Pular para o conteúdo principal

O GRANDE TRONO BRANCO...APOCALIPSE 20:11-15

"E VI UM GRANDE TRONO BRANCO"...APOCALIPSE 20:11-15

 A cena que encerra a triste história deste planeta Terra é apresentada aqui na visão que João tem. Temos a descrição da cena mais solene que jamais foi testemunhada, mesmo somente em forma de visão. É o juízo final dos homens e apresenta: a- o lugar do juízo ...b- a pessoa do juiz...c- as pessoas que são julgadas e o castigo, quando pecadores individuais da Terra, não redimidos e inalterados, nos próprios corpos em que pecaram, encontram o Juiz de toda a Terra.

UM TRONO BRANCO...os olhos de João veem - um trono! " Grande e Branco". Os homens, através da história, têm ostentado a sua independência de Deus, eles lhe negaram um lugar na Sua própria criação, agora são obrigados a comparecer perante o trono , e Sua autoridade é absoluta. O fato do trono ser "branco" reflete a absoluta justiça com que o juízo é administrado. Quando Cristo tratou com os homens perversos, Ele foi visto sobre um cavalo branco- 19:11, e agora Ele é visto sobre um trono branco. Este juízo final dos pecadores será administrado de acordo com os princípios rígidos de retidão e justiça absoluta. O trono, aqui, é diferenciado de qualquer outro trono mencionado nas Escrituras pelos adjetivos "grande e branco", e parece que foi estabelecido para um propósito especial e para um tempo específico. 

UM TRONO JUDICIAL...não o trono de um soberano, mas o trono de um juiz, não um trono régio, mas judicial. Também não é um trono estabelecido permanentemente, mas temporariamente , para um propósito específico. A majestade apavorante do juiz é descrita de forma muito simples, como " o que estava assentado sobre ele" É a divindade na pessoa de Cristo, vemos isto através das Escrituras relevantes: 

a- as própria palavras de Cristo deixam poucas dúvidas sobre o fato :..." e também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo.." João 5:22. 

b-  Cristo acrescenta :..." Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo. E deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do homem" João 5:26-27.

 c- Cristo é mencionado como "Aquele que há de julgar  " os vivos e os mortos". Os vivos já foram julgados -Mateus 25:31-46, e agora os mortos serão julgados.

O TERROR DESTA CENA...para o coração humano, o terror desta cena é o fato do Céu e da Terra fugirem de diante da face daquele que está assentado no trono. É verdade que Cristo ocupou um trono no reino milenar na Terra, e a graça Se identificou com o Seus naquele estado de realeza quando, como Rei-Sacerdote, bondade e benção fluíram dEle. Mas agora, como juiz, não mais representando nem misericórdia nem benção, mas justiça absoluta, a Terra e o Céu fogem de diante dEle. A próxima afirmação é explicativa, e mostra como o ato é completo;..." não se achou lugar para eles". A Terra que não teve lugar para Cristo na Sua primeira vinda como Salvador-Lucas 2:7- agora foge de diante dEle como juiz. Não há nada a não ser um trono e espaço ilimitado. O próprio rosto sobre o qual os homens cuspiram , que em zombaria cobriram , que feriram com uma cana, agora provoca terror no cosmo. Este é Aquele perante quem os mortos terão que comparecer.

A FUGA DA TERRA E DO CÉU..." o céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar" Mateus 24:35...e a descrição ampliada em II Pedro 3:10.." Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra e as obras que nela há, se queimarão..." Muito conhecimento tem sido ostentado, e não pouca discussão calorosa tem havido, ao se tentar provar que as palavras não querem dizer o que realmente dizem. O ponto que muitos expositores apresentam é que o que Deus planeja não é uma nova criação, mas uma regeneração e reestruturação dos componentes da velha criação. Entretanto, nem a linguagem de II Pedro 3;10-11, nem o fato mais explicito da Terra e do Céu fugindo, permitem tal interpretação. As palavras de Pedro descrevem o detalhe do final sísmico desta criação, os céus, tanto o Céu atmosférico como o estelar, passarão com grande estrondo. Deus afirma que vai terminar assim. 

