Pular para o conteúdo principal

E VI UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA...AP. 21:1..

 PORQUE JÁ O PRIMEIRO CÉU E A PRIMEIRA TERRA PASSARAM, E O MAR JÁ NÃO EXISTE...

Imediatamente depois do grande trono branco João é apresentado a "um novo céu e uma nova terra". Quando a Terra e o Céu fugiram, o tempo relacionado a esta criação presente cessou, e João foi levado a um período que geralmente descrevemos como "eterno". Embora o grande trono branco julgou os homens baseado na sua vida na Terra, o julgamento em si acontece quando o tempo, como nós o conhecemos ,já se foi , portanto a sua sentença também é , necessariamente, eterna. O julgamento dos homens agora está finalizado, e João vê o inicio de uma nova era onde tudo é diferente, conhecido como o "estado eterno". Este estado eterno não deve ser confundido com o reino milenar, conforme Isaías 66:22..." Porque, como os céus novos, e a terra nova, que hei de fazer, estarão diante de minha face, diz o Senhor. assim há de estar a vossa posteridade e o vosso nome..." promessas a Israel físico no reino de Cristo, onde a regeneração espiritual dos homens e a renovação física da Terra estão em vista. 

DURANTE O MILÊNIO...Durante o milênio, todas as esferas da vida gozarão de tantas bênçãos que justificarão ser chamadas de " novas", mas mesmo em tais condições ideais o alvo final da História ainda não é atingido. Pecado e morte e corrupção ainda estarão presentes no reino milenar. ..Isaías 65:20 - 66:24, portanto não pode haver perfeição enquanto até Deus finalmente fazer novas todas as coisas. É este o alvo final das eras que é descrito aqui . Este estado eterno se inicia somente quando o teste final do ser humano na era milenar tiver terminado , o grande trono branco tiver resolvido o destino dos pecadores de todas as dispensações, e o velho Céu e a velha Terra tiverem passado.

DEPOIS VIRÁ O FIM...em I Cor. 15:24-27...nos mostra que a expressão ' depois virá o fim" descreve o período quando Deus será tudo em todos, e isto acontece depois da era do reino. e da subjugação de todos os inimigos., e com a morte, o último inimigo, destruída. Nesta altura, todos estes acontecimentos já terão passado - o capítulo anterior terminou com a morte sendo lançada no lago se fogo. II Pe. 3:10-13 mostra que " o dia do Senhor", que inclui o milênio, termina com os Céus passarão e a Terra será queimada, e " novos céus e a nova terra". ...

A PALAVRA " NOVO"...A palavra novo mostra o caráter totalmente recente deste novo Céu e nova Terra. Não é apenas  " novo tempo", mas algo completamente diferente de tudo o que já foi conhecido anteriormente, algo muito além do paraíso quem sabe, O primeiro Céu e a primeira Terra passaram, e com eles os seus traços característicos que os fizeram o que eram, o novo Céu e a nova Terra terão seus próprios  traços característicos. A linguagem não permite pensar numa renovação, nem mesmo numa purificação da matéria atual do cosmos, mas sugere uma criação completamente nova. A ideia principal é " sair de vista" totalmente, descreve o passar das "primeiras coisas", lágrimas, mortes, tristeza e choro não são modificados, mas vão embora., totalmente.

E O MAR JÁ NÃO EXISTE...somente uma característica física da nova Terra é mencionada, contudo de extrema importância -" e o mar já não existe". A vida na Terra depende do ciclo hidrológico a água ocupa um papel importante na sua ecologia , e também é uma parte vital da fisiologia dos animais e dos homens. No terceiro dia da criação, quando Deus separou  a terra seca das águas, parece que cinquenta por cento da superfície da Terra se tornou em " mares'. Na ocasião do dilúvio " as águas que estavam sobre a expansão" desceram, e quase setenta e cinco por cento da superfície da Terra agora é coberta pelo mar. Mesmo na Terra reformada durante a época do milênio, os mares permanecerão, mas na nova Terra todos os sinais de juízo desaparecerão para sempre, e toda a superfície da Terra estará disponível ao homem. 

