Pular para o conteúdo principal

AS TROMBETAS DE APOCALIPSE

 O PRINCÍPIO DAS DORES...

O silencio no Céu foi interrompido pelos sinais de tempestades, agora as trombetas vão despedaçar a calma. O soar destas trombetas daria início aos transtornos físicos mais terríveis jamais vistos na  Terra desde o dilúvio de Noé.

PRIMEIRA TROMBETA...Um característica comum em todas as séries de sete, é a sua divisão em dois grupos de quatro e três. Os quatro cavaleiros ligam os primeiros quatro selos e os distinguem dos outros três. As primeiras quatro trombetas afetam coisas físicas como a Terra, o mar, os rios e o Sol, enquanto as três trombetas finais são diferentes. Os mesmos grupos de, três e quatro, são vistos nas sete taças.

O LANÇAR BRASAS SOBRE A TERRA...o ato simbólico de lançar brasas sobre a terra traz uma terrível realidade à mesma quando as trombetas são soadas. Com o soar da primeira trombeta " houve saraiva e fogo misturado com sangue'", uma linguagem que descreve uma tempestade terrível. Foi como se todos os vulcões da história tivessem entrado em erupção, simultaneamente, sobre um terço da terra. Vemos misericórdia misturada ao juízo, em que apenas um terço da terra é afetada; entretanto, mesmo nesta área limitada , que devastação irá ocorrer.

A HISTÓRIA IRÁ REPETIR EM NOSSOS TEMPOS...As árvores, e toda a erva verde desta terça parte serão atingidas. Algo semelhante já aconteceu na história, em escala menor, quando saraiva literal e fogo caíram do Céu durante a sétima praga sobre o Egito. "Moisés estendeu a sua vara para o Céu, e o Senhor deu trovões e saraiva, e fogo corria pela terra :e o Senhor fez chover saraiva sobre a terra do Egito. E havia saraiva e fogo misturado entre a saraiva, mui grave, a qual nunca houve em toda a terra do Egito, desde que veio a ser uma nação" ÊX 9-23-24.

UMA GRANDE TEMPESTADE...A consequência é descrita: "  a saraiva feriu toda a erva do campo, e quebrou todas as árvores do campo" Nesta ocasião uma tempestade maior do que qualquer outra já vista no passado, em tamanho e intensidade, traz um desastre ecológico terrível sobre a terra. Nesta tempestade temos acrescentada uma característica mais terrível , O SANGUE. Homens e animais morrem na tempestade e seu sangue, é levado pelos vento ciclônicos, se mistura com a chuva e saraiva. Os homens na terra, naquela ocasião, reconhecerão que isto vem de Deus, agindo em juízo. Os termos aqui descrevem uma tempestade atmosférica terrível sobre a Terra, que deixa, como prova da sua passagem, uma área completamente devastada.

A SEGUNDA TROMBETA...quando o anjo toca a sua segunda trombeta, João vê mais um juízo terrível cair sobre a Terra: desta vez o juízo cai sobre o mar. A comparação mais próxima que ele consegue descrever isto como " um grande monte ardendo em fogo" Este objeto, entrando no campo gravitacional da Terra, se incendeia na atmosfera e se lança no mar. Enquanto João observa, uma terça parte dos mares ficam cor de sangue. Imediatamente a vida marinha naquela região morre e os barcos daquela região são destruídos. A frase " que tinham vida" define toda a vida animal, em termos de alma vivente.

UM CORPO EXTRATERRESTRE...realmente não pode haver dúvida de que o que João vê é um corpo extraterrestre, como uma grande montanha, lançando-se sobre a Terra. O calor branco resultante da fricção com a atmosfera da Terra, e a ignição do material combustível deixa um rastro de fogo no Céu. Um meteorito gigante, ou um asteroide  perdido é atraído pelo campo gravitacional da Terra, se encaixa bem na figura. A colisão com o mar teria o impacto de uma bomba nuclear, as águas envenenadas, semelhantes a sangue, adicionam terror á cena, enquanto todas as embarcações na área são esmagadas e se afundam. Poderá ocorrer o fenômeno conhecido como " marés vermelhas" como resultado da morte de milhões de milhões de microorganismos: estes têm a aparência de sangue. Este evento já ocorreu em uma das pragas no Egito.

ASTERÓIDE QUE SE APROXIMAM DA TERRA...Em anos recentes em várias ocasiões, asteroides têm se aproximado até bem perto da Terra, e cometas tem passado pela órbita da Terra, ocasionando temores de terríveis catástrofes. Provavelmente o meteoro ou asteroide que se aproxima será visível durante vários dias, espalhando terror no mundo, e embora o local do seu impacto será calculado, e procedimento de retirada serão tomados, muitas pessoas morrerão na destruição das embarcações. Quando esta Trombeta tocar, os homens verão, com absoluta clareza, que eles estão em guerra contra Deus.

