Pular para o conteúdo principal

ADÃO! ONDE ESTÁ DEUS?

 ADÃO! ONDE ESTÁ DEUS?...

NO PRINCIPIO CRIOU DEUS OS CÉUS E A TERRA...a narrativa do primeiro livro da Bíblia é algo grandioso demais para a nossa mente tão pequena, relativa ao conhecimento, a forma como Deus criou todas as coisas: Haja! Cada dia especifico, Ele foi falando, " Haja ", e sua voz foi se propagando por todas as camadas possíveis para trazer vida, realidades que vieram do nada, de coisas invisíveis, para o visível. Juntamente com o Deus Eterno, estava o verbo da vida, o arquiteto do universo, seu filho amado: Jesus Cristo. A Bíblia fala de que sem Ele, Jesus, nada poderia ser feito. Juntos formam a vida. O homem é inescusável quando não reconhece que existe um criador. E ao vislumbrar a natureza, temos que dar Glórias.

TUDO QUE DEUS FEZ FOI MUITO BOM...O Senhor gostou do que Ele fez, o bom de Deus já é espetacular, o muito bom está muito além do espetacular, é divinamente maravilhoso. Certa passagem da Bíblia nos relata a aparição do verbo de Deus a Manoá, pai de Sansão. O Senhor pediu que ele oferecesse uma sacrifício. E no momento do fogaréu a queimar um animalzinho, o Anjo do Senhor, aqui uma teofania de Jesus, ascendeu por entre as chamas. Fico a imaginar que experiência marcante para este ser humano, ao ver aquela manifestação de um ser divino. E Manoa perguntou ao Anjo do Senhor, " qual é o seu nome? E imediatamente Ele falou: porque quereis saber o meu nome? É MARAVILHOSO. Esse é o nome de Jesus Cristo, Ele é maravilhoso.

E ADÃO NO JARDIM? Depois de tudo pronto, no sexto dia, Deus criou a sua obra prima, alguém feito a sua imagem e semelhança. Criou a perfeição: O HOMEM. Adão era dotado de grande inteligência, ao ponto de dar nomes aos animais. Na viração do dia, o Senhor vinha ao seu encontro, bater um papo, talvez, ensiná-lo alguma coisa nova a respeito do jardim, das árvores, e de todas a coisas por Ele criadas. Diz a tradição rabínica de que quando o homem passeava com DEUS, os anjos não viam diferença alguma entre eles, infelizmente um desses anjos, um querubim de grande beleza, também percebeu e não gostou do que viu, provavelmente nesse estágio, ele já havia pecado contra Deus, por achar que poderia ser semelhante ao Altíssimo.

O HOMEM EXPULSO DO ÉDEN...Éden, delícias, deleite, lugar majestoso, prazeroso , uma dimensão que hoje está fechada o seu acesso ao ser humano, mas, que um dia toda esta terra será como o Éden, aguardamos os mil anos do reinado de Cristo, onde, juntamente com Ele administraremos em todas as dimensões. Digo, dormiremos na nova Jerusalém que descerá dos céus  e pairará  sobre a terra, e de dia muito trabalho na terra. Então, voltemos a Adão e Eva, mais especificamente com Adão , que vivenciou a presença marcante de Deus na sua vida. 

O PECADO ...o pecado o expulsou da presença de Deus. Sabemos de todos os efeitos, que vieram acarretar tamanha desgraça na vida do homem, como da mulher. O homem foi maculado, serpentizado pelo mal, vindo a provar a dor, a violência, as insatisfações criadas pelo vazio em sua alma. Seu espírito que gerava a comunhão com Deus, já não existia,  estava morto, ele não sabia como procurar e achar Deus. Este é o primeiro personagem o qual vamos fazer algumas perguntas a ele no pós Éden...

ADÃO ONDE ESTÁ DEUS?  Onde o encontrar? Onde Ele habita, Qual é o seu nome? Penso que Adão diria: olha, eu o conheci , tínhamos uma grande comunhão. Na viração do dia, Ele vinha, e passeávamos pelo jardim, eu me sentia protegido, seguro , tudo era perfeito, com o mínimo esforço eu cultivava o jardim, e tudo nascia em abundância. Então, perguntaríamos a ele novamente: e hoje: você ainda conversa com ele? Ele te visita? Onde encontrá-lo? Adão baixaria sua cabeça e ficaria em silêncio. 

