram erguer uma torre, que chegasse ao céu, uma torre para não serem espalhados pela face da terra, desobedecendo a ordem de Deus de se espalharem, se  multiplicarem e sujeitar a terra. Era o homem em sua soberba, pois todos praticamente foram picados pela antiga serpente, o diabo. Vamos lembrar que, o homem entregou a liderança que era dele dada por Deus, o diabo recebeu de bandeja, por isso o mundo jaz no maligno. Mas, um dia o Leão da Tribo de Judá, virá tomar posse da sua herança, a terra. Em Babel começou a maior rebelião contra o senhor, Ninrode foi o precursor da rebelião, Semíramis, sua mãe iniciou com as artes mágicas, feitiçarias e outros aspectos da nova era, descambou de novo, e Deus desceu e confundiu a língua de todos ver, em Gênesis 11. Somos deuses, queremos ser como Deus, essa era a dinâmica do homem sem o Espírito de Deus. 

E VEIO O VERADEIRO SER HUMANO: JESUS CRISTO...passados milênios, eis que nasce aquele que iria restaurar o homem com Deus, Jesus veio como um reconciliador, sua missão específica : levar o homem natural a ser restaurado a uma nova criatura, o homem espiritual. Por meio de Cristo, da obra da cruz, a ponte foi direcionada ao trono do Altíssimo, por meio do sangue de Cristo, agora temos paz com Deus. Quando um ser humano é tocado pelo Deus e Pai do Senhor Jesus Cristo, ele pelo Espírito de Deus nasce de novo, seu espírito é vivificado, ele é agora uma habitação de Deus, um templo de Deus. Com isso ele agora ora a Deus em espírito e em verdade. Pela fé que Deus deposita no espírito do homem agora espiritual, ele fala com Deus, o seu Deus e seu Pai. Isso é algo sobrenatural que ocorre no homem natural. Antes guiado e dirigido pelo seu coração, com desejos carnais e distanciamento da vontade do Criador, agora ele clama ABBA PAI... ele compreende a cruz, o sangue e os propósitos de Deus para com ele.

MAS, E O SEU CORAÇÃO SE CONVERTE TOTALMENTE AO ESPÍRITO? Lamento te dizer que, quando você vem a Cristo por meio do Pai Celestial, o seu espírito conhece a Deus, e está pronto, mas, o seu coração!!!! ...Vamos a alguns textos de provérbios...um dos mais marcantes está em Provérbios.4:23 : "     Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida" Penso que foi Salomão que escreveu esse. Mas, veja bem o que ele nos fala aqui, que temos que guardar nosso coração contra as influências do mundo, dos nossos desejos bons ou maus. Tudo sobre o que vemos, ouvimos e realizamos pode afetar nossa caminhada. Pode sair coisas más ou pensarmos em coisas boas. Um ex. Jesus nos fala para termos olhos bons, ele quer nos falar aqui em termos um coração generoso, cheio de compaixão, misericórdia, não julgarmos, falar e pensar o mal sobre determinada pessoa, agindo erradamente assim, nosso interior estará em trevas, caso contrário nosso interior será luz. A questão aqui é, se teremos luz ou trevas em nosso coração.

OUTRA DE SALOMÃO..." provérbio 12:25.." A ansiedade no CORAÇÃO do homem o abate, mas a boa palavra o alegra.."  penso que entre 10 pessoas, 8 estão sofrendo de ansiedades. ao contrário provérbios 15:13.." o CORAÇÃO alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espirito se abate". pense que, um coração triste pode afetar todo o nosso ser, e também nosso espírito? Existem diversos versículos sobre o coração, não vou expor mais, meu desejo é que todos que lerem esse estudo, pegue um lápis e vai grifando todos os testos que falam sobre o coração. Ok?

A SEQUÊNCIA ..O ESPÍRITO, NOSSO ESPÍRITO . NOSSO CORAÇÃO , CÉREBRO E NOSSO CORPO...complicado? O Espírito retratado em primeiro, é o Espírito Santo de Deus, do nosso Pai. Ele tem o poder de resgatar um ser humano das trevas, para a sua maravilhosa luz, para o reino de Cristo. Este é enxertado em Cristo pelo novo nascimento de João3. Este faz nascer , reviver , vivificar nosso espírito que estava morto, ausente do nosso ser. Nosso espírito agora acessa a consciência de Deus, ele recebe as revelações da Palavra...A função do Espírito é revelar ao homem interior sobre, Cristo. sobre a cruz , o sangue , as profecias. Nosso espírito está pronto para o grande dia do arrebatamento, onde seremos transformados em corpo corruptível para incorruptível , de mortal para imortal, teremos o corpo como de Jesus Cristo, corpo espiritual e corpo material, algo espetacular.

