Pular para o conteúdo principal

A NOVA CIDADE: O TEMPLO É O SENHOR E O CORDEIRO...AP.21:22-27

 " E nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro...

Pela décima vez na sequência que temos visto desde 19:11, e agora pela última vez neste livro, João usa a expressão "vi". Portanto, este parece ser o ponto alto da sequência que nos levou da manifestação de Cristo na Terra até a chegada da Nova Jerusalém na nova criação. Na Jerusalém terrestre, o Templo ficava no alto da cidade , no Monte do Templo, e elevava-se acima da cidade. Desde os dias do rei Salomão, a não ser durante os setenta anos da "desolação", até o tempo quando o exército romano destruiu a cidade , um Templo tinha se elevado sobre a cidade. Nos dias da Tribulação haverá um templo no mesmo lugar , e no reino milenar de Cristo o grande templo descrito por Ezequiel 40:48 dominará o horizonte. Quando João olha para esta cidade a diferença é bem aparente  - nela, não há templo! O templo material se foi, e no entanto há um templo! A palavra " templo" é usada nas Escrituras da habitação de Deus, e já que o Senhor Deus Todo-poderoso e o Cordeiro estão habitando na cidade, não há necessidade de santuário. A própria cidade é o templo. Acesso a Ele e aceitação perante Ele estão incluídos no direito de cidadania da cidade, e isto permite comunhão ininterrupta e adoração irrestrita do 'Senhor Deus Todo-poderoso, e o Cordeiro". A cidade tem o caráter de templo, e se torna para o cosmo o que o santo dos santos era para o templo de Salomão, o lugar onde Deus havia escolhido habitar .

NOTA- O título "Todo-poderoso' tem ressoado por este livro, desde sua primeira menção até esta nona e última menção. Seu poder e propósitos foram demonstrado , e agora Ele passa a habitar com Sua nova criação. Sendo que está nova criação está cheia de homens da velha criação, vemos que ela não se baseia apenas em poder mas também em redenção, e assim , junto com o Senhor Deus Todo-poderoso, o Cordeiro também é adorado, o Cordeiro é a luz da cidade, ao Cordeiro pertence o registro dos cidadãos, e o Cordeiro partilha o trono. Assim, Cristo completou Seu grande papel de redenção, e neste estado eterno a palavra é cumprida: "para que Deus seja tudo em todos."

ESTA CIDADE NÃO NECESSITA DE SOL E NEM DA LUA...João fica impressionado com outro contraste com a Terra e com o tempo. Na Terra que João conhece, o homem depende do sol e aprecia a lua do luar, esta cidade  " não necessita de sol nem de Lua". Estes luminares , tão necessários -a Terra, não estão mais ali para cumprirem a sua função. Se a interpretação já dada estiver correta, então o sol a lua se foram com o velho cosmo, e Deus estabeleceu outra fonte de iluminação para a Terra. Talvez está cidade é a nova fonte de luz terrestre. Em todo caso, Sol e a Lua são obsoletos, pois esta cidade tem um fonte de luz muito superior. " A glória de Deus", como fez no Tabernáculo de Moisés, e no Templo de Salomão a " iluminou". O Cordeiro é a Luz, que seria melhor traduzido "lâmpada" e mostra que assim como o Cordeiro apresenta a adoração a Deus, assim também Ele manifesta a Luz da glória revelada de Deus para o homem. As palavras de Isaías agora são cumpridas, não figurativamente mas literalmente.." Nunca mais te servirá o sol para luz do dia, nem o seu resplendor a lua te alumiará, mas o Senhor será a tua Luz perpétua, e o teu Deus a rua glória." .Isaias. 60:19"

AS NAÇÕES ANDARÃO NA SUA LUZ...a luz desta cidade iluminará a Terra , as nações andarão á sua luz , e os reis da Terra trarão suas glórias e homens a ela. Muitos argumentam que, sendo que nações e reis são mencionados, então esta cena tem que ser do milênio . Para aceitar isto temos que poder prová-lo, não há nenhuma evidência bíblica de que reis e nações não existirão depois do milênio. A ênfase, em muitas Escrituras , sobre a natureza eterna da posição de Israel como cabeça das nações realmente mostra o contrário. Não há uma explicação clara por que identidades nacionais devam ser eliminadas no final do milênio. É possível que, na transferência da velha criação para a nova criação, da qual Noé e sua família na arca podem ser uma figura, as identidades nacionais sejam mantidas, isto explicaria a referência, aqui , a reis e nações. 