A TERCEIRA TROMBETA E AS PROFECIAS DE JESUS...falando acerca deste período de Tribulação, Cristo deu um aviso bem claro..." haverá coisas espantosas e grandes sinais do céu'' Lc.21:11. A terrível tempestade da primeira trombeta já deixou uma terça parte da Terra queimada ; um asteroide ou meteorito assustador da segunda trombeta lançou-se sobre a terra, causando a contaminação do mar e trazendo morte a toda a vida marinha, interrompendo o comércio e destruindo a comunicação numa grande área da Terra. Os homens sabem que Deus está agindo em juízo contra eles. A ênfase na terça parte da terra atingida em cada uma das quatro primeiras trombetas será uma evidência extra e convincente aos homens de que estas não são, de forma alguma, meras catástrofes ou simples acidentes cósmicos. A misericórdia está misturada ao juízo, e a mão divina limita a destruição, neste ponto. Mas a falta dos homens em não se arrependeram enquanto as trombetas são tocadas (9:20-21) mostra a culpabilidade; eles estão se preparando para os próximos juízos que virão com as sete taças.

O TOQUE DA TERCEIRA TROMBETA...o toque da terceira trombeta anuncia que " caiu do céu uma grande estrela" Em uma interpretação literal, onde faz sentido, não temos nenhuma dificuldade em ver que esta estrela como um corpo celeste, possivelmente um cometa, cuja órbita foi alterada por Deus para trazê-lo ao alcance gravitacional da Terra. O verbo aqui é "cair". A palavra "ardendo" é usada para ambos os objetos, e neste caso é qualificado pela comparação ' como uma tocha", indicando que é suficientemente claro para iluminar a Terra. Um cometa se aproximando da Terra, refletindo a luz do Sol, fica cada vez mais brilhante, ofusca as estrelas e os planetas.

COMO UMA ESTRELA CADENTE...seria como uma estrela cadente, que ao olho natural é uma visão espetacular. Uma "estrela cadente" para um astrônomo, muitas vezes, nada mais é do que um pedaço de rocha do tamanho de uma castanha. apanhado no campo gravitacional da Terra e se tornando branco enquanto queima ao cair através da atmosfera. Este cometa, se assemelha a uma tocha brilhante com uma cauda de milhares de quilómetros. Nos estágios finais de sua aproximação, pouco antes de colidir com a Terra, seria uma visão aterradora. Pelo efeito de sua queda, parece que irá despedaçar-se sobre algum alto planalto, ou sobre algum lençol freático, onde os rios nascem e fontes de água abundam. Esta é uma dedução razoável, visto que uma terça parte do sistema aquático da Terra é afetado pela contaminação das sua fontes e rios por este cometa transmissor de morte.

O SEU NOME ABSINTO...muito têm ficado intrigados com o fato desta estrela cadente receber o nome " absinto" Mas seja qual for a natureza exata da substância desta estrela mortal, obviamente beber dela é letal, e muitos homens morrerão por beber a água dos rios e fontes contaminados por ela. Quando o desastre paira sobre a Terra, este cometa que se aproxima recebe o nome de "absinto" O absinto é uma espécie de planta bem conhecida pelo seu sabor intensamente amargo e sua natureza venenosa ( Dt.29:18- Prov. 5:4 - Jr.9:15 e Amós 5:7 e 6:12. é também conhecida com 'losna" No VT. esta palavra é usada como símbolo de " amargura e tristeza". Esta estrela cadente vai fazer com que um terço da água potável do planeta se torne imprópria para o consumo, os que beberem dela morrerão.

A QUARTA TROMBETA...Os desastres ecológicos que ocorreram sobre a Terra durante as três primeiras trombetas irão, sem dúvida alguma, ser o assunto de debates interináveis. Cientistas, astrônomos, filósofos e possivelmente teólogos , tentarão explicar as catástrofes que virão sobre a Terra. Com uma variedade de teorias, eles procurarão mostra que são meros acontecimentos naturais, e não são evidências da intervenção divina nos assuntos da Terra. Os homens, obviamente, estarão mais do que ansiosos para acalmar os seus temores.

AO SOAR DESTA TROMBETA...entretanto, ao soar da quarta trombeta, todas estas teorias serão confundidas, e incredulidade será desafiada inconfundível. Deus toca no Céu. Para os homens, os corpos celestes parecem intocáveis, desimpedidos no seu curso através de um universo ordenado; agora eles serão atingidos. O Sol , a Lua e as estrelas sentem o toque da Onipotência, e para os homens não há nada mais apavorador. é por isso que a terrível tempestade, a floresta em chamas, o mar ensanguentado e os rios envenenados estão apenas preparando os homens para o momento quando Deus irá tocar nos céus. 

UM CORPO NEGRO QUE PENETRA NO SISTEMA SOLAR...a afirmação clara nas escrituras de um acontecimento astronômico, um corpo negro de algum tipo, um corpo que absorve a luz ao invés de refleti-la, tem a permissão de Deus para penetrar no sistema solar. A mão de Deus controla as proporções do corpo em sua órbita. Na sua passagem, este corpo causa um eclipse parcial do Sol durante o dia, e um eclipse parcial da lua á noite Enquanto os homens observam apavorados, este corpo escurece um terço das estrelas normalmente visíveis. Este invasor teria o efeito duplo de encurtar o dia por quatro horas, como se o Sol tivesse se posto, e estender a noite pelo mesmo período.

A MANIFESTAÇÃO DO PODER DIVINO...Deus fará isto de forma sobrenatural e milagrosa, e os homens saberão que isto só poderá vir da parte Dele. Será uma manifestação visível do poder divino fora do âmbito da experiência normal. Crer que Deus pode agir desta forma não é ingenuidade, mas fé num Deus Todo Poderoso: não há necessidade de explicar isto, ou de espiritualizar isto para significar algo além do que está escrito. Deus não explica como Ele trouxe os três dias de trevas sobre o Egito durante a nona praga, um acontecimento de certa forma paralelo ; nem explica como Ele deteve o Sol no tempo de Josué -10:12-14, nem como Ele fez a sombra no Relógio de Acaz retroceder dez graus Is.38:8.. 

