Pular para o conteúdo principal

ELE VIVE !


A GRANDIOSA RESSURREIÇÃO

Era já o terceiro dia depois da crucificação do Senhor Jesus. Todos estavam anestesiados de dor,lamento e muita tristeza. Algumas mulheres foram até a gruta onde seu amado Mestre fora sepultado...Lucas 24:1-2..."E, no primeiro dia da semana,muito de madrugada foram elas ao sepulcro,levando as especiarias que tinham preparado,e algumas outras com elas. E acharam a pedra revolvida do sepulcro..."

Alguma coisa estava errada.A pesada pedra que fechava o sepulcro tinha sido removida.Os guardas romanos diante do túmulo também haviam sumido.Então elas entraram no sepulcro,e o susto, só aumentou. Os lençóis que envolviam o corpo de Jesus estavam ali e o lenço que envolvia sua cabeça fora "deixado num lugar à parte"...ver João  25:5-7.

O maltratado corpo do seu amado Senhor Jesus não estava em lugar algum. Vieram as perguntas: Será que alguém tirara os lençóis e O levara embora ? Quem faria algo assim? Enquanto elas estavam ali paradas,sem saber o que fazer,de repente apareceram dois homens em vestes resplandecentes,e seu brilho encheu a gruta.Que experiência tremenda,quanta coisa extraordinária acontecia em meio aos sepulcros naquela manhã? Os homens disseram: "Por que buscais entre os mortos ao que vive? Ele não está aqui ,mas ressuscitou "Lucas 24:5-6.

Recordemos: elas tinham visto Jesus morrer.Tinham descido seu corpo da cruz. O envolveram em lençóis e O depositaram no sepulcro. E agora Ele não estava mais ali,como isso era possível? As mulheres foram contar a estranha notícia..."aos onze e a todos mais que com eles estavam"..Tais palavras (das mulheres) lhes pareciam um como delírio,e não acreditavam nelas"Lucas 24:9-11. Ressuscitado ? Que bobagem! Seu espírito,esse sim estava com Deus! Mas na dúvida,João e Pedro foram conferir o relato das tolas mulheres, mulheres! Mas,o sepulcro realmente estava vazio! Podemos imaginar a cena no momento; provavelmente ficaram pálidos do susto.

Maria madalena estava fora de si. Ela "entretanto,permanecia,junto à entrada do túmulo chorando"João 20:11. Só poderia ser uma brincadeira de mau gosto com seu amado Mestre,quem permitiu tal ato? Mas aí ela viu os dois anjos de branco, "sentados onde o corpo de JESUS fora posto,um à cabeceira e outro aos pés" João 20:12. Os anjos perguntaram a Maria porque ela estava chorando.Com suas lágrimas correndo pela face,ela respondeu: "Porque levaram o meu Senhor,e não sei onde o puseram"João 20:13.
Outro homem apareceu atrás dela.Ela se voltou.Ele também perguntou por que ela chorava.Será que era o jardineiro do cemitério? Ele teria colocado o corpo em outro lugar? Ela disse: "Senhor,se tu o tiraste,dize-me onde o puseste,e eu o levarei" João 20:15. Imagine, ela não queria incomodar o jardineiro ,queria apenas de volta o corpo de seu Mestre. Então o homem disse-lhe uma só palavra..."Maria!"De repente,ela reconheceu que era Jesus e exclamou "Raboni"João 20:16. Ela tentou segurá-lO,mas o Senhor não permitiu.Ela deveria ir até os outros para contar o que havia visto e experimentado : "Vai ter com meus irmãos!"João 20:17. Jesus estava na sua frente.Não era um espírito.Não era uma visão.Ele estava de volta!A morte realmente não conseguira retê-lO.

Maria foi e contou tudo aos outros.Com medo,os discípulos tinham se escondido dentro de uma casa João 20:19. Repentinamente, inesperadamente,Jesus apareceu no meio deles! Ele disse: "Paz seja convosco!". Ficaram muito surpresos e atemorizados. Será que as mulheres e Maria estavam certas? Os discípulos de Emaús tinham razão com seu relato acerca do encontro com o Senhor Jesus? Lucas 24:13-35. Seria possível Jesus estar vivo outra vez? Grande incredulidade não é? Talvez muitos crentes ou cristão ainda tenham essa dúvida.

