Pular para o conteúdo principal

'SATANÁS : SOLTO APÓS FINAL DOS MIL ANOS...APOCALIPSE 20:7-15

 " E, ACABANDO-SE OS MIL ANOS, SATANÁS SERÁ SOLTO DA SUA PRISÃO...e sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da Terra, Gogue e Magogue , cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha. E subiram a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada, mas desceu fogo do céu, e os devorou. E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta, e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre..."

POR UM POUCO DE TEMPO...o alvo que Deus havia planejado para a era milenar fora alcançado, e o teste final para a raça humana estava prestes a começar. Como resultado disto Satanás é solto. A libertação de Satanás, "por um pouco de tempo" é tão literal quanto o seu aprisionamento. Quando os resultados desta libertação são vistos, as razões pela sua soltura se tornam evidentes. Todos os que entraram no reino milenar com corpos terrenos possuem a vida eterna , todos os outros foram removidos no estabelecimento do reino -Mateus 25;31-46. Pela primeira vez desde o jardim do Éden, as condições na Terra são ideais, e com o pecado dominado, a doença banida, e não havendo morte por causas naturais, haverá uma explosão demográfica que cumpre o mandamento original da criação: ..." frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a ". 

AS CONDIÇÕES DO MILÊNIO COM A PRISÃO DE SATANÁS...durante todo o período do reino milenar, a justiça florescerá e a paz será gozada sob o domínio de Cristo, Israel terá o seu lugar como cabeça das nações e todas as outras nações irão adorar o Rei. Entretanto, as crianças nascidas, mesmo nestas condições ideais, ainda possuem a natureza pecaminosa e precisam nascer de novo, e terão oportunidade para isto através da pregação do Evangelho do reino, quando Cristo é apresentado como Salvador e Rei. Toda a influência no lar, na sociedade e pela pregação do Evangelho, além, da frequência compulsória á três festas anuais em Jerusalém deveria levar as almas á fé pessoal em Cristo.

NEM TODOS OS NASCIDOS NO MILÊNIO ACEITARÃO CRISTO ...pensaríamos que todos os nascidos durante o reino milenar alegremente aceitariam a Cristo e esperar isto, pois Satanás estará preso e não poderá enganar os homens. Entretanto, a sequência mostra que esta expectativa não acontecerá. As crianças nascidas durante o reino milenar serão muito mais numerosas do que seus pais, com o passar dos séculos, e a Terra certamente terá uma população de muitos bilhões no seu final. Lamentável! A natureza humana , mesmo em condições ideais, ainda será a mesma - completamente contrária á Deus. 

DEBAIXO DA VARA DE FERRO...sabendo que rebelião aberta ao reino de Cristo leva á morte instantânea debaixo da vara de ferro, a rejeição das Suas reivindicações estará escondida sob conformidade aparente á sociedade em que vivem. Os salmos apresentam uma sombra da submissão fingida ao governo divino que pode apontar a este período milenar, o verbo " submeter ou sujeitar" nos Salmos 18:44- 66:3- 81:15- pode ser traduzido" render obediência fingida". Tal conformidade externa, sem realidade interna, oferece uma grande oportunidade para Satanás, e assim que ele for solto e começar a trabalhar, a rejeição interna se torna em rebelião externa. O alvo do Céu tem sido mostrar que mesmo nas condições de paz, prosperidade e proteção divina no milênio, os corações dos homens não mudaram para o melhor, nem podem se transformar naturalmente em filhos de Deus, mesmo com a ausência do engano satânico . Mais uma vez se provará que o ser humano, quaisquer que sejam suas vantagens e seu ambiente =, a não ser pela graça de Deus e pelo novo nascimento, permanece, no seu íntimo, perverso e em inimizade contra Deus...

A ÚLTIMA TENTATIVA CONTRA DEUS E SEU CRISTO...não tendo aprendido nada no seu aprisionamento de mil anos, Satanás faz sua última tentativa de reunir os homens contra Deus. As Escrituras testificam claramente que todas as nações estarão sob o governo de Cristo durante o reinado milenar : ..." Os reis de Tarsis e das ilhas trarão presentes, os reis de Seba e Sabá oferecerão dons. E todos os reis se prostrarão perante ele, todas as nações o servirão...Salmo 72:10-11..." Outras Escrituras apoiam este reino universal de Cristo, e isto pode ser visto em...Isaias 2:2-4 - Isaias 65:20-22 - Ezequiel 36:38 - Zacarias 8:4-5 e 20 -23 - Zacarias 14:16-18. Mesmo assim , Satanás encontra apoio nos " quatro cantos da terra", que pode ser interpretado como a ampla natureza da rebelião das regiões mais remotas do reino. 