DIAS TERRÍVEIS VIRÃO...as palavras do Senhor Jesus servem de alerta para todos quantos ainda não entregaram suas vida a Ele...Lucas 21:25-26..." Homens desmaiarão de terror pela expectativa das coisas que sobrevirão ao mundo; POIS OS PODERES DOS CÉUS SERÃO ABALADOS..."

O INTERVALO...antes das últimas três trombetas serem tocadas há um intervalo, que permite a João um pequeno descanso no desdobramento do drama de  revelação divina. O intervalo tem um segundo propósito : permite ouvir uma série de três " ais" vindos da águia voadora, anunciando juízos ainda mais terríveis por vir. Agora uma águia traz a mensagem de lamentação ás partes intocadas da terra. Quando o céu lamenta, a Terra deve tremer. Os que estão marcados para receber os juízos são descritos em 3:10 e 6;10. A descrição é moral e espiritual, e não física: estes são homens que, por escolha deliberada , têm feito sua habitação sob o domínio da Besta. Eles escolheram ser identificados com ele, ao invés de com o Cordeiro. Eles devem agora compartilhar no juízo do seu líder escolhido, assim como os egípcios identificados com Faraó compartilharam do juízo que caiu sobre os seus deuses.

O DIA DO SENHOR...as primeiras quatro trombetas mostraram dramaticamente que Deus está lidando com a Terra, que este é o " dia do Senhor ", o dia da intervenção direta. Até agora foram principalmente as coisas físicas sobre a Terra que foram diretamente afetadas, árvores e erva verde foram queimadas, a terça parte do mar foi transformado em sangue e a vida marinha naquela área foi destruída. Fontes de água envenenadas e distúrbios astronômicos no Sol, sem dúvida, aumentaram o terror na Terra. Em bora muitas pessoas podem ter morrido nas florestas incendiadas, nos navios se afundando e como consequência das águas envenenadas, a maior parte das pessoas na Terra não foram afetadas diretamente. Enquanto a tecnologia da Terra procura encontrar um tratamento para as águas envenenadas, e os filósofos tentam encontrar explicações científicas razoáveis para os fenômenos astrológicos, os homens mais uma vez se acomodarão e não considerarão estas intervenções divinas.

O PRIMEIRO AI...O toque da trombeta do quinto anjo mostra a João uma cena inesquecível: ..." vi uma estrela caída do céu na terra" Fica claro nesta passagem que esta estrela deve ser vista de forma simbólica. A falta de qualquer fenômeno físico que a companha , como também a entrega de uma chave, exige que a estrela seja o símbolo de uma pessoa. Uma estrela literal dificilmente poderia receber uma chave para abrir o " poço do abismo" 

QUEM É ESTA ESTRELA QUE CAI ? As escrituras não deixam dúvida sobre a pessoa simbolizada por esta estrela. A esfera de onde ele tem caído, e a ação permitida a ele, exclui qualquer possibilidade dele ser um homem. Somente um personagem encaixa nesta figura :ele é identificado nas escrituras como o " caído". Isaías falou dele:..." como caístes do céu, ó estrela da manhã, filha da alva..." Is. 14. Cristo falou do mesmo ser quando Ele disse: " Eu via Satanás, como um raio, cair do céu" Luc.18. Este caído, destituído de toda a autoridade que lhe pertence na criação -EZ. 28:14 -, mas ainda possuindo imenso poder, ainda tem permissão para entrar na esfera celestial -Jó 2:1 - até a batalha no céu -12:7-9- no meio da tribulação. O resultado daquela guerra é que Satanás e seus anjos são expulsos do Céu.

O POÇO DO ABISMO OU POÇO SEM FUNDO...uma prisão profunda e especialmente escura. As escrituras não revelam se sua localização é no próprio Hades, como um compartimento especial, ou se fica separado dele. Entretanto, está reservado como prisão de seres demoníacos e espirituais. Sem dúvida este é o lugar que corresponde ás " cadeias da escuridão" -II Pe. 2:4- onde seres espirituais estão confinados ao lugar de reclusão temido pelos demônios na Terra, Lc. 8:31- e será a prisão do próprio Satanás durante o reino milenar de Cristo -20:3-.

A CHAVE : A PERMISSÃO DIVINA...permissão divina dá a Satanás a autoridade, simbolizada pela chave, para abrir esta prisão sombria dos espíritos demoníacos, de onde saem nuvens escuras de fumaça. Visto que é comparada com " o fumo de uma grande fornalha", a fumaça parece ser iluminada por horríveis lampejos de chamas. Tão densa é esta fumaça que o Sol é obscurecido e trevas cercam a cena. Enquanto esta fumaça sobe das regiões mais baixas , como um redemoinho, literalmente escurecendo a Terra, ela anuncia a soltura de poderes demoníacos terríveis, que trarão mais do que trevas físicas 

GAFANHOTOS LITERAIS ? Gafanhotos literais, na história de Israel, eram sempre um juízo divino. A oitava praga do Egito trouxe gafanhotos. A figura de gafanhoto, surgindo como uma nuvem e escurecendo os céus, parecendo um grande exército como o ruído de carruagens, é bem conhecida através dos enxames de gafanhotos descritos nas profecias de Joel 2:8-11- Gafanhotos eram um flagelo conhecido e temido em terras orientais e assim são uma figura apropriada de inimigos destruidores- Naum 3:17 -.A fumaça e as criaturas semelhantes a gafanhotos descrevem seres literais, da mesma forma que o abismo é literal.

