Pular para o conteúdo principal

A BATALHA NO CÉU

 E HOUVE BATALHA NO CÉU...estes seis versículos explicam porque as condições na Terra mudam tão dramaticamente no meio da setuagésima semana . A explicação é que uma batalha no Céu cujos resultados são sentidos na terra. Repentinamente uma batalha se trava na esfera celestial. Enquanto Satanás observa o arrebatamento da igreja, o Tribunal de Cristo e as Bodas do Cordeiro prestes a acontecer no Céu, é possível que ele pensa que chegou o momento dele usurpar o trono. O sucesso dos seus planos anteriores , desde o aparecimento dos seus agentes na Terra e a morte das duas Testemunhas, podem ter promovido esta ilusão. Por outro lado, visto que o tempo está se esgotando, talvez o dragão toma a iniciativa, tentando impedir o derramamento dos juízos finais sobre os seus agentes terrenos. 

QUEM COMEÇOU A BATALHA...As escrituras não dizem quem começou a batalha, mas a ordem das palavras na frase sugere que a iniciativa  pode ter partido de Miguel que, com autoridade divina, toma o primeiro passo para livrar o universo do instigador de rebelião. Este ponto de vista é apoiado por Daniel 12:1, que se refere ao mesmo momento da setuagésima semana : " E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe , que se levanta pelos filhos do teu povo..." Pode bem ser que, em resposta á pressão sobre a nação de Israel, Miguel recebe autorização para entrar em ação.

MIGUEL: QUEM É COMO DEUS"...seu nome significa " quem é como Deus?" é mencionado cinco vezes nas escrituras, em Daniel 10:13 ele é chamado de " Miguel, um dos primeiros príncipes" , em  Daniel 10:21.ele é chamado de " Miguel, o vosso príncipe" e em Daniel 12:1 ele é chamado de " Miguel, o grande príncipe", e em Judas 9 ele é identificado como o " Arcanjo Miguel", o único arcanjo nas escrituras. Aqui ele lidera uma grande hoste angelical, que está inteiramente sob o seu comando, ao ponto de serem chamados de " seus anjos". Contra esta hoste celeste está agrupado o inimigo, descrito como " o dragão e os seus anjos", e o resultado é um conflito intenso. O verbo " não prevaleceram" descreve o fracasso do ataque satânico , e reflete o esforço supremo que eles empregaram para derrotar as hostes celestes.

A LOCALIZAÇÃO DESTA BATALHA...a localização desta batalha é tema de muitas discussões, pois ela é descrita como acontecendo " no Céu". O Senhor ressurreto " penetrou nos céus", literalmente," atravessou os céus", obviamente o céu atmosférico e astral, e foi, "feito mais sublime do que os céus" e entrou " no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus". O terceiro céu é identificado como o Paraíso, onde Deus e Cristo habitam. E onde os salvos da Terra se reúnem para estar com Cristo. É muito improvável que esta batalha aconteça nesta esfera. Esta batalha também não acontece "nos lugares celestiais" -Efésios 6:12, que transmite um ensinamento completamente diferente.

AS PALAVRAS DE CRISTO...as palavras de Cristo, em Lucas 10:18, se referem á queda de Satanás deste lugar onde ele era" querubim ungido para proteger" EZ. 28:14, tão perto do trono de Deus. Isto já é história, e aconteceu em Gênesis 2 e 3. Desde esta queda é evidente que Satanás não pode mais habitar na presença de DEUS, todavia fica também claro que há certas regiões celestiais que se identificam com administração angelical, ás quais Satanás ainda tem acesso. -Jó 1:6 e 2:1., e onde, como acusador dos santos, ele pode apresentar o seu caso diante de Deus. É deste "lugar" que Satanás e seus anjos são agora expulsos. A ênfase da palavra" seu", na frase, apoiam esta interpretação: " nem mais o seu lugar se achou nos céus', como se antes houvesse uma esfera especial disponível a eles. Parece que este grupo rebelde não é somente expulso do Céu, mas também barrado eternamente da própria região onde eles anteriormente se reuniam , enquanto Miguel age para livrar o universo de iniquidade. Esta expulsão de Satanás e suas hostes acontece no meio dos sete anos da Tribulação.

A ANTIGA SERPENTE...o identifica como aquele que trouxe desastre á humanidade, no jardim do Éden, logo no início da história. A serpente literal consentiu em ser usada como veículo deste poderoso inimigo de Deus, e desde então ela tem pagado o preço. Sutileza e engano são características da serpente - palavras adequadas para descrever o mais antigo e astuto inimigo do homem.

