AS VAIDADES EM ECLESIATES..
O DOCE E O AMARGO...nossos bens materiais, os quais conquistamos em nossa breve jornada, nos trazem experiências doces e amargas, vindo assim a nos levar a uma realidade de vaidades. Compramos um automóvel, pagamos um bom dinheiro tornando-se um ponto de idolatria. No princípio esse bem é doce em nossa boca, limpamos todos os dias, em dia de chuva não sai da garagem, se tiver que sair o cuidado para entrar no veiculo deve-se ter todo um ritual, para não sujar os tapetes, mas passados os dias, ele vai se tornando amargo, uma batidinha ali outra aqui, fica-se dias sem dar uma boa lustrada no tal, IPVA , SEGURO, MANUTENÇÕES DIVERSAS etc. Assim também com uma casa edificada, ela é doce no princípio , mas depois também vai ficando amarga. São esses e outros tantos objetos de idolatrias e vaidades.
SALOMÃO O HOMEM MAIS SÁBIO...a história desse personagem bíblico é um grande exemplo para nós. Ele não pediu riquezas para Deus nem a morte de seus inimigos, mas pediu por sabedoria e assim foi, o Senhor concedeu tornando-o o mais sábio de seu tempo. O livro de Eclesiastes nos leva a uma jornada de um conhecimento e conquistas além de nossa imaginação, ver também nos reis de Israel. O Senhor deu a ele quarenta anos de paz com seus inimigos, vindo com isso a prosperar muitissimamente. Possuiu ao vermos em seus escritos riquezas tais que vinham de todos os reinos com os quais ele fez aliança, casando-se com setecentas esposas e mais trezentas concubinas. Ouro , pedras preciosas, animais exóticos, jardins espetaculares, palácios, cavalos aos milhares de milhares, escritas das mais diversas em provérbios e Eclesiastes. Bebeu os melhores vinhos e comeu as melhores comidas de todos os reinos. Imagine você no lugar de Salomão?
O TEMPO DE SEU REINADO...Salomão iniciou seu reinado ainda jovem ,em sua vitalidade pode desfrutar de todos os benefícios, ainda mais com a proteção de Deus ao seu lado. Teve a nobre missão de construir o TEMPLO maravilhoso onde a presença de Deus se fez real, A GLÓRIA desceu no santíssimo lugar. Salomão recebeu muitos sábios de outros reinos, os quais vinham para fazer perguntas a ele, e ele as respondia todas, elevando sua estima entre os reis e rainhas etc. A mais famosa delas foi a rainha de Sabá, a qual veio de um reino distante conhecer o grande rei, voltou impressionada e dizem que esta veio a ter um filho dele, Melenique. Interessante que com a fundação de Israel em 1948 , as autoridades de Israel enviaram um avião até a Etiópia, para buscar uma tribo que lá praticavam o judaísmo. Enfim, Salomão não era pouca coisa rsrsrsrsrs....
VAIDADE EM BENS DESTA TERRA... a muitos anos atrás resolvi que iria edificar uma morada. Contratei um arquiteto e lá foi. Construímos um sobrado graaaaaandeeee, loja , sobreloja , apartamento e terraço, salão de festa. Quando pronto, passava para outro lado da rua e ficava admirando com ar de superioridade e de achismos, ex. pensava eu, olha que maravilha, todos vão me olhar diferente, ele é bem sucedido, tem muito dinheiro, a vaidade tomou meu coração, eu olhava com ar de grandeza, e dizia todos vão ver que sou abençoado por Deus, agora sou crente e esse é o resultado da minha fé em Jesus Cristo. Eu acho que essa não era a opinião de Deus. Graças ao Senhor com tempo fui mudando minha maneira de ver os bens desta terra, e agradeço a cada dia pela bondade do Eterno, em permitir que eu usufrua desse imóvel no breve tempo da minha vida, sabendo que um dia tudo será destruído pelo fogo....não sou que falo é a Palavra , o apóstolo Pedro, brigue com ele.
AS DIVERSAS VAIDADES...existem muitos tipos de vaidades nesse vasto mundo. Uns desejam ter uma beleza a qual com o passar dos tempos vai se deteriorando, rugas, pé de galinha, pele envelhecida , gasta-se uma fortuna em cremes , tipos de cirurgia das mais complexas, dessa forma passam suas vidas na frente de um espelho, admirando-se constantemente. Fico perplexo com a variedade de cremes e poções que minha esposa tem, não tem mais espaço no toalete, enquanto isso o meu lado está cada vez mais reduzido...rsrsrsr, outro exemplo são com roupas e sapatos, digo pra ela : você usa todas essas roupas em um ano? Cousa séria. Olha! não estou sendo contra estar bem arrumada e com discreta pintura, mas sem exageros ok? Custa muito dinheiro, quando muitas coisas estragam sem usar.