ASPECTOS DOS GAFANHOTOS E SEU PODER DE CAUSAR DOR...Já vimos que estes gafanhotos emergem do abismo, como fumo de uma fornalha, uma vez que sua prisão foi aberta. 

SEU FERRÃO...Diferente dos gafanhotos normais , que não tem ferrão, estes gafanhotos tem um ferrão muito dolorido, comparado a ferroada de escorpião. Não há nenhuma membro mais detestado na família do aracnídeos do que o escorpião. A irritabilidade da sua natureza, sua crueldade ao se aproximar da vítima e a rapidez do ataque da sua cauda o torna muito temido. Sua ferroada é extremamente dolorosa e em muitos casos pode ser fatal. Foi dado poder a estes gafanhotos para atemorizar os homens. Se este poder foi dado por Deus diretamente ou por Satanás indiretamente não faz diferença alguma quanto ao terror que eles espalham. Deus está lidando com os homens em juízo.

SEU ALIMENTO...Este enxame, diferente dos gafanhotos normais deixa a grama e a erva e o verde das árvores intocado, e ataca somente os homens. O verbo " foi-lhes dito " indica que aquilo que Deus diz é uma ordem indiscutível. Há uma limitação divina imposta aos gafanhotos para proteger os selados, assim como os israelitas no Egito foram protegidos, quando as pragas começaram a cair.

SEU REI...Agur, o perspicaz observador da natureza no livro de provérbios, diz:.." os gafanhotos não têm rei ". Este enxame especial de gafanhotos é diferente dos gafanhotos normais , e eles têm um rei. Os gafanhotos tem a permissão para afligir os que não tem o selo de Deus nas suas testas. Os selados obviamente os 144.000 mil de Israel, são protegidos por Deus, pois têm uma missão divina a cumprir enquanto os outros estão abertos aos ataques dos gafanhotos. Não há nenhuma sugestão de limitação na passagem, onde o âmbito parece ser mundial, com exceção dos 144.00 judeus selados.

LIMITAÇÕES DIVINAS COLOCADAS SOBRE ESTES AGENTES SATÂNICOS...

PRIMEIRO.. :SUAS VÍTIMAS...todos com o selo de Deus nas suas testas estão isentos: todos os outros são alvos legítimos de ataque.

SEGUNDO : SEU PODER PARA FERIR...Eles têm poder de matar fisicamente, mas isto lhe é negado aqui: suas vitimas podem somente ser " atormentadas" isto é restrição divina. Esses agentes de Satanás, longe de cumprir seus próprios desejos. se tornam agentes de juízo retribuidor. O sofrimento é comparado á ferroada de um escorpião.

TERCEIRO: SEU PERÍODO DE OPERAÇÃO...estes gafanhotos demônios tinham permissão de atacar somente por um período de tempo limitado. Se " cinco meses" é a duração do período ou se é o tempo que a dor de um ataque dura, não fica absolutamente claro. Ambos podem ser verdade. O período de cinco meses esta baseado quando os gafanhotos geralmente aparecem em grande número nas bandas do oriente. Então estes cinco meses devem ser vistos literalmente, e seriam cinco meses na segunda metade do período de sete anos da Tribulação.

A DOR CAUSADA...Sendo que estes não são gafanhotos literais, a dor que eles causam, embora física, podem incluir elementos de distúrbios mentais e desordens nervosas, levando ao desejo da morte por parte dos afligidos. Esta demência é tão severa que os homens pensam que a morte seria uma maneira de escapar da dor, entretanto até isto é negado a estas almas dementes. Os homens não sendo mais senhores de suas vidas, deseja morrer e não conseguem.. " Desejarão" é uma palavra muito forte que descreve o desejo íntimo do coração, a preocupação da mente. A morte foge deles , fica fugindo deles.

JOÃO DESCREVE A FORMA DESTE GAFANHOTOS...

SUA FORMA..."semelhante ao de cavalos aparelhados para a guerra". A cabeça de um cavalo é uma figura apta para a cabeça de um gafanhoto. Sendo que o cavalo está " aparelhado para a guerra", a semelhança está nas escamas destas criaturas, parecidas com conchas, com as placas protetoras de metal normalmente colocadas sobre o flanco dos cavalos. A ideia pode ser de invencibilidade. os homens não têm armas capazes de penetrar a armadura protetora destas entidades sobrenaturais.

SUA CABEÇAS..." sobre as suas cabeças' ..."coroas semelhantes ao ouro", acessórios de algum tipo, parecendo coroas, brilhavam como ouro em suas cabeças..

SEUS ROSTOS..." eram como rostos de homens". O fato destes entes espirituais, descritos como gafanhotos, terem rostos como homens é talvez a característica mais assustadora. Aqui a características de homem , besta e inseto estão ligadas a associação diabólica. A inteligência, mas com malignidade e crueldade acrescenta terror a este ser espantoso.

