E MOSTROU-ME O RIO PURO DA ÁGUA DA VIDA...Nos primeiros cinco versículos deste último capítulo, João vê a cidade pela última vez. Ele já a viu exteriormente e internamente, agora lhe é permitido dar uma olhada final no ponto central desta cidade gloriosa - no trono. Devemos notar que, em termos gerais, as condições no Éden, vistas em figura em Gênesis, são cumpridas e ampliadas :
a- uma nova criação substitui a velha
b- um novo rio substitui o que saia do jardim
c- uma nova árvore substitui a antiga árvore
d- a maldição se foi, e comunhão entre Deus e o homem é restaurada.
O RIO E A ÁRVORE...o rio e a árvore representam o suprimento inesgotável, vindo do trono, para satisfazer e deliciar a humanidade redimida. Este rio que jorra do trono supre toda a água necessária para a Terra, assim como a cidade em si supre todas a s cidades da Terra, é água " real", mas água tal como nunca foi vista antes na Terra. " Pura" apesar de não estar presente em alguns manuscritos, é singular, e muito apropriado para descrever a pureza deste rio incontaminado. Este rio não deve ser confundido com o rio que corre pelo meio de Jerusalém em Zacarias 14:8, nem com o rio que flui do Templo em Ezequiel 17:1-2 - ambos pertencem aos dias do milênio. A pureza deste rio é vista na expressão " claro como o cristal" que, apropriadamente, corresponde á clareza cristalina e ao esplendor cintilante do material da cidade.
O RIO VEM DO TRONO...o verbo " proceder" poderia ser traduzido simplesmente 'vindo" ou " saindo" do trono. Sendo que o trono é descrito como o " trono de Deus e do Cordeiro" é uma indicação clara de que o reino ainda não havia sido entregue pelo Filho ao Pai, e que o período em vista, aqui, ainda é o milênio e não o estado eterno. Esta ação do trono mostra que se trata do estado eterno. No milênio, o trono pertence a Cristo, e Cristo fala dele como "meu trono/'. Aqui temos o trono de Deus e do Cordeiro, não são dois tronos, há somente um. A linguagem reflete Deus em Cristo a quem toda a criação redimida adora e serve eternamente. Descrevendo o rio , cujas águas caem como cascata do trono e correm pelo meio da rua da cidade.
E DE UM E DA OUTRA BANDA DO RIO.., inicia a descrição das margens arborizadas deste rio de cristal. A palavra "rua" é singular, mas inclui todo o complexo de avenidas arborizadas. A palavra " árvore" deve ser entendida da mesma forma, embora está no singular, descreve as árvores de ambos os lados do rio. Não devemos confundir isto com a cena do rio do milênio , em Ezequiel 47;12 , onde muitas características da descrição indicam que a perfeição descrita aqui ainda não fora atingida. Depois que Adão pecou, acesso a árvore da vida foi negado ao homem, agora, nesta nova criação., a árvore da vida está disponível a todos os moradores a cidade....
O FRUTO DA ÁRVORE...o fruto desta árvore está de acordo com as novas condições. 'Doze tipos de frutos". "Dando seu fruto de mês a mês", indica que a cada mês havia a colheita de um tipo diferente de fruto. Com a ausência do sol e da lua, fica evidente que João usa a palavra "mês" como uma referência conhecida para ilustrar a mudança da variedade da provisão da árvore da vida. Fecundidade e variedade estão em vista aqui.
AS FOLHAS DA ÁRVORE ...vemos que as nações da nova Terra também compartilham das bênçãos apresentadas na árvore da vida, nas referência ás folhas da árvore. Elas são para a " cura das nações". A palavra. A palavra " therapeia , é a palavra da qual derivamos a nossa " terapia" no seu significado primário, que é de " cuidado" ou " atenção" dado a outrem. O verbo é usado nos evangelhos, falando da cura que CRISTO dava aos doentes. 'Em outras palavras as folhas da árvore promovem o prazer da vida na nova Jerusalém, e não são para corrigir doenças que não existem". Assim como a expressão "limpará...toda a lágrima" , significa que os salvos não irão chorar mais, assim a expressão " saúde das nações" mostra que as doenças endêmicas da Terra, todas se foram e nunca mais irão incomodar os homens...
NUNCA MAIS HAVERÁ MALDIÇÃO... a consumação ideal da História da humanidade é enfatizada no fato que a maldição, que veio sobre a Terra com a entrada do pecado, é banida para sempre. Durante o milênio os seus efeitos foram suspensos, mas ainda era possível pecar, e "o pecador de cem anos será amaldiçoado" -Is. 65;20. Agora, " ali nunca mais haverá maldição". A maldição em si foi-se para sempre, e benção desobstruída e desimpedida é a porção dos santos, para sempre. O próprio fato da maldição ter sido removida permitiu que o trono de Deus e do Cordeiro fosse estabelecido no novo cosmo, onde Deus e o Cordeiro reinam eternamente.
O SERVIÇO DIANTE DO TRONO...o serviço do trono é efetuado por aqueles a quem João não hesitou em descrever com a palavra depreciativa " escravos". Embora era desprezível no Império Romano, ela foi enaltecida pelo seu uso no NT para descrever os cristãos no seu relacionamento com Deus. Agora eles servem o trono, na nova criação, na Santa Jerusalém. Nenhum trabalho escravo ou trabalho árduo está em vista aqui, mas serviço prestado, de coração alegre, ao Senhor Deus Todo-poderoso e ao Cordeiro. O termo /" servirão" deve ser traduzido como" continuarão servindo a Ele", será um serviço sacerdotal .Agora , a citação de Cristo de Deut 6:13 será uma verdade universal.." O Senhor teu Deus temerás, e a Ele servirás, e pelo seu nome jurarás".
E VERÃO O SEU ROSTO...indica um acesso e aceitação irrestrito a Deus e ao Cordeiro, o que implica em perfeita comunhão e comunicação. Deus nunca mais precisará de intermediários para entregar Suas ordens e desejos, da sala do trono, Seus servos entrarão e sairão livremente, aquilo que Moisés almejava , agora será a porção de todo salvo da cidade. "Seu rosto" deve ser interpretado da mesma forma que " ele", no versículo anterior, " seus servos o servirão". A divindade é revelada visualmente no Cordeiro. Este é o cumprimento da promessa de Cristo..." Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus...' Mat.5:8. No seu serviço diante do trono e através do cosmos, estes servos são representantes credenciados do trono e, como tais " levam o seu nome nas suas testas" . Como todas as menções anteriores de tais marcas, este nome é visível. Este é o cumprimento da promessa do Senhor aos vencedores na Igreja de Filadélfia ..
MARANATA, ORA VEM SENHOR JESUS
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