O RIO PURO DA ÁGUA DA VIDA...esta afirmação não deve ser entendida como ausência de água. Isto não pode ser, pois do trono, em Apo. 22:1 , flui " o rio puro da água da vida", e veremos que isto é água literal, fluindo do trono literal. Este rio que vem do trono, localizado na cidade capital, talvez será a fonte de inúmeros rios e riachos que se espalham para irrigar a nova Terra. Num sentido físico, isto quer dizer que a água do trono, é de uma maneira muito real, a" água da vida". No presente, o mar é um elo essencial no ciclo biológico, água suficiente  evapora de sua vasta superfície para produzir a chuva subsequente e a neve necessária para manter a vida. Embora haverá uma abundância de água, a ausência da área de superfície para evaporação sugere que outras leis estarão operando, ou então Deus estabelecerá uma ecologia para a Terra e uma fisiologia para a criatura que serão totalmente diferentes daquelas que conhecemos no presente.

UMA CIDADE MAGNÍFICA DESCE PARA A TERRA...agora a visão é tão impressionante que ele julga necessário, como o último sobrevivente dos apóstolos, dar sua confirmação pessoal desta visão. Pela nona vez ele diz " vi". Com a existência do novo Céu e da nova Terra, João vê, descendo para a nova Terra, uma cidade magnífica, ele a identifica como " descendo do céu" e " da parte de Deus". Sua esfera inicial era o Céu e sua origem era Deus, agora ela desce para repousar sobre a Terra. As palavras" santa cidade" são seguidas por "nova Jerusalém", como uma explicação. A Jerusalém terrena é chamada de " a cidade santa", palavra " santa" indica que Deus colocou esta cidade á parte de todas as outras no Seu propósito divino. Entretanto, a Jerusalém terrena falhou tão terrivelmente que Deus chegou a chamá-la de " Sodoma ".Agora em contraste absoluto, outra cidade, que leva o antigo título " a cidade santa". vem á Terra. A palavra " nova", no título explicativo " nova Jerusalém", deixa todo o fracasso do passado na História. Entretanto, no próprio nome" Jerusalém" há uma continuidade com o passado que indica que o propósito de Deus agora é cumprido nesta cidade, no estado eterno...

SOMBRAS DESTA CIDADE NO NT...sombras desta cidade não faltam na Escrituras do NT. Paulo escreveu: " a Jerusalém que é de cima é livre" Gál. 4:26. O escritor ao Hebreus fala da "cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial" He. 12:22. João agora recebe uma visão que, durante séculos foi assunto de fé para cristãos, e que visão esplendida! O esplendor da cidade é refletido na figura de uma noiva radiante pronta para o seu casamento. O termo " adereçada" qualifica "cidade", e mostra a preparação que foi feita antes da cidade a aparecer em todo o seu esplendor. "Ataviada", qualifica "noiva", e ilustra a preparação e o seu propósito. A cidade foi preparada com o mesmo cuidado que foi tomado no preparo da noiva para o seu esposo no dia do casamento. João não está vendo a Igreja na figura da cidade, é um engano confundir., a cidade não simboliza a Igreja. Vemos aqui, uma cidade ou habitação tendo o frescor e a beleza de uma noiva adornada para o seu casamento com seu marido.

É UMA CIDADE VERDADEIRA, REAL...não há razão para pensar que esta não é uma cidade verdadeira. Em João 14;1-3, Cristo fala de um lugar que Ele iria "preparar" para os Seus, e é este mesmo verbo que é usado para descrever a cidade. Abraão aguardava uma cidade " que tem fundamentos , da qual o artífice construtor é Deus" Hebreus 11;10. A garantia aos santos que perderam sua pátria natal por causa da sua fé nas promessas de Deus...é: " porque já lhes preparou uma cidade" Hebreus 11;16. A mesma segurança é dada aos cristãos desta dispensação..." Mas chegastes ao monte Sião, e á cidade do Deus vivo, á Jerusalém celestial...' Hebreus 12;22. A posição dos cristão como estrangeiros, nesta dispensação. é reconhecida nas Escrituras como uma condição temporária..." porque não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a futura" Hebreus 13:14. Esta cidade é a reposta do Céu ás promessas feitas aos santos, tanto do VT como do NT, e concretiza, de maneira real, os propósitos de Deus para o Seu povo redimido...

