Pular para o conteúdo principal

O CORDEIRO SOBRE O MONTE SIÃO

  O CORDEIRO E OS 144.000 SELADOS - APOCALIPSE 14

 " E olhei, e eis que estava o Cordeiro sobre o monte Sião e com ele cento e quarenta e quatro mil ...". Desta vez o que impressiona não é a visão da de bestas selvagens, mas a visão de " o Cordeiro". Este é o Cordeiro, qualquer outro é falso, em contraste com o cordeiro de 13:11, o falso cordeiro. Não há dúvida de que os 144.00 mil deste capítulo são o mesmo grupo que vimos em 7:1-8, e quaisquer diferenças podem ser explicadas pelo fato de que agora são vistos numa ocasião diferente e em circunstâncias muito diferentes. O capítulo 7 os apresenta como os selados entrando na Tribulação, mas agora vemo-los como aqueles que foram preservados saindo da Tribulação e entrando no reino milenar.

PRIMÍCIAS E O SEU RELACIONAMENTO COM O CORDEIRO.. .estes foram selados por Deus e o selo era composto de " o nome dele e o de seu Pai". Podemos concluir que este é o grupo dos selados de Israel que passou pelos terrores do período da Tribulação , e agora são vistos bem no final daquele período, entrando no reino milenar na companhia do Cordeiro. Há algo realmente confortador no fato de que depois destes santos terem passado pelo período todo dos sete anos da Tribulação, o seu número ainda é o mesmo. A besta , com todo o seu grande poder , não conseguiu destruir nem sequer um deles.

O MONTE SIÃO...refere-se ao bem conhecido Monte Sião em Jerusalém que, desde os dias do rei Davi, era o centro do governo do reino de Israel. Mais tarde, no ministério dos profetas, foi claramente demonstrado que deste Monte Sião literal Cristo reinaria na Terra- Salmo 48:1- Isaías. 24:23- Zacarias 2:10 - Miquéias 4:7. Estas escrituras são agora cumpridas, e o Cordeiro está publicamente associado com os Seus servos, os seus sofrimentos durante os dias escuros da Tribulação já passaram, e eles estão associados com Ele no estabelecimento do Seu reino. A simples menção do Monte Sião mostra que o Cordeiro está prestes a assumir a Sua prerrogativa real e tomar seu lugar no trono de Davi.

O SELO EM SUAS TESTAS: O NOME DELE E DE SEU PAI...aqui o selo é descrito: " em suas testas tinham escrito o nome dele e o de seu Pai". Aqui o nome do "Cordeiro" proclama a redenção por sangue, já o nome de seu Pai -o Pai de Cristo - proclama o seu relacionamento através do novo nascimento. Eles pertencem tanto ao Cordeiro quanto ao Pai - a verdade apresentada em João 17;10. Há um contraste óbvio com os seguidores da Besta , que tem o seu sinal nas suas testas , e que são conduzidos por ele á perdição.

UM SOM VINDO DO CÉU...Ao contemplar esta cena gloriosa, João ouve "um som" descrito como vindo " do céu" e João consegue distinguir três elementos, indicados pela repetição da palavra "como".

a- " como a voz de muitas águas"...destaca majestade do som, todas as demais vozes foram abafadas.

b- " como a voz de uma grande trovão" fala da autoridade do som, nenhuma voz pode competir.

c- " como a voz de harpistas que tocavam nas suas harpas" a melodia do som, uma ternura e suavidade se unem para acalmar o ouvido.

Precisamos observar que embora o som é ouvido, os harpistas e os cantores não são vistos. Obviamente este é um grupo que está no Céu e que, na presença do trono, dos quatro seres viventes, e dos vinte e quatro anciãos, entoam este novo cântico. Veremos que este é o grupo completo dos mártires da grande Tribulação, que morreram pela sua fé e que agora cantam o novo cântico no Céu. Ao grupo da primeira metade da Tribulação de 6:9-11, foram acrescentados os seus irmãos que morreram nos três anos e meio finais da grande Tribulação, e juntos eles cantam " o cântico de Moisés/' e o cântico " do Cordeiro". O fato deste cântico ser ouvido na Terra indica que a terra e o Céu estão agora em comunicação, o Trono do governo do universo agora está ligado como o monte Sião, em Jerusalém no inicio do reino mlienar de Cristo.

O NOVO CÂNTICO -FORAM COMPRADOS DA TERRA...No momento, o elo audível é o " novo cântico". O velho cântico volta até a criação, " quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus rejubilavam -Jó 38:7" Mas, este novo cântico volta até a cruz, e um coro de louvor, nunca visto antes, une a Terra ao Céu. Em 5:9 o novo cântico celebra a pessoa do Cordeiro, aqui -em 15:3 , celebra o Seu poder. este grupo " são os que forma comprados da Terra". Este verbo " comprar" simplesmente destaca a ideia de ter " sido comprados do mercado de escravos", com a ênfase no preço pago. Cristo pagou o preço para comprar estes santos " da terra". Esta Terra onde Satanás estava furiosamente esbravejando e a Besta estava dominando, abriu mãos deste grupo de comprados. Comprados 'da terra" e " comprados dentre os homens".

CARACTERÍSTICAS DESTE GRUPO -144.000 ..." 

