O QUATRO EVANGELHOS.
Eles registram o eterno ser,a ascendência humana,o nascimento,a vida,o ministério,a morte,a ressurreição e a ascensão de Jesus,o Cristo,o Filho de Deus e Filho do homem. Juntos,eles apresentam não uma biografia,mas uma Pessoa.
O fato de os quatro evangelhos apresentarem uma Pessoa mais que uma biografia completa indica o espirito no qual devem ser abordados.O mais importante é ver e conhecer,através dessas narrativas,aquele a quem revelam.Menos importante é empenhar-se em reconstruir,a partir desses registros inspirados,um relato completo da vida de Jesus..."Há porém,ainda muitas outras coisas que Jesus fez;e se cada uma das quais fosse escrita,cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevesse.Amém!
Por alguma razão, o plano de Deus não foi que se escrevesse uma biografia completa de seu filho. Os anos que precederam o ministério de Jesus permaneceram em silencio ,interrompido apenas uma vez em uns poucos versículos no evangelho de Lucas..."E o menino crescia.e se fortalecia em espírito,cheio de sabedoria ;e a graça de Deus estava sobre ele..."Ora,todos os anos iam seus pais a Jerusalém à festa da páscoa; E,tendo ele já doze anos,subiram a Jerusalém,segundo o costume do dia da festa...seguir na leitura Lucas 2:40-52. É sábio respeitar a reticência,a omissão divina.
Mas, os quatro evangelhos,embora propositadamente incompletos como história,são completos como revelação.Podemos não conhecer tudo o que Jesus fez ,mas podemos conhecê-lo.Em quatro narrativas,cada uma suplementando as outras em alguns aspectos,temos o próprio Jesus Cristo. É nesse aspecto essencial que essas narrativas diferem da biografia ou retrato: "As palavras que eu vos disse são espírito e vida"João 6:63. Quem crê e estuda essas palavras encontra nelas o Cristo vivo. Na introdução de cada evangelho se encontra um resumo do que caracteriza cada evangelista em sua apresentação do Cristo vivo,mas pode ser proveitoso apresentar algumas sugestões gerais para o estudo e interpretação do leitor.
O Antigo Testamento é a introdução inspirada ao Novo Testamento, e todo aquele que se proponha estudar os quatro evangelhos tendo em mente as profecias acerca de Cristo no Antigo Testamento - sua Pessoa,obra e reino - será grandemente auxiliado na compreensão dos mesmos.Nos evangelhos, encontramos citações,alusões e tipos do Antigo testamento.O primeiro versículo do Novo Testamento conduz o leitor de volta ao Antigo testamento;e o Cristo ressuscitado conduz seus discípulos de volta às escrituras hebraicas para explicar seus sofrimentos e sua glória ...ver Lucas 24;27,44..."E começando( Jesus) por Moisés,e por todos os profetas,explicava-lhes o que dele se achava em todas as escrituras"...verso 44.."E são estas as palavras que vos disse estando ainda convosco;que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés,e nos profetas e nos salmos..."
Um de seus últimos atos foi abrir o entendimento deles para que pudessem compreender o Antigo Testamento em relação a ele próprio. Lucas 24:45..."Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as escrituras..."
Portanto ao iniciarmos o estudo dos evangelhos,a mente deve estar livre de pressuposições tais como a de que a Igreja corresponde ao verdadeiro Israel e que as promessas do Antigo Testamento e a visão do Reino relacionam-se Exclusivamente com a Igreja.Interpretações não são fidedignas pelo simples fato de serem familiares.Portanto,não se deve presumir que "o trono de Davi"Lucas 1:32, é sinônimo do trono do Pai, Apocalipse 3:21,ou que a "casa de Jacó"Lucas 1:33, é a igreja composta por judeus e gentios.