UM OUTRO PERSONAGEM: Noé. Muito tempo depois nasce Noé, justo, integro e que temia Deus. O Senhor verifica lá do alto da sua santa morada, e pensa fazer algo com esse homem, reiniciar uma nova família na terra, dar cabo a todos os habitantes que se tornaram muito maus. Sabemos do relato do dilúvio, da construção da arca para preservar oito pessoas. Noé recebeu de DEUS instruções de como construir algo nunca imaginado, em um local que nunca choveu. Noé teve experiências com o Deus criador dos céus e da terra, ouviu a sua voz e completou sua nobre missão, de recomeçar uma nova população na terra. Mas, se depois de tudo isso, fossemos até ele e perguntássemos da sua experiência com Deus, ele com certeza relataria sua grande parceria no projeto do criador. E hoje Noé, você ainda conversa com Ele, você houve a sua voz? Onde Ele está? Qual é o seu nome? Talvez, silêncio profundo.

ABRAÃO..AH! Esse servo de Deus teve experiências marcantes na sua longa caminhada na terra. Deus falou com ele várias vezes. O tirou de Ur dos caldeus, e ordenou que caminhasse sem dizer para onde. Homem de muita fé. Gerou dois filhos, um da escrava e outra da sua mulher amada, no maior milagre da história em sua época. Sara tornar-se mãe aos 90 anos. Abraão, viu a tocha incandescente passar por entre as partes, o fogo do Espírito. ele teve a experiência marcante no quase sacrifício de Isaque, ele teve um encontro com nada mais nada menos que com Melquisedeque, Rei de Salém, viu anjos, viu o próprio Jesus em uma manifestação visível, comeu com Ele, e outros tantos relatos descritos a seu respeito...penso que esse personagem teve sua comunhão com Deus, na quase totalidade de sua vida. Mas, em cada propósito o Espírito veio sobre ele, para uma missão, uma tarefa específica para um tempo. Mas, o Espírito não habitou permanentemente nele. Faríamos as mesmas perguntas a ele, quem sabe também ficaria em silêncio, muito tempo depois.

DAVI...Que história magnifica do homem segundo o coração de Deus. O pastor de ovelhas que escreveu salmos proféticos, assim como um dos salmos mais conhecidos, não somente nos meios cristãos , mas por uma grande maioria não crente também : O Senhor é o meu Pastor. De pastor de ovelhas, veio a tornar-se rei em Israel, o segundo rei substituindo Saul. De pastor de ovelhas também tornou-se um grande guerreiro, onde devido a espada não afastar-se de sua casa, não teve a honra, ele, de construir o templo , a casa de Deus . Um adorador ao Senhor. Davi teve muitas experiências com o Deus de Israel, o Senhor dos Exércitos. O poder de Deus vinha sobre ele, e ele matava um leão, em outro momento matou um gigante. Ele pecava, mas, logo se arrependia sinceramente e recebia o perdão de Deus. Talvez o pecado maior foi premeditar a morte de Urias, um dos seus capitães, pedindo a Joabe, comandante do seu exército que o colocasse na frente da pior batalha, e o deixasse ali, praticamente só. Ele tinha tomado a esposa de Urias a qual veio a engravidar. Assim como outros, o Espírito de Deus não habitou totalmente nele, como templo de Deus. Davi poderia ficar em silêncio , talvez não, talvez sim.

SALOMÃO O HOMEM QUE PEDIU SABEDORIA...seu reinado de paz e prosperidade durou quarenta anos. Nasceu de Bate Seba  por graça e misericórdia de Deus. Foi ele o escolhido por Deus para edificar uma casa ao Senhor, ainda que Deus não pedisse. Salomão a princípio, conduziu sua vida no temor ao Senhor, mas, muito depois fez muitas alianças, casando-se com mulheres não da descendência israelita. Essas mulheres perverteram seu coração, trazendo e edificando locais de adoração a outros deuses. Salomão foi dotado de uma sabedoria extraordinária, vindo a prosperar muitissimamente. Ficamos maravilhados com um dos livros por ele escrito, Eclesiastes. E nesse livro ele expressa a vaidade das vaidades, tudo é vaidade. No final de sua vida, ele reconhece sua vã maneira de viver e expressa a seguinte palavra: teme a Deus, pois um dia todos daremos conta dos nossos atos. Assim como os demais, Salomão não foi templo permanente do Espírito . Ficaria em silêncio Salomão? Talvez sim, talvez não!

MUITOS OUTROS HOMENS DE DEUS DO VELHO TESTAMENTO....tiveram experiências marcantes, e o Senhor em cada época, em cada tempo, fez desses, instrumentos, para que um dia se manifestasse aquele que faria habitação plena em corações regenerados. Viveram na sombra para que através deles viesse a realidade que é Cristo. Nós conhecemos a realidade , a verdade que nos libertou. Nós somos a habitação de Deus, fomos selados e mantemos uma comunhão e em espírito e em verdade, nos envolvemos. Podemos  nos relacionar com Deus como nosso criador, mas, também como Pai. Ouvimos sua voz , quando ele fala pelo seu Espírito, por sonhos , pela Palavra. Sabemos onde Ele habita além do nosso coração. Sabemos seu nome e como Ele é, pois Jesus nos diz: quem vê a mim vê o Pai. Muitos  além de seus discípulos e apóstolos o tocaram, ouviram-no, o Verbo da Vida tabernaculou entre eles. 