Jesus "lhes mostrou as mãos e o lado" João 20:20 e disse: "Por que estais perturbados? E por que sobem dúvidas ao vosso coração? Vede as minhas mãos e os meus pés,que sou eu mesmo;apalpai-me e verificai,porque um espírito não tem carne nem osso,como vedes que eu tenho" Lucas 24:38-39. Os discípulos o apalparam,imaginem a cena,todos tocando em Jesus,e concordando,é Jesus,sim é Jesus mesmo,apalparam as mãos o seu lado. Jesus viu sua admiração e,para provar  que era Ele mesmo e não um espírito,disse: "Tendes aqui alguma coisa que comer?".Os discípulos "lhes apresentaram um pedaço de peixe assado,e um favo de mel. E ele comeu na presença deles" Creio que ninguém respirava enquanto Ele comia,Jesus Cristo havia realmente  ressuscitado,e como ressuscitado,Ele era uma unidade entre corpo,alma e espírito.Assim ele estava diante deles,como o mesmo homem que havia sido torturado e crucificado. Diante dele estava seu Senhor e seu Deus. Maravilhoso!

JESUS VIVE! Jesus vive! Tão real como tinha sido sua morte física.tão real foi sua ressurreição física.No céu Ele está assentado à Direita do Pai como homem,mas um homem que venceu a morte. Lá está assentado o Deus que se fez carne,que morreu e ressuscitou e subiu ao céu. Ele está lá como "as primícias dos que dormem" 1 Corintios 15:20..."Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem..."Ele manteve o corpo que o Pai lhe formou...Hebreus 10
:5..."Por isso,entrando no mundo,diz: Sacrifício e ofertas não quisestes ,mas corpo me preparaste..."Salmo 40;6-8.

Paulo no revela que um dia receberemos um novo corpo,igual ao de Jesus ...Filipenses 3;21..."Que transformará o nosso corpo abatido,para ser conforme o seu corpo glorioso,segundo seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas..."

Quando repassamos a história da ressurreição,vemos que o novo corpo de Jesus surgiu a partir da substância do corpo que Ele tinha antes de sua morte. Ainda assim,o novo corpo era diferente.Jesus não foi reconhecido imediatamente e conseguia ultrapassar,ou transpor dimensões que limitavam seu corpo antigo. Apesar disso,Jesus era reconhecível como homem. As marcas de Seus ferimentos ainda estavam ali. Ele podia comer. Ele tinha memória e se lembrava das coisas. Ele ainda era o mesmo. Ressuscitado e glorificado,mas ainda o mesmo.
A ressurreição  não havia apagado suas lembranças,nem modificado sua personalidade.Ele ainda era da descendência de Davi. Hoje isso não é diferente..."Eu Jesus,enviei o meu anjo,para vos testificar estas coisas nas igrejas.Eu sou a raiz e a geração de Davi,a resplandecente estrela da manhã" Apocalipse 22:16...."Lembra-te de que Jesus Cristo,que é da descendência de Davi,ressuscitou dentre os mortos ,segundo o meu evangelho..." 2 Timóteo 2:8. 

Essa realidade deveria mudar tudo para nós ! Se realmente cremos que ressuscitaremos como Jesus ressuscitou,a vida aqui na terra tem bem mais significado e muito mais consequências do que poderíamos imaginar. Paulo compara nosso corpo atual como uma semente,e nosso corpo ressurreto como o trigo que nasce dessa semente 1 Corintios 15:37.

Mas a aparência de nosso futuro corpo ressuscitado continua sendo um mistério 1 João 3:2..."amados,agora somos filhos de Deus,e ainda não é manifestado o que havemos de ser.mas sabemos que, quando ele se manifestar,seremos semelhantes a ele;porque assim como é o veremos..." A Bíblia deixa uma coisa bem clara : é este nosso corpo que ressuscitará,como aconteceu com o corpo de Jesus Cristo.Este corpo que temos agora é a semente. Deus usará as moléculas do corpo presente para transformá-lo em um corpo celestial Filipenses 3:21..."Que transformará o nosso corpo abatido,para ser conforme o seu corpo glorioso,segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas..."

Por isso, não é indiferente o que fazemos hoje com o nosso corpo.Paulo argumenta com o exemplo da ressurreição para mostrar que não devemos usar nosso corpo para a impureza...conforme 1 Corintios 6:13-14. Apesar disso,não deveríamos pensar que nosso novo corpo será igual ao antigo. Quem tem uma deficiência física ou mental deixará de tê-la depois da ressurreição.

Quando Paulo fala no corpo de hoje,fala em corruptível desonra,fraqueza e corpo natural.Quando fala do corpo ressuscitado usa palavras como incorruptível,glória,poder e corpo espiritual. O corpo celestial será diferente do corpo terreno,mesmo que o novo corpo ressuscitado a partir do nosso corpo físico que morreu,como nasce uma árvore majestosa de uma semente insignificante.