A missão de Jesus foi inicialmente para- os Judeus...ver Mateus 10:5-6 - 15:23-25 - João 1:11. Ele foi "nascido sob a lei " Gálatas 4:4..."Mas vindo a plenitude dos tempos,Deus enviou seu filho,nascido de mulher,nascido sob a lei,para remir os que estavam debaixo da lei,a fim de recebermos a adoção de filhos..."
e foi..."ministro da circuncisão ,por causa da verdade de Deus, para que confirmasse as promessas feitas aos pais ..."Romanos 15:8,e cumpriu a lei para que a graça pudesse superabundar.Portanto, até chegar à cruz deve-se esperar uma forte coloração legal judaica, Mateus 5:17-19 Ele veio cumprir a lei,veio para Israel...Mateus 10:5-6 - 15:22-28 - 23:2 - Marcos 1:44. O Sermão do Monte está intimamente relacionado com a lei no sentido espiritual mais elevado,pois,como condição para as bençãos ( Mateus 5:3-9), exige o caráter perfeito que somente a graça,por meio do poder divino,pode produzir. Gálatas 5:22-23,...os frutos do espírito.
As doutrinas da graça estão desenvolvidas nas epístolas,não nos evangelhos;mas estão nelas implícitas,porque repousam na morte e ressurreição de Cristo e sobre as verdades que ele ensinou,verdades das quais as epístolas são o desdobramento.O Cristo dos Evangelhos é a perfeita manifestação da Graça.
Os evangelhos não desenvolvem a doutrina da Igreja. A palavra "Igreja" aparece apenas em Mateus. Depois de sua rejeição como rei e salvador pelos judeus,nosso Senhor anunciou um ministério que esperava até aquele momento "o culto em Deus" Efésios 3:3-10; ele disse: "Edificarei a minha Igreja" Mateus 16:18. Seria,portanto,ainda no futuro;mas seu ministério pessoal reuniu crentes que foram,no dia de Pentecostes,feitos pelo Batismo do Espírito Santo os primeiros membros da "Igreja,que é o seu corpo"Efésios 1:23 e 1 Coríntios 12:12-13.
Os evangelhos apresentam um grupo de discípulos judeus, associados na terra com o Messias em humilhação. As Epístolas apresentam a Igreja,o Corpo de Cristo,composta pelos que são regenerados e estão associados com ele "nos lugares celestiais", co-herdeiros com ele, que reinarão com ele no reino futuro;e,enquanto na terra ,também estrangeiros e peregrinos,mas suas testemunhas e instrumentos da sua vontade entre os homens ex. Atos 1:8 - 1 Pedro 2:11 - Efésios 1:3.
Os evangelhos apresentam Cristo em seus três ofícios: De Profeta,de sacerdote e de Rei. Na qualidade de Profeta,seu ministério se parece com o ministério dos profetas do Antigo testamento. Mas é a natureza e a dignidade de sua pessoa que o torna único como Profeta. Antigamente Deus falou pelos profetas:agora ele fala pelo filho...Hebreus 1:1-2. O Profeta do Antigo Testamento era a voz de Deus:o Filho é o próprio Deus deuteronômio 18:18-19. O Profeta, em qualquer dispensação.é mensageiro de Deus ao seu povo;primeiramente ,para estabelecer a verdade;e, em segundo lugar.quando seu povo está em declínio ou apostasia,para chamá-lo de volta a verdade. A mensagem do profeta,portanto,é geralmente de repreensão e apelo.Às vezes,entretanto,quando sua mensagem de repreensão não é atendida,ele se torna um anunciador das coisas futuras. Nisto,também Cristo é como os outros profetas; a maior parte do seu ministério de predições ocorreu depois de sua rejeição como Rei.
A esfera e o caráter do oficio real de Cristo estão definidos na Aliança Davídica em 2 Samuel 7:16...."Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti;teu trono será firme para sempre..." Conforme interpretado pelos Profetas e confirmados pelo Novo Testamento. Embora o Novo estamento não revogue nem altere de maneira nenhuma a Aliança Davídica ou a sua interpretação,ele acrescenta detalhes que não se encontram na aliança original. O Sermão do Monte é um desenvolvimento da ideia da justiça como característica predominante do reino( Isaías 11:2-5 - Jeremias 23:5-6 - Jeremias 33:14-16). Poderíamos dizer que o profeta do Antigo testamento viu no horizonte o sofrimento e a glória do Messias( 1 Pedro 1:10-11).O Novo testamento mostra que o seu sofrimento e a sua glória estão separados pela atual Dispensação da Igreja e aponta para a volta do Senhor como o período em que a Aliança Davídica das bençãos por meio do poder será cumprida (Lucas 1:30-33 - Atos 2:29-36 - Atos 15:14-17), exatamente como a Aliança Abraâmica de bençãos por meio do sofrimento foi cumprida em sua primeira vinda ( Atos 3:24-25 - Gálatas 3:6-14).
