Pular para o conteúdo principal

O NOVO E O VELHO CONSERTO .

Texto base; Lucas 5:36-39.

..."Também lhes disse uma parábola: Ninguém tira um pedaço de veste nova e o põem em veste velha ,pois rasgará a nova, e o remendo da nova não se ajustará à velha. E ninguém põem vinho novo em odres velhos,pois o vinho novo romperá os odres; entornar-se-á o vinho, e os odres se estragarão. Pelo contrário,vinho novo deve ser posto em odres novos ( e ambos se conservam). E ninguém, tendo bebido o vinho velho,prefere o novo; porque diz: o velho é excelente..."

Deus, a cerca de 580 anos antes de Cristo, tinha feito através de um profeta, uma promessa de que um dia iria fazer celebrar um novo conserto ,um novo pacto, uma nova aliança com seu povo Israel. E Deus ao prometer isso, estava falando justamente com um profeta do Velho Testamento. Vamos rever este texto no livro do profeta Jeremias capítulo 31:31.....

..."Eis que vem dias,diz o Senhor , em que firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá. Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porquanto eles anularam a minha aliança, não obstante eu os haver desposado, diz o Senhor. Porque está é a minha aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor : Na mente,lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas escreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo...." O próprio Deus falando através de Jeremias, uma promessa futura.

Ali no antigo pacto, Deus estava dizendo que faria um novo pacto, mas agora um pacto do coração. Veremos o texto em questão no profeta Ezequiel 11:19-20. Vemos  nos versículos anteriores uma promessa maravilhosa da restauração de Israel em sua terra em plenitude. Sabemos que em 15 de Maio de 1948, Israel já tomou posse parcial de sua terra prometida, e sabemos também que um dia o será em total domínio na terra da promessa a Abraão, Isaque e Jacó. Por certo que este versículo que vamos ler somente será cumprido quando o Messias Jesus Cristo reinar em plenitude com seu povo a partir de Jerusalém, mas segue a promessa futura:

...."Dar-lhes-ei um só coração , espírito novo porei dentro deles; tirarei da sua carne o coração de pedra e lhes darei coração de carne; para que andem nos meus estatutos, e guardem os meus juízos,e os executem ; e eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus...."

Vamos para um  tempo no futuro. Quando Jesus veio cumprir está promessa, Ele veio fazer algo novo, coisas novas, trazendo uma grande surpresa, um anuncio de algo novo. Precisava ser algo espetacular e maravilhoso. Houve um espanto muito grande entre o povo e as autoridades religiosas, ficaram mui admirados  da maneira que Ele falava,com sabedoria e grande autoridade, havia poder em suas palavras. Ele trouxe uma nova doutrina, bagunceou a sociedade israelita, deixou de pernas para o ar.

A bem da verdade ninguém nunca fez o que Jesus fazia; desde suas palavras que curava a alma dos pobres, da ralé como diziam os Fariseus,Saduceus. Ele operava grandes sinais: Deu vista aos cegos, curou os paralíticos, o leprosos, ressuscitou os mortos etc. Mas Jesus, citava as escrituras do antigo conserto, a lei de Moisés da seguinte maneira: Mateus 5:21..."Ouviste o que foi dito aos antigos: Não matarás; e: Quem matar estará sujeito ao julgamento, esta era a lei. Mas agora, Jesus traz uma nova doutrina iniciando da seguinte maneira: Eu, porém vos digo....e traz um novo ensino ,vinho novo.

A bem da verdade, na nova doutrina, o vinho novo, era carregado de mais cobrança, tornando mais exigente no seu cumprimento, o juízo seria maior, se apenas uma pessoa olhasse para uma mulher e a desejasse em seu coração estaria adulterando coma mesma. Vemos também outro exemplo no verso 33 de Mateus 5, sobre o juramento. Jesus trazia a velha aliança e com uma nova interpretação na nova aliança, coisas novas. A lei dizia isso, Jesus mudava a forma de interpretação..."em verdade, em verdade vos digo..." Não foram poucas as contendas entre Ele e os doutores da lei. Questionavam suas palavras lhe perguntando..."Quem vos deu autoridade para mudar a lei? "

A bem da verdade, Jesus veio cumprir toda a Lei, somente Ele foi capaz de em nosso lugar cumpri-lá em cada parte do diversos mandamentos, foi perfeito,pois era perfeito. Mas a proposta Dele era  trazer algo novo, desfazer do velho para entrar em um novo pacto, aquele profetizado lá atrás com Jeremias e Ezequiel. Precisava trazer uma veste nova, um vinho novo, uma outra roupagem não somente para Israel mas também para os gentios que iriam recebê-lo com Salvador em Pentecoste.

