Pular para o conteúdo principal

O TRIBUNAL DE CRISTO

 A QUESTÃO SALVAÇÃO...a questão da salvação , e portanto do destino, é decidida pela maneira como o indivíduo reage ao Cristo apresentado no evangelho. O julgamento para os cristãos não é para salvação mas por serviço. Os santos são julgados quanto ao seu serviço e conforme o seu tempo de testemunho...

O TRIBUNAL DE CRISTO...é para os cristãos da era da igreja e acontece no Céu, imediatamente depois do arrebatamento. Já o juízo de todos os santos do VT, o juízo dos santos de Israel é o juízo dos santos que morreram durante o período da Tribulação, acontece entre o final da Tribulação e o estabelecimento do reino milenar. Com a conclusão da primeira ressurreição o juízo dos santos está concluído, devido ao reino. Vemos claramente que o juízo dos pecadores é totalmente separado do juízo dos salvos conforme escrito nas escrituras:

E OS QUE FIZERAM O BEM...e os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida, e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação-João 5:29 - o verso 5 do capitulo 20 de apocalipse explica que mil anos separam as ressurreições mencionadas neste versículo. Diante do trono branco, Cristo está lidando com aqueles " que fizeram o mal" Há de haver ressurreição de mortos, assim dos justos como dos injustos- Atos 24:15. A mesma distinção de tempo dever ser observada neste versículo. O justos tem parte na primeira ressurreição , antes do milênio, os injustos são ressuscitados depois do milênio e julgados diante do grande trono branco. "E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno"...Daniel 12/;2. Esta é a ressurreição física dos " santos de Israel", e a mesma distinção de tempo é vista aqui com os "uns" ressuscitados na primeira ressurreição e "outros" não ressuscitados até o final do milênio.

QUEM SERÃO JULGADOS DIANTE DO TRONO BRANCO?...São os ímpios mortos que são julgados diante do grande trono branco, não para verificar se são salvos ou não ( isto já foi resolvido na Terra), mas para dar a sentença judicial exata para  a sua culpa e pecado. Não é surpresa para aqueles que aceitam a revelação divina que a passagem enfatiza, duas vezes , que os mortos são julgados  " segundo as suas obras". Todo juízo final das Escrituras é um juízo baseado em obras, quer seja salvo ou pecador - II Co.5:10 - Mat. 25:34-36 - Apoc. 11:18. A afirmação de Romanos 2:6 é totalmente abrangente, e se aplica tanto a salvos como a incrédulos, quando Paulo escreve sobre o "juízo de Deus, o qual recompensará cada um segundo as suas obras"

A SALVAÇÃO NÃO É OBTIDA POR OBRAS...as escrituras ensinam, e o Evangelho declara enfaticamente, que a salvação não é obtida por meio de obras - Gálatas 2:16 -3:2 -Ef. 2:8 - Tito 3:5- ela só pode ser obtida pela fé na obra de Cristo. Todavia, a justiça de Deus é revelada no fato de que quando Ele trata com os homens em juízo, Ele o faz baseado naquilo que eles fizeram. Mesmo aqueles que recusaram a graça de Deus em Cristo, tiveram diversas oportunidades e privilégios, e tudo isto será avaliado justamente, o registro pessoal dos pecados e maldade será julgado justamente. 

O CASTIGO NÃO SERÁ UNIFORME...as Escrituras ensinam que o castigo pelo pecado é real e eterno, mas nunca ensina que será uniforme - como se o tipo e quantidade de pecado não importasse  Em Lucas 12:47-48, Cristo enunciou o princípio de diferentes graus de castigo, quando Ele falou de um sendo castigado " com muitos açoites" e outro " com poucos açoites será castigado". Ele confirmou isso na sua referência á variedade de juízos, quando censurou as cidades das planície: " por isso eu vos digo que haverá menos rigor para Tiro e Sidom, no dia do juízo, do que para vós" Mateus 11;22. Assim, em absoluta justiça, este juízo final é baseado no que os homens fizeram, um fato deixado bem claro pela afirmação dupla: " segundo as suas obras". Que situação apavorante para os homens, confrontados com um relato completo de tudo o que pensaram e fizeram como criaturas responsáveis, que silêncio cheio de terror enquanto o relatório de cada um é examinado, e a alma sabe que pode haver somente um resultado desta revelação do passado. A alma que recusou a misericórdia da cruz agora enfrenta, necessariamente , a justiça do trono.

