Pular para o conteúdo principal

A BESTA QUE EMERGE DA TERRA

 O FALSO PROFETA...

A TRÍADE PERVERSA...João vê, agora uma segunda besta subindo da terra. Parece que o dragão deixa de olhar para o ocidente, e olha em direção leste para a terra de Israel. João deve ter olhado, fascinado, enquanto outra besta aparece, desta vez subindo da terra. Indicando que esta besta é da mesma natureza que a primeira que emerge do mar. São do mesmo gênero e têm a mesma natureza feroz, mas em todos os demais aspectos são muito diferentes. Com a chegada desta besta a tríade perversa está completa; Satanás tem agora todas as sua forças mobilizadas para os últimos três anos e meio da Tribulação.

SUA ORIGEM...O contraste, neste versículo, entre o mar, de onde a primeira besta surge, e a terra tem que ser proposital, Se o mar simboliza as nações em geral, então a terra simboliza a terra de Israel. Isto sugere, se não prova, que a primeira besta é de origem gentia enquanto que a segunda besta é de Israel. Emergindo do mar vemos primeiramente um império, e depois uma pessoa que personifica aquele império. Da terra, do governo estável de Israel, surge um só individuo - um individuo que chega a esta posição pelo processo político normal . 

OS CONTRASTES ENTRE UM MONSTRO E UM CORDEIRO...seria difícil imaginar um contraste maior do que o que existe entre um monstro e um cordeiro, A palavra" besta" é um aviso para que não haja engano, pois este animal parece um cordeiro, até no fato de ter dois chifres, inocência, mansidão e candura são palavras que descrevem um cordeiro, sem dúvida, este cordeiro gostaria que os homens vissem nele características do esperado Cordeiro de Deus prometido nas escrituras.

UM CORDEIRO QUE FALA COMO UM DRAGÃO...É um surpresa muito grande quando um animal que se parece com um cordeiro fala como um dragão. " O DRAGÃO", reconhecido na história através dos seus agentes e suas atividades, tem organizado pessoalmente a chegada destas duas bestas. Esta besta " falava como o dragão" Isto não se refere ao timbre de voz ,mas ao caráter das suas palavras. A besta que parece cordeiro simplesmente repete a linguagem ameaçadora do dragão. Ninguém pensaria em ter medo de um cordeirinho, mas, de repente, o cordeiro está usando a linguagem daquele que é "mentiroso" e um "homicida" e um " enganador. A mansidão do cordeiro dá credibilidade á duplicidade do dragão. Homens serão levados a crer na "mentira" -II TES. 2:11.

O RETRATO DE UM HOMEM...o simbolismo retrata um homem que se salienta na política em Israel, provavelmente pelos meios normais da política democrática, cuja aparência de inocência e mansidão leva o povo de todas as classes sociais da nação a confiar nele. Sua origem será tão bem conhecida que não há nada de mistério quanto á sua pessoas, e isto lhe ajuda a subir até esta posição de influência e poder em Israel. Este homem terá o poder de um rei em Israel, Entretanto, o conteúdo das sua declarações deixa bem claro que ele não é simplesmente o porta-voz do dragão ,mas  sócio da primeira besta. Como porta-voz e operador de " grandes sinais", ele recebe o títulos apocalíptico de " falso profeta". Somente quando ele alcança esta posição de proeminência e poder é que os tons suaves transmitirão uma mensagem direta do dragão. 

A FONTE DO PODER VEM DO DRAGÃO...a fonte de autoridade da primeira besta é o dragão. Esta segunda besta recebe a sua autoridade da mesma fonte. " Todo o poder da primeira besta", mostra que que a autoridade é comparável, mas estes poderes são demonstrados em esferas diferentes. Não há possibilidades das pessoas confundirem os dois homens poderosos da terra, pois não estarão competindo mas cooperando entre si. Ambos tem como apoio a mesma fonte de poder satânico. A expressão " na sua presença" talvez indique uma entrevista transmitida mundialmente pela televisão, quando ambos demonstram seus poderes milagrosos. A demonstração de poder milagroso tem um propósito; levar '"a terra e os que nela habitam"  a adorar " a primeira besta". " A terra" simplesmente indica todo o povo fisicamente habitando na Terra.

