Pular para o conteúdo principal

A BATALHA PELA CONQUISTA DA ALMA

 O HOMEM NATURAL E O ESPIRITUAL.....sempre em nossa caminhada, neste mundo, temos dois caminhos ou mais, que nos sobrevêm, situações da vida: alegria e tristeza, saúde e doença, casar ou não casar, estudar ou não estudar, conforme o livro de Eclesiastes, também nos expõem as situações do ser humano, nas suas mais diversas provas de sua breve existência. Em todas as situações existem forças as quais chamamos de bem e mal, tipo aqueles desenhos que vemos, de uma lado um diabinho com seu tridente cutucando a pobre alma, e de outro, um anjinho tentando impedir o progresso do erro, do pecado. Que grande embate !

A BATALHA PELA SUA ALMA...a Bíblia nos fala que no princípio da criação o ser humano era para ser perfeito, puro, uma obra prima da criação de Deus, mas, o pecado, a rebelião do homem contra a ordenança de Deus, trouxe a escuridão para a nossa alma, o homem deixou de ter a comunhão perfeita com seu Criador, e tanto o é que após o homem ser expulso do Éden, seu coração era totalmente mau, corrupto. Pense em uma geração maligna, pessoas que o tempo todo faziam e praticavam iniquidades, chegando ao ponto de Deus se arrepender de os terem criado, enviando um dilúvio, e exterminando toda a criação, exceto Noé e seus três filhos e noras. Vemos em nossos dias, as trevas retornando ao estágio de insensatez, de rebelião contra o Criador, afrontando aquele que pode novamente exterminar uma geração maligna. E assim será na grande tribulação., tempo de juízo para purificar a terra da iniquidade. A história irá se repetir.

O HOMEM TEM EM SEU SER O BOM DE DEUS...é questionável em alguns casos, mas, em sua grande maioria as pessoas tem a centelha dos atributos do criador, isto é, fazem atos de bondade. Algo em seu interior diz a ele, que existe a possibilidade de fazer as coisas direitas, uma consciência no seu íntimo que os acusa ao praticarem tanto um ato de justiça como de injustiça. De um modo geral, a maioria dos seres humanos. não tem ainda a visão correta de comportar-se nesse mundo, segundo os mandamentos de Deus. Ele precisa nascer de novo, conforme Jesus nos fala em João capítulo 3.

OS FILHOS DE DEUS E OS FILHOS DE CAIM...diga-se, considera-se os filhos de Deus como sendo a geração de SETE e os filhos do maligno como a geração de CAIM. Existe então nesse mundo, aqueles que tem o aspecto espiritual de Sete, os quais tiveram a experiência, de serem justificados por Deus em Jesus Cristo, não sendo apenas uma pessoa composta de somente corpo e alma, mas agora, sendo restaurado em seu espírito. Essa pessoa tem uma relação com Deus, pois seu espírito reviveu, ele pode orar e Deus  que os ouve, e os guia a relvas verdejantes e a águas calmas, refrigerando sua alma, ele agora tem um Pastor amigo. Ele ora por direção, por sabedoria, por cura, restauração, proteção, e no seu tempo, o Senhor intervém em suas causas. Ao contrário, os filhos de Caim, não tiveram ainda uma experiência com o sobrenatural de Deus, por isso são guiados pelo príncipe desse mundo, satanás. Ainda que Deus é misericordioso com todos.  Mas essas pessoas não querem achegar-se a Ele.

O HOMEM NÃO SERÁ JULGADO POR SER PECADOR...Deus ama o pecador. Mas o homem será julgado por rejeitar o plano de salvação, isto é, não ser conduzido a crer em Jesus Cristo, em sua obra da Cruz, rejeitar. Este ser humano está em tão grandes trevas que torna-se difícil penetrar a luz da revelação do evangelho da graça, ainda que Deus fale com ele duas ou três vezes, conforme o livro de Jó expõem. Para ele a cruz é uma loucura, e diz: como pode Deus morrer por mim em uma estaca de execução, os gentios, os gregos tem esse pensamento, assim o apóstolo Paulo fala em suas cartas. A bem da verdade ele não tem o livre arbítrio para crer em Cristo, satanás, o deus deste século cega seu entendimento, somente vindo um mais forte, mais valente que é Cristo, tem o poder de libertá-lo.

