Pular para o conteúdo principal

O ARREBATAMENTO DOS SANTOS.


MITO OU VERDADE ?

A maioria dos que se dizem igreja de Cristo não creem no arrebatamento da Igreja de Jesus e a maioria nem sequer leu ou ouviu falar sobre tal assunto. Leva-me a imaginar fazendo uma comparação aos dias de Noé e de Sodoma e Gomorra, quando todos praticamente viviam dentro da normalidade ou seria melhor dizer da anormalidade,pois, o pecado comia solto. 

Comparando aos dias de hoje não é diferente, a história se repete. Pensando na igreja em relação aos tempos passados,ela está como enfeitiçada pela riqueza,pelo espírito de Mamom, pois buscam apenas as riquezas desta terra, seu bem estar, o triunfalismo e formando seus reinos terrenos. Devido a isso muitos talvez nem nasceram de novo e os que nasceram ainda estão com um pé nas riquezas do Egito e na "comunhão dos irmãos " em suas diversas denominações e suas diversas panelinhas.

Mas o que significa a palavra Arrebatamento ? Esta palavra vem do latim , "repare",como na palavra arrebatados em 1 tessalonicenses 4:17. Entretanto.se for necessário,o arrebatamento pode ser referido nas escrituras com "harpazo" ,que é a palavra grega traduzida como "arrebatados",em 1 Tessalonicenses 4:17

A frase idêntica é encontrada em Atos 8:39,onde Filipe foi arrebatado pelo Espírito Santo,e em 2 Corintios 12;2-4, quando Paulo foi arrebatado ao terceiro céu, ou, se preferir o arrebatamento pode ser conhecido como "allasso", da palavra grega traduzida como transformados em 1 Corintios 15;51-52. "Allasso" é também usado para descrever o avivamento e transformação finais dos céus e da terra Hebreus 1;12.

A primeira menção do arrebatamento na Bíblia é encontrado em João 14;1-3. Embora ps profetas do Antigo Testamento falassem em termos positivos sobre o futuro retorno do Messias a terra e a instituição do seu reino perfeito sobre a terra...Isaías 2:2-5 - Isaías 9:6-7 - Isaías 11:1-6 - Isaías 3;1. e Isaías 35:1-10, eles não sabiam absolutamente nada sobre o evento em que o próprio Deus iria,por um breve período de tempo,retirar seu povo da terra. Entretanto,embora Jesus falasse de arrebatamento,isso permaneceria um segredo até que os escritos do apóstolo Paulo mais tarde 1 Corintios 15:51-52.

PARA QUEM JESUS VIRÁ? Jesus Cristo virá novamente pela sua igreja, que é formada por todos os salvos desde Pentecoste até o próprio arrebatamento. Outras passagens que falam do assunto - 1 Coríntios 1;7- Filipenses 3;20 - Tito 2;13 e Hebreus 9;28. Portanto, o próximo evento agendado previsto na Palavra de Deus acontecerá quando o próprio Salvador aparececer no ar para arrebatar os seus!

O arrebatamento pode ser comparado a remover agulha do palheiro :

Temos uma pequena caixa cheia de uma mistura de pequenas agulhas ,farpas ,serragens e pedaços de papel. Como podemos separá-las de forma prática as agulhas das demais farpas serragens etc ? Se tiver um imã disponível a tarefa será bem simples. Coloca-se o imã sobre a caixa e, imediatamente,todos os objetos possuindo a mesma natureza física seriam pegos para encontrar o imã no ar.

Nota- Quando Cristo aparecer, ele não vira para as pessoas brancas  ou negras católicos ou protestantes,judeus ou gentios,mas apenas para os indivíduos que possuem a mesma natureza que Ele. Uma das coisas mais emocionantes que Deus faz por cada pecador arrependido é dar a ele a mesma mente que Cristo e uma criação completamente nova...1 Co 2;16 - 2 Co 5:17 - Efésios 4:24 e 2 Pedro 1:4.

A VISÃO DO ARREBATAMENTO PRÉ-TRIBULAÇÃO.