SEU CABELO..." como cabelos de mulheres" . Os cabelos longos e soltos destas criaturas faziam João pensar de uma característica feminina. As duas antenas curtas dos gafanhotos normais dificilmente teriam esta característica, mas a abundância de cabelo feminino pode indicar efeminação.

SEUS DENTES..." seus dentes eram como de leões " Isto nos faz lembrar de Joel 1:6. A aparência carnívora apresenta a ideia de terrível ferocidade, entretanto estes gafanhotos demônios atacam não com seus dentes , mas com suas caudas.

SUAS COURAÇAS..." como couraças de ferro" A palavra "couraça" também usada em relação  Golias. Descreve a parte que liga a cabeça ao abdômen do inseto. Estas couraças de ferro protegem os órgão vitais e sugerem invencibilidade. Nenhuma arma pode penetrar esta armadura para destruir os gafanhotos.

SUAS ASAS..." o ruído de muitas asas era como o ruído de carros, quando muitos cavalos correm ao combate" descreve o estrondo de um exército que avança e infunde terror mesmo antes do início da batalha. Tal ataque armado seria irresistível ,nada pode barrar o seu caminho.

SUAS CAUDAS..." semelhante á dos  escorpiões" O escorpiões, o membro mais repugnante da família dos aracnídeos , realmente não tem nenhuma característica boa, Quando sua garras pegam a sua vítima a cauda se curva com velocidade alarmante, seu ferrão, como agulha, penetra na pele e injeta veneno. A figura é de uma irritabilidade implacável e cruel.

ELES TEM UM REI - O ANJO DO ABISMO...como já vimos, uma das características que distinguem esta invasão de uma invasão natural de gafanhotos é o fato de que estes " tinham sobre si um rei" e " tinham sobre eles ,como seu rei, o anjo do abismo" isto está bem claro e definido. Este personagem não deve ser confundido com a estrela caída que usou a chave, interpretar  "o anjo do abismo" como Satanás é um equivoco. Estes poderes demoníacos têm como seu rei um que parece com eles , enquanto Satanás se coloca como cabeça de toda a esfera e principados e poderes malignos e dos " príncipes das trevas deste século" 

ESTE REI É UM SUBORDINADO A SATANÁS...Este é um subordinado, cuja responsabilidade principal está refletida no seu nome em hebraico " abaddon" em grego " Apollyon" , o qual tem o seu significado de " destruidor" ...

A SEXTA TROMBETA...Os ecos do som da Trombeta do sexto anjo definham; o silêncio resultante é quebrado por uma única voz dos quatro chifres do altar de ouro. Este altar tem sido parte do pano de fundo celestial desde 8:3-6. Dele subiram as orações dos santos misturadas com a fragrância de Cristo; agora, do mesmo altar vem, em resposta, um voz solitária, dando uma ordem que levará os propósitos judiciais de Deus na Terra um passo mais adiante. Os quatro chifres do altar, no simbolismo do tabernáculo, falam do poder soberano e universal de Deus. Quando estes chifres são manchados com sangue -Lev. 16:18 - a soberania de Deus pode ser vista em salvação - redenção efetuada em sangue permite que a salvação seja proclamada numa escala mundial . A ausência de sangue nos chifres deste altar indica que Deus está agindo em juízo universal. A ordem dada começa a colocar em movimento outra fase de ação judicial.

SOLTA OS QUATROS ANJOS...a ordem dada é " solta os quatro anjos, que estão presos junto ao grande rio Eufrates " . O rio Eufrates é o rio mais extenso da Ásia ocidental, ele nasce na Turquia, percorre 2.848 km num curso sudeste que corta a Turquia, a Síria e o Iraque até o Golfo Pérsico. Por um curto período, durante os governos de Davi e Salomão , Israel chegou até a fronteira da Terra do Eufrates. Historicamente, o Eufrates protegia Israel e as nações do Oriente médio dos impérios mais ao leste, e especialmente da poderosa Assíria. Era através do rio Eufrates que muitos dos inimigos se Israel invadiram a Terra - Jr. 51:63-.

A IDENTIDADE DOS QUATROS ANJOS...A questão mais difícil está ligada á identidade dos quatro anjos, " que estão presos junto ao grande rio Eufrates ". Estes quatro anjos são, evidentemente, diferentes do outro grupo de anjos visto em 7:1. Os primeiros quatro eram executores santos no propósito divino, agindo sob as ordens do Céu; estes quatro anjos foram detidos por poder divino ,por causa de alguma transgressão anterior. Sendo que são espíritos, a corrente não é uma corrente material ,mas ao mesmo tempo é algo bem real. O grupo de anjos detidos sob as " cadeias da escuridão" -II Pe.2:4 ou " prisões eternas" Judas 6 - também estão literalmente presos. A expressão " estão presos" vem do mesmo verbo e será usada mais tarde de Satanás. Estes quatro anjos são um grupo específico que, de alguma maneira, usaram de forma inadequada sua posição, ou o poder ao seu alcance, para se opor a Deus e aos seus propósitos. É uma dedução bíblica tirada de Dan. 10:12-14, que os anjos tem parte nos assuntos das nações.