ESTA GRANDE CIDADE É A CENTRAL DE LUZ DA TERRA...e as nações podem conduzir seus negócios e organizar sua vida diária "mediante"  luz vinda desta cidade radiante. " Andarão" é a figura bíblica para descrever o viver diário do ser humano. Vemos que esta cidade será também a capital administrativa da Terra na expressão..." os reis da terra trarão para ela a sua glória e honra". As ordens para todos os governos saem desta cidade, e os reis reconhecem isto e prestam homenagem a Deus e ao Cordeiro. A glória que eles trazem -a cidade é a glória da sua associação com ela. 

O DIRETIO DE ACESSO PARA TODOS...o direito de acesso para todos os habitantes da Terra é claro. A expressão enfática " nunca jamais", que temos visto várias vezes neste livro, aparece novamente em relação ao fechar das portas. A forma negativa do verbo " fechar" indica que não poderá surgir uma ocasião de emergência quando as portas precisarão ser fechadas de dia, e a expressão seguinte, iniciando com " porque" , explica por que estas portas nunca serão fechadas, elas estão abertas para sempre. João sabia que as portas de uma cidade geralmente eram fechadas ao por do sol, mas estas portas , que nunca enfrentarão uma emergência de dia, ficarão abertas eternamente, pela razão óbvia que " ali não haverá noite". Para esta cidade, diferente das cidades da Terra pelas coisas que não há nela, este é o negativo mais triunfante de todos! A tradução literal é gráfica :..." porque noite não haverá nela" . Obviamente, medidas de tempo se foram para sempre, o dia eterno raiou e a luz da própria presença de Deus e do Cordeiro nunca será diminuída nem ofuscada. Semelhantemente, tudo o que pertencia á noite se foi.

E A ELA TRARÃO A GLÓRIA E HONRA DAS NAÇÕES....o pensamento do verso 24 é repetido num contexto mais amplo. A "glória e honra das nações" surge da sua associação com esta cidade, e em reconhecimento apropriado , eles demonstram isto com sua presença. A posição que eles tem, o poder que exercem e a prosperidade que gozam, tudo se origina na graça recebida de Deus e do Cordeiro, baseado na redenção. Eles irão demonstrar isto nos atributos que trazem, eles não serão barrados nas portas ,mas terão acesso á própria presença de Deus e do Cordeiro. Os habitante da cidade são os santos ressurretos da Igreja e de Israel , os moradores da Terra ao redor da cidade são israelitas e, espalhados por toda a Terra estão as nações do gentios, que agora têm um relacionamento correto com Israel, e a Igreja, de Cristo e de Deus. Estes moradores israelitas da Terra, e a multidão de nações gentílicas que passaram pelo milênio, foram transferido para a nova Terra. Finalmente, o governo teocrático foi estabelecido em todo o cosmo.

E NÃO ENTRARÁ NELA COISA ALGUMA QUE A CONTAMINE...uma visão tão bela como esta do estado eterno nos faz lembrar da primeira criação estabelecida no gozo do Éden. Entretanto, aquela primeira cena de gozo terminou em desastre por causa do pecado. Agora, é declarado claramente que tal possibilidade não existe mais. Esta cidade nunca será invadida por " coisa alguma que contamine", onde o verbo contaminar significa tornar comum ou impuro, no sentido cerimonial. Nada deste caráter entrará nesta cidade. Semelhantemente, aquele que 'comete abominação e mentira " está excluído. Não há sugestão alguma de que tais pessoas existam do lado de fora da cidade, ou que qualquer esforço precisa ser feito para mantê-los fora. As portas nunca se fecham, e tal ideia é contrária á passagem. Este negativo enfático deixa claro que o pecado e toda a sua contaminação foram tratados e excluídos desta criação, e que não há nenhuma possibilidade de haver outra criação caída. Satanás e seus subordinados e seguidores foram expulsos pra sempre. Entre o jardim do éden e este capítulo está toda a história da redenção, 