Esta visão considera que todos os crentes serão arrebatados para encontrar Jesus nos ares pouco antes da grande tribulação.

O MOTIVOS DA PRÉ-TRIBULAÇÃO.

1-O Anjo Gabriel explica a profecia das setenta semanas - Daniel 9:24-27 Ligando esse período de tempo -490 anos,sendo que os últimos sete anos são a grande tribulação, à nação de Israel ! Assim como a do novo testamento não substituiu à Israel do Antigo Testamento- Romanos 11:1,2,26,27 - 1 Co 1;32, podemos concluir que Deus irá usar esses sete anos de tribulação para lidar com sua esposa infiel ( a Israel do Antigo Testamento),ver em Oseias, enquanto a pura e a casta esposa de Cristo -igreja do novo testamento- 2 Co 11;2,estará no céu, sem a necessidade de perdão e purificação - Efésios 5;25-27.

2-Paulo afirma em 1 Tessalonicenses 1;10 - 1 Tessalonicenses 5;9 - que a igreja deve escapar da ira de Deus.

3-Jesus diz a mesma coisa em Apocalipse 2:10.

4-João parece colocar o arrebatamento em Apocalipse 4;1 e o início da grande tribulação em Apocalipse 6;1.

5-Jesus prometeu retornar e retirar seu povo da terra -João 14:1-3,enquanto o Antigo Testamento profetiza que voltará à terra -Zacarias 14:4,indicando assim que haverá duas aparições separadas.

6-Paulo reafirma a promessa de Jesus em 1 Tessalonicenses 4;16-17 ,dizendo que ele será arrebatado nas nuvens.. Talvez a prova mais forte dessa afirmação é o fato de que até o capítulo 6 de Apocalipse ao 19 - período da tribulação-não há menção alguma da igreja na terra. Na verdade ,o único grupo santo que Satanás consegue encontrar  para perseguir é a nação de Israel - Apocalipse 12.
Em apocalipse 4:1 João declara: " Depois destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu, como  também a  primeira voz que ouvi, como de trombeta falar comigo, e disse: Sobe aqui..." Uma prática militar em tempos de guerra pode ilustrar isso claramente: 

Domingo sete de setembro 1941, os japoneses bombardearam Pearl Harbor, causando danos nas forças americanas,posicionadas ali. Na segunda feira 8 de dezembro, o presidente Franklin Roosevelt deu seu discurso do dia da infâmia diante do congresso,cujo o corpo então declarou guerra contra o Japão, Alemanha e a Itália. Na terça feira , 9 de dezembro enviou telegramas para os embaixadores dos Estado Unidos, servindo em Tóquio,Berlim e Roma,ordenando que voltassem para casa imediatamente.
Certamente é um procedimento padrão para um rei chamar seus embaixadores para casa antes de começar uma guerra. Com tudo isso em mente, pode ser dito que algum dia,Deus irá declarar uma guerra completa contra o mal que ocupa o planeta terra,conhecido como a grande tribulação ! Mas antes de fazer isso, Ele irá chamar os seus embaixadores para casa -2 Co 5;20 - Efésios 6;20.

QUAIS SÃO OS FATOS BÁSICOS PARA O ARREBATAMENTO?

As duas passagens mais importantes descrevendo o arrebatamento encontra-se em...1 Tessalonicenses 4 e 1 Co 15.

A- I Tessalonicenses 4;13-17 - Nessa grande passagem, Paulo responde a uma pergunta que incomodava os Tessalonicenses  quando ele estava lá- Atos 17-, eles sem dúvida aprenderam muitas verdades preciosas sobre o glorioso retorno de Cristo a terra um dia, e a instituição dos eu reino. Na verdade, para alguns,isso tudo parecia estar muito próximo.Mas, desde a partida do apóstolo,um número de crentes morreu. Então eles obviamente não estariam na terra na época do retorno de Cristo. Isso significa que eles perderiam tudo  ? Esse é então o pano de fundo para uma grande passagem sobre o arrebatamento diante de nós aqui no capítulo 4. Esses versículos então nos apresentam:

a-Uma realização..."Não quero,porém irmãos,que sejais ignorantes acerca dos que já dormem,para que não vos entristeçais ,como os demais,que não tem esperança -1 Ts.4;13 -a solene instrução de Paulo a seguir:

b-Uma tranquilidade : ..."Porque,se cremos que Jesus morreu e ressuscitou ,assim também aos que dormem os tornará a trazer com eles" 1 Ts 4;14. A morte de um crente é vista como um sono tranquilo - Mateus 27:52- João 11:11-Atos 7:60 - Atos 13:36 - 1 Co 15,6,18,20,51 - 2 Pedro 3:4.

Nota- Entretanto, deve-se afirmar rapidamente que esse versículo não ensina de forma alguma sobre o sono da alma. Essa doutrina anti-bíblica é refutada por Mateus 17:4- e Apocalipse 6:9-11.

C-Uma revelação- ..." Dizemo-vos,pois,isto pela Palavra do Senhor: Que nós,os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor,não precederemos os que dormem -1 Tessalonicenses 4:15. A forma que Paulo usa o pronome na primeira pessoa do plural sugere que ele, aparentemente esperava estar vivo quando Cristo voltasse.Depois ele descobriria o contrário 2 Timóteo 4:6.

D-Um retorno- ..."Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com trombeta de Deus ...1 Tessalonicenses 4;6. Sugere-se com frequência que Miguel será esse Arcanjo com base em Daniel 12:1-2  .Entretanto,não é errado sugerir que Gabriel será o Arcanjo envolvido nessa época por causa da parte vital que ele teve nos eventos envolvendo a primeira vinda de Cristo -Mateus 1:20 - Mateus 2:13 - Lucas 1:19-20.

E-Uma ressurreição- ..."Os que morreram em Cristo ressurreição primeiro..." -1 Ts 4:16.

F-Um arrebatamento- "..."Depois nós os que ficarmos vivos,seremos arrebatados com Ele nas nuvens...1 Ts, 4:17

G-Uma reunião -..." A encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor..." 1 Ts. 4:17.

H-Uma segurança- ...."Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras..."1 Ts 4:18.


B- I Corintios 15:51-53 - Quatro frases de  I Co 15:51-53 -merecem uma atenção especial:

1-..." Eis aqui vos digo um mistério ..." - Qual é esse segredo ou mistério? Suponhamos que você comece a ler a Bíblia em Gênesis 1 até 1 Co 14. Se você parasse de ler ali, já teria aprendido muitos fatos importantes,como a criação,o pecado do homem, o dilúvio, Belém, o calvário, a ressurreição e a existência do céu e inferno. Mas você seria forçado a concluir que um cristão pode ir para o céu apenas depois de morrer fisicamente. As duas exceções são Enoque Gênesis 5:24 e Elias 2 Reis 2:11,mas, além desses dois,seria claro que os crentes precisam andar o caminho da cova para alcançar o objetivo da glória.
Mas agora o segredo foi revelado, e aqui está: Milhões de cristãos um dia vão alcançar o céu sem morrer! ..."Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade nem todos dormiremos,mas todos seremos transformados..."1 Co. 15:51 -isso é,então,o mistério do arrebatamento.

2-TODOS SEREMOS TRANSFORMADOS..."Num abrir e fechar de olhos...Ante a última trombeta. Pelo menos três passagens bíblicas envolvendo o arrebatamento. Uma trombeta é mencionada -1 Co 15:52 - 1 Ts 4:16- Apocalipse 4:1. Como devemos entender isso? A frase"a Trombeta de Deus" é significativa,pois no Antigo Testamento a Trombeta de Deus era usada para duas coisas:
a-Convocar para a batalha............b-Para a adoração.
Qual dos dois significados entretanto está envolvido no arrebatamento? Ambos os significados estão em mente,um direcionado aos anjos e outro aos crentes.

1-PARA OS ANJOS- O toque da Trombeta significará "preparem-se para a guerra". De acordo com várias passagens do Novo  Testamento- João 14:30- Efésios 6;12 e 1 João 5:19, esse mundo atual jaz no maligno, o diabo; e a atmosfera,em si,está repleta do seu perverso poder e presença.    Satanás 
obviamente, irá resistir aos crentes sendo arrebatados em seu domínio, que estão sendo libertos do seu perverso sistema mundial. Portanto,a trombeta comanda aos anjos.."preparem-se para a batalha! Abram caminho para o arrebatamento dos corpos ressurretos e dos crentes que vivem!

B-PARA TODOS OS CRENTES- O toque da trombeta significará "preparem-se para adorar" Números 10:1-3. Em relação a trombeta do   arrebatamento,
Números 10:4, parece ser especialmente  significativo: ...."Mas quando tocar uma só (trombeta),então, a ti se congregarão os príncipes, os cabeças dos milhares de Israel..."No arrebatamento, uma trombeta é tocada, sugerindo que, na visão de Deus,todos os crentes ocupam uma posição de suma importância ! Somos todos príncipes na mente de Deus.

..."Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista de imortalidade..." 

a-Incorruptibilidade- O ato sobrenatural em que o corpo dos crentes que se foram será ressuscitado.

b-Imortalidade- O ato supernatural em que o corpo dos crentes que vivem será transformado.

HÁ ALGUMA COISA QUE PRECISA ACONTECER PARA QUE O ARREBATAMENTO OCORRA? 

A surpreendente resposta para ele ser sim! Um evento final deve acontecer: e esse evento : É o acréscimo do último o pecador arrependido à Noiva de Cristo pelo Espírito Santo. Portanto, quando a noiva estiver pronta, o noivo irá aparecer . Todo o livro de Efésios parece sugerir isso:

Textos...Efésios 1:10,22,23 - Efésios 2:21 - Efésios 4,4,13,16 - Efésios 5:22-23.

Uma verdade bastante prática pode ser vista aqui. De acordo com Atos 2, o primeiro convertido foi acrescentado ao corpo de Cristo no Pentecoste. Que na na ocasião deve ter sido com três mil pessoas respondendo ao "apelo do altar"de Pedro. E Deus providenciou 120 "obreiros pessoais"para atendê-los -Atos 1:15 - Atos 2:21.

Sabemos que o próprio Deus registra tudo. Talvez ,um dia, no tribunal de Cristo,um desses 120 ouça o Mestre dizer: "Bem está bom e fiel servo. Colocaste o primeiro ser no corpo espiritual ! A qualquer momento,um dia, um ganhador de almas irá apontar algum pecador perdido para o Salvador, e tudo estará terminado!

EXISTE DIFERENÇA ENTRE ARREBATAMENTO E A SEGUNDA VINDA?

Embora esses dois estejam unidos de forma inseparável,eles não são o mesmo.Em essência,o arrebatamento introduz a grande tribulação enquanto a segunda vinda conclui.

a-O arrebatamento:

1-Cristo vem nos ares ..1 Tessalonicenses 4:16-17
2-Ele vem pelos seus santos ...1 Tessalonicenses 4:16-17.
3-O arrebatamento é um mistério,ou seja,uma verdade desconhecida nos tempos do Antigo Testamento...1 Co. 15:21.
4-Nunca é dita que a vinda de Cristo para os seus santos é precedida por sinais no céu.
5-O arrebatamento identificado como o dia de Cristo ...1 Co. 1:8- 2 Co 1:14 - Fp. 1,6,10.
6-O arrebatamento é apresentado como uma época de benção 1 Tessalonicenses 4:18.
7-O arrebatamento acontece em um momento,no piscar de olhos...1 Co 15:52. Isso implica que ele não será testemunhado pelo mundo
8-O arrebatamento paresse envolver, primeiramente a igreja - João 14:1-4 - 1 Co. 15:51-58 - 1 Tessalonicenses 4;13-18.
9-O arrebatamento Cristo virá como a Brilhante Estrela da Manhã...Apocalipse 22;16

B-A segunda vinda.:

1-Ela vem a terra..Zacarias 14:4.
2-Ela vem com os seus santos...1 tessalonicenses 3:13 - João 1:4
3-O Apocalipse não é mistério é assunto de muitas profecias do Antigo Testamento .. Salmos 72 - Isaías 11 - Zacarias 14.
4-A vinda de Cristo com os seus santos será anunciada por sinais celestiais Mateus 24;29-30.
5-O Apocalipse é identificado como o dia do Senhor -2 tessalonicenses 2:1-12.
6-A ênfase do Apocalipse é julgamento ..2 tessalonicenses 2:8-12.
7-O Apocalipse será visível para todo o mundo -Mateus 24:27 - Ap. 1:7.
8-O Apocalipse envolve, primeiramente,Israel, e, depois envolve também as nações Gentias...Mateus 24:1 - Mateus 25;46.
9-Cristo vem como o Sol da Justiça,com a cura em suas asas ..Malaquias 4:2.

OS CRENTES DO ANTIGO TESTAMENTO SERÃO RESSUSCITADOS NO ARREBATAMENTO?

É a visão de muitos estudiosos das profecias que somente os indivíduos salvos entre Pentecostes e o arrebatamento - ou seja a igreja - serão ressuscitados nesta época.

O QUE ACONTECERÁ AOS CORPOS DOS CRENTES QUE SE FORAM E DOS QUE AINDA ESTÃO VIVOS DURANTE O ARREBATAMENTO ?

Paulo descreve uma mudança dupla em 1 Co. 15:51-53.

a-Sobre os corpos deteriorados dos crentes que se foram,isto é o corruptível se revista da imortalidade. Para compreender esse conceito,vamos comparar um ser humano a um automóvel. Nessa metáfora, o carro representará o corpo,e o motorista representará a alma.Embora o motorista/alma ,carro/corpo estejam bastante conectados ,eles não são um e o outro! O motorista possui um carro,mas ele é uma pessoa . A alma tem corpo,mas ele é uma pessoa. Para continuar essa analogia,quando o carro para de funcionar, o motorista sai do carro,fazendo com que o automóvel seja colocado em um ferro velho -morte física- a alma(pessoa) sai dele,fazendo com que a carne seja colocada em um cemitério.
Na metáfora do corpo/alma, o cristão parte para estar com Cristo, esperando a ressurreição de um novo corpo. Na verdade,há sugestões bíblicas de que ele talvez receba um corpo temporário até que seja ressurreto - 2 Co.5:1 -Apocalipse 6:9-11.

Portanto,para recapitular o que Paulo diz em 1 Co 15:51-53, sobre o corpo dos crentes que se foram e os que ainda vivem: ..."isto que é corruptível se revista de incorruptibilidade, e o que é mortal se revista da imortalidade..."

O QUE ACONTECERÁ COM AS CRIANÇAS QUE AINDA NÃO NASCERAM? BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS NO ARREBATAMENTO?

A-As crianças que ainda não nasceram.

As escrituras ensinam claramente que Deus vê os que estão para nascer como verdadeiros seres humanos - Salmos 139;13-16 - Jeremias 1;5 - Lucas 1:41-44 - Gálatas 1:15.

B-Bebês - Davi testemunhou sobre a salvação de Bebês - 2 Samuel 12;23 - comparar com salmos 23:6.

C-Crianças pequenas - Jesus reconheceu e exaltou a percepção de crianças pequenas -Mateus 18'1-6 - Mateus 19;13-15 - Mateus 21: 15-16.

Portanto, concluí-se que todas essas três classes de indivíduos subirão no arrebatamento.

AQUELES QUE NÃO RECEBEREM A CRISTO EM SEUS CORAÇÕES E NÃO NASCERAM DE NOVO,TERÃO OUTRA OPORTUNIDADE APÓS O ARREBATAMENTO?

Nessa questão há três opiniões :

1-Sim, com base em Atos 2;21 - Romanos 10:13 - 1 Timóteo 2:4 - 2 pedro 3:9 e Apocalipse 7;9-14.