Cristo nunca é chamado de Rei da Igreja. "O Rei"é realmente um dos seus títulos Divinos, e a Igreja junta-se à Israel ao exaltar o "Rei eterno,imortal,invisível ,único Deus" ( Salmo 10:16 - I Timóteo 1:17 ). A Igreja vai reinar sujeita a Ele.O Espírito Santo está gora chamando não os súditos,mas os co-herdeiros e co-regentes do Reino - Romanos 8:15-18 - I Corintios 6:2-3 - 2 Timóteo 2:11-12 - Apocalipse 1:6 - Apocalipse 3:21 e 5:10.
O ofício Sacerdotal de Cristo é complemento do seu ofício profético.O Profeta representa Deus para o povo:o Sacerdote representa o povo para Deus.Porque o povo é pecador,ele,o sacerdote deve oferecer sacrifícios;porque o povo é necessitado,ele tem de ser um intercessor compassivo Hebreus 5:1-2 -Hebreus 8:1-3. Assim Cristo, na cruz,assumiu o ofício de Sumo-Sacerdote,oferecendo-se sem mácula a Deus - Hebreus 9:14, e agora ele realiza intercessão constante pelo seu povo Hebreus 7;25. João capítulo 17 é o padrão dessa intercessão.
Ênfase especial repousa sobre aquilo que os quatro evangelhos dão testemunho. De maneira idêntica é revelado uma Pessoa única.O autor é distinto,os incidentes em que vemos Jesus às vezes diferem ,mas sempre se trata do mesmo Cristo.
Todos os evangelistas registram o ministério de João Batista.
Todos registram a alimentação dos cinco mil
Todos registram Cristo apresentando-se como Rei de acordo com Zacarias 9:9
Todos registram a traição de Judas e a negação de Pedro
Todos registram o julgamento e a crucificação de Cristo
Todos registram a ressurreição corporal de Cristo
Todos registram os eventos ocorridos durante os quarenta dias do ministério de Cristo após a ressurreição - um ministério caracterizado por uma nova nota de universalidade e poder.
Todos contemplam a segunda vinda de Cristo.
E esse registro é apresentado de modo a testificar que o plano supremo que o trouxe a este mundo foi sua morte e ressurreição;que tudo que precedeu a isso foram preparativos, e que disso fluem todas as bençãos que Deus já concedeu e concederá ao Homem.
Considerando que os três primeiros evangelhos contêm tanto material em comum que podem ser arranjados numa sinopse,são chamados de evangelhos sinóticos.Os leitores cuidadosos do Novo Testamento irão observar as semelhanças e também as diferenças peculiares desses evangelhos.Que eles apresentam diferenças não nos surpreende ,em vista do fato que cada um desses três evangelhos foi escrito com um propósito particular - Mateus,para apresentar Jesus como Rei - Marcos, para apresentá-lo com servo - e Lucas para apresentá-lo como filho do homem.
Mateus talvez seja o primeiro evangelho escrito. Acredita-se que a narrativa de Marcos reflete,em seus temas principais, a perspectiva que Pedro tem de nosso Senhor. Do prólogo que Lucas faz em seu evangelho -Lucas 1:1-4, fica claro que havia muitas das narrativas da vida e obra de Cristo.
O evangelho de João constitui um categoria própria. Escrito provavelmente após os evangelhos sinóticos,não esboça a vida de nosso Senhor,mas,de acordo com o alvo explícito do autor,apresenta Jesus como Filho de Deus -João 20:30-31,seleciona seu material incluindo muitos fatos que não aparecem nos tres primeiros evangelhos.
O que importa e deve ser mantido em mente é o fato estabelecido de que estes evangelhos são documentos históricos inspirados de autenticidade genuína e de completa integridade.Além disso,o crente em Cristo conhece em sua própria vida a realidade do Senhor Vivo,que está tão fielmente,ainda que de maneiras distintas,apresentando nos Sinóticos e no Evangelho de João. Mergulhe na história mais maravilhosa, que nos conta do Amor do Criador por suas Criaturas feitas a imagem e semelhança de Deus. SHALOM.