CUMPRINDO  O PROPÓSITO A SERVIÇO DE DEUS...Os anjos perversos, responsáveis por incitar estes inimigos a destruir o povo de Deus , podem ser os mesmos que estão detidos junto ao rio Eufrates. Tanto o lugar onde estão detidos - a fronteira leste de Israel de onde vinham os inimigos -, como o resultado da sua soltura, sugerem esta ligação. Quando soltos estes anjos vão reunir a mais poderosa força invasora jamais vista. Embora eles devem ter percebido que foram soltos por permissão divina, estes anjos pouco percebem que terão uma parte a cumprir no programa divino dos últimos dias. Movidos por ódio implacável contra Deus e o Seu povo, eles se organizam , reunindo um força invasora com as qual eles planejam remover Israel da face da Terra. Eles são meros peões num propósito divino muito maior.

PARA A HORA, E DIA, E MÊS , E ANO...isto é a a hora determinada ocorrendo no dia determinado, e isto no mês determinado e isto no ano determinado. Compreendida desta forma, a expressão indica não a duração de um período de tempo, mas um momento específico quando o evento acontecerá. Naquele dia os conselhos soberanos de Deus, através destes anjos, terão sido alcançados. É o dia escolhido por Deus  quando o enorme exército invasor dos versículos seguintes começa a marchar. Agora é inserida a afirmação resumida  do resultado da invasão..." a fim de matarem a terça parte dos homens". Quando todos os mortos como resultado desta invasão forem contados, um terço da população da Terra terá perecido. Se a referência a " uma quarta parte da terra" em 6:8 descreve uma mortandade anterior, então o número seria 1 bilhão e meio.

JOÃO VÊ O GRANDE EXÉRCITO E SEU NÚMERO... com grande rapidez a cena muda, e João vê o maior exército já visto em movimento, " vinte mil vezes dez mil" isto é "duzentos milhões ". Um exército literal de duzentos milhões de cavalaria nunca foi antes imaginado. João é apresentado á realidade de um poderoso exército militarmente irresistível, porque tem a ajuda do sobrenatural.

A ÊNFASE PRINCIPAL DA VISÃO : OS CAVALOS....A ênfase principal da visão, sem dúvida está nos cavalos. O cavalo, nas escrituras, é sempre um símbolo de força natural -Jó 39:19. Nas escrituras o cavalo é quase sempre  ligado á guerra. Aqui o maior exército  já visto é equipado com cavalos. Os cavalos são, obviamente ,simbólicos pela descrição que temos aqui. Dificilmente o cruzamento de raças ou a engenharia genética iria produzir um cavalo com a cabeça de leão que respira fogo. Seria necessário uma explosão populacional de cavalos para atingir duzentos milhões . O símbolo descreve a força natural das nações , empregada militarmente, para colocar no campo de batalha a maior invasão já vista na Terra. 

AS COURAÇAS...definem sua armadura de defesa. Isto era uma proteção, normalmente de metal, feita em duas partes, que protegia todo o tronco. A couraça romana protegia tanto o peito como as costas. Nesta visão de João tanto os cavalos como os cavaleiros tinham esta couraça.

SUAS CORES...as próximas três palavras descrevem a cor das armaduras, e não o material do qual eram feitas. " DE FOGO" poderia ser traduzida corretamente " cor de fogo", e era geralmente para descrever um vermelho vivo. A palavra " JACINTO" alguns escritores mais antigos usam esta palavra como equivalente a " vermelho escuro". Entretanto, a antiga flor jacinto, da família das liliáceas, era sem dúvida alguma " azul". A palavra " ENXOFRE" descreve a fumaça de enxofre queimado, que além de ter um colorido azulado nas beiradas é amarelo vivo. A repetição de " e " entre as cores sugere que regimentos separados, brigadas ou exércitos eram diferenciados pelas suas cores. A repetição de " fogo e fumo e enxofre" nas suas armas de ataque, pode sugerir que tipos de diferentes de armas eram usadas pelos diferentes exércitos.

A NATUREZA SIMBÓLICA DOS CAVALOS...a natureza simbólica dos cavalos é clara, pelo fato de João ver suas cabeças "como cabeças de leão" Este símbolo liga a força dos cavalos com a soberania dos leões, o rei dos animais. Os dentes dos leões falaram de ferocidade no verso 8, aqui, a cabeça fala de uma reivindicação á majestade que desafiaria o "rei dos reis". Este exército é a tentativa de Satanás de recusar dar a Cristo a soberania da Terra. A boca fala do apetite voraz de um leão -I Pe. 5:8 - e é apropriado que estes leões simbólicos lancem das suas bocas " fogo, fumo e enxofre". Fica claro que o símbolo descreve as armas ofensivas que geram destruição entre os homens.

O MASSACRE EFETUADO PELA BOCA E A CAUDA DOS CAVALOS...não temos dificuldades em crer que o " poder" destes cavalos " está nas suas bocas", pois " gogo, fumo e enxofre" saem delas mas, quase como numa reflexão posterior, João fala das " suas caudas". Isto é mais uma indicação de que a descrição é simbólica, pois as caudas de cavalos não são normalmente associadas com algo assustador ou terrível. Aqui, entretanto, as caudas não são como as caudas de escorpiões, como no caso dos gafanhotos, mas são " como serpentes". Não é meramente a cauda que espanta, mas o fato de que a cauda tem uma ' cabeça". A velha serpente do Éden ainda não teve a sua cabeça finalmente esmagada, e surge mais uma vez neste último livro da Bíblia, numa tentativa final de subjugar os homens á sua vontade. é com estas cabeças de serpente 'com elas" que o terrível estrago é feito. A ferroada do escorpião provocava dor, mas a mordida destas serpentes escorregadias difunde a morte.