AS OVELHAS E OS BODES...o juízo do trono =, em Mateus 25;31-46, é o julgamento das pessoas que passaram pela Tribulação, pelos seus atos eles deram provas da sua fé em Cristo ou da sua rejeição de Cristo. Evidentemente, não são as nações que são julgadas, mas os indivíduos que fazem parte das nações. Estes são divididos por Cristo em "ovelhas", que entram no reino, e "bodes" de quem Cristo diz:..." E irão estes para o tormento eterno". Alguns comentaristas argumentam que os indivíduos julgados diante do trono na Terra são banidos primeiramente para o hades, e depois da ressurreição comparecem diante do grande trono branco. Entre outros problemas que este ponto de vista apresenta, temos o fato de que eles sugerem que o mesmo indivíduo irá comparecer perante Cristo, em juízo, em duas ocasiões diferentes. Embora o resultado final é o mesmo em ambos os pontos de vista, a expressão " tormento eterno", usada do juízo em Mateus, parece ser o suficiente para deduzir que estes pecadores, julgados por Cristo, passam diretamente em seus corpos, para o lago de fogo...MISERICÓRDIA

MARANATA, ORA VEM SENHOR JESUS


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS MORADIAS NOS TEMPOS DE JESUS.

O   judeu do primeiro século tinha e levava uma vida tranqüila,como muito aconchego familiar. O pão era assado em fornos de barros. Os tios tocavam seus instrumentos na área da casa. À noite, as casas eram iluminadas pela luz das lamparinas de azeite. A vida familiar era caracterizada por muita afetividade e carinho e regida por tradições sólidas. AS CASAS. Eram de formas e tamanhos variados, pois, havia diferença entre classe rica e pobre. Sua estrutura na sua maioria eram simples e pequenas. Os israelitas tinham a sua maior parte de suas atividades ao ar livre, então, a casa para eles era apenas um abrigo, um local para se fazer as refeições e para dormir.   Nos tempos de Jesus, as casas eram comuns, constituídas de apenas um cômodo, com pouquíssimo mobiliário, com quase nenhum adorno. Seus tamanhos, mais ou menos 3,5 mt2, tinham 2 a 3 janelas , e o assoalho era de terra batida. Possuíam uma escada externa que dava acesso a um terraço, que era plano, não havia telhados. Grande p

O JUGO DOS RABINOS.

INTRODUCAO: O SENHOR JESUS, não poucas vezes entrou em sérias confrontações com os Fariseus da sua época. Certo é que, os debates eram freqüentes, relacionado a diversas situações, das mais diversificadas, sobre a TORÁ, sobre as tradições dos Pais, sobre os 613 mandamentos, dos quais os Escribas e fariseus, mestres, e mais uma leva de religiosos eram conhecedores. Não somente conhecedores destes, mas criaram em cima destes mais uns quatrocentos. É interessante notar que, cada Rabino mantinha seus seguidores, discípulos, que os seguiam fielmente em todo o ensino.                 Vamos agora entender um pouco mais sobre os tais JUGOS, para que nós entendendo, não caiamos em qualquer laço, ou ensinos que nos tragam peso, pois JESUS nos disse: ‘ O meu JUGO é SUAVE e o meu FARDO é LEVE’.   Vamos começar:                 JESUS   diz , que há Rabinos e Rabinos. O que distingue os Rabinos é a experiência do REINO DE DEUS. Os Rabinos que são instruídos no Reino de Deus têm em casa um tesou

O ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O JUDAÍSMO MESSIÂNICO

INTRODUÇÃO: Ninguém pode com certeza definir o Espírito Santo. Durante muitos séculos discutiu-se sobre este Ser Divino. Debates acalorados perduraram por muito, muito tempo,seguindo dai diversos estudos e doutrinas da mais variadas, para todos os gostos. Mas na visão cristã crê-se em uma trindade entre Deus o Pai,O Filho e o Espírito Santo,três mas um só Deus ,com características de ações diferentes entre Eles. Gostaria de expressar a visão judaica messiânica ,isto é crentes judeus no Messias Yeshua ,Jesus,sobre quem é o Espírito Santo. RÚACH...tradução no hebraico : Vento - Presença - Essência - Sopro - Fôlego. Primeira ocorrência : Gênesis 1;2..."Havia trevas sobre a face do abismo,e o Rúach de Elohin pairava sobre a face do abismo, e o Rúach de Elohin pairava sobre a face das águas..." Na verdade,era a Glória e a presença Divina que estavam "visitando"o caótico estado que a terra se encontrava. Outro exemplo em Gênesis 8:1..." E lembrou-se Deus de N