ISRAEL, O CENTRO GEOGRÁFICO DA TERRA...sempre foi reconhecido que o centro geográfico da Terra é a nação de Israel, e Jerusalém é a capital do reino de Cristo. É possível que os dissidentes e rebeldes que se recusam a prostrar perante Cristo se mudarão para os cantos mais remotos, na periferia do reino, para se esconder e se abrigar, e será entre estas nações que Satanás encontra apoio e ajunta seu exército rebelde. Ao descrever esta cena de rebelião, as palavras " Gogue e Magogue" são introduzidas sem qualquer explicação. "Gog" significa " extensão" e "Magog" significa "expansão", as palavras simplesmente descreveriam a extensão do alcance da tentativa satânica de juntar forças contra a capital do reino de Cristo.

HAVERÁ DUAS BATALHAS DE GOGUE E MAGOGUE?...uma consideração mais detalhada mostra que as duas invasões são diferentes, em alguns aspectos principais, e não podem ser a mesma invasão

A- Ezequiel fala da invasão de Israel por uma grande potência do norte chamada Gogue, pertencente á terra de Magogue. Alguns estudiosos hebreus, identificam o poder vindo do norte como sendo a Rússia. Já na outra invasão não virá do  norte, mas, "dos quatro cantos da terra"

B- Ezequiel coloca um soberano terrestre, " príncipe e chefe de Meseque e de Tubal", na frente destas forças de invasão. Já aqui nesta outra invasão, é o próprio Satanás que reúne este exército, mas nada é dito de um líder humano.

C- Ezequiel mostra o resultado da invasão é um juízo que deixa Israel com tantos corpos mortos que leva sete meses para enterrá-los - a terra cheira mal e se transforma num grande cemitério aberto. Já nesta outra batalha, os exércitos de Satanás são envoltos em fogo vindo do céu - parece não haver necessidade de sepultamento.

D- A diferença mais importante entre essas duas passagens é, possivelmente, o fator tempo. O que acontece em Ezequiel é um sinal para Israel -Ez. 39;22, e a linguagem subsequente, Ez. 39:23-28, coloca a invasão toda no período da Tribulação, antes do milênio. Já aqui, é no final do milênio.

DUAS POSIÇÕES DIFERENTES DE GOGUE...deve ficar claro pelas considerações acima que a invasão da qual Ezequiel fala é a invasão da terra de Israel no período da Tribulação. Deus livra o Seu povo com a notável destruição do exército invasor, demonstrando o Seu poder em favos dos Seus. A amplitude da destruição do exército invasor, evidenciada no tempo necessário para enterrar todos os mortos, é vista como testemunho, ás outras nações- Ez. 38:23, da grandeza do poder de Deus. Já neste  ataque aqui no final do milênio, é realizado por uma grande multidão reunida por Satanás, de todas as nações, contra o Rei de Deus e Seus santos , na cidade capital do reino, e acontece como dito depois dos mil anos do reino milenar. Aqui Deus age para destruir estes rebeldes com fogo, a destruição é completa e não há necessidade de sepultamentos.

A REPETIÇÃO DE GOGUE E MAGOGUE...a repetição de Gogue e Magogue é um lembrete de uma invasão anterior, e da libertação poderosa que Deus efetuou para o Seu povo naquela ocasião, agora Deus livra o Seu povo, mais uma vez, numa libertação que é final e nunca precisará ser repetida. Não nos é revelado diretamente qual mentira especifica Satanás usará para reunir este grupo de pessoas. A " vara de ferro", descrita do reinado de Cristo em absoluta justiça e retidão, dificilmente agradará corações não regenerados, ressentimento e oposição se acumularão contra tudo o que é bom e santo, e isto deixará o campo maduro para a rebelião. É provável que o apelo satânico a estas nações era estabelecer o seu próprio governo e derrubar o governo do Messias. Irritados e amargurados com a posição elevada de Israel e com a sua própria sujeição, eles prontamente reagiriam a tal apelo...