OS OUTROS HOMENS...seria razoável pensar que, com as multidões mortas e muitos morrendo por causa do " fogo, fumo e enxofre" haveria uma procura por Deus pela humanidade ainda viva. Infelizmente não será assim. "Os outros homens"  se recusam a se arrepender. Tal é a depravação do coração humano. O juízo nos seus estágios iniciais, pode levar ao medo e terror -6;16-17- mas quando o processo de endurecimento chega a certo ponto, provoca blasfêmia. Talvez este seja o ponto decisivo na vida de muitos, o momento quando eles deliberadamente recusam a última oferta de graça e resolvem compartilhar a sorte da besta. A idolatria e a imoralidade da sua sociedade estavam de tal sorte enraizadas nas suas vidas, que eles não conseguiam ver o pecado do ponto de vista de Deus e se voltar ao Cordeiro...

QUEM SÃO OS OUTROS HOMENS ? Estes são os que sobreviveram depois que os juízos dos selos e das trombetas colheram os seus mortos. A palavra " pragas" está mesmo no plural, e vem da raiz " golpear", o substantivo descreve uma " cicatriz" deixada por um ferimento. Metaforicamente, era usado para descrever uma calamidade, e é melhor interpretá-las dentro do contexto imediato de " fogo, fumo e enxofre".

O DESAFIO DESTE OUTROS HOMENS...o desafio aos moradores da Terra era claro. Arrepender-se dos seus pecados exigiria um abandono imediato e instantâneo das " obras de suas mãos" . A palavra " obras" quando usada sozinha, tem seu significado secundários de " feitos", mas a expressão qualificadora de " suas mãos" exige que seja entendido como " ídolos'. Todo o estilo de vida dos homens, seus empregos, suas ocupações, as tarefas do dia a dia, estavam tão entrelaçadas com a idolatria na era da besta, que eles resolveram que era impossível se arrepender e desistir de tudo. Eles 'não se arrependeram para fora das obras de suas mãos". Eles se recusaram a abandonar seus estilos de vida.

IDOLATRIA EM SUA TOTALIDADE...um ponto de vista considera esta idolatria como o aumento do paganismo, budismo , do taoísmo, do xintoísmo e do hinduísmo avançando sobre o mundo apóstata pós-cristão. Os ídolos então seriam literalmente ídolos destas e de outras religiões relacionadas, um ressurgimento da idolatria do VT como novos nomes. Entretanto, um ponto de vista alternativo é ver a idolatria antiga expressa de uma forma nova, nesta era pós-cristã. Já vemos em nossos dias um grande aumento do ocultismo, a astrologia, o espiritismo e outras " doutrinas de demônios" Este é apenas o primeiro passo para o reconhecimento demoníacos que operam debaixo das ordens de Satanás. Haverá uma forma especial de idolatria que irá exigir a adoração dos homens neste ponto da Tribulação.

A CENTRALIDADE NA GRANDE IMAGEM DA BESTA....a religião do mundo agora está centrada na grande imagem da besta em Jerusalém, que os homens são obrigados a adorar, Reproduções incontáveis deste ídolo em ouro, prata, bronze, pedra e madeira serão vendidas por todo o impérios da besta, primeiramente como lembranças turísticas, mas depois como objeto de adoração no lar. Sem dúvida esta prática irá se espalhar por toda a terra, e será aconselhável ter um em casa, ou proveitoso ter um no escritório ou no local de trabalho. Através do ídolo, através dos demônios por trás do ídolo =, e através do homem representado pelo ídolo. Satanás é adorado. Acontecimentos milagrosos relacionados a estas imagens aumentarão a popularidade deste culto idólatra. Isto dá um significado muito literal á idolatria aqui, e mostra que arrepender-se custaria muito a um morador da Terra : significaria ser banido da sociedade, expulso das corporações estatais, e ser impossibilitado de " comprar e vender" Seria difícil conseguir provisão para a família e o fim poderia se a morte, na implacável guerra de extermínio da besta contra os santos.

ARREPENDER-SE...enfatiza a teimosia do coração humano. Os moradores da Terra não estão apenas dominados pela idolatria da era, mas estão enredados numa sociedade que se entregou a imoralidade. Tendo abandonado qualquer reconhecimento do Deus da Bíblia e tendo se voltado aos ídolos, os padrões morais dos homens refletem o deus que eles servem. As escrituras ensinam, e a história confirma, que idolatria e imoralidade andam juntas. 

SEUS HOMICÍDIOS...o homicídios se tornou em meio de vida, uma maneira normal de se resolver um problema. O padrão será firmado pelo estado na sua campanha contra todos os que se recusam se conformar com a religião do estado. Assassinato judicial será comum demais para ser notícia. Esta desvalorização da vida humana ira permear toda a sociedade.

