Pular para o conteúdo principal

A REEDIFICAÇÃO DO TABERNÁCULO DE DAVI.


O livro de Atos e,particularmente Atos 15,é uma passagem chave para o nosso entendimento da posição e identidade dos Gentios que responderam à mensagem do Evangelho e entraram no reino.

Á primeira vista,a resposta do líder da congregação de Jerusalém,Tiago em Atos 15,em relação aos gentios que estavam sendo salvos,é curiosa.Ele cita uma passagem de Amós 9:10-11 que é milenar em seu contexto original.Na versão Septuaginta aparece assim:

"Simão relatou como primeiramente Deus visitou os gentios,para tomar deles um povo para seu nome.E com isso concordam as palavras dos profetas;como está escrito: Depois disto voltarei,e reedificarei o Tabernáculo de Davi,que está caído. Levantá-lo-ei das ruínas,e tornarei a edificá-lo,para que o restante dos homens busque ao Senhor,e todos os gentios,sobre os quais o meu nome é invocado..."Atos 15:14-17.

O que Amós quis dizer?

A visão de Tiago é que Deus está tomando dentre os gentios um povo para si,e não que Ele está tomando algumas pessoas e as convertendo para serem Judeus,ou para fazer parte de uma "nova raça"que não é nem dos gentios e nem dos judeus.Sua citação de Amós aponta para os "ÚLTIMOS DIAS ,a última ERA quando Israel e as nações serão sob o GOVERNO DO MESSIAS.

O argumento de Tiago se encaixa no contexto geral dos evangelhos sinóticos.Se o Reino de Deus já invadiu este mundo,como ficou provado pelos sinais e maravilhas de Jesus e dos apóstolos,e pelo derramamento do ESPÍRITO SANTO,então outro aspecto do reino também deveria se manifestar : os gentios passarem a se submeter ao Governo de Davi. Embora JESUS AINDA NÃO REINE SOBRE UM TRONO NA TERRA DE JERUSALÉM,Ele já começou a Reinar e está assentado à direita de Deus. No atual momento o Reino não é visível como fala Jesus,mas que ele está dentro de nós,Ele reina em nossos corações,Ele deve estar assentado no trono do nosso coração como único Rei.

A inclusão.

Os profetas falam em vários lugares sobre a conversão das nações,sobre a vinda delas para a luz do Messias. Ele é a Luz das Nações,bandeira dos povos,e leva a salvação de Deus até aos confins da terra. A inclusão dos gentios,sem se converterem ao Judaísmo,é a figura descrita pelos profetas e isso já está acontecendo hoje. Contudo,as nações se voltarão totalmente ao Deus de Israel,e isso ainda acontecerá.

O texto de Amós é visto como algo que já está começando a acontecer.O Tabernáculo de Davi é o Restabelecimento da Aliança Davídica e o ajuntamento acontecerá sob os seu governo,sob a cobertura do seu Tabernáculo. A entrada dos gentios é mais uma evidência de que Jesus é o Messias e de que o Reino já invadiu a nossa realidade. Israel e as nações estão destinadas a se unirem sob o domínio do Messias,no entanto,hoje,vemos judeus e gentios como um só povo no MESSIAS. Eles são uma SOMBRA ESCATOLÓGICA DA ERA POR VIR. Ele revelam a era por vir já se manifestando na era atual.

Aguardamos pelo verdadeiro Reino de Cristo sobre a terra. O que nos cabe neste breve tempo de nossas vidas, é de renovarmos a Bendita esperança da vida Eterna e de um dia com Ele exercermos o Governo de Deus e do seu Cristo sobre toda a terra. O verdadeiro governo de Paz e Prosperidade e de justiça plena....ORA VEM SENHOR JESUS!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS MORADIAS NOS TEMPOS DE JESUS.

O   judeu do primeiro século tinha e levava uma vida tranqüila,como muito aconchego familiar. O pão era assado em fornos de barros. Os tios tocavam seus instrumentos na área da casa. À noite, as casas eram iluminadas pela luz das lamparinas de azeite. A vida familiar era caracterizada por muita afetividade e carinho e regida por tradições sólidas. AS CASAS. Eram de formas e tamanhos variados, pois, havia diferença entre classe rica e pobre. Sua estrutura na sua maioria eram simples e pequenas. Os israelitas tinham a sua maior parte de suas atividades ao ar livre, então, a casa para eles era apenas um abrigo, um local para se fazer as refeições e para dormir.   Nos tempos de Jesus, as casas eram comuns, constituídas de apenas um cômodo, com pouquíssimo mobiliário, com quase nenhum adorno. Seus tamanhos, mais ou menos 3,5 mt2, tinham 2 a 3 janelas , e o assoalho era de terra batida. Possuíam uma escada externa que dava acesso a um terraço, que era plano, não havia telhados. Grande p

O JUGO DOS RABINOS.

INTRODUCAO: O SENHOR JESUS, não poucas vezes entrou em sérias confrontações com os Fariseus da sua época. Certo é que, os debates eram freqüentes, relacionado a diversas situações, das mais diversificadas, sobre a TORÁ, sobre as tradições dos Pais, sobre os 613 mandamentos, dos quais os Escribas e fariseus, mestres, e mais uma leva de religiosos eram conhecedores. Não somente conhecedores destes, mas criaram em cima destes mais uns quatrocentos. É interessante notar que, cada Rabino mantinha seus seguidores, discípulos, que os seguiam fielmente em todo o ensino.                 Vamos agora entender um pouco mais sobre os tais JUGOS, para que nós entendendo, não caiamos em qualquer laço, ou ensinos que nos tragam peso, pois JESUS nos disse: ‘ O meu JUGO é SUAVE e o meu FARDO é LEVE’.   Vamos começar:                 JESUS   diz , que há Rabinos e Rabinos. O que distingue os Rabinos é a experiência do REINO DE DEUS. Os Rabinos que são instruídos no Reino de Deus têm em casa um tesou

O ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O JUDAÍSMO MESSIÂNICO

INTRODUÇÃO: Ninguém pode com certeza definir o Espírito Santo. Durante muitos séculos discutiu-se sobre este Ser Divino. Debates acalorados perduraram por muito, muito tempo,seguindo dai diversos estudos e doutrinas da mais variadas, para todos os gostos. Mas na visão cristã crê-se em uma trindade entre Deus o Pai,O Filho e o Espírito Santo,três mas um só Deus ,com características de ações diferentes entre Eles. Gostaria de expressar a visão judaica messiânica ,isto é crentes judeus no Messias Yeshua ,Jesus,sobre quem é o Espírito Santo. RÚACH...tradução no hebraico : Vento - Presença - Essência - Sopro - Fôlego. Primeira ocorrência : Gênesis 1;2..."Havia trevas sobre a face do abismo,e o Rúach de Elohin pairava sobre a face do abismo, e o Rúach de Elohin pairava sobre a face das águas..." Na verdade,era a Glória e a presença Divina que estavam "visitando"o caótico estado que a terra se encontrava. Outro exemplo em Gênesis 8:1..." E lembrou-se Deus de N