O AJUNTAMENTO DAS NAÇÕES; É PARA A PELEJA...essa guerra era esperada, anunciada, prenunciada e possivelmente planejada, talvez durante um longo período. Esta guerra será a mais importante guerra de toda a História, será na verdade " a guerra para acabar com todas as guerras". Satanás estará realizando a sua tentativa final contra Deus e Cristo, e pecadores rebeldes se ajuntarão a ele. Quando estas hostes começam a se movimentar debaixo das ordens satânicas, parece que João não consegue calcular o seu número, e ele simplesmente diz: " cujo número é como a areia do mar". No primeiro livro da Bíblia, a semente de Abraão foi vista desta forma  -Gên. 22:17, agora neste último livro, Satanás manifesta a mesma fertilidade figurada. As condições no reino milenar incentivam o crescimento da população, e o número dos habitantes da Terra provavelmente será contado em bilhões, de sorte que este grande número de descontentes não é surpresa.

OS QUATRO CANTOS DA TERRA...nos mostra a vastidão da área de onde este exército foi ajuntado, a expressão " sobre a largura da terra" mostra uma onda de inimigos vindo como uma maré, e convergindo sobre o arraial da cidade. A sua estratégia foi estabelecida anteriormente e, como uma maré envolvente, eles se espalharam e " cercaram o arraial dos santos e a cidade amada". A palavra "arraial "é traduzida " fortaleza", mas a ideai geral é de " praça forte" ou " refúgio". Cristo, como aquele que reinava , tinha seu quartel-general entre os Seus santos, e a localização é descrita como a "cidade amada".  Outros termos conhecidos "cidade santa", 'a grande cidade" e agora " cidade amada".

A SABEDORIA DIVINA DE DEUS...em sabedoria divina, Deus permite que este grande exército ajuntado por Satanás circunde o quartel-general da administração milenar, na cidade de Jerusalém. Para o universo que observa, deve parecer que Satanás está prestes a triunfar e que Cristo deverá pedir um acordo. Mas, as aparências enganam. Mais uma vez, este confronto ( como no Armagedom, mil anos antes) termina sem nenhuma batalha. " Antes do primeiro tiro" Deus intervém , de forma dramática. A simplicidade da linguagem dá peso ao terrível juízo: " mas, desceu fogo do céu, e os devorou" Deus agiu desta forma em Sodoma e Gomorra , e no juízo dos emissários de Acazias, enviados para prender Elias. Todos estes episódios se tornam insignificantes quando fogo " de Deus" e "fogo do céu" envolve este exército rebelde . Os sitiadores da cidade amada são destruídos, e com eles a última tentativa de Satanás de usurpar o lugar de Deus fracassa. Os que foram enganados por Satanás e o seguiram agora compartilham do seu destino.

O FIM DE SATANÁS E OS PERVERSOS DA TERRA...os perversos da Terra, que seguiram a Satanás na sua última tentativa de derrubar o trono de Cristo, morrem fisicamente no fogo que os devorou, as cinza dos seus corpos ficam sobre a terra enquanto suas almas se juntam aos perversos que já morreram e estão no inferno, até serem convocados a a comparecer perante o grande trono branco. Entretanto, o "diabo", que os enganava", não recebe nenhuma prorrogação da sua sentença final, Satanás, chamado de diabo e, por causa das suas atividades durante os séculos, simbolizado no "dragão e na serpente", aparece aqui nas Escrituras pela última vez. Seu nome final, "o diabo" revela o caráter no qual ele foi tão bem sucedido entre os homens - na verdade, os homens lhe deram muitas oportunidades de agir como seu acusador perante Deus. Ele enganou a si mesmo Is. 14:14- e reivindicou  divindade,  ele enganou Eva no Éden e arruinou a humanidade. 

UMA MULTIDÃO ENORME ENGANADAS...uma multidão incontável de homens e mulheres, durante os séculos, sofreram por causa do seu engano, e especialmente durante a Tribulação, ele mostrou a extensão do seu poder. Agora, nesta tentativa final pós-milênio, ele se ocupa no seu antigo trabalho, e homens e nações são enganadas, para sua eterna perdição. Como o grande enganador, sem nenhuma mudança no seu caráter, ele leva seu nome consigo no lago de fogo. Este lugar, já preparado para ele e seus anjos -Mateus 25;41, agora se abre para abraçá-lo eternamente. Seu curso durante os últimos anos tem sido constantemente descendente. lançado fora do Céu- Ap.12;9- e precipitado na Terra, lançado no abismo por mil anos Ap.20;3, agora é lançado no lago de fogo para sempre. Para ele e para os que ele enganou não tem perdão. Neste lago de fogo ele se une aos seus antigos fantoches, antigos agentes, a Besta e o falso profeta, que já passaram mil anos neste lugar terrível Ap. 19;2. 