MINISTÉRIO DE EVANGELIZAR... o ministério desta segunda besta é " evangelizar" entre os homens para trazer o maior número possível para o aprisco de Satanás e, ao mesmo tempo, fortalecer "a fé" dos " crentes " na Besta. A pessoa a ser adorada e que é pregada por esta segunda besta, é aquele " "cuja chaga mortal fora curada". Há somente um homem visto na Terra que pode mostrar em seu corpo a evidência de uma " chaga mortal", e para ele esta segunda besta exige adoração como a Deus.

SINAIS PARA ISRAEL...a autenticação da autoridade deste homem é muito convincente, e tem uma atração toda especial para os judeus. A palavra " sinais", para a nação de Israel, indica um atrativo muito definido baseado em religião, Este homem fará o que Cristo recusou a fazer quando os principais fariseus exigiram " um sinal" -Mateus 12:38. Os judeus ainda buscam um sinal- I Co. 1:22, e este homem suprirá todos os sinais que eles exigem. " Até fogo faz descer do céu. Até, sugere que sua autenticação final é fazer descer fogo do céu. Este foi o sinal do céu que autenticou Elias como verdadeiro profeta , e este homem terá poder para fazer o mesmo. A palavra traduzida " á vista dos" poderia ser traduzida " na sua própria presença".

DEUS ENVIARÁ A OPERAÇÃO DO ERRO...não há nenhuma sugestão de que estes prodígios, maravilhas e sinais sejam falsos. Não há nenhum engano no sinal em si, mas o alvo em vista é ilusão fatal: ele "engana os que habitam na terra", uma obra característica de Satanás e dos seus servos. Deus lhe enviará a operação do erro, a respeito da grande  mentira  que há de enganar os homens daquela época. A rejeitar deliberadamente a verdade ( Cristo) leva a uma aceitação da mentira de Satanás que produz cegueira judicial. Esta segunda besta, na sua posição religiosa especial, é o ministro de Satanás para enganar, e seus milagres são o meio que ele usa para convencer a nação de Israel. Ao fazer isto, ele nada mais faz do que apresentar as credenciais de falso profeta -Deut. 13;1-5, e se Israel estivesse em contato com Deus , nesta época, eles executariam a sentença que Deus exige: " e aquele profeta ou sonhador de sonhos morrerá" Ao invés disto a nação se deixa enganar.

SUA SUGESTÃO: FAZER UMA IMAGEM DA BESTA...a demonstração dos " sinais feitos por esta besta, culminando com fazer descer fogo do Céu  sobre a Terra, estabelece as credenciais deste grande enganador como profeta, e isto lhe permite fazer uma exigência, ou sugestão, inacreditável á nação. Este homem será de tal modo absoluto em seu poder, e ,de tal forma bajulado, que, o seu mínimo desejo será aceito com entusiasmo. Sua sugestão aos enganados " que habitam na terra' é " que fizessem uma imagem á besta" . A palavra " imagem" , traz duas ideias: a primeira revela a pessoa: a segunda e mais importante, é a ideia de manifestação: a imagem revela a pessoa. Cristo é a imagem de Deus -Col.. 1:15, e não só revela a semelhança de Deus como também manifesta a Deus, porque Ele é Deus. Esta imagem seria não somente uma semelhança da Besta, mas a manifestação de um que era adorado. 

SUA MANIFESTAÇÃO VISÍVEL...a imagem traz a semelhança física da Besta, mas é também uma manifestação visível e tangível desta personalidade poderosa. Assim também a imagem nos dias de Nabucodonosor em Daniel 3, não é descrita, em lugar algum, como a representação do rei, mas era a imagem do homem e manifestava o poder do império. A razão por que os homens deveriam adorar este homem é explicada: não é por causa das sua magia financeira , sua esperteza política ou suas proezas militares mas porque, dentre todos os homens, é somente ele que tem " a ferida da espada e vivia". 

O PAPEL DO FALSO PROFETA...será fazer com que esta nova religião seja atraente e desejada pelos homens. Sem dúvida, reunirá todas as características dos sistemas religiosos do homem, será atraente á personalidade completa do homem e tirará o máximo proveito do desejo carnal do homem. O apelo dinâmico do falso profeta estará na sua capacidade de unir oportunismo político com paixão religiosa, interesse pessoal com filantropia benevolente, sentimentos elevados com sofismas ostensivos, chavões morais com regalias desenfreada. Seus argumentos serão astutos, convincentes e atraentes. Sua eloquência será hipnótica, pois poderá levar as massas á lágrimas ou incitá-las ao delírio. Ele há de controlar os meios de comunicações do mundo, e com astúcia há de usar habilmente da publicidade na sua auto- promoção. Ele há de manipular a verdade de maneira extremamente fraudulenta, torcendo-a, alterando-a e pervertendo-a. A opinião pública será moldada pelo seu mando. 