Eles registram o eterno ser,a ascendência humana,o nascimento,a vida,o ministério,a morte,a ressurreição e a ascensão de Jesus,o Cristo,o Filho de Deus e Filho do homem. Juntos,eles apresentam não uma biografia,mas uma Pessoa.
O fato de os quatro evangelhos apresentarem uma Pessoa mais que uma biografia completa indica o espirito no qual devem ser abordados.O mais importante é ver e conhecer,através dessas narrativas,aquele a quem revelam.Menos importante é empenhar-se em reconstruir,a partir desses registros inspirados,um relato completo da vida de Jesus..."Há porém,ainda muitas outras coisas que Jesus fez;e se cada uma das quais fosse escrita,cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevesse.Amém!
Por alguma razão, o plano de Deus não foi que se escrevesse uma biografia completa de seu filho. Os anos que precederam o ministério de Jesus permaneceram em silencio ,interrompido apenas uma vez em uns poucos versículos no evangelho de Lucas..."E o menino crescia.e se fortalecia em espírito,cheio de sabedoria ;e a graça de Deus estava sobre ele..."Ora,todos os anos iam seus pais a Jerusalém à festa da páscoa; E,tendo ele já doze anos,subiram a Jerusalém,segundo o costume do dia da festa...seguir na leitura Lucas 2:40-52. É sábio respeitar a reticência,a omissão divina.
Mas, os quatro evangelhos,embora propositadamente incompletos como história,são completos como revelação.Podemos não conhecer tudo o que Jesus fez ,mas podemos conhecê-lo.Em quatro narrativas,cada uma suplementando as outras em alguns aspectos,temos o próprio Jesus Cristo. É nesse aspecto essencial que essas narrativas diferem da biografia ou retrato: "As palavras que eu vos disse são espírito e vida"João 6:63. Quem crê e estuda essas palavras encontra nelas o Cristo vivo. Na introdução de cada evangelho se encontra um resumo do que caracteriza cada evangelista em sua apresentação do Cristo vivo,mas pode ser proveitoso apresentar algumas sugestões gerais para o estudo e interpretação do leitor.
O Antigo Testamento é a introdução inspirada ao Novo Testamento, e todo aquele que se proponha estudar os quatro evangelhos tendo em mente as profecias acerca de Cristo no Antigo Testamento - sua Pessoa,obra e reino - será grandemente auxiliado na compreensão dos mesmos.Nos evangelhos, encontramos citações,alusões e tipos do Antigo testamento.O primeiro versículo do Novo Testamento conduz o leitor de volta ao Antigo testamento;e o Cristo ressuscitado conduz seus discípulos de volta às escrituras hebraicas para explicar seus sofrimentos e sua glória ...ver Lucas 24;27,44..."E começando( Jesus) por Moisés,e por todos os profetas,explicava-lhes o que dele se achava em todas as escrituras"...verso 44.."E são estas as palavras que vos disse estando ainda convosco;que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés,e nos profetas e nos salmos..."
Um de seus últimos atos foi abrir o entendimento deles para que pudessem compreender o Antigo Testamento em relação a ele próprio. Lucas 24:45..."Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as escrituras..."
Portanto ao iniciarmos o estudo dos evangelhos,a mente deve estar livre de pressuposições tais como a de que a Igreja corresponde ao verdadeiro Israel e que as promessas do Antigo Testamento e a visão do Reino relacionam-se Exclusivamente com a Igreja.Interpretações não são fidedignas pelo simples fato de serem familiares.Portanto,não se deve presumir que "o trono de Davi"Lucas 1:32, é sinônimo do trono do Pai, Apocalipse 3:21,ou que a "casa de Jacó"Lucas 1:33, é a igreja composta por judeus e gentios.