OS SOBRENOMES,,, esse é também um dos grandes motivos de vaidades. A pergunta mais comum é : você sabe com quem está falando ? Tenho em um ramo da minha família, onde vejo isso se destacar grandemente. O destaque no sobrenome é de uma vaidade muito exaltada, digo sempre que, para Deus nada importa um sobrenome. Mas o que importa para o nosso Deus é que você seja conhecido dele por primeiro, crer e receber seu filho Jesus Cristo e ser selado pelo Espírito. Eu, antes de ter um encontro com a Palavra, vivia nessa ideia de que o meu sobrenome era top, e quando preenchia algum questionário seja em qualquer lugar, o atendente já me perguntava : ah. você é: citando meu sobrenome, respondia todo orgulhoso : sim e citava meu sobrenome. Vaidade das vaidades. Logicamente que eu sou responsável pelos atos cometidos e praticados pelo meu CPF, estarei desonrando minha geração passada como a dos meu filho no futuro. Precisamos estar atentos com o que falamos, agimos na pratica com todos.
AS VAIDADES APRISONAM. certo que sim! É interessante notar a cultura, a forma de viver e se comportar de uma pessoa bem rica. Geralmente, ela não demonstra o que tem, ela não abre o jogo do seu negócio, discreta no possuir, discreta no gastar, não sai pelos quatro cantos da terra mostrando, esnobando sobre todos, ela é comedida no falar, mais escuta do que fala, posso estar errado. Conheço determinada pessoa em nossa família, diz-se crente em Cristo, veio , de uma classe de poucos recursos deste mundo. Mas, de repente veio a se tornar muito bem de vida, seu esposo tem um alto rendimento dentro de uma empresa de telecomunicação, cresceu rapidamente. Mas, porém, contudo foi uma presa do espírito da vaidade, vindo a esnobar sobre a família do marido e seus demais. O espírito de luxúria bateu de frente, ela cedeu aos encantos do mundo, tudo vaidade, me perdoe tá?
O RECADO DE SALOMÃO...Salomão nas suas vaidades, foi um grande edificador como vimos, provou tudo de bom em sua breve caminhada. Gosto de Eclesiastes, no tempo de todas as coisas capítulo 3. As suas experiências foram escritas para o nosso ensino, aliais, tudo que esta na palavra de Deus foi registrado para nossa brevidade de vida. Somente com as experiências de nossa caminhada nós vamos aprender as vaidades das vaidades e que tudo é vaidade. O mais importante para nós de todas as suas instruções que ele deixou, é para nos livrar das astutas ciladas do maligno, para nos aprisionar , nos tirar da realidade maior que é Cristo e o seu reino em nós. Precisamos clamar ao Senhor para que, seu reino cresça, e aumente seu governo em nosso coração. Sabemos que do nosso coração saem as saídas de vida e de morte, precisamos fazer todo o possível para que nossa alma seja moldada por Cristo, com a sua mente. A vida nos trará a maturidade, onde vamos aprendendo com nossos erros e vamos crescendo com nossos acertos, é a vida que segue a cada manhã.
SALOMÃO EM SUA VELHICE...Lembra-te do seu criador nos dias da sua mocidade, antes que venham os maus dias , e chegue os anos dos quais dirás : não tenho neles prazer, antes que que se escureçam o sol, a lua e as estrelas do esplendor da tua vida, e tornem a vir as nuvens depois do aguaceiro , no dia em que tremerem os guardas da casa , os teus braços, e se curvarem os homens outrora fortes , as tuas pernas, e cessarem os teus moedores da boca, por já serem poucos, e se escurecerem os teus olhos nas janelas, e os teus lábios, quais portas da rua, se fecharem , no dia em que não puderes falar em alta voz, te levantares á voz das aves, e todas as harmonias, filhas da música, te diminuírem , como também quando temeres o que é alto, e te espantares no caminho, e te embranqueceres, como floresce a amendoeira, e o gafanhoto te for um peso, e te perecer o apetite, porque vais á casa eterna, e os pranteadores andem rodeando pela praça, antes que se rompam o fio de prata, e se despedace o copo de ouro, e se quebre o cântaro junto á fonte, e se desfaça a roda junto ao poço, e o pó volte a terra ,como era, e o espírito volte a Deus, que o deu. Vaidade de vaidades, diz o pregador, tudo é vaidade...Eclesiastes 12:1-8...uma descrição fabulosa do fim da vida de um ser humano.
PALAVRAS FINAIS DE SALOMÃO..." De tudo o que se tem ouvido , a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos, porque isto é o dever de todo o homem. Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras , até as que estão escondidas, quer sejam boas , quer sejam más.."
MINHAS CONSIDERAÇÕES...somente o tempo trará os ensinos necessários ao nosso crescimento e aprendizados, somos como Salomão, não podemos atirar a primeira pedra contra ele. Mas prossigamos aprendendo com os erros dos outros e os nossos da mesma maneira, para um dia chegar diante daquele que tudo vê e perscruta o nosso coração e sabe que somos pó, crescendo de fé em fé , de glória em glória , buscando a santificação que Deus nos oferece a cada dia. Há um Espírito em nós , o do Senhor, que nos ensina, nos corrige, nos disciplina para o nosso bem. Deixemos que ele tome posse do centro do nosso coração, para que nosso EU diminua e ele cresça...AMÉM e SHALOM
Comentários
Postar um comentário