ELE HÁ DE MOLDAR OS PENSAMENTOS ...do  mundo todo e manipular a opinião pública como se fosse barro na mão do oleiro. Seu encanto será mortal estará no fato de que aquilo que ele fala soará tão correto, tão sensato e tão de acordo com aquilo que o homem sem Cristo sempre quis ouvir. Este homem será o porta-voz perfeito do homem que Satanás levantará - a primeira Besta.

ELE SERÁ UM JUDEU...a referência ao " Deus de seus pais" em Dn. 11:36-39, deixa bem claro que ele é um judeu. Os judeus não aceitariam um profeta islâmico, Ele satisfará as expectativas dos judeus, e apresentará os " sinais" exatos que  autenticam perante os judeus , a sua posição como " profeta". Ele tem a aparência de um que age como " cordeiro", como convém ao Messias esperado pelos judeus. A cena toda está relacionada com os judeus, e este impostor toma o lugar de Cristo que a nação rejeitou. Ele é aquele de quem Cristo falou:..." se outro vier em seu próprio nome , a esse aceitareis" -João 5;43. O ponto culminante desta cena é que este impostor, vindo no seu próprio nome , exige adoração para outro: o símbolo visível daquele " outro" é a imagem agora apresentada. A primeira Besta é mencionada pelas suas proclamações " contra Deus' , e ele pessoalmente reivindica a divindade -II TES. 2:3-4, e exige a adoração dos homens.

A SEGUNDA BESTA REIVINDICA SER: REI E PROFETA...como o "rei"  " fará conforme a sua vontade' Dn.11:36-39. A posição de profeta nos termos exatos do profeta esperado de Deut. 18:15, quando Moisés disse: " O Senhor teu Deus te despertará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu". Esta reivindicação destaca o fato que este é o " anticristo", " no lugar de" por rejeitar o verdadeiro Cristo, a nação de Israel tem se tornado vítima da decepção satânica e tem se submetido a um que está " no lugar de" Cristo. A bem da verdade as duas bestas tem esse papel de " anticristos". O pano de fundo nacional desta segunda besta e sua autoridade religiosa sobre Israel a qualificam perfeitamente para levar este título. Mas, também colocamos a segunda besta que emerge da terra como " o falso profeta" e a primeira besta das nações como o " anticristo...resumindo é a tríade maligna e anti -Deus.

" E FOI LHE CONCEDIDO QUE DESSE ESPÍRITO -A IMAGEM DA BESTA" ..esta segunda besta também recebe poderes sobrenaturais do seu senhor satânico. Embora a primeira besta recebeu poder de Satanás, não há nenhuma indicação que tenha feito algum milagre. Seu senhor é suficientemente astuto para saber que dois operadores de milagres deixariam os homens confusos. Dar " espírito" á imagem da Besta é claramente o ponto alto do trabalho enganador desta tríade do mal. Aqui este " espírito" fala de um espírito maligno que foi colocado na imagem. Ninguém, senão Deus, pode conceder vida. Este milagre, de alguma forma, ultrapassa qualquer coisa que o homem pode fazer, levando o mundo  todo a reconhecer isto como a manifestação culminante do poder sobrenatural do falso profeta.

PARA QUE A IMAGEM DA BESTA FALASSE ..." e fizesse que fossem mortos, todos os que não adorassem a imagem da besta". Os homens terão de adorar a Besta ou morrer. A expressão " todos os que " torna mais abrangente a guerra já em andamento contra os santos. A fuga da nação de Israel , a perseguição do " resto da sua semente" e a " guerra aos santos" é agora levada ao âmbito mundial contra todos aqueles que não se prostram em adoração perante esta imagem que fala. Um exemplo do AT, é com relação a estátua de Nabucodonosor Dan.3:1-7, o forno esquentou sete vezes mais. Este são os dias terríveis que o Senhor Jesus falou:.." E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria" Mat. 14:22.  Somente se findará quando Cristo vier para reinar...