1-ESTES SÃO OS QUE NÃO ESTÃO CONTAMINADOS COM MULHERES, PORQUE SÃO VIRGENS". A interpretação mais válida seria entender a virgindade num sentido figurado, como se referindo á pureza espiritual deste grupo, nos dias quando os valores espirituais são prostituídos por lucro ou preservação. O simbolismo do livro mostra que a corrupção de valores morais e espirituais é descrita pela palavra" fornicação", como vimos em Jezabel  AP..2:20, e será vista na Babilônia em AP. 17:4 e 18:3. Estes santos estão livres de tal contaminação, eles provaram que são fiéis e idôneos para seguir o Cordeiro.

2-ESPIRITUALMENTE..." estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vai" . As amizades deste santos nos dias tão corruptos da Tribulação são governadas pelo seu afeto pelo Cordeiro. A pureza é o resultado inevitável desta afeição, isto é agora reconhecido e recompensado pelo Cordeiro, eles tem privilégios de pertencer á Sua guarda de honra em todos os Seus movimentos aqui na Terra. Os homens de Davi provaram seu valor durante os anos da sua rejeição, e foram honrados quando ele chegou ao trono., sendo colocados perto dele e tendo direto de acesso á sua presença. Assim também o Cordeiro terá os seus assessores íntimos. Eles adquiriram este privilégio. O único relacionamento mais próximo do que o deles será o do Cordeiro  e Sua Noiva, Igreja de Cristo.

COLETIVAMENTE..." ESTES SÃO OS QUE DENTRE OS HOMENS FORAM COMPRADOS COMO PRIMÍCIAS PARA DEUS E PARA O CORDEIRO'...a colheita de Israel começava com a colheita de cevada, no primeiro mês do ano -Nisã-. A Páscoa era uma data fixa, o dia 14 do mês de Nisã, mas a festa das primícias caia " no dia seguinte do sábado" Lev. 23;9 em diante, sendo este sábado o sábado da semana depois do dia quatorze de Nisã . Isto fazia da "festa das primícias" uma data móvel. Naquele dia " as primícias" da colheita da cevada eram movidas perante o Senhor em reconhecimento do fato de que toda a colheita pertencia a Deus , e de que a maior parte da colheita estava por vir. São estas ideias que são trazidas para o NT quando lemos figuradamente das "primícias". Cristo é a primícias da sepultura , da grande multidão- I CO. 15:20-23, da grande multidão dos redimidos . Os cristãos da era da igreja são considerados " como primícias das sua criaturas" Estes 144.00 mil são as" primícias' de uma grande colheita nacional que será colhida quando " todo Israel" será salvo, ao receberem o seu anteriormente rejeitado Messias, no seu retorno em glória.

NA SUA BOCA NÃO SE ACHOU ENGANO...mostra a sua ligação com Cristo que é " a verdade ", e sua completa desassociação com ' "a mentira" e com o mentiroso identificado em Israel como o falso profeta. " Irrepreensíveis", isto é "sem mácula". é uma palavra que descreve a perfeição dos órgãos internos da vítima sacrificial, também é usada em relação á Cristo do NT, e significa eticamente sem culpa. Este grupo recebe a mais alta aprovação. Uma classe especial de verdadeiros servos capacitados por Deus para a grande missão dos evangelistas do final dos tempos...

MARANATA, ORA VEM SENHOR JESUS                      

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS MORADIAS NOS TEMPOS DE JESUS.

O   judeu do primeiro século tinha e levava uma vida tranqüila,como muito aconchego familiar. O pão era assado em fornos de barros. Os tios tocavam seus instrumentos na área da casa. À noite, as casas eram iluminadas pela luz das lamparinas de azeite. A vida familiar era caracterizada por muita afetividade e carinho e regida por tradições sólidas. AS CASAS. Eram de formas e tamanhos variados, pois, havia diferença entre classe rica e pobre. Sua estrutura na sua maioria eram simples e pequenas. Os israelitas tinham a sua maior parte de suas atividades ao ar livre, então, a casa para eles era apenas um abrigo, um local para se fazer as refeições e para dormir.   Nos tempos de Jesus, as casas eram comuns, constituídas de apenas um cômodo, com pouquíssimo mobiliário, com quase nenhum adorno. Seus tamanhos, mais ou menos 3,5 mt2, tinham 2 a 3 janelas , e o assoalho era de terra batida. Possuíam uma escada externa que dava acesso a um terraço, que era plano, não havia telhados. Grande p

O JUGO DOS RABINOS.

INTRODUCAO: O SENHOR JESUS, não poucas vezes entrou em sérias confrontações com os Fariseus da sua época. Certo é que, os debates eram freqüentes, relacionado a diversas situações, das mais diversificadas, sobre a TORÁ, sobre as tradições dos Pais, sobre os 613 mandamentos, dos quais os Escribas e fariseus, mestres, e mais uma leva de religiosos eram conhecedores. Não somente conhecedores destes, mas criaram em cima destes mais uns quatrocentos. É interessante notar que, cada Rabino mantinha seus seguidores, discípulos, que os seguiam fielmente em todo o ensino.                 Vamos agora entender um pouco mais sobre os tais JUGOS, para que nós entendendo, não caiamos em qualquer laço, ou ensinos que nos tragam peso, pois JESUS nos disse: ‘ O meu JUGO é SUAVE e o meu FARDO é LEVE’.   Vamos começar:                 JESUS   diz , que há Rabinos e Rabinos. O que distingue os Rabinos é a experiência do REINO DE DEUS. Os Rabinos que são instruídos no Reino de Deus têm em casa um tesou

O ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O JUDAÍSMO MESSIÂNICO

INTRODUÇÃO: Ninguém pode com certeza definir o Espírito Santo. Durante muitos séculