Pular para o conteúdo principal

AJOELHANDO-SE

TEXTO BASE: EF.3:14-15.
INTRODUÇÃO
Qual foi a última vez que você orou de joelhos? Qual foi a última vez que você fez uma oração e estava ajoelhado? 
Muitos de nós fazemos orações rápidas 1.99. No trânsito, no ônibus, na fila, no trabalho e ao longo do dia vamos nos lembrando de muitos assuntos para orar. Fazemos orações breves, repetitivas por muitas coisas, e, em muitos lugares. Fazemos também  orações: cerimoniais,sociais,na igreja,em aniversários, em conquistas, em pequenos grupos etc.
Ai existe: orações pequena-média-longas e curtas, e, são orações: desesperadas, rápidas,bem formadas,bem embasadas,em textos bíblicos, decoradas ou displicentes,sem uma ordem  com começo-meio e fim, individuais e coletivas. Se sua vida de oração está encaixada em apenas orações: cerimoniais, cultos, reuniões de oração na igreja, ou pequenos grupos ou orações rápidas e econômicas! Creio então que eu, você, nós, estamos muitos longe de sermos cristãos autênticos e verdadeiros, sinceros ou de ter uma vida cristã real, aos moldes da Igreja primitiva, ou, do primeiro século.
Mas por que nós? Quem somos?!!! Somos a geração do imediatismo. O homem ocidental não pode perder tempo, fazemos e nos enrolamos com tantas atividades, e, a nossa busca material toma toda a nossa atenção, com isso, trazendo debilidade a nossa vida. Priorizamos mais os desejos da carne e deixamos os rituais breves, rápidos para DEUS. Deus vive e se abastece das nossas sobras, da nossa ingratidão. Achamos mais fácil ainda cobrir nossa falta de relacionamento com Deus, deixando nas mãos dos líderes para orarem por nós, e, com isso jogamos nosso fardo para eles.
Devemos fazer uma análise de nossas vidas, ou da nossa vida de oração. Parar e refletir, o alcance, a qualidade, a realidade a que estamos em níveis de oração. Colocar-se de joelhos, um ritual. JESUS  instituiu alguns rituais, ele e seus discípulos os praticavam. O apóstolo Paulo nos quer levar a praticarmos tal disciplina, como, uma rotina mais que necessária e imprescindível.
Evidentemente Deus, não precisa de rituais, dos nossos rituais, porque Deus vê o que está em nosso coração, atitudes, posturas, Ele tudo vê e tudo ouve, e por isso temos de adorar em espírito e em verdade. Não queremos com isso afirmar que, orações diversas, em tempo e locais não são ouvidas pelo SENHOR. Ele é onisciente, onipresente, onipotente, mas o que eu quero falar é de: algo, além disso, de uma demissão sobrenatural, além do natural, isto é, entrarmos em um novo tempo, novo patamar de relacionamento com DEUS, de: ouvir, ver, ser tocado, consolado e o mais importante: orar a vontade de DEUS, orar como Deus, os propósitos de Deus.
Não nos ajoelhamos por causa de DEUS, mas por nossa causa, por isso precisamos realmente literalmente cair de joelhos, desfalecer no sentido de render-se diante Dele, aos seus pés. Estarmos de joelhos é criar um exercício, um ritual que nos ajuda a lembrarmos para onde devemos ir quando se faz necessário, mais que necessário. É também um exercício que nos ajuda a domar, domesticar a volúpia, a selvageria dos nossos sentimentos, desejos de nosso corpo, os apetites indisciplinado dos nossos pensamentos, é arremessar-se na prática do silêncio, do aquietar-se. Nós não somos naturalmente capazes do silenciar-se, da espera, da entrega, pois vivemos num movimentar-se constante e aceleradíssimo, e, até por que a quantidade de intensidade de informações a que somos submetidos no dia a dia, praticamente nos impedem a caminhada lenta e necessária para uma vida lúcida, consciente, sóbria e moderada.
De joelhos, a gente espera. Respiramos fundo, nosso batimento cardíaco volta ao normal, e, podemos dizer a nós mesmos: calma, tenha paciência, não desista agora. De joelhos, a gente disciplina-se  a esperar. Dizemos: calma, está nas mãos do Senhor, de Deus, do nosso Pai que nos ama e nos quer o bem. De joelhos, nós disciplinamos nossa atenção a ouvir Deus, e, prestar atenção nos seus movimentos. De joelhos É SÓ VOCÊ E ELE, sem o líder, sem a esposa, sem qualquer outro recurso desta terra.
Mas, para que se ajoelhar mesmo? Respondo: Porque de joelhos, NÓS NOS COLOCAMOS NA EXATA MEDIDA DE NOSSA LEGÍTIMA ESTATURA. Nós,humanamente falando,somos do tamanho de uma pessoa ajoelhada. Uma importante observação aqui: Aqueles que se recusam a se ajoelhar, cedo ou tarde caem de quatro, aquele que ainda não se ajoelha, é, como um irracional, por quê? Você quer mesmo saber? Muito bem. É PORQUE O SER HUMANO EM PÉ, É O QUE SIMBOLIZA A SUA AUTOSUFICIÊNCIA, SUA PREPOTÊNCIA, E TORNA-SE UM SEMIDEUS, O QUE PODERÁ  A  SE TORNAR UM ÍDOLO, E, DEIXAR-SE SER UM ÍDOLO, É, ESTAR SOB INFLUÊNCIA MALIGNA, E O SENHOR ABATE OS ÍDOLOS.
Ao contrário, de joelhos, O HOMEM, ENCONTRA A SUA EXATA MEDIDA DE SUA ESTATURA, A DE UM ADORADOR RENDIDO.  Quando estamos na presença da glória de DEUS, nos ajoelhamos para que? Nós fomos criados para louvor da glória de Deus, nós somos adoradores, e, quem não adora a Deus, acaba adorando a outras coisas, e, na pior das hipóteses, A SI MESMO. Então encontramos a nossa verdadeira estatura quando nos ajoelhamos. De joelhos nós expressamos nossa necessidade de dependência Dele RM. 11:33. Um parênteses aqui ( sabe por que eu algumas vezes não sito os versículos bíblicos? Por que você precisa folhear , abrir sua Bíblia e manuseá-la). Mas continuemos.
De joelhos, nós expressamos a nossa consciência de ASSOMBRO, da GRANDEZA de DEUS. 100 milhões de galáxias, com bilhões de estrelas, e, ainda o universo em expansão.  De joelhos também vemos como é ASSOMBROSO, o sofrimento do homem: fome, dor, miséria, vemos a impotência do homem, sua humanidade, de quem você é, o que você é, e, vemos os mistérios de DEUS revelados, e, ficamos a imaginar o quanto ainda não sabemos Dele.
EU NÃO SEI. Na oração, nós vamos buscar muitas respostas. Quando a vida torna-se insuportável, nós caímos de joelhos, e, aí nós encontramos a nossa medida exata de estatura. De joelhos o ser humano pratica a mais elementar expressão de adoração que é: a ORAÇÃO, e ora. Como também, não precisa às vezes nem uma palavra, basta você se ajoelhar, e escutar, ouvir ordem, o conselho, o consolador. De joelhos, nós vamos expressar a nossa consciência de dependência, de insuficiência, incapacidade, vulnerabilidade, do poder e do amor de DEUS. De joelhos, nós definimos os limites da moldura da nossa vida e de suas circunstâncias.
A oração é a chave que abre tudo e qualquer outra realidade. Tudo começa na oração, e, tudo termina na oração. E a palavra final é a gratidão: “obrigado Senhor, eu te bendigo” ( ver estudo sobre BERAKAH) . Todo o pedido, isto é, necessidades, circunstâncias a serem resolvidas, acertadas, devem estar dentro dos limites da oração. O que você não orou, por alguma coisa, ela não esta lembrada ou levada a DEUS, para DEUS, ela está então fora do lugar.
O sentido de “OREI TRÊS VÊZES AO SENHOR”. O sentido deste versículo do Apóstolo Paulo pode significar: orar por completo, o assunto está fechado  com DEUS, eu comecei um assunto e terminei por completo. É dizer a DEUS: “Senhor, a partir de agora eu não oro mais por esse assunto, eu vou descansar, eu vou entrar no sábado, não vou mais me estressar”
De joelhos nós assumimos a responsabilidade pelas nossas vidas. Exemplo: não podemos transferir peso de responsabilidade para terceiros: “orem por mim. Mas você já orou por isso? Sabe,é,eu e DEUS,sem terceiros,temos que encarar essa e outras sozinho,não podemos terceirizar ou levar outros juntos. Falhas –fraquezas, o problema sou eu,é meu,solitariamente.
De joelhos nós nos colocamos no caminho da GRAÇA. Ajoelhar-se é esperar como Zaqueu esperou, então o veremos e perceberemos sua presença, seu perfume, seu perdão, misericórdias. Quando nos ajoelhamos, DEUS sabe que você abriu a porta. Ap.3 – DEUS é cavalheiro, Ele não se mete na nossa vida, mas ao nos ajoelharmos, nós estamos dizendo a DEUS: “DEUS entendo com isso como o SENHOR pode interferir, faça-se a tua vontade,eu me rendo ,cumpra em mim o teu querer”. Mas existem os que não se ajoelham sob quaisquer hipóteses. Obstinado por sua própria conta. Segue uma ilustração a aquele que está se afogando:  “Você está se afogando, não sabe nadar, e ao teu lado tem um anjo com uma bóia pronto para jogá-la até você. Você está bem mal naquela circunstâncias, e DEUS também está junto, ali te olhando. O anjo fica impaciente,já está com taquicardia,suando frio,mas ele não faz nada sem a ordem do seu patrão. O anjo olha,olha pra você e para o PAI, e diz a DEUS: Senhor jogo a bóia Senhor? Deus olha pra você e diz não! O anjo retruca : mas por que? DEUS diz: “ELE AINDA NÃO ME PEDIU AJUDA,ELE NÃO QUER, ACHA QUE CONSEGUE SÓZINHO,ACHA QUE SABE NADAR”
Quando nos ajoelhamos, nós estamos no caminho de CRISTO que passa no ambiente da graça de DEUS e recebemos então sua visita, sua provisão, seu socorro, e, somos transformados pela graça DELE. Salmo 42:10 “Aquietai-vos e sabei que eu sou DEUS”-Pare de lutar,caia de joelhos. Ao lutarmos, queremos que DEUS nos abençoe em nossos termos, e, cair de joelhos é conhecer nossas limitações para recebermos os termos de DEUS. Reconhecemos nossas fraquezas para que Ele venha nos completar.
NOTA-A  CONTINUAÇÃO DESTE ESTUDO ESTÁ EM = O QUE FAZ VOCE SE AJOELHAR.
SHALOM.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS MORADIAS NOS TEMPOS DE JESUS.