ONDE ESTARÃO OS REDIMIDOS?...uma pergunta que é feita com frequência é: ´' onde estão os redimidos nesta altura ?" A resposta simples é que Deus não nos deu nenhuma informação direta sobre estes dois assuntos, os redimidos e a fuga do cosmo. Devemos lembrar que a fuga do cosmos não pode afetar o "próprio céu", a presença de Deus. Se este juízo acontece no " próprio céu', então parece que não haverá razão alguma para todas as hostes redimidas não o testemunharem. 

QUEM SÃO OS QUE ESTÃO DIANTE DO TRONO? pela sétima vez João usa o verbo " vi", e muda o foco do trono ´para aqueles que estão diante do trono. Estes são descritos como "os mortos", " os grandes e pequenos". Estes mortos são de todas as camadas da sociedade e de todas as esferas da vida, o nobre e o aristocrata estão lado a lado com o desprezível e o humilde. Esta inversão da ordem normal da palavras =, em algumas traduções, pode sugerir a verdade bíblica de que para Deus não há acepção de pessoas. As honras terrenas são irrelevantes, os homens estão "diante do trono" como pecadores. Os mortos são todos os que ficaram nos túmulos depois da primeira ressurreição e são descritos no verso 5 como " os outros mortos". A primeira ressurreição tirou dos túmulos da Terra os redimidos da era da igreja, os santos do VT e os mortos martirizados do período da Tribulação. Os que ficaram nos túmulos para esta ressurreição são os incrédulos que morreram desde o início da História da raça humana até o juízo sísmico de fogo do Céu que destruiu o exército rebelde de Satanás. Todos os que morreram em juízo durante o período do milênio também estão incluídos.

A NATUREZA JUDICIAL E OS LIVROS...a natureza judicial solene deste juízo é destacada quando a atenção se volta para os livros que, como registro das obras dos pecadores, formarão a base do juízo. Estes registros da Terra são os registros pessoais de cada pecador individual, desde o nascimento até a morte, com todos os fatos que contribuirão para a avaliação justa de privilégios, oportunidade e responsabilidade. A justiça será executada, até mesmo para aqueles que rejeitaram a graça durante as suas vidas. O ensino geral das escrituras é que haverá graus diferentes de culpa e, consequentemente, graus de castigos. É evidente que todos os fatos serão pesados e cada fator atenuante será levado em conta, de sorte que cada alma saberá que recebeu justiça absoluta. O " livro da vida" é o " registro do Céu" contendo o nome de todos os que, durante a sua vida, receberam a vida eterna por intermédio de Cristo.

O PRIMEIRO LIVRO...mostrará a base da sentença dada pelo juiz,, o livro da vida será apresentado como evidência de que a sentença está de acordo com a justiça divina. A abertura do livro da vida indica que o nome poderia ter estado nele, que a vida estava disponível, mas também indica que o nome está faltando- a vida disponível nunca foi aceita. Isto é apenas a confirmação do juízo divino, e encerra o assunto para todo o sempre- e não haverá direito de apelação, os dois livros são testemunhas independentes do mesmo fato, o registro da Terra mostra, através das obras, que não havia evidência de vida divina, o registro do Céu mostra que nunca houve vida.

UMA NOTA...A ressurreição se refere ao corpo que, normalmente quando a morte o requer, é enterrado na terra. Para garantir que não haja qualquer mal entendido sobre este fato tão solene, outras afirmações são acrescentadas, para garantir a compreensão plena de que o tratamento dado ao corpo depois da morte não afeta a verdade da ressurreição corporal de todos os incrédulos. Não importa o que acontece com o corpo, todos os incrédulos mortos, de todos os tempos, irão comparecer perante o grande trono branco. O raciocínio humano ateu, em rebeldia contra a verdade de Deus , pode insistir que o corpo, uma vez destruído, como por exemplo através da cremação, nunca poderá ser ressuscitado, e usa isto para negar o fato do juízo. 