O LIVRO DO CORDEIRO...os que tem acesso livre á cidade são os que tem seus nomes escritos no livro da vida do Cordeiro. O livro da vida do Cordeiro não deve ser limitado apenas á era da Igreja, mas é o registro completo de todos os redimidos, desde a criação até a eternidade. A Igreja ligada com Cristo e com os santos ressuscitados tem cidadania nesta cidade. a capital do novo cosmo, os santos transformados da Terra milenar habitam nesta nova Terra, e todos compartilham na redenção e tem seu próprio lugar na adoração e ocupação da nova criação.

MARANATA, ORA VEM SENHOR JESUS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS MORADIAS NOS TEMPOS DE JESUS.

O   judeu do primeiro século tinha e levava uma vida tranqüila,como muito aconchego familiar. O pão era assado em fornos de barros. Os tios tocavam seus instrumentos na área da casa. À noite, as casas eram iluminadas pela luz das lamparinas de azeite. A vida familiar era caracterizada por muita afetividade e carinho e regida por tradições sólidas. AS CASAS. Eram de formas e tamanhos variados, pois, havia diferença entre classe rica e pobre. Sua estrutura na sua maioria eram simples e pequenas. Os israelitas tinham a sua maior parte de suas atividades ao ar livre, então, a casa para eles era apenas um abrigo, um local para se fazer as refeições e para dormir.   Nos tempos de Jesus, as casas eram comuns, constituídas de apenas um cômodo, com pouquíssimo mobiliário, com quase nenhum adorno. Seus tamanhos, mais ou menos 3,5 mt2, tinham 2 a 3 janelas , e o assoalho era de terra batida. Possuíam uma escada externa que dava acesso a um terraço, que era plano, não havia telhados. Grande p

O JUGO DOS RABINOS.

INTRODUCAO: O SENHOR JESUS, não poucas vezes entrou em sérias confrontações com os Fariseus da sua época. Certo é que, os debates eram freqüentes, relacionado a diversas situações, das mais diversificadas, sobre a TORÁ, sobre as tradições dos Pais, sobre os 613 mandamentos, dos quais os Escribas e fariseus, mestres, e mais uma leva de religiosos eram conhecedores. Não somente conhecedores destes, mas criaram em cima destes mais uns quatrocentos. É interessante notar que, cada Rabino mantinha seus seguidores, discípulos, que os seguiam fielmente em todo o ensino.                 Vamos agora entender um pouco mais sobre os tais JUGOS, para que nós entendendo, não caiamos em qualquer laço, ou ensinos que nos tragam peso, pois JESUS nos disse: ‘ O meu JUGO é SUAVE e o meu FARDO é LEVE’.   Vamos começar:                 JESUS   diz , que há Rabinos e Rabinos. O que distingue os Rabinos é a experiência do REINO DE DEUS. Os Rabinos que são instruídos no Reino de Deus têm em casa um tesou

O ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O JUDAÍSMO MESSIÂNICO

INTRODUÇÃO: Ninguém pode com certeza definir o Espírito Santo. Durante muitos séculos discutiu-se sobre este Ser Divino. Debates acalorados perduraram por muito, muito tempo,seguindo dai diversos estudos e doutrinas da mais variadas, para todos os gostos. Mas na visão cristã crê-se em uma trindade entre Deus o Pai,O Filho e o Espírito Santo,três mas um só Deus ,com características de ações diferentes entre Eles. Gostaria de expressar a visão judaica messiânica ,isto é crentes judeus no Messias Yeshua ,Jesus,sobre quem é o Espírito Santo. RÚACH...tradução no hebraico : Vento - Presença - Essência - Sopro - Fôlego. Primeira ocorrência : Gênesis 1;2..."Havia trevas sobre a face do abismo,e o Rúach de Elohin pairava sobre a face do abismo, e o Rúach de Elohin pairava sobre a face das águas..." Na verdade,era a Glória e a presença Divina que estavam "visitando"o caótico estado que a terra se encontrava. Outro exemplo em Gênesis 8:1..." E lembrou-se Deus de N