2-Não, com base em 2 tessalonicenses 2;8-12.

3-Depende.Alguns fazem distinção entre os que,por quaisquer motivo,simplesmente foram negligentes em receber Jesus como Salvador aqueles que o rejeitaram categoricamente...2 Pedro 3:5.


Talvez outras colocações foram deixadas de serem acrescentadas a este estudo
Mas, o mais importante é fazermos as perguntas certas em cada declaração aqui feita, assim como os de Bereia,vamos às escrituras...

MARANATA..ORA VEM SENHOR JESUS...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS MORADIAS NOS TEMPOS DE JESUS.

O   judeu do primeiro século tinha e levava uma vida tranqüila,como muito aconchego familiar. O pão era assado em fornos de barros. Os tios tocavam seus instrumentos na área da casa. À noite, as casas eram iluminadas pela luz das lamparinas de azeite. A vida familiar era caracterizada por muita afetividade e carinho e regida por tradições sólidas. AS CASAS. Eram de formas e tamanhos variados, pois, havia diferença entre classe rica e pobre. Sua estrutura na sua maioria eram simples e pequenas. Os israelitas tinham a sua maior parte de suas atividades ao ar livre, então, a casa para eles era apenas um abrigo, um local para se fazer as refeições e para dormir.   Nos tempos de Jesus, as casas eram comuns, constituídas de apenas um cômodo, com pouquíssimo mobiliário, com quase nenhum adorno. Seus tamanhos, mais ou menos 3,5 mt2, tinham 2 a 3 janelas , e o assoalho era de terra batida. Possuíam uma escada externa que dava acesso a um terraço, que era plano, não havia telhados. Grande p

O JUGO DOS RABINOS.

INTRODUCAO: O SENHOR JESUS, não poucas vezes entrou em sérias confrontações com os Fariseus da sua época. Certo é que, os debates eram freqüentes, relacionado a diversas situações, das mais diversificadas, sobre a TORÁ, sobre as tradições dos Pais, sobre os 613 mandamentos, dos quais os Escribas e fariseus, mestres, e mais uma leva de religiosos eram conhecedores. Não somente conhecedores destes, mas criaram em cima destes mais uns quatrocentos. É interessante notar que, cada Rabino mantinha seus seguidores, discípulos, que os seguiam fielmente em todo o ensino.                 Vamos agora entender um pouco mais sobre os tais JUGOS, para que nós entendendo, não caiamos em qualquer laço, ou ensinos que nos tragam peso, pois JESUS nos disse: ‘ O meu JUGO é SUAVE e o meu FARDO é LEVE’.   Vamos começar:                 JESUS   diz , que há Rabinos e Rabinos. O que distingue os Rabinos é a experiência do REINO DE DEUS. Os Rabinos que são instruídos no Reino de Deus têm em casa um tesou

O ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O JUDAÍSMO MESSIÂNICO

INTRODUÇÃO: Ninguém pode com certeza definir o Espírito Santo. Durante muitos séculos discutiu-se sobre este Ser Divino. Debates acalorados perduraram por muito, muito tempo,seguindo dai diversos estudos e doutrinas da mais variadas, para todos os gostos. Mas na visão cristã crê-se em uma trindade entre Deus o Pai,O Filho e o Espírito Santo,três mas um só Deus ,com características de ações diferentes entre Eles. Gostaria de expressar a visão judaica messiânica ,isto é crentes judeus no Messias Yeshua ,Jesus,sobre quem é o Espírito Santo. RÚACH...tradução no hebraico : Vento - Presença - Essência - Sopro - Fôlego. Primeira ocorrência : Gênesis 1;2..."Havia trevas sobre a face do abismo,e o Rúach de Elohin pairava sobre a face do abismo, e o Rúach de Elohin pairava sobre a face das águas..." Na verdade,era a Glória e a presença Divina que estavam "visitando"o caótico estado que a terra se encontrava. Outro exemplo em Gênesis 8:1..." E lembrou-se Deus de N