A missão de Jesus foi inicialmente para- os Judeus...ver Mateus 10:5-6 - 15:23-25 - João 1:11. Ele foi "nascido sob a lei " Gálatas 4:4..."Mas vindo a plenitude dos tempos,Deus enviou seu filho,nascido de mulher,nascido sob a lei,para remir os que estavam debaixo da lei,a fim de recebermos a adoção de filhos..."
e foi..."ministro da circuncisão ,por causa da verdade de Deus, para que confirmasse as promessas feitas aos pais ..."Romanos 15:8,e cumpriu a lei para que a graça pudesse superabundar.Portanto, até chegar à cruz deve-se esperar uma forte coloração legal judaica, Mateus 5:17-19 Ele veio cumprir a lei,veio para Israel...Mateus 10:5-6 - 15:22-28 - 23:2 - Marcos 1:44. O Sermão do Monte está intimamente relacionado com a lei no sentido espiritual mais elevado,pois,como condição para as bençãos ( Mateus 5:3-9), exige o caráter perfeito que somente a graça,por meio do poder divino,pode produzir. Gálatas 5:22-23,...os frutos do espírito.
As doutrinas da graça estão desenvolvidas nas epístolas,não nos evangelhos;mas estão nelas implícitas,porque repousam na morte e ressurreição de Cristo e sobre as verdades que ele ensinou,verdades das quais as epístolas são o desdobramento.O Cristo dos Evangelhos é a perfeita manifestação da Graça.
Os evangelhos não desenvolvem a doutrina da Igreja. A palavra "Igreja" aparece apenas em Mateus. Depois de sua rejeição como rei e salvador pelos judeus,nosso Senhor anunciou um ministério que esperava até aquele momento "o culto em Deus" Efésios 3:3-10; ele disse: "Edificarei a minha Igreja" Mateus 16:18. Seria,portanto,ainda no futuro;mas seu ministério pessoal reuniu crentes que foram,no dia de Pentecostes,feitos pelo Batismo do Espírito Santo os primeiros membros da "Igreja,que é o seu corpo"Efésios 1:23 e 1 Coríntios 12:12-13.
Os evangelhos apresentam um grupo de discípulos judeus, associados na terra com o Messias em humilhação. As Epístolas apresentam a Igreja,o Corpo de Cristo,composta pelos que são regenerados e estão associados com ele "nos lugares celestiais", co-herdeiros com ele, que reinarão com ele no reino futuro;e,enquanto na terra ,também estrangeiros e peregrinos,mas suas testemunhas e instrumentos da sua vontade entre os homens ex. Atos 1:8 - 1 Pedro 2:11 - Efésios 1:3.
Os evangelhos apresentam Cristo em seus três ofícios: De Profeta,de sacerdote e de Rei. Na qualidade de Profeta,seu ministério se parece com o ministério dos profetas do Antigo testamento. Mas é a natureza e a dignidade de sua pessoa que o torna único como Profeta. Antigamente Deus falou pelos profetas:agora ele fala pelo filho...Hebreus 1:1-2. O Profeta do Antigo Testamento era a voz de Deus:o Filho é o próprio Deus deuteronômio 18:18-19. O Profeta, em qualquer dispensação.é mensageiro de Deus ao seu povo;primeiramente ,para estabelecer a verdade;e, em segundo lugar.quando seu povo está em declínio ou apostasia,para chamá-lo de volta a verdade. A mensagem do profeta,portanto,é geralmente de repreensão e apelo.Às vezes,entretanto,quando sua mensagem de repreensão não é atendida,ele se torna um anunciador das coisas futuras. Nisto,também Cristo é como os outros profetas; a maior parte do seu ministério de predições ocorreu depois de sua rejeição como Rei.
A esfera e o caráter do oficio real de Cristo estão definidos na Aliança Davídica em 2 Samuel 7:16...."Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti;teu trono será firme para sempre..." Conforme interpretado pelos Profetas e confirmados pelo Novo Testamento. Embora o Novo estamento não revogue nem altere de maneira nenhuma a Aliança Davídica ou a sua interpretação,ele acrescenta detalhes que não se encontram na aliança original. O Sermão do Monte é um desenvolvimento da ideia da justiça como característica predominante do reino( Isaías 11:2-5 - Jeremias 23:5-6 - Jeremias 33:14-16). Poderíamos dizer que o profeta do Antigo testamento viu no horizonte o sofrimento e a glória do Messias( 1 Pedro 1:10-11).O Novo testamento mostra que o seu sofrimento e a sua glória estão separados pela atual Dispensação da Igreja e aponta para a volta do Senhor como o período em que a Aliança Davídica das bençãos por meio do poder será cumprida (Lucas 1:30-33 - Atos 2:29-36 - Atos 15:14-17), exatamente como a Aliança Abraâmica de bençãos por meio do sofrimento foi cumprida em sua primeira vinda ( Atos 3:24-25 - Gálatas 3:6-14).