SUA ALMA É MOLDADA POR DEUS OU PELO MALIGNO...aqui esta a grande questão que os psicólogos, psiquiatras, psicanalistas estão debruçados a séculos. Como libertar o ser humano das suas ansiedade seus medos , seus traumas, sua ira etc. etc. Mas a Bíblia nos diz que, quando uma pessoa é restaurada diante de Deus por meio de Jesus, ela se torna uma nova criatura, passa a ter comunhão com Deus, e, inicia um processo de transformação daquele velho estado do velho homem, para uma novo ser, um novo homem interior, no interior sim, pois a mudança vai acontecer dentro dele, este homem vai passar a ter a presença do Espírito de Deus que iniciará uma obra de remodelação, o vaso por fora será o mesmo, mas, no seu interior começa uma faxina, que na maioria da vezes dói e dói muito, tem muita sujeira ali entende. O apóstolo Paulo, diz em uma de suas cartas, de Romanos, assim: miserável homem que eu sou quem me livrará do corpo dessa morte, o bem que eu quero, esse não faço, o mau que eu não quero, esse faço, mas, graças a Deus por Jesus Cristo. Paulo precisava fazer uma limpa do rescaldo da sua velha natureza. É um processo que vai durar até o arrebatamento, onde seremos transformado em corpo corruptível para incorruptível...

QUEM GANHARÁ A SUA ALMA? Lembra do desenho do anjinho e do diabinho, que um de cada lado tentam atraí-lo ou para o bem ou para o mal? Pois é, essa é a nossa realidade, tanto para crentes como para descrentes. Todos sem exceção, crentes e descrentes, são provados nessa experiência, tanto boas como más . Somos seduzidos por forças tanto do bem, como do mal, das trevas. Os frutos das trevas são em maior número em seus atributos, coisas assustadoras o ser humano caído pode realizar, vemos todos os dias nos noticiários que chegam a nos dar náuseas, nos perguntamos como pode ser ? Claro que pode. Os demônios ( anjos caídos) não eram assim, eram anjos bons, criados com princípios de Deus, mas na sua queda, tornaram-se esses seres que estão subordinados ao seu chefe maior Lúcifer. Eles seduzem todos com suas ofertas tentadoras, lembre-se de que o chefe deles tentou o Filho de Deus, e em todos os sentidos para desviá-lo da sua nobre missão de restaurar o homem com Deus, como colocar ordem em toda a criação. 

OS EFEITOS EM NOSSA ALMA...são inúmeros...a maior tragédia humana é estar vazio de Deus. A queda trouxe um vazio na alma humana que somente deveria ser preenchida pela semente divina. Jesus veio a este mundo como o pão da vida, e a água viva, a qual sacia nossa fome e nossa sede, precisamos nos achegarmos a ele, nele, encontraremos o descanso verdadeiro a satisfação plena, lembra? Seu fardo é leve e, seu jugo é suave...O apóstolo Paulo, nos traz um imperativo: " enchei-vos do Espírito Santo, para estarmos em duas condições. A primeira é, sendo cheio podermos andar no espírito, e a segunda é vivermos no espírito, agindo assim produziremos os frutos do Espírito que é : o amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio...viver na dimensão do Espírito Santo vai produzir esses atributos de Deus. Ao contrário, temos os frutos da carne, as obras da carne também descritas em Gálatas 5:19...trágico ...

NINGUÉM ESTÁ ISENTO DE PROVAR AS OBRAS DA CARNE E DO ESPÍRITO...quando, nos envolvemos demasiadamente com as concupiscências deste mundo, isto é , os desejos da carne, dos olhos e a soberba da vida, nós automaticamente na condição de crentes no Senhor, sobrecarregamos o nosso coração com as preocupações desse mundo, vindo  a suceder, um desvio de foco, isto é: teremos a tendência de desejar mais a coisas do tempo presente, passageiras, e  desfocaremos de Deus, ocorrendo assim, as ansiedades da vida, os medos , a insegurança, poderemos passar nossa atenção, quase que totalmente no material, e, não buscaremos as coisas do Espírito. Não podemos deixar em nenhum momento de estarmos em oração, quer em palavras, quer em pensamentos. Um dos aspectos importantíssimos que devemos buscar de todo o coração é: a FÉ, esta que procede de Deus, a confiança no sustentador da vida, Deus se agrada que o busquemos e com certeza nos responderá a seu tempo.

O QUE OCORRE QUANDO DESFOCAMOS DE DEUS...o primeiro passo para isso ocorrer, advém do inimigo de nossas almas. Ele é especialista em nos entreter nas questões materiais. As situações adversas acontecem muitas vezes, estamos em um mundo que nos envolve e sofremos revezes dos mais diversos: uma enfermidade, um prejuízo financeiro, um contenda na família, desejar coisas ilícitas, até pequenas coisas que nos afligem nossa alma inquieta, ficamos com isso abatidos, tristes, muitos entram em depressão, a angústia vem, não dormimos, precisamos de medicação para controlar nossa ansiedade aliais, o mal do século é a ansiedade, e satanás é ardiloso para nos conduzir as mais diversas situações do coração do homem. A tecnologia, o celular está afastando o homem mais e mais de Deus. O resultado quando você cai em si, você já não olha mais para o céu, não vislumbra a natureza, as belezas da criação de Deus, você então, vive somente na dimensão do natural , você fica cabisbaixo entende? No nível horizontal, em intrigas e contendas...que cenário! até eu fiquei abatido agora rsrsrsrsr. mas é uma realidade .