" E DEU OS MORTOS QUE NELA HAVIA" ...é um reconhecimento de que nem todos os mortos estão na terra, muitos se afogaram e nunca foram sepultados, outros foram cremados  e suas cinzas espalhadas sobre o mar. Isto não fará a menor diferença, pois, ou da terra ou do mar, os ímpios mortos serão ressuscitados para comparecer diante do grande trono branco. Bem pode ser que há aqui também uma lembrança implícita dos milhões que pereceram no juízo sísmico do dilúvio nos dias de Noé. estes também terão que comparecer diante deste trono. Todos os pecadores comparecerão diante do trono com os corpos nos quais pecaram.

" E A MORTE E O INFERNO DERAM OS MORTOS QUE NELES HAVIA"...cada pessoa humana que tem uma parte material e outra imaterial, a parte material é formada pelo corpo e a parte imaterial pela alma e espírito. Enquanto o corpo material é entregue á terra ou ao mar, a parte imaterial do incrédulo, na morte, vai para o inferno. Para o cristão desta era a alma, na morte, está imediatamente com Cristo- II Cor. 5:6-8 e Fil. 1:23. A ressurreição exige a união do corpo e da alma, e assim a parte material e a parte imaterial são novamente unidas para formar uma pessoa completa. Para os cristãos, isso já aconteceu na primeira ressurreição. Sendo que são apenas os mortos incrédulos que são mencionados nesta passagem, o inferno (hades) é mencionado, o lugar onde suas almas estiveram. Agora neste momento de ressurreição, a terra e o mar que receberam os corpos dos homens são esvaziados, como também o inferno que recebeu as suas almas. Como pessoas completas novamente, eles comparecem perante o grande trono branco para receber a sua sentença. 

UMA NOTA...Hades é a esfera do invisível, e para os incrédulos é um lugar de tormento -Lucas 16:23- é o estado intermediário que termina com o chamado para comparecer diante do grande trono branco. Nos evangelhos a palavra Hades é usada por Cristo em quatro ocasiões, mas Ele reserva a palavra gehenna , também traduzida como "inferno", e usada onze vezes para descrever o destino final do ímpios. O gehenna dos Evangelhos agora recebe seu nome definitivo: " o lago de fogo". E "foram julgados" "segundo as suas obras" e " cada um", o significado é bem claro, embora todo o grupo é julgado, isto não acontece como um juízo em massas: cada pessoas é julgada individualmente.

O ÚLTIMO INIMIGO: A  MORTE...foi despido do seu poder , e agora, é banido para o lago de fogo, o hades foi esvaziado das suas almas, e não sendo mais necessário, também foi lançado no lago de fogo. Este par perverso, o terror da humanidade através de toda a História, perderam o seu terror para o cristão, pela ressurreição de Cristo, uma verdade simbolizada nas chaves que o Cristo ressurreto tem em Suas mãos. Tendo cumprido sua função permitida através dos séculos e durante a era da Igreja, foi-lhes permitido, durante o período da Tribulação , promover desordens sobre a Terra. Agora sua função terminou, e não tendo mais nada a realizar nos propósitos de Deus, eles são lançados no lago de fogo. A morte e o inferno, para os perversos ,foram os dois lados de uma mesma realidade, não poderia haver um sem o outro, a morte atingindo o corpo e o inferno recebendo a alma. 