NOSSO CORAÇÃO...como disse , infelizmente nosso coração não se converte plenamente, é sujeito as concupiscências da vida, pecamos ainda , pelos olhos, pelo ouvir, pelo falar, a gula nos aprisiona muitas vezes, somos vulneráveis. Existe uma batalha entre a carne e o nosso espírito. O Espírito traz uma lembrança das promessas de Deus para nós, revela ao nosso espírito, esse por sua vez leva até ao nosso coração, um exemplo: "pelas feridas de Jesus fomos curados", nosso coração deveria levar essa promessa ao nosso cérebro, que iria levar até o nosso corpo, mas, se nosso coração duvidar, ele vai deixar de lado, dirá, mas não é bem assim, incredulidade. Como disse: " do coração procedem as saídas da vida", outro exemplo de promessa: " aquele que crer em Jesus Cristo terá vida, e vida abundante e alegria completa, plena". Nosso coração recebe está promessa, quando ele não duvida e leva até nosso cérebro, o cérebro envia para todo nosso ser, e provamos os benefícios da Cruz.

OS NASCIDOS DE NOVO...ainda que tendo a presença agora do Espírito de Deus, sendo uma habitação, templos do Senhor, ainda assim conviveremos diante de decisões, dois caminhos, o bem e o mal. Mas, desde que fui tocado pelo Senhor, eu ainda cometia coisas contrárias a Palavra de Deus, o qual chamo de o manual do fabricante. Com o tempo meu coração foi moldando-se a uma nova realidade em Cristo, satanás tem um livro escrito por ele de coisas muito ruins, mentira, adultério, egoísmo, inveja, cobiça, ganância, o poder de muitos políticos corruptos, existe uma variedade que chamamos de frutos da carne, ou obras da carne .Mas, nosso Deus tem os fruto do seu Espírito, quais são ..Amor, alegria, paz, bondade, humildade, fidelidade, mansidão, domínio própria, benignidade e muitos outros. Quantos desses vc está praticando, em sua breve caminhada  por esse mundo que jaz no maligno!

JESUS DIZ:,," NÃO SOBRECARREGUE O VOSSO CORAÇÃO COM AS CONCUSPISCÊNCIAS DESSA  VIDA..."pois isso não acrescentará um côvado ao curso de sua caminhada". Jesus nos dá uma ordem, assim como ele diz para não andarmos ansiosos por coisa alguma, pois vosso Pai celestial, cuida de nós, como um Pai que quer nos dar Boas Coisas, eu quero essas boas coisas, peço a ele todos os dias. Coloco-me diante de Deus como abençoado do Senhor, vou descrevendo os milagres diários que recebo ao invocar o meu Pai celestial. Tanto nas situações as quais ele não me livra eu agradeço, pois Ele sabe aonde tenho que ser corrigido,  em meu coração, e na minha carne. É, ele corrige a seus filhos, Hebreus 12, aqueles que ele ama, ele quer  nos fazer bem, crescermos em maturidade espiritual e sermos curados em nosso corpo. "Mais bem aventurado é aquele que crê em mim sem me ver..." A fé é um dom dado por Deus para alcançarmos as promessas de Deus, confiar naquele que  tudo sabe , tudo vê. 

SALOMÃO PEDIU A DEUS UM CORAÇÃO SÁBIO...Salomão foi o cara, conhecia de tudo, zoologia, botânica, engenharia, escreveu milhares de provérbios sobre psicologia humana, um manual de sabedoria para todas as questões. Depois ele arrebentou em Eclesiastes, vaidades das vaidades, tudo é vaidade. Depois de provar tudo o que seu coração desejava, construir palácios, e ter setecentas esposas e trezentas concubinas, muitos cavalos, riquezas inimagináveis, animais de todos os cantos do mundo, seu trono de ouro, marfim, produziu os melhores vinhos, e teve paz por quarenta anos de seu reinado. Mas, corrompeu seu coração, e no final de sua vida ele diz: " de tudo, teme ao Senhor, pois vc dará conta de todos os seus atos" final de Eclesiastes. Sugiro também se vc nunca leu Eclesiastes, faça hoje ou amanhã, ah! e provérbios também..