A IDENTIDADE DA COMUNIDADE...como vimos a cidade não é figurativa mas real, e precisa, necessariamente incluir uma comunidade. A questão é sobre a identidade da comunidade que habita na cidade. Aceitando que a igreja tem ligações com a cidade, como também o tem os cristãos de uma dispensação passada, parece que todos os santos ressuscitados na primeira ressurreição habitam aqui. O seu papel como lar de todos os salvos ressuscitados tem apoio também no fato das portas estarem ligadas a Israel, enquanto os fundamentos estão ligados á Igreja. Não pode haver dúvida alguma, especialmente tendo em mente , que a Noiva de Cristo, a Igreja desta dispensação, tem o lugar de honra muito especial nesta cidade, tanto na sua proximidade com Cristo como no seu lugar na administração. Todavia, parece claro que a Noiva não estará sozinha na cidade, outros irão compartilhar a cidade com ela.

A COMUNHÃO DE DEUS COM OS HOMENS...a atenção de João agora se volta para a característica principal da nova criação e sua nova cidade capital. No Éden, antes da entrada do pecado, Deus gozava de comunhão com as suas criaturas. O pecado interrompeu esta comunhão, e somente em graça, baseada na redenção pelo sangue, é que Deus poderia satisfazer o desejo do Seu coração e ter comunhão com os homens. Baseado nisto, Deus habitou simbolicamente no Tabernáculo e no Templo com Israel, mais uma vez o pecado trouxe desastre, e Ezequiel viu a Glória de Deus se retirar. O fato de Deus se aproximar dos homens pecadores na pessoa de Cristo é a Glória do Evangelho, João escreveu Dele:..." E o verbo se fez carne e habitou entre nós" João 1;14, onde o verbo " habitou" poderia ser traduzido "tabernaculou", Deus queria ter comunhão com os homens, mas eles deram a Cristo uma cruz. Agora, com a redenção completa e os homens transformados, Deus pode executar o propósito do seu coração e ter comunhão com os homens numa base permanente . 

A CIDADE QUE DESCE, O PROPÓSITO CUMPRIDO..."eis", todos os leitores são chamados a maravilhar da grandiosa verdade que Deus habita entre os homens. O tabernáculo de DEUS já foi visto mencionado duas vezes no livro do Apocalipse-13:6 e 15:5- ligado com o Céus, mas aqui ele é visto na Terra. A cidade que desce e a voz explicativa devem ser vistas juntas, como mostrando que a presença de Deus na nova criação será através da cidade. A palavra " tabernáculo" nos faz lembrar da presença de Deus habitando com a nação de Israel no passado, e agora, depois de passadas as dispensações, aquela figura do VT tem o seu cumprimento numa escala maior do que poderia ter sido considerada possível. " Com os homens" abrange toda a humanidade, todos os seres redimidos e transformados conhecerão a presença de Deus habitando com eles, eternamente.

" ELE HABITARÁ COM ELES"...a presença pessoal de Deus será conhecida entre os homens, não mais em figura mas em realidade. Todos os homens terão acesso a Deus e comunhão com Ele. Isto é a presença de Deus com os homens. 

" E ELES SERÃO O SEU POVO"...Os termos da nova aliança não serão agora limitados a Israel, nacionalmente, ou restritos á Igreja, espiritualmente, mas serão desfrutados por todos os homens, eternamente, pois eles reconhecerão, individualmente , que pertencem a Deus. Isto é a possessão de Deus dos homens.

"E O MESMO DEUS ESTARÁ COM ELES, E SERÁ O SEU DEUS"...A presença de Deus será vista na manifestação do Seu poder a favor deles. O fracasso de Israel permitiu que os homens perguntassem:..." onde está o seu Deu?" -Joel 2:17- isto nunca mais acontecerá : os homens irão desfrutar da presença do " seu Deus", e dirão: ' Este Deus é nosso Deus". De uma maneira bem real Emanuel fez sua habitação entre eles . Isto é o poder de Deus entre os homens...

" E DEUS LIMPARÁ DE SEUS OLHOS TODA A LÁGRIMA"...O mesmo verbo limpará, usado das condições do milênio em 7:17, tem um significado bem carinhoso de Deus em remover todo o sinal de lágrimas  que têm manchado as faces do Seu povo na Terra através dos tantos milênios. Isto não sugere que poderá haver lágrimas na nova criação, mas de forma retrospectiva garante que todo sinal da velha criação foi-se para sempre, banido pela presença de um Deus bondoso.