O   judeu do primeiro século tinha e levava uma vida tranqüila,como muito aconchego familiar. O pão era assado em fornos de barros. Os tios tocavam seus instrumentos na área da casa. À noite, as casas eram iluminadas pela luz das lamparinas de azeite. A vida familiar era caracterizada por muita afetividade e carinho e regida por tradições sólidas. AS CASAS. Eram de formas e tamanhos variados, pois, havia diferença entre classe rica e pobre. Sua estrutura na sua maioria eram simples e pequenas. Os israelitas tinham a sua maior parte de suas atividades ao ar livre, então, a casa para eles era apenas um abrigo, um local para se fazer as refeições e para dormir.   Nos tempos de Jesus, as casas eram comuns, constituídas de apenas um cômodo, com pouquíssimo mobiliário, com quase nenhum adorno. Seus tamanhos, mais ou menos 3,5 mt2, tinham 2 a 3 janelas , e o assoalho era de terra batida. Possuíam uma escada externa que dava acesso a um terraço, que era plano, não havia telhados. Grande p

O JUGO DOS RABINOS.

INTRODUCAO: O SENHOR JESUS, não poucas vezes entrou em sérias confrontações com os Fariseus da sua época. Certo é que, os debates eram freqüentes, relacionado a diversas situações, das mais diversificadas, sobre a TORÁ, sobre as tradições dos Pais, sobre os 613 mandamentos, dos quais os Escribas e fariseus, mestres, e mais uma leva de religiosos eram conhecedores. Não somente conhecedores destes, mas criaram em cima destes mais uns quatrocentos. É interessante notar que, cada Rabino mantinha seus seguidores, discípulos, que os seguiam fielmente em todo o ensino.                 Vamos agora entender um pouco mais sobre os tais JUGOS, para que nós entendendo, não caiamos em qualquer laço, ou ensinos que nos tragam peso, pois JESUS nos disse: ‘ O meu JUGO é SUAVE e o meu FARDO é LEVE’.   Vamos começar:                 JESUS   diz , que há Rabinos e Rabinos. O que distingue os Rabinos é a experiência do REINO DE DEUS. Os Rabinos que são instruídos no Reino de Deus têm em casa um tesou

O ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O JUDAÍSMO MESSIÂNICO

INTRODUÇÃO: Ninguém pode com certeza definir o Espírito Santo. Durante muitos séculos discutiu-se sobre este Ser Divino. Debates acalorados perduraram por muito, muito tempo,seguindo dai diversos estudos e doutrinas da mais variadas, para todos os gostos. Mas na visão cristã crê-se em uma trindade entre Deus o Pai,O Filho e o Espírito Santo,três mas um só Deus ,com características de ações diferentes entre Eles. Gostaria de expressar a visão judaica messiânica ,isto é crentes judeus no Messias Yeshua ,Jesus,sobre quem é o Espírito Santo. RÚACH...tradução no hebraico : Vento - Presença - Essência - Sopro - Fôlego. Primeira ocorrência : Gênesis 1;2..."Havia trevas sobre a face do abismo,e o Rúach de Elohin pairava sobre a face do abismo, e o Rúach de Elohin pairava sobre a face das águas..." Na verdade,era a Glória e a presença Divina que estavam "visitando"o caótico estado que a terra se encontrava. Outro exemplo em Gênesis 8:1..." E lembrou-se Deus de N