SOMOS FILHOS POR ADOÇÃO...hoje seu reino está dentro de nós, não somos ainda tudo aquilo que é seu desejo que sejamos, o de sermos semelhantes ao seu filho Jesus, mas, um dia transformados pelo poder de Deus, voltaremos a ser os verdadeiros seres humanos, espiritual e material, como Jesus. Como o  Adão do Éden, então o veremos face a face, retornando ao princípio do Éden , do novo céu e da nova terra. Ei! você, onde está  Deus? Você conhece o seu nome? Ele fala com você ? Você é conhecido Dele? Onde ele habita? Perguntas que precisam de respostas que venham mudar seu rumo, sua forma de viver, sua esperança, ser regenerado para essa tão grande salvação...

EU SOU: O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA ...NINGUÉM VEM AO PAI A NÃO SER POR MIM...SHALOM DE DEUS...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS MORADIAS NOS TEMPOS DE JESUS.

O   judeu do primeiro século tinha e levava uma vida tranqüila,como muito aconchego familiar. O pão era assado em fornos de barros. Os tios tocavam seus instrumentos na área da casa. À noite, as casas eram iluminadas pela luz das lamparinas de azeite. A vida familiar era caracterizada por muita afetividade e carinho e regida por tradições sólidas. AS CASAS. Eram de formas e tamanhos variados, pois, havia diferença entre classe rica e pobre. Sua estrutura na sua maioria eram simples e pequenas. Os israelitas tinham a sua maior parte de suas atividades ao ar livre, então, a casa para eles era apenas um abrigo, um local para se fazer as refeições e para dormir.   Nos tempos de Jesus, as casas eram comuns, constituídas de apenas um cômodo, com pouquíssimo mobiliário, com quase nenhum adorno. Seus tamanhos, mais ou menos 3,5 mt2, tinham 2 a 3 janelas , e o assoalho era de terra batida. Possuíam uma escada externa que dava acesso a um terraço, que era plano, não havia telhados. Grande p

O JUGO DOS RABINOS.

INTRODUCAO: O SENHOR JESUS, não poucas vezes entrou em sérias confrontações com os Fariseus da sua época. Certo é que, os debates eram freqüentes, relacionado a diversas situações, das mais diversificadas, sobre a TORÁ, sobre as tradições dos Pais, sobre os 613 mandamentos, dos quais os Escribas e fariseus, mestres, e mais uma leva de religiosos eram conhecedores. Não somente conhecedores destes, mas criaram em cima destes mais uns quatrocentos. É interessante notar que, cada Rabino mantinha seus seguidores, discípulos, que os seguiam fielmente em todo o ensino.                 Vamos agora entender um pouco mais sobre os tais JUGOS, para que nós entendendo, não caiamos em qualquer laço, ou ensinos que nos tragam peso, pois JESUS nos disse: ‘ O meu JUGO é SUAVE e o meu FARDO é LEVE’.   Vamos começar:                 JESUS   diz , que há Rabinos e Rabinos. O que distingue os Rabinos é a experiência do REINO DE DEUS. Os Rabinos que são instruídos no Reino de Deus têm em casa um tesou

O ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O JUDAÍSMO MESSIÂNICO

INTRODUÇÃO: Ninguém pode com certeza definir o Espírito Santo. Durante muitos séculos discutiu-se sobre este Ser Divino. Debates acalorados perduraram por muito, muito tempo,seguindo dai diversos estudos e doutrinas da mais variadas, para todos os gostos. Mas na visão cristã crê-se em uma trindade entre Deus o Pai,O Filho e o Espírito Santo,três mas um só Deus ,com características de ações diferentes entre Eles. Gostaria de expressar a visão judaica messiânica ,isto é crentes judeus no Messias Yeshua ,Jesus,sobre quem é o Espírito Santo. RÚACH...tradução no hebraico : Vento - Presença - Essência - Sopro - Fôlego. Primeira ocorrência : Gênesis 1;2..."Havia trevas sobre a face do abismo,e o Rúach de Elohin pairava sobre a face do abismo, e o Rúach de Elohin pairava sobre a face das águas..." Na verdade,era a Glória e a presença Divina que estavam "visitando"o caótico estado que a terra se encontrava. Outro exemplo em Gênesis 8:1..." E lembrou-se Deus de N