SERÃO ATORMENTADOS DE DIA E DE NOITE...é possível que o diabo se engane a si mesmo quanto á natureza da condenação que ele sabe que o aguarda , certamente é verdade que ele engana os homens. O verbo "serão atormentados" é plural, e assim deve incluir a Besta e o falso profeta. A expressão " de dia e de noite", é uma forma metafórica comum de expressar algo que continua incessantemente ou initerruptamente - nunca há interrupção. " Para todo o sempre", literalmente " pelos séculos dos séculos", é a expressão mais forte possível na língua grega, para expressar, enfaticamente, que o castigo é eterno. Melhor crer nisto aqui do que descobrir a sua verdade futuramente...

MARANATA, ORA VEM SENHOR JESUS.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS MORADIAS NOS TEMPOS DE JESUS.

O   judeu do primeiro século tinha e levava uma vida tranqüila,como muito aconchego familiar. O pão era assado em fornos de barros. Os tios tocavam seus instrumentos na área da casa. À noite, as casas eram iluminadas pela luz das lamparinas de azeite. A vida familiar era caracterizada por muita afetividade e carinho e regida por tradições sólidas. AS CASAS. Eram de formas e tamanhos variados, pois, havia diferença entre classe rica e pobre. Sua estrutura na sua maioria eram simples e pequenas. Os israelitas tinham a sua maior parte de suas atividades ao ar livre, então, a casa para eles era apenas um abrigo, um local para se fazer as refeições e para dormir.   Nos tempos de Jesus, as casas eram comuns, constituídas de apenas um cômodo, com pouquíssimo mobiliário, com quase nenhum adorno. Seus tamanhos, mais ou menos 3,5 mt2, tinham 2 a 3 janelas , e o assoalho era de terra batida. Possuíam uma escada externa que dava acesso a um terraço, que era plano, não havia telhados. Grande p

O JUGO DOS RABINOS.

INTRODUCAO: O SENHOR JESUS, não poucas vezes entrou em sérias confrontações com os Fariseus da sua época. Certo é que, os debates eram freqüentes, relacionado a diversas situações, das mais diversificadas, sobre a TORÁ, sobre as tradições dos Pais, sobre os 613 mandamentos, dos quais os Escribas e fariseus, mestres, e mais uma leva de religiosos eram conhecedores. Não somente conhecedores destes, mas criaram em cima destes mais uns quatrocentos. É interessante notar que, cada Rabino mantinha seus seguidores, discípulos, que os seguiam fielmente em todo o ensino.                 Vamos agora entender um pouco mais sobre os tais JUGOS, para que nós entendendo, não caiamos em qualquer laço, ou ensinos que nos tragam peso, pois JESUS nos disse: ‘ O meu JUGO é SUAVE e o meu FARDO é LEVE’.   Vamos começar:                 JESUS   diz , que há Rabinos e Rabinos. O que distingue os Rabinos é a experiência do REINO DE DEUS. Os Rabinos que são instruídos no Reino de Deus têm em casa um tesou

O ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O JUDAÍSMO MESSIÂNICO

INTRODUÇÃO: Ninguém pode com certeza definir o Espírito Santo. Durante muitos séculos discutiu-se sobre este Ser Divino. Debates acalorados perduraram por muito, muito tempo,seguindo dai diversos estudos e doutrinas da mais variadas, para todos os gostos. Mas na visão cristã crê-se em uma trindade entre Deus o Pai,O Filho e o Espírito Santo,três mas um só Deus ,com características de ações diferentes entre Eles. Gostaria de expressar a visão judaica messiânica ,isto é crentes judeus no Messias Yeshua ,Jesus,sobre quem é o Espírito Santo. RÚACH...tradução no hebraico : Vento - Presença - Essência - Sopro - Fôlego. Primeira ocorrência : Gênesis 1;2..."Havia trevas sobre a face do abismo,e o Rúach de Elohin pairava sobre a face do abismo, e o Rúach de Elohin pairava sobre a face das águas..." Na verdade,era a Glória e a presença Divina que estavam "visitando"o caótico estado que a terra se encontrava. Outro exemplo em Gênesis 8:1..." E lembrou-se Deus de N