Vamos as vestes novas e as vestes velhas.
Um exemplo bem simples, compramos um terno a dois anos atrás em uma loja, após dois anos de uso já está desgastado e sofreu uma avaria, rasgou no bolso, uma rasgada que o deixa impossibilitado de usá-lo mais. Ai então, você vai na mesma loja e compra outro novinho em folha, e tem uma ideia bem estranha;  você corta um pedaço do terno novo exatamente no lugar do terno que está rasgado, aquele de dois anos de uso, e vai e costura aquele remendo novo na peça do terno velho. Seria ilógico se você assim procedesse, Não daria certo, estragar o novo para consertar o velho. A bem da verdade o remendo novo não condiz com o terno velho e já surrado pelo tempo,ele esta mais que na hora de pendurá-lo.

Este é um exemplo do que Jesus está a dizer; não dá para você estar em Cristo e estar na velha lei de Moisés, Não combina, não prosperará. Um outro exemplo na sequência verso 37, fala do vinho novo em odres velhos. Um odre era feito de pele de cabra,onde ali se colocaria o vinho novo onde ambos envelheceriam juntos. Após o término do vinho ,aquele odre se tornaria velho e deixaria de ter a função de ser usado novamente com um vinho novo, se assim procedesse o odre iria sofrer o impacto da fermentação do vinho novo e iria explodir, arrebentaria com certeza,seria muita pressão. Sempre tenha em mente a velha lei e o novo pacto, coisas novas, novidade de vida, liberdade em Cristo.

Para você receber o novo pacto, você precisará deixar o velho ensino do antigo pacto, as velhas idéias religiosas. O Antigo Testamento é de Deus,Jesus nasceu sob a lei, cumprindo-a,mas, Jesus Cristo diz; não dá certo! Não tem jeito. É preciso deixar as velhas idéias. Jesus trouxe algo novo, revolucionário, transformador, não dá para viver uma vida nova com a velha aliança, principalmente nós gentios crentes no Salvador. Ao você tentar adaptar o velho ao novo vai dar errado. Um exemplo: O Sábado.

No antigo testamento a figura do Sábado era sagrada para os judeus, se a pessoa não o guardasse ele estaria sujeito a ser apedrejado. Como é que você está pensando em lançar o sábado na nova aliança ou novo pacto nesta condição, pois é a condição exigida.Aliás, Jesus violou o sábado várias vezes, como o Senhor do sábado, teve a coragem de violar o sábado? Queriam matá-lo por causa disso.

Uma nota...A lei era rigorosa, se você não a cumprisse em um ponto estaria sujeito as penalidades referentes ao descumprimento. E mais...maldito aquele que não cumprir um item deste mandamento. Por isso Jesus tornou-se maldição em nosso lugar,não iriamos cumpri-lá... 

Jesus nos fala que o homem não foi feito para o sábado, mas, o sábado foi feito para o homem. Deus via essa necessidade de um dia de descanso, devido o tempo que Israel ficou no Egito,onde não havia folga,era trabalho 24 horas,sem direito a um dia de descanso.

Tem muitas congregações oferecendo veste velha, vinho velho, para que os incautos misturem ao novo traje. Fazem uma mistura do velho pacto com o novo pacto.Está muito claro a separação, não podemos pegar textos da velha aliança que era dirigida para Israel e acrescentarmos à igreja de Cristo.

Se você é um odre novo e continua querendo o vinho velho, é sinal de que você não entendeu bem o que Jesus disse sobre o ser uma pessoa nascida de novo. O vinho velho foi para o povo judeu,e para enterrar definitivamente com a velha ordem, o Senhor fez algo inimaginável : Destruiu o Templo em Jerusalém, findando todos os sistemas que o regiam, sacrificial,das ofertas,dos dízimos e do sábado.