" E NÃO HAVERÁ MAIS MORTE, NEM PRANTO, NEM CLAMOR , NEM DOR" ...Como consequência do pecado, os homens têm conhecido estas coisas, abundantemente, através dos anos , a morte, a sentença sobre o pecado no Éden, tem trazido tristeza, choro e dor no seu encalço.. Agora. com a questão do pecado resolvida, pela graça redentora, as consequências serão removidas para sempre, e os homens nunca mais derramarão lágrimas. Gozo e alegria coroarão a nova criatura...

MARANATA, ORA VEM SENHOR JESUS



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS MORADIAS NOS TEMPOS DE JESUS.

O   judeu do primeiro século tinha e levava uma vida tranqüila,como muito aconchego familiar. O pão era assado em fornos de barros. Os tios tocavam seus instrumentos na área da casa. À noite, as casas eram iluminadas pela luz das lamparinas de azeite. A vida familiar era caracterizada por muita afetividade e carinho e regida por tradições sólidas. AS CASAS. Eram de formas e tamanhos variados, pois, havia diferença entre classe rica e pobre. Sua estrutura na sua maioria eram simples e pequenas. Os israelitas tinham a sua maior parte de suas atividades ao ar livre, então, a casa para eles era apenas um abrigo, um local para se fazer as refeições e para dormir.   Nos tempos de Jesus, as casas eram comuns, constituídas de apenas um cômodo, com pouquíssimo mobiliário, com quase nenhum adorno. Seus tamanhos, mais ou menos 3,5 mt2, tinham 2 a 3 janelas , e o assoalho era de terra batida. Possuíam uma escada externa que dava acesso a um terraço, que era plano, não havia telhados. Grande p

O JUGO DOS RABINOS.

INTRODUCAO: O SENHOR JESUS, não poucas vezes entrou em sérias confrontações com os Fariseus da sua época. Certo é que, os debates eram freqüentes, relacionado a diversas situações, das mais diversificadas, sobre a TORÁ, sobre as tradições dos Pais, sobre os 613 mandamentos, dos quais os Escribas e fariseus, mestres, e mais uma leva de religiosos eram conhecedores. Não somente conhecedores destes, mas criaram em cima destes mais uns quatrocentos. É interessante notar que, cada Rabino mantinha seus seguidores, discípulos, que os seguiam fielmente em todo o ensino.                 Vamos agora entender um pouco mais sobre os tais JUGOS, para que nós entendendo, não caiamos em qualquer laço, ou ensinos que nos tragam peso, pois JESUS nos disse: ‘ O meu JUGO é SUAVE e o meu FARDO é LEVE’.   Vamos começar:                 JESUS   diz , que há Rabinos e Rabinos. O que distingue os Rabinos é a experiência do REINO DE DEUS. Os Rabinos que são instruídos no Reino de Deus têm em casa um tesou

O ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O JUDAÍSMO MESSIÂNICO

INTRODUÇÃO: Ninguém pode com certeza definir o Espírito Santo. Durante muitos séculos discutiu-se sobre este Ser Divino. Debates acalorados perduraram por muito, muito tempo,seguindo dai diversos estudos e doutrinas da mais variadas, para todos os gostos. Mas na visão cristã crê-se em uma trindade entre Deus o Pai,O Filho e o Espírito Santo,três mas um só Deus ,com características de ações diferentes entre Eles. Gostaria de expressar a visão judaica messiânica ,isto é crentes judeus no Messias Yeshua ,Jesus,sobre quem é o Espírito Santo. RÚACH...tradução no hebraico : Vento - Presença - Essência - Sopro - Fôlego. Primeira ocorrência : Gênesis 1;2..."Havia trevas sobre a face do abismo,e o Rúach de Elohin pairava sobre a face do abismo, e o Rúach de Elohin pairava sobre a face das águas..." Na verdade,era a Glória e a presença Divina que estavam "visitando"o caótico estado que a terra se encontrava. Outro exemplo em Gênesis 8:1..." E lembrou-se Deus de N