O DIABO E SATANÁS...é realmente um título duplo. A palavra 'diabo' é derivada da palavra diaballo que significa "difamar" ou "caluniar". Ele é descrito como "o acusador de nossos irmãos"; ele acusa os homens perante Deus , como fez com Jó, e ele difama Deus perante os homens. O outro lado do se caráter é dado pel palavra hebraica "satan", que significa " adversário". Este é seu título normal no VT, onde ele é visto como o adversário de Deus, do povo de Deus e de todos os propósitos de Deus.

QUE ENGANA O MUNDO...é literalmente "aquele que engana o mundo inteiro". A construção da frase mostra que este é o enganador insuperável.  Nos dias finais este engano chegará a um auge da sua obra fraudulenta. Todos os grandes "ismos" que tem excluído Deus da sua criação foram obra dele; e agora o maior "ismo", o "deísmo', que exigirá adoração para si mesmo, será o seu último engano. 'Todo o mundo habitável" indica uma abrangência da sua conspiração que inclui toda a população da Terra. 

E FOI PRECIPITADO. .a repetição do verbo" precipitado", com referência tanto a Satanás como aos seus anjos, enfatiza a ignomínia da sua derrota total. Deste ponto em diante, Satanás e seus anjos não têm mais acesso ao Céu, e seus movimentos estão restritos á Terra física. Quando ele é derrotado nesta esfera terrena, não há mais nenhum caminho de retirada aberto a ele . Deus começa o processo de retirar o usurpador do cosmo e ele encontrará o seu destino final no Lago de Fogo.

O CURTO ESPAÇO DE TEMPO NA TERRA...expulso do céu, o diabo não tem outra alternativa a não ser fazer do planeta Terra seu último posto. " Tendo grande ira" descreve seu estado emocional: grande ira ardendo no coração. " Sabendo que já tem pouco tempo", descreve a percepção que impulsiona  esta ira. Ele sabe perfeitamente que o plano redentor de Deus está chegando á sua conclusão., e que o tempo que lhe resta agora é curto. " O tempo" durante o qual pode usar o seu poder é limitado a três anos e meio: é um período curto comparado com os séculos do passado, e corresponde ao " pouco tempo " da oitava cabeça da Besta em 17:10. Ele sabe que Cristo está prestes a receber Seu reino. Dentro deste curto espaço de tempo veremos a explosão final da ira satânica contra tudo o que representa Deus na Terra.

O CONFRONTO NA TERRA...nas sua tentativas anteriores de atentar contra a vida de Cristo, por meio de Herodes e Pilatos, Satanás foi frustrado, e agora ele ataca a mãe. O verbo " perseguiu" no seu significado original, significa " fazer fugir" ou " seguir", e a figura que temos é de uma nação perseguida de uma lado para outro. Resume a atividade deste inimigo durante os três anos e meio do período da Grande Tribulação Mat. 24:15-22. ele conspira e planeja e persegue Israel com o objetivo de exterminá-la com o intento se impedir os planos de Deus e seus propósitos para Israel. Por causa da perseguição, a mulher foge. Enquanto muitos na nação adorarão a Besta, a nação como tal rejeitará suas reivindicações. Israel será banida internacionalmente e precisará fugir. Esta é a fuga do verso 6, ali o fato é mencionado , aqui a razão é dada. 

FORAM DADAS DUAS ASAS DE GRANDE ÁGUIA...é Deus quem opera como doador " das duas asas de grande águia", parecem recordar outra libertação deste mesmo povo, num dia passado. A promessa de Jeová, dada a Israel quando eles saíram do Egito, tem a gora um novo significado para a nação: " vós tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águias" Êx. 19:4. Esta figura é usada novamente por Moisés para mostra o cuidado de Jeová para com seu povo: ' como a águia desperta o seu ninho, se move sobre os seus filhos, estende suas asas , toma-os e os leva sobre as suas asas" A ênfase aqui está na velocidade com que eles encontram segurança : " para que voasse para o deserto" e serem protegidos " um tempo, e tempos, e metade de um tempo".