CRISTO DESCREVE O LAGO DE FOGO...o lago de fogo é o lugar descrito por Cristo como o " fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos" Mateus 25:41. Os primeiros a entrarem são a Besta e o falso profeta, no final da Tribulação. A eles se unirão seus seguidores, depois de serem julgados por Cristo diante do Trono em Mateus 25:34-46. No final do milênio, o grande inimigo de Deus e dos homens- o diabo, se junta a estes pecadores e, sem dúvida, todos os seus anjos também vão com ele. Agora, a morte e o hades encontram seu destino final nesta terrível moradia, onde todos os pecadores julgados diante do grande trono branco também serão lançados.

UMA NOTA: os ateus negam categoricamente qualquer ideia de juízo eterno, os agnósticos e humanistas o substituem com aniquilação. Até mesmo alguns que professam crer na Bíblia tentam diluir a verdade, fazendo do fogo um símbolo. Isto seria a mesma coisa que admitir a verdade enquanto se tenta negá-la, pois o símbolo deve ser um símbolo de uma realidade terrível e assustadora. As Escrituras não deixam dúvidas quanto ao fato de que há uma localização física no cosmo, que Deus preparou especificamente para o diabo e seus anjos. , e por causa do pecado , os homens irão compartilhar deste lugar. As Escrituras dizem também, com careza, que os que estão encarcerados ali estão em tormento consciente- Mateus 13;42, que durará para sempre. A alma salva se prostra diante da absoluta retidão e justiça inflexível de Deus

O LAGO DE FOGO E A SEGUNDA MORTE...com simplicidade surpreendente, o lago de fogo é descrito como a segunda morte. mencionado na promessa do vencedor da Igreja em Esmirna, esta expressão aguardava explicação adicional. A primeira morte foi espiritual, e sua consequência para o corpo foi a morte física. Por meio de Cristo, Deus tornou a vida acessível, Romanos 6:23, esta é a vida que é chamada de vida eterna João 3;16, e precisa ser aceita ou recebida durante a vida do indivíduo. Morrer fisicamente sem esta vida eterna de Deus significa  que diante do grande trono branco a natureza da morte, como separação de Deus, se torna absoluta. Ir para o lago de fogo significa uma separação da qual não há recuperação, uma morte, chamada de segunda morte, da qual não há ressurreição. Possuindo a vida eterna , os santos descobrem, depois da ressurreição, que não há mais morte, tendo recusado a vida em Cristo, os pecadores descobrem que nesta segunda morte não há mais vida.

O ATO DO JUIZ ASSENTADO NO TRONO: O LIVRO DA VIDA É ABERTO...o ato final do juiz assentado no grande trono branco é ´produzir a evidência irrefutável da retidão do juízo - o livro da vida é aberto. Os livros anteriores mostraram a culpa individual que merece a sentença de morte, mas neste ponto um testemunho independente é aberto, para mostrar que não há erro judicial nesta justiça. Já foi mostrado nas referências anteriores ao livro da vida, que este é o registro de todos os que, desde a criação, tem recebido a vida através de Cristo. As obras destes pecadores mostram mostram, claramente, que não havia evidência de vida divina, este registro confirma que nunca tiveram vida divina. terminada a busca " não foi achado" sugere uma busca e não sendo encontrado o nome, nada mais resta a não ser a execução da sentença, e o pecador é lançado no lago de fogo. Não há nenhum apelo sobre a sentença deste justo juiz. O "aquele" indica que qualquer posição social gozada na Terra agora é irrelevante. O que importa é que o nome não está no livro da vida.

AQUELE QUE NÃO FOI ACHADO ESCRITO NO LIVRO DA VIDA...é descritiva de uma classe, e é a prova conclusiva de que Deus não faz acepção de pessoas. Não importa qual foi a posição do pecador na Terra, o fato que o seu nome não está escrito no livro da vida significa que ele vai para o lago de fogo. Isto é confirmado ao notarmos que a frase toda é o sujeito do verbo" lançado". Temos confirmação adicional disto no contexto todo. São somente os mortos ímpios que estão sendo julgados, todos os salvos já foram ressuscitados e julgados, mil anos antes desta cena. A questão é deixar bem claro que Deus é absolutamente reto e justo na sentença dada aos pecadores , e isto é feito abrindo-se os livros, tendo como testemunho final o livro da vida. Há um caráter final horrendo nesta cena, quando os pecadores, um por um, vão passando diante do grande trono branco e indo para o lago de fogo. As escrituras provadas verdadeiras ' O salário do pecado é a morte" Romanos 6:23.