FEITIÇARIAS...A palavra feitiçaria está ligada a " drogas", especialmente as de caráter alucinante e ligadas ao oculto. "Feiticeiros" é usado em 21:8 para definir um dos grupos proibidos de entrar na Cidade Santa. "Feitiçarias " em Gálatas 5/;20 é uma das obras da carne. É interessante que a mesma palavra é usada das atividades, não da Babilônia religiosa, mas da Babilônia comercial-18:23-  No império da besta ela estará drogando os moradores da Terra, e os mantendo sob o feitiço da feitiçaria. O uso desenfreado de drogas e o crescimento espantoso do espiritismo em anos recentes indicam uma tendência que irá se desenvolver, de sorte que neste período da Tribulação estas coisas serão uma parte integrante da sociedade.

SUA PROSTITUIÇÃO...como parte da lista de males sociais temos " sua prostituição", que deve ser entendida de forma literal. Na sociedade sob o domínio da besta, o desprezo e a corrupção do casamento será completo: votos, mesmo se forem feitos, não serão cumpridos, divórcios múltiplos serão o normal, a unidade familiar será uma coisa do passado, e a criação de filhos será reponsabilidade do estado. A cobertura, pela televisão e da mídia, dos pecados mais depravados terá exposto até mesmo as crianças mais novas  a uma forma de vida depravada. Tais padrões terão permeados toda a sociedade.

A QUEBRA DOS PADRÕES MORAIS...apesar da quebra dos padrões morais na sociedade atual, ainda há um padrão geral de honestidade e um respeito genuíno pelos pertences dos outros. Entretanto as coisas estão estão mudando rapidamente. O colapso da lei e da ordem , vistos no aumento das estatísticas de crimes em todo o mundo, atinge todas as camadas da sociedade. A falta de escrúpulos e o egoísmo dos homens em busca de ganho comercial e riqueza pessoal tem levado a uma sociedade totalmente egoísta. Sob o governo da besta a sociedade terá , de modo implícito, se não abertamente, aceito que qualquer prática errada ou qualquer má conduta é permitida se não for descoberta. Honestidade e integridade se tornarão cada vez mais raras, e " roubos" , num sentido muito amplo, serão permitidos se não aprovados. 

MARANATA. ORA VEM SENHOR JESUS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS MORADIAS NOS TEMPOS DE JESUS.

O   judeu do primeiro século tinha e levava uma vida tranqüila,como muito aconchego familiar. O pão era assado em fornos de barros. Os tios tocavam seus instrumentos na área da casa. À noite, as casas eram iluminadas pela luz das lamparinas de azeite. A vida familiar era caracterizada por muita afetividade e carinho e regida por tradições sólidas. AS CASAS. Eram de formas e tamanhos variados, pois, havia diferença entre classe rica e pobre. Sua estrutura na sua maioria eram simples e pequenas. Os israelitas tinham a sua maior parte de suas atividades ao ar livre, então, a casa para eles era apenas um abrigo, um local para se fazer as refeições e para dormir.   Nos tempos de Jesus, as casas eram comuns, constituídas de apenas um cômodo, com pouquíssimo mobiliário, com quase nenhum adorno. Seus tamanhos, mais ou menos 3,5 mt2, tinham 2 a 3 janelas , e o assoalho era de terra batida. Possuíam uma escada externa que dava acesso a um terraço, que era plano, não havia telhados. Grande p

O JUGO DOS RABINOS.

INTRODUCAO: O SENHOR JESUS, não poucas vezes entrou em sérias confrontações com os Fariseus da sua época. Certo é que, os debates eram freqüentes, relacionado a diversas situações, das mais diversificadas, sobre a TORÁ, sobre as tradições dos Pais, sobre os 613 mandamentos, dos quais os Escribas e fariseus, mestres, e mais uma leva de religiosos eram conhecedores. Não somente conhecedores destes, mas criaram em cima destes mais uns quatrocentos. É interessante notar que, cada Rabino mantinha seus seguidores, discípulos, que os seguiam fielmente em todo o ensino.                 Vamos agora entender um pouco mais sobre os tais JUGOS, para que nós entendendo, não caiamos em qualquer laço, ou ensinos que nos tragam peso, pois JESUS nos disse: ‘ O meu JUGO é SUAVE e o meu FARDO é LEVE’.   Vamos começar:                 JESUS   diz , que há Rabinos e Rabinos. O que distingue os Rabinos é a experiência do REINO DE DEUS. Os Rabinos que são instruídos no Reino de Deus têm em casa um tesou

O ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O JUDAÍSMO MESSIÂNICO

INTRODUÇÃO: Ninguém pode com certeza definir o Espírito Santo. Durante muitos séculos discutiu-se sobre este Ser Divino. Debates acalorados perduraram por muito, muito tempo,seguindo dai diversos estudos e doutrinas da mais variadas, para todos os gostos. Mas na visão cristã crê-se em uma trindade entre Deus o Pai,O Filho e o Espírito Santo,três mas um só Deus ,com características de ações diferentes entre Eles. Gostaria de expressar a visão judaica messiânica ,isto é crentes judeus no Messias Yeshua ,Jesus,sobre quem é o Espírito Santo. RÚACH...tradução no hebraico : Vento - Presença - Essência - Sopro - Fôlego. Primeira ocorrência : Gênesis 1;2..."Havia trevas sobre a face do abismo,e o Rúach de Elohin pairava sobre a face do abismo, e o Rúach de Elohin pairava sobre a face das águas..." Na verdade,era a Glória e a presença Divina que estavam "visitando"o caótico estado que a terra se encontrava. Outro exemplo em Gênesis 8:1..." E lembrou-se Deus de N