O entendedores de vinho, acham que o vinho velho é melhor, se ufanam de conhecerem sobre o assunto, fazem longas explanações sobre. A bem da verdade os que mataram Jesus eram esses conhecedores do vinho velho,julgavam-se senhores da lei, e rejeitaram o vinho novo, a salvação.
O vinho novo estava na frente de todos eles, mas, eles pediram por Barrabás,um vinho barato e desconhecido.

Falo agora a você que tem uma religião que herdou de seus pais,seja judeu ou católico ou até mesmo evangélico protestante. Você por um acaso não está misturando as alianças? Diria que o que fica patente a todos entres esse,é o Catolicismo Romano, o qual fez uma mistura de vinho velho,e com o culto Babilônico. Todo o sistema clerical, toda a ordem de sacerdotes,bispos, padres ,papas ,arcebispos,são, vinho velho,vindo do sistema judaico. Aliás o Catolicismo Romano é uma seita dos últimos dias, aquela mulher montada na besta de Apocalipse.

Muitos até se ufanam em dizer : Sou Católico e não mudo. Outra das seitas que se ufanam do vinho velho são os Adventistas do Sétimo dia, os quais apresentam não Jesus Cristo como todo suficiente Salvador,mas, a bandeira destes é o Sábado, e de que quem não o guardar perderá sua salvação.Todas advém de tradições humanas, recebidas, herdadas de seus papas e papisas.

Mas Jesus ao apresentar o vinho novo, traz uma condição muito importante : O Nascer de Novo. Certa noite Nicodemos,o velho vinho, veio ter com Jesus. Ele era o velho da lei, isto está em João 3. Nicodemos teve dificuldades em entender que Jesus falava, ele estava impregnado do vinho velho, e o vinho novo era duro de beber, lógico que abalaria seu status. Havia somente uma condição para que ele viesse entender: livrar-se da velha doutrina,as tradições dos pais. Era necessário nascer de novo e receber a Cristo como Salvador. Mas os relatos, nos parecem, Nicodemos entendeu.

O vinho novo, nos fala do novo nascimento,uma experiência nova com O Espírito de Deus , o qual vai gerar uma nova criatura 2 Corintios 5:17. As coisa velhas devem passar para vir um novo ser, um odre novo,para beber o vinho novo,no novo pacto no sangue de Jesus.

Um dos textos maravilhosos da Bíblia na nova aliança é descrito no livro de Hebreus capítulo 1:1-3..." Havendo Deus,outrora,falado,muitas vezes e de muitas maneiras,aos pai, pelos profetas,nestes últimos dias,nos falou pelo Filho,a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisa pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados,assentou-se à direita da majestade,nas alturas..."

Está muito claro a quem devemos ouvir nestes últimos dias, certo? Não é o pastor, o padre, o papa, a lei, Moisés,mas, sim a Jesus Cristo e aos profetas que escreveram tais promessas,as quais cumpriram-se plenamente na vinda de Cristo para; implantar o princípio do Reino de Deus nos corações de carne,não de pedra. É a Ele que devemos ouvir.

Ele é o mediador de uma Nova Aliança,do Novo Pacto no Seu Sangue. O velho já envelheceu, isto é o que Hebreus 8:13 nos diz:..."Quando ele diz nova ,torna antiquada a primeira.Ora aquilo que se torna antiquado e envelhecido está prestes a desaparecer..." E foi o que ocorreu no ano 70,desapareceu a velha ordem. Deus não habitaria mais em templos feito por homens,mas, em templos vivos,nos corações, uma nova maneira de se relacionar com o Pai,uma nova ordem.

Uma nova criatura em Cristo,deve ser pautada toda no Novo Testamento,de Mateus a Apocalipse, especialmente nós que não somos judeus,mas gentios crentes no Messias Judeu Jesus. Mas,logicamente que toda a escritura é inspirada por Deus, e quando vamos aos Salmos vemos as lutas de Davi,como exemplo, vemos as profecias nos salmos sobre Jesus. Quando vamos em Eclesiastes aprendemos muito com Salomão. E Provérbios,mais os profetas. Diga-se,Moisés está morto, a lei encerrou-se em Cristo ,nas sua vinda no seu fechamento triunfal...ESTÁ CONSUMADO.

Velhas idéias, velhos conceitos, velhas tradições,filosofias, não podem mais conviver com coisas novas, com novidade de vida, com o novo que Jesus veio nos apresentar. O novo contrato está todo escriturado,somente precisamos firmar este contrato. O contratante já deixou seu contrato-(a nova aliança,o novo testamento), eu e você somente temos que assinar,firmar em nosso coração,para tornar-mo-nos um herdeiro de Deus, e co-herdeiro com Cristo...