O SINAL DA BESTA..." seja posto" , pode indicar que os adoradores pedem um sinal, como marca da sua lealdade á Besta. Eles desejam ser identificados publicamente com o seu " deus", assim como os 144.00 mil judeus foram marcados para Deus " em suas testas". 

PEQUENOS E GRANDES, RICOS E POBRES, LIVRES E SERVOS..as seis classe abrangem todos os agrupamentos sociais. Há " pequenos e grandes", os famosos e os desconhecidos, todos estão incluídos nesta história. " ricos e pobres", os magnatas milionários e os trabalhadores paupérrimos se encontram neste terreno comum, " livres e servos", os liberados e os escravizados de ideologias políticas opostas, todos se unem em exigir e receber este sinal que os identifica. A adoração da Besta transpõem todas as fronteiras sociais. Os que habitam sobre a Terra tornam-se adoradores da Besta pela sua própria escolha, e se orgulham em ser assim identificados. Não há nenhuma sugestão de haver uma possibilidade da remoção deste sinal, e parece que, uma vez recebido por livre e responsável escolha, o destino daquele indivíduo está ligado com o da Besta: a condenação eterna.

APÓS A INTRODUÇÃO DO SINAL...depois do sinal ser recebido, será fácil introduzir leis que tornam ilegal comprar e vender qualquer coisa sem ele - legislação que provavelmente atingirá até mesmo a mais simples transação doméstica. Isto será, em efeito, um boicote econômico para aqueles que não se identificam com a Besta. O que começou com um compromisso de fidelidade política, e através da segunda besta veio a ser uma afiliação religiosa, agora passa implacavelmente para a terceira fase:

TODAS AS TRANSAÇÕES NORMAIS DO DIA A DIA ...exigem o uso deste sinal, e sem ele as transações mais simples são recusadas. Na sociedade dos últimos anos do século XX, esta tendência já é evidente ; " dinheiro de plástico" , a multiplicidade dos cartões de banco, cartões de crédito e cartões de débito logo acabarão com o uso do dinheiro. Estas transações todas exigem um número pessoal para cada indivíduo, único e intransferível, desde o nascimento até a morte. Como relacionar este número com o indivíduo para que não seja perdido ou roubado está sendo estudado com urgência. Reportagens recentes sugerem identificação por meio de laser, em alguma parte do corpo- a mão e a testa são sugeridas como lugares possíveis. Estas são as tendências no momento, mas quando a Besta estiver no auge do seu poder, na metade da Tribulação, haverá a tecnologia necessária para marcar seus adeptos.

"AQUELE QUE TIVER O SINAL, OU O NOME DA BESTA, ou o número do seu nome". Sugere que são alternativas, alguém poderá ter o sinal ou o nome ou o número que corresponde ao seu nome. Podemos sugerir que cidadãos menos importantes teriam somente o número da Besta , enquanto cidadãos mais importantes e próximos a Besta , teriam um número pessoal  que indicaria sua posição no império, com todos os privilégios pessoais implícitos nisso. Seja o que for o nome ou o número marcado todos terão proteção da Besta em seu reino. Mas, para aqueles que não aceitarem  este sinal a discriminação e as dificuldades até mesmo no viver diário normal podem ser facilmente imaginadas. Pessoas que ajudariam aqueles santos  que recusam o sinal, dando-lhes alimento, bebida , vestes e abrigos , estarão demonstrando fé de uma maneira real, uma fé que poderia por em risco as suas próprias vidas, visto que estão desafiando o poder da Besta- Mat. 25:34-36. Entretanto, por meio desta demonstração de fé, eles mostrarão que são cidadãos do reino de Deus, e dignos de entrar no reino milenar de Cristo.

O NÚMERO DA BESTA...666...a palavra " sabedoria" , como usada numa frase semelhante em 17;9, indica que algo mais do que o intelecto humano é necessário para decifrar o enigma dado . A palavra" entendimento" se refere a uma mente divinamente iluminada, temos a mesma ideia na afirmação de Daniel 12;10.." mas os sábios entenderão". Discernimento, dado pelo Espírito, poderá identificar a pessoa pelo criptograma ( decifrar uma mensagem) dado aqui. Não será duvidoso nem controverso, e todos os santos poderão ver a sua evidente exatidão enquanto os adoradores da Besta provavelmente não hão de perceber nada. A chave será um número, se será " o número da Besta", e este será " o número de um homem" -666. 