Cristo nunca é chamado de Rei da Igreja. "O Rei"é realmente um dos seus títulos Divinos, e a Igreja junta-se à Israel ao exaltar o "Rei eterno,imortal,invisível ,único Deus" ( Salmo 10:16 - I Timóteo 1:17 ). A Igreja vai reinar sujeita a Ele.O Espírito Santo está gora chamando não os súditos,mas os co-herdeiros e co-regentes do Reino - Romanos 8:15-18 - I Corintios 6:2-3 - 2 Timóteo 2:11-12 - Apocalipse 1:6 - Apocalipse 3:21 e 5:10.
O ofício Sacerdotal de Cristo é complemento do seu ofício profético.O Profeta representa Deus para o povo:o Sacerdote representa o povo para Deus.Porque o povo é pecador,ele,o sacerdote deve oferecer sacrifícios;porque o povo é necessitado,ele tem de ser um intercessor compassivo Hebreus 5:1-2 -Hebreus 8:1-3. Assim Cristo, na cruz,assumiu o ofício de Sumo-Sacerdote,oferecendo-se sem mácula a Deus - Hebreus 9:14, e agora ele realiza intercessão constante pelo seu povo Hebreus 7;25. João capítulo 17 é o padrão dessa intercessão.
Ênfase especial repousa sobre aquilo que os quatro evangelhos dão testemunho. De maneira idêntica é revelado uma Pessoa única.O autor é distinto,os incidentes em que vemos Jesus às vezes diferem ,mas sempre se trata do mesmo Cristo.
Todos os evangelistas registram o ministério de João Batista.
Todos registram a alimentação dos cinco mil
Todos registram Cristo apresentando-se como Rei de acordo com Zacarias 9:9
Todos registram a traição de Judas e a negação de Pedro
Todos registram o julgamento e a crucificação de Cristo
Todos registram a ressurreição corporal de Cristo
Todos registram os eventos ocorridos durante os quarenta dias do ministério de Cristo após a ressurreição - um ministério caracterizado por uma nova nota de universalidade e poder.
Todos contemplam a segunda vinda de Cristo.
E esse registro é apresentado de modo a testificar que o plano supremo que o trouxe a este mundo foi sua morte e ressurreição;que tudo que precedeu a isso foram preparativos, e que disso fluem todas as bençãos que Deus já concedeu e concederá ao Homem.
Considerando que os três primeiros evangelhos contêm tanto material em comum que podem ser arranjados numa sinopse,são chamados de evangelhos sinóticos.Os leitores cuidadosos do Novo Testamento irão observar as semelhanças e também as diferenças peculiares desses evangelhos.Que eles apresentam diferenças não nos surpreende ,em vista do fato que cada um desses três evangelhos foi escrito com um propósito particular - Mateus,para apresentar Jesus como Rei - Marcos, para apresentá-lo com servo - e Lucas para apresentá-lo como filho do homem.
Mateus talvez seja o primeiro evangelho escrito. Acredita-se que a narrativa de Marcos reflete,em seus temas principais, a perspectiva que Pedro tem de nosso Senhor. Do prólogo que Lucas faz em seu evangelho -Lucas 1:1-4, fica claro que havia muitas das narrativas da vida e obra de Cristo.
O evangelho de João constitui um categoria própria. Escrito provavelmente após os evangelhos sinóticos,não esboça a vida de nosso Senhor,mas,de acordo com o alvo explícito do autor,apresenta Jesus como Filho de Deus -João 20:30-31,seleciona seu material incluindo muitos fatos que não aparecem nos tres primeiros evangelhos.
O que importa e deve ser mantido em mente é o fato estabelecido de que estes evangelhos são documentos históricos inspirados de autenticidade genuína e de completa integridade.Além disso,o crente em Cristo conhece em sua própria vida a realidade do Senhor Vivo,que está tão fielmente,ainda que de maneiras distintas,apresentando nos Sinóticos e no Evangelho de João. Mergulhe na história mais maravilhosa, que nos conta do Amor do Criador por suas Criaturas feitas a imagem e semelhança de Deus. SHALOM.
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