O QUE FAZER COM TUDO ISSO?...parar, respirar fundo, e orar. Jesus nos ensinou como agir nessas situações. Ele nos diz para não andarmos ansiosos por coisa alguma. Ele traz um pensamento sobre um pai aqui na terra: " ou qual dentre vós é o homem que, se porventura o filho lhe pedir pão, lhe dará pedra? Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus , dará BOAS COISAS aos que lhe pedirem". Comentei sobre a fé, a qual é um DOM dado por Deus para nos auxiliar nessa caminhada, fé é CONFIANÇA Nele que cuida de nós muito mais que um pai aqui na terra, pois, ele é fiel, não falha. Jesus também nos ensinou como orar: " entra no teu secreto e o Pai que está nos secreto e vê em secreto te recompensará." gosto de dobrar os joelhos ao orar, pois , assim me rendo como um todo, e vejo minha real condição, posso orar bem baixinho pois Ele escuta até os meus pensamentos...rsrsrsrs... 

FINAL...Ele é o nosso escudo e fortaleza, nosso socorro bem presente no momento da angustia e da tribulação...e a direita do Pai está nosso amado Salvador Jesus Cristo, que intercede por nós...acheguemo-nos com confiança junto ao trono da graça de Deus ,Ele é bom...SHALOM...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS MORADIAS NOS TEMPOS DE JESUS.

O   judeu do primeiro século tinha e levava uma vida tranqüila,como muito aconchego familiar. O pão era assado em fornos de barros. Os tios tocavam seus instrumentos na área da casa. À noite, as casas eram iluminadas pela luz das lamparinas de azeite. A vida familiar era caracterizada por muita afetividade e carinho e regida por tradições sólidas. AS CASAS. Eram de formas e tamanhos variados, pois, havia diferença entre classe rica e pobre. Sua estrutura na sua maioria eram simples e pequenas. Os israelitas tinham a sua maior parte de suas atividades ao ar livre, então, a casa para eles era apenas um abrigo, um local para se fazer as refeições e para dormir.   Nos tempos de Jesus, as casas eram comuns, constituídas de apenas um cômodo, com pouquíssimo mobiliário, com quase nenhum adorno. Seus tamanhos, mais ou menos 3,5 mt2, tinham 2 a 3 janelas , e o assoalho era de terra batida. Possuíam uma escada externa que dava acesso a um terraço, que era plano, não havia telhados. Grande p

O JUGO DOS RABINOS.

INTRODUCAO: O SENHOR JESUS, não poucas vezes entrou em sérias confrontações com os Fariseus da sua época. Certo é que, os debates eram freqüentes, relacionado a diversas situações, das mais diversificadas, sobre a TORÁ, sobre as tradições dos Pais, sobre os 613 mandamentos, dos quais os Escribas e fariseus, mestres, e mais uma leva de religiosos eram conhecedores. Não somente conhecedores destes, mas criaram em cima destes mais uns quatrocentos. É interessante notar que, cada Rabino mantinha seus seguidores, discípulos, que os seguiam fielmente em todo o ensino.                 Vamos agora entender um pouco mais sobre os tais JUGOS, para que nós entendendo, não caiamos em qualquer laço, ou ensinos que nos tragam peso, pois JESUS nos disse: ‘ O meu JUGO é SUAVE e o meu FARDO é LEVE’.   Vamos começar:                 JESUS   diz , que há Rabinos e Rabinos. O que distingue os Rabinos é a experiência do REINO DE DEUS. Os Rabinos que são instruídos no Reino de Deus têm em casa um tesou

O ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O JUDAÍSMO MESSIÂNICO

INTRODUÇÃO: Ninguém pode com certeza definir o Espírito Santo. Durante muitos séculos discutiu-se sobre este Ser Divino. Debates acalorados perduraram por muito, muito tempo,seguindo dai diversos estudos e doutrinas da mais variadas, para todos os gostos. Mas na visão cristã crê-se em uma trindade entre Deus o Pai,O Filho e o Espírito Santo,três mas um só Deus ,com características de ações diferentes entre Eles. Gostaria de expressar a visão judaica messiânica ,isto é crentes judeus no Messias Yeshua ,Jesus,sobre quem é o Espírito Santo. RÚACH...tradução no hebraico : Vento - Presença - Essência - Sopro - Fôlego. Primeira ocorrência : Gênesis 1;2..."Havia trevas sobre a face do abismo,e o Rúach de Elohin pairava sobre a face do abismo, e o Rúach de Elohin pairava sobre a face das águas..." Na verdade,era a Glória e a presença Divina que estavam "visitando"o caótico estado que a terra se encontrava. Outro exemplo em Gênesis 8:1..." E lembrou-se Deus de N