FINAL...Deus nos diz: " filho meu da me o seu coração" pois ele quer nos guiar as relvas verdejantes, e as aguas tranquila, ele quer refrigerar a nossa alma, e nos guiar em seus caminhos. Vamos pela manhã ao acordarmos pedir a ele que possamos ouvir da sua graça, seu amor, ser revestido da sua armadura, revestidos do seu Espírito para que ele domine todo o nosso ser, que ao deitarmos, ele nos ensine e nos aconselhe, e que nos prepare um novo dia segundo o que proceder de seu coração, pois a sua vontade para nós é: BOA, PERFEITA E AGRADÁVEL... Um Shalom perfeito a todos, e até a próxima...


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O JUDAÍSMO MESSIÂNICO

INTRODUÇÃO: Ninguém pode com certeza definir o Espírito Santo. Durante muitos séculos discutiu-se sobre este Ser Divino. Debates acalorados perduraram por muito, muito tempo,seguindo dai diversos estudos e doutrinas da mais variadas, para todos os gostos. Mas na visão cristã crê-se em uma trindade entre Deus o Pai,O Filho e o Espírito Santo,três mas um só Deus ,com características de ações diferentes entre Eles. Gostaria de expressar a visão judaica messiânica ,isto é crentes judeus no Messias Yeshua ,Jesus,sobre quem é o Espírito Santo. RÚACH...tradução no hebraico : Vento - Presença - Essência - Sopro - Fôlego. Primeira ocorrência : Gênesis 1;2..."Havia trevas sobre a face do abismo,e o Rúach de Elohin pairava sobre a face do abismo, e o Rúach de Elohin pairava sobre a face das águas..." Na verdade,era a Glória e a presença Divina que estavam "visitando"o caótico estado que a terra se encontrava. Outro exemplo em Gênesis 8:1..." E lembrou-se Deus de N...

AS MORADIAS NOS TEMPOS DE JESUS.

O   judeu do primeiro século tinha e levava uma vida tranqüila,como muito aconchego familiar. O pão era assado em fornos de barros. Os tios tocavam seus instrumentos na área da casa. À noite, as casas eram iluminadas pela luz das lamparinas de azeite. A vida familiar era caracterizada por muita afetividade e carinho e regida por tradições sólidas. AS CASAS. Eram de formas e tamanhos variados, pois, havia diferença entre classe rica e pobre. Sua estrutura na sua maioria eram simples e pequenas. Os israelitas tinham a sua maior parte de suas atividades ao ar livre, então, a casa para eles era apenas um abrigo, um local para se fazer as refeições e para dormir.   Nos tempos de Jesus, as casas eram comuns, constituídas de apenas um cômodo, com pouquíssimo mobiliário, com quase nenhum adorno. Seus tamanhos, mais ou menos 3,5 mt2, tinham 2 a 3 janelas , e o assoalho era de terra batida. Possuíam uma escada externa que dava acesso a um terraço, que era plano, não havia telhados....

O JUGO DOS RABINOS.

INTRODUCAO: O SENHOR JESUS, não poucas vezes entrou em sérias confrontações com os Fariseus da sua época. Certo é que, os debates eram freqüentes, relacionado a diversas situações, das mais diversificadas, sobre a TORÁ, sobre as tradições dos Pais, sobre os 613 mandamentos, dos quais os Escribas e fariseus, mestres, e mais uma leva de religiosos eram conhecedores. Não somente conhecedores destes, mas criaram em cima destes mais uns quatrocentos. É interessante notar que, cada Rabino mantinha seus seguidores, discípulos, que os seguiam fielmente em todo o ensino.                 Vamos agora entender um pouco mais sobre os tais JUGOS, para que nós entendendo, não caiamos em qualquer laço, ou ensinos que nos tragam peso, pois JESUS nos disse: ‘ O meu JUGO é SUAVE e o meu FARDO é LEVE’.   Vamos começar:                 JESUS   d...