MARANATA, ORA VEM SENHOR JESUS...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS MORADIAS NOS TEMPOS DE JESUS.

O   judeu do primeiro século tinha e levava uma vida tranqüila,como muito aconchego familiar. O pão era assado em fornos de barros. Os tios tocavam seus instrumentos na área da casa. À noite, as casas eram iluminadas pela luz das lamparinas de azeite. A vida familiar era caracterizada por muita afetividade e carinho e regida por tradições sólidas. AS CASAS. Eram de formas e tamanhos variados, pois, havia diferença entre classe rica e pobre. Sua estrutura na sua maioria eram simples e pequenas. Os israelitas tinham a sua maior parte de suas atividades ao ar livre, então, a casa para eles era apenas um abrigo, um local para se fazer as refeições e para dormir.   Nos tempos de Jesus, as casas eram comuns, constituídas de apenas um cômodo, com pouquíssimo mobiliário, com quase nenhum adorno. Seus tamanhos, mais ou menos 3,5 mt2, tinham 2 a 3 janelas , e o assoalho era de terra batida. Possuíam uma escada externa que dava acesso a um terraço, que era plano, não havia telhados. Grande p

O JUGO DOS RABINOS.

INTRODUCAO: O SENHOR JESUS, não poucas vezes entrou em sérias confrontações com os Fariseus da sua época. Certo é que, os debates eram freqüentes, relacionado a diversas situações, das mais diversificadas, sobre a TORÁ, sobre as tradições dos Pais, sobre os 613 mandamentos, dos quais os Escribas e fariseus, mestres, e mais uma leva de religiosos eram conhecedores. Não somente conhecedores destes, mas criaram em cima destes mais uns quatrocentos. É interessante notar que, cada Rabino mantinha seus seguidores, discípulos, que os seguiam fielmente em todo o ensino.                 Vamos agora entender um pouco mais sobre os tais JUGOS, para que nós entendendo, não caiamos em qualquer laço, ou ensinos que nos tragam peso, pois JESUS nos disse: ‘ O meu JUGO é SUAVE e o meu FARDO é LEVE’.   Vamos começar:                 JESUS   diz , que há Rabinos e Rabinos. O que distingue os Rabinos é a experiência do REINO DE DEUS. Os Rabinos que são instruídos no Reino de Deus têm em casa um tesou

O ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O JUDAÍSMO MESSIÂNICO

INTRODUÇÃO: Ninguém pode com certeza definir o Espírito Santo. Durante muitos séculos discutiu-se sobre este Ser Divino. Debates acalorados perduraram por muito, muito tempo,seguindo dai diversos estudos e doutrinas da mais variadas, para todos os gostos. Mas na visão cristã crê-se em uma trindade entre Deus o Pai,O Filho e o Espírito Santo,três mas um só Deus ,com características de ações diferentes entre Eles. Gostaria de expressar a visão judaica messiânica ,isto é crentes judeus no Messias Yeshua ,Jesus,sobre quem é o Espírito Santo. RÚACH...tradução no hebraico : Vento - Presença - Essência - Sopro - Fôlego. Primeira ocorrência : Gênesis 1;2..."Havia trevas sobre a face do abismo,e o Rúach de Elohin pairava sobre a face do abismo, e o Rúach de Elohin pairava sobre a face das águas..." Na verdade,era a Glória e a presença Divina que estavam "visitando"o caótico estado que a terra se encontrava. Outro exemplo em Gênesis 8:1..." E lembrou-se Deus de N