É necessário mergulharmos nas águas do verdadeiro Batismo,firmando este contrato, lançar,imergir a velha natureza com seus dogmas, tradições,pecados as inimizades e iniquidades cometidas contra Deus,para erguer-mo-nos para uma nova vida,uma nova maneira de ser, de pensar como o Espírito pensa...

Crer e assinar, eis a questão, você está disposto ? Você entendeu ?

Que o Senhor,em sua imensa Graça lhe revela o seu Filho Querido,para que hoje ainda torne-se uma nova criatura,nascida de Deus...Boa noite...

OBS-como complemento sugiro ler ...O JUGO DOS RABINOS. Uma publicação bem interessante...



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS MORADIAS NOS TEMPOS DE JESUS.

O   judeu do primeiro século tinha e levava uma vida tranqüila,como muito aconchego familiar. O pão era assado em fornos de barros. Os tios tocavam seus instrumentos na área da casa. À noite, as casas eram iluminadas pela luz das lamparinas de azeite. A vida familiar era caracterizada por muita afetividade e carinho e regida por tradições sólidas. AS CASAS. Eram de formas e tamanhos variados, pois, havia diferença entre classe rica e pobre. Sua estrutura na sua maioria eram simples e pequenas. Os israelitas tinham a sua maior parte de suas atividades ao ar livre, então, a casa para eles era apenas um abrigo, um local para se fazer as refeições e para dormir.   Nos tempos de Jesus, as casas eram comuns, constituídas de apenas um cômodo, com pouquíssimo mobiliário, com quase nenhum adorno. Seus tamanhos, mais ou menos 3,5 mt2, tinham 2 a 3 janelas , e o assoalho era de terra batida. Possuíam uma escada externa que dava acesso a um terraço, que era plano, não havia telhados. Grande p

O JUGO DOS RABINOS.

INTRODUCAO: O SENHOR JESUS, não poucas vezes entrou em sérias confrontações com os Fariseus da sua época. Certo é que, os debates eram freqüentes, relacionado a diversas situações, das mais diversificadas, sobre a TORÁ, sobre as tradições dos Pais, sobre os 613 mandamentos, dos quais os Escribas e fariseus, mestres, e mais uma leva de religiosos eram conhecedores. Não somente conhecedores destes, mas criaram em cima destes mais uns quatrocentos. É interessante notar que, cada Rabino mantinha seus seguidores, discípulos, que os seguiam fielmente em todo o ensino.                 Vamos agora entender um pouco mais sobre os tais JUGOS, para que nós entendendo, não caiamos em qualquer laço, ou ensinos que nos tragam peso, pois JESUS nos disse: ‘ O meu JUGO é SUAVE e o meu FARDO é LEVE’.   Vamos começar:                 JESUS   diz , que há Rabinos e Rabinos. O que distingue os Rabinos é a experiência do REINO DE DEUS. Os Rabinos que são instruídos no Reino de Deus têm em casa um tesou

O ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O JUDAÍSMO MESSIÂNICO

INTRODUÇÃO: Ninguém pode com certeza definir o Espírito Santo. Durante muitos séculos discutiu-se sobre este Ser Divino. Debates acalorados perduraram por muito, muito tempo,seguindo dai diversos estudos e doutrinas da mais variadas, para todos os gostos. Mas na visão cristã crê-se em uma trindade entre Deus o Pai,O Filho e o Espírito Santo,três mas um só Deus ,com características de ações diferentes entre Eles. Gostaria de expressar a visão judaica messiânica ,isto é crentes judeus no Messias Yeshua ,Jesus,sobre quem é o Espírito Santo. RÚACH...tradução no hebraico : Vento - Presença - Essência - Sopro - Fôlego. Primeira ocorrência : Gênesis 1;2..."Havia trevas sobre a face do abismo,e o Rúach de Elohin pairava sobre a face do abismo, e o Rúach de Elohin pairava sobre a face das águas..." Na verdade,era a Glória e a presença Divina que estavam "visitando"o caótico estado que a terra se encontrava. Outro exemplo em Gênesis 8:1..." E lembrou-se Deus de N