O HOMEM NO SEU ESTADO MAIS ELEVADO...Sabendo que " seis" é geralmente ligado ao homem, visto que ele foi criado no sexto dia, o seis triplo é geralmente entendido como sendo uma referência ao homem no seu estado mais elevado, no auge do seu poder, mas ainda não alcançando a perfeição divina vista no sete triplo. O imperativo " calcule" tem sido justificativa para as infindas tentativas de decifrar o enigma do número , papas, Hitler, Nero foram grandes candidatos numa tentativa inútil. É certo como vimos que " os santos" do período da Tribulação, que hão de reconhecer , por trás do político cortês e dinâmico, do estadista competente e da personalidade atraente, o inimigo de Deus e do seu Cristo agindo no poder de Satanás. A dúvida será removida e eles saberão como reagir a ele...

MARANATA, ORA VEM SENHOR JESUS.


                                                                                                                                                                                                                                                                            


.,

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS MORADIAS NOS TEMPOS DE JESUS.

O   judeu do primeiro século tinha e levava uma vida tranqüila,como muito aconchego familiar. O pão era assado em fornos de barros. Os tios tocavam seus instrumentos na área da casa. À noite, as casas eram iluminadas pela luz das lamparinas de azeite. A vida familiar era caracterizada por muita afetividade e carinho e regida por tradições sólidas. AS CASAS. Eram de formas e tamanhos variados, pois, havia diferença entre classe rica e pobre. Sua estrutura na sua maioria eram simples e pequenas. Os israelitas tinham a sua maior parte de suas atividades ao ar livre, então, a casa para eles era apenas um abrigo, um local para se fazer as refeições e para dormir.   Nos tempos de Jesus, as casas eram comuns, constituídas de apenas um cômodo, com pouquíssimo mobiliário, com quase nenhum adorno. Seus tamanhos, mais ou menos 3,5 mt2, tinham 2 a 3 janelas , e o assoalho era de terra batida. Possuíam uma escada externa que dava acesso a um terraço, que era plano, não havia telhados. Grande p

O JUGO DOS RABINOS.

INTRODUCAO: O SENHOR JESUS, não poucas vezes entrou em sérias confrontações com os Fariseus da sua época. Certo é que, os debates eram freqüentes, relacionado a diversas situações, das mais diversificadas, sobre a TORÁ, sobre as tradições dos Pais, sobre os 613 mandamentos, dos quais os Escribas e fariseus, mestres, e mais uma leva de religiosos eram conhecedores. Não somente conhecedores destes, mas criaram em cima destes mais uns quatrocentos. É interessante notar que, cada Rabino mantinha seus seguidores, discípulos, que os seguiam fielmente em todo o ensino.                 Vamos agora entender um pouco mais sobre os tais JUGOS, para que nós entendendo, não caiamos em qualquer laço, ou ensinos que nos tragam peso, pois JESUS nos disse: ‘ O meu JUGO é SUAVE e o meu FARDO é LEVE’.   Vamos começar:                 JESUS   diz , que há Rabinos e Rabinos. O que distingue os Rabinos é a experiência do REINO DE DEUS. Os Rabinos que são instruídos no Reino de Deus têm em casa um tesou

O ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O JUDAÍSMO MESSIÂNICO

INTRODUÇÃO: Ninguém pode com certeza definir o Espírito Santo. Durante muitos séculos discutiu-se sobre este Ser Divino. Debates acalorados perduraram por muito, muito tempo,seguindo dai diversos estudos e doutrinas da mais variadas, para todos os gostos. Mas na visão cristã crê-se em uma trindade entre Deus o Pai,O Filho e o Espírito Santo,três mas um só Deus ,com características de ações diferentes entre Eles. Gostaria de expressar a visão judaica messiânica ,isto é crentes judeus no Messias Yeshua ,Jesus,sobre quem é o Espírito Santo. RÚACH...tradução no hebraico : Vento - Presença - Essência - Sopro - Fôlego. Primeira ocorrência : Gênesis 1;2..."Havia trevas sobre a face do abismo,e o Rúach de Elohin pairava sobre a face do abismo, e o Rúach de Elohin pairava sobre a face das águas..." Na verdade,era a Glória e a presença Divina que estavam "visitando"o caótico estado que a terra se encontrava. Outro exemplo em Gênesis 8:1..." E lembrou-se Deus de N