Nossos corpos de ressurreição também serão identificáveis e diferentes uns dos outros,assim como "até entre estrela e estrela há diferença de esplendor" 1 Corintios 15:41-42. Pergunto: A glória de nossos corpos ressuscitados será conforme nos comportarmos com o corpo que temos hoje,de acordo com a nossa consagração? Se pensarmos em galardoes,sim. Se hoje apresentamos nossos corpos como sacrifício vivo,santo e agradável a Deus (Romanos 12:1-2) teremos uma glória maior na ressurreição?...Colossense 3:1-4..."Portanto,se já ressuscitastes com Cristo,buscais as coisas que são de cima,onde Cristo está assentado a destra de Deus.Pensai nas coisas que são de cima,e não nas que são da terra;porque já estais mortos,e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.Quando Cristo,que é a nossa vida ,se manifestar,então também vós vos manifestareis com ele em glória..."

Quando a última trombeta ressoar,o Arrebatamento acontecer e Jesus Cristo nos levar para estar com Ele,o corpo de cada um de nós,vivos,e os corpos de todos os que já morreram "em Cristo"ressuscitarão individualmente e serão glorificados,assim como aconteceu com Jesus,que foi à nossa frente como as "Primícias" 1 Ts 4:13-18 e Filipenses 3:21...MARANATA SENHOR JESUS.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS MORADIAS NOS TEMPOS DE JESUS.

O   judeu do primeiro século tinha e levava uma vida tranqüila,como muito aconchego familiar. O pão era assado em fornos de barros. Os tios tocavam seus instrumentos na área da casa. À noite, as casas eram iluminadas pela luz das lamparinas de azeite. A vida familiar era caracterizada por muita afetividade e carinho e regida por tradições sólidas. AS CASAS. Eram de formas e tamanhos variados, pois, havia diferença entre classe rica e pobre. Sua estrutura na sua maioria eram simples e pequenas. Os israelitas tinham a sua maior parte de suas atividades ao ar livre, então, a casa para eles era apenas um abrigo, um local para se fazer as refeições e para dormir.   Nos tempos de Jesus, as casas eram comuns, constituídas de apenas um cômodo, com pouquíssimo mobiliário, com quase nenhum adorno. Seus tamanhos, mais ou menos 3,5 mt2, tinham 2 a 3 janelas , e o assoalho era de terra batida. Possuíam uma escada externa que dava acesso a um terraço, que era plano, não havia telhados. Grande p

O JUGO DOS RABINOS.

INTRODUCAO: O SENHOR JESUS, não poucas vezes entrou em sérias confrontações com os Fariseus da sua época. Certo é que, os debates eram freqüentes, relacionado a diversas situações, das mais diversificadas, sobre a TORÁ, sobre as tradições dos Pais, sobre os 613 mandamentos, dos quais os Escribas e fariseus, mestres, e mais uma leva de religiosos eram conhecedores. Não somente conhecedores destes, mas criaram em cima destes mais uns quatrocentos. É interessante notar que, cada Rabino mantinha seus seguidores, discípulos, que os seguiam fielmente em todo o ensino.                 Vamos agora entender um pouco mais sobre os tais JUGOS, para que nós entendendo, não caiamos em qualquer laço, ou ensinos que nos tragam peso, pois JESUS nos disse: ‘ O meu JUGO é SUAVE e o meu FARDO é LEVE’.   Vamos começar:                 JESUS   diz , que há Rabinos e Rabinos. O que distingue os Rabinos é a experiência do REINO DE DEUS. Os Rabinos que são instruídos no Reino de Deus têm em casa um tesou

O ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O JUDAÍSMO MESSIÂNICO

INTRODUÇÃO: Ninguém pode com certeza definir o Espírito Santo. Durante muitos séculos discutiu-se sobre este Ser Divino. Debates acalorados perduraram por muito, muito tempo,seguindo dai diversos estudos e doutrinas da mais variadas, para todos os gostos. Mas na visão cristã crê-se em uma trindade entre Deus o Pai,O Filho e o Espírito Santo,três mas um só Deus ,com características de ações diferentes entre Eles. Gostaria de expressar a visão judaica messiânica ,isto é crentes judeus no Messias Yeshua ,Jesus,sobre quem é o Espírito Santo. RÚACH...tradução no hebraico : Vento - Presença - Essência - Sopro - Fôlego. Primeira ocorrência : Gênesis 1;2..."Havia trevas sobre a face do abismo,e o Rúach de Elohin pairava sobre a face do abismo, e o Rúach de Elohin pairava sobre a face das águas..." Na verdade,era a Glória e a presença Divina que estavam "visitando"o caótico estado que a terra se encontrava. Outro exemplo em Gênesis 8:1..." E lembrou-se Deus de N