PROTEGIDOS E ALIMENTADOS SOBRENATURALMENTE...Existem correntes que descrevem este deserto não literal, mas como um deserto espiritual de toda a cena política e nacional onde almas têm que procurar abrigo e sustento durante o apogeu da Besta. Sendo que eles não poderão " comprar ou vender", dar-lhes alimento ou bebida ou vestes ou proteção será uma coisa extremamente perigosa para os outros -Mat. 25:35-39 - esta será uma verdadeira experiência de " deserto". Todavia eles serão sustentados, eles serão supridos de tudo o que precisam para sobreviver, de maneira sobrenatural. Como houve com Elias, haverá "um riacho" e " corvos" e uma " panela" nos dias mais negros da apostasia. A natureza sobrenatural do sustento será essencial, pois a maldade do dragão muda para a sutileza da serpente. A expressão " fora da vista da serpente" está ligada a " sustentados". "Fora  da vista" deve ser entendido como "longe de" ou " salvo de" ...também podemos entender literalmente um lugar de refúgio preparado por Deus na cidade de Pella ou Petra e ali sobrenaturalmente sustentados três anos e meio finais, onde um grande número de um  remanescentes ortodoxos e ultra ortodoxos serão salvos e entrarão no milênio com Cristo em seu retorno..

ÁGUAS COMO UM RIO...da boca da serpente sai" água como um rio". Uma torrente de água impetuoso persegue a mulher, obviamente com a intenção de levá-la á destruição. Preferivelmente, a ideia aqui é de uma onda gigantesca de perseguição de origem satânica, para destruir a nação de Israel. O perigo da água como um rio para a mulher é afastado quando a terra se abre, talvez da mesma forma que se abriu para o rebelde Corá  e seus seguidores  em Números 16;30-33. Sendo que o príncipe que há de vir já foi identificado como sendo a Besta, podemos sugerir que esta enchente é uma política de extermínio dirigida contra uma parte do remanescente judeu que não aceitarão o governo deste 'filho da perdição e o homem da iniquidade". Ataques anti-semíticos  anteriores, e até holocaustos nazistas, serão considerados comento como precursores do programa maciço de extermínio contra Israel. Séculos de rejeição atingirão, aqui , o seu ponto alto.

A INTERVENÇÃO DRAMÁTICA DA TERRA...esta intervenção dramática da terra é talvez prefigurada no que aconteceu no mar vermelho, quando a maré enchente do poder militar egípcio estava preste a tragar Israel. O registro é sugestivo e até poético: ' Estendeste a tua mão direita : a terra os tragou" Êx.15:12. O simbolismo aqui indica que algum acontecimento providencial de natureza sobrenatural intervém para anular os esforços de Satanás. Quando a enchente da Assíria estava prestes a subjugar Jerusalém, ela foi destruída de forma dramática- II REIS 19:35 . A referência indireta ao livramento pode significar que este remanescente é composto, em grande parte, por aqueles que se recusaram aceitar o sinal da Besta, mas ainda não pertencem á Cristo. Assim, enquanto Deus agiria para preservar o Seu povo, como nos dias de Ester , Ele ainda não pode se identificar publicamente com eles.

O RESTO DA SUA  SEMENTE: OS QUE TEM O TESTEMUNHO DE CRISTO...a intervenção, claramente providencial mas manifestadamente sobrenatural, para frustrar o acerto final da questão nacional de Israel, provoca um ataque de fúria no dragão. O verbo "irou-se" poderia ser traduzido" se lançou num ataque de fúria". Isso vai além da reação emocional, para descrever uma raiva ardente e furiosa provocada pelo ódio implacável de Satanás. A causa desta fúria é simplesmente porque a mulher continua a existir, apesar de todas as suas tentativas de destruí-la. A ira do dragão o leva a um ataque final, mas, frustrado na sua perseguição da nação, ele volta a sua fúria contra "o restante da sua semente". 

FAZER GUERRA...é melhor ver o dragão abandonado sua perseguição da mulher e dirigindo a sua ira contra este outro remanescente, que ele liga com a nação de Israel. Pelas frases descritivas que temos, estes são obviamente cristão verdadeiros. O remanescente " os que ficaram", fruto já da pregação dos 144.000 judeus selados. A nação em si está protegida pela intervenção providencial do versículo anterior, mas o dragão pode alcançar estes santos, e se lança contra eles em fúria. São os santos que vieram da grande tribulação os quais João os vê no céu. A expressão " o resto da sua semente" sugere que está é a linhagem de fé através de Cristo. A expressão " fazer guerra" será repetida em 13:7, onde o alvo do ataque são " os salvos". Neste capítulo, o próprio dragão é quem ataca , enquanto que no capítulo seguinte é seu agente, a Besta, mas temos ali a mesma guerra de extermínio. 

QUE GUARDAM OS MANDAMENTO DE DEUS e TEM O TESTEMUNHO DE JESUS CRISTO.. temos aqui mais dois pontos de identificação deste outro remanescente que não deixam dúvida quanto a sua identidade. ' que guardam os mandamentos de Deus" enfatiza o seu relacionamento com a revelação divina das escrituras. " tem o testemunho de Jesus Cristo" enfatiza seu relacionamento com o Salvador. Podemos descrever aqui estes cristão não somente de Judeus mas como gentios também. Fica claro que a animosidade da Besta contra esta nação de Israel é um aspecto especial da sua guerra mais abrangente ."O Cordeiro":...sendo que o Cordeiro está fora do alcance do dragão, são os seguidores do Cordeiro quem são perseguidos. " Os santos" incluindo aqui todos os cristão, quer sejam judeus ou gentios.

MARANATA, ORA VEM SENHOR JESUS





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS MORADIAS NOS TEMPOS DE JESUS.

O   judeu do primeiro século tinha e levava uma vida tranqüila,como muito aconchego familiar. O pão era assado em fornos de barros. Os tios tocavam seus instrumentos na área da casa. À noite, as casas eram iluminadas pela luz das lamparinas de azeite. A vida familiar era caracterizada por muita afetividade e carinho e regida por tradições sólidas. AS CASAS. Eram de formas e tamanhos variados, pois, havia diferença entre classe rica e pobre. Sua estrutura na sua maioria eram simples e pequenas. Os israelitas tinham a sua maior parte de suas atividades ao ar livre, então, a casa para eles era apenas um abrigo, um local para se fazer as refeições e para dormir.   Nos tempos de Jesus, as casas eram comuns, constituídas de apenas um cômodo, com pouquíssimo mobiliário, com quase nenhum adorno. Seus tamanhos, mais ou menos 3,5 mt2, tinham 2 a 3 janelas , e o assoalho era de terra batida. Possuíam uma escada externa que dava acesso a um terraço, que era plano, não havia telhados. Grande p

O JUGO DOS RABINOS.

INTRODUCAO: O SENHOR JESUS, não poucas vezes entrou em sérias confrontações com os Fariseus da sua época. Certo é que, os debates eram freqüentes, relacionado a diversas situações, das mais diversificadas, sobre a TORÁ, sobre as tradições dos Pais, sobre os 613 mandamentos, dos quais os Escribas e fariseus, mestres, e mais uma leva de religiosos eram conhecedores. Não somente conhecedores destes, mas criaram em cima destes mais uns quatrocentos. É interessante notar que, cada Rabino mantinha seus seguidores, discípulos, que os seguiam fielmente em todo o ensino.                 Vamos agora entender um pouco mais sobre os tais JUGOS, para que nós entendendo, não caiamos em qualquer laço, ou ensinos que nos tragam peso, pois JESUS nos disse: ‘ O meu JUGO é SUAVE e o meu FARDO é LEVE’.   Vamos começar:                 JESUS   diz , que há Rabinos e Rabinos. O que distingue os Rabinos é a experiência do REINO DE DEUS. Os Rabinos que são instruídos no Reino de Deus têm em casa um tesou

O ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O JUDAÍSMO MESSIÂNICO

INTRODUÇÃO: Ninguém pode com certeza definir o Espírito Santo. Durante muitos séculos discutiu-se sobre este Ser Divino. Debates acalorados perduraram por muito, muito tempo,seguindo dai diversos estudos e doutrinas da mais variadas, para todos os gostos. Mas na visão cristã crê-se em uma trindade entre Deus o Pai,O Filho e o Espírito Santo,três mas um só Deus ,com características de ações diferentes entre Eles. Gostaria de expressar a visão judaica messiânica ,isto é crentes judeus no Messias Yeshua ,Jesus,sobre quem é o Espírito Santo. RÚACH...tradução no hebraico : Vento - Presença - Essência - Sopro - Fôlego. Primeira ocorrência : Gênesis 1;2..."Havia trevas sobre a face do abismo,e o Rúach de Elohin pairava sobre a face do abismo, e o Rúach de Elohin pairava sobre a face das águas..." Na verdade,era a Glória e a presença Divina que estavam "visitando"o caótico estado que a terra se encontrava. Outro exemplo em Gênesis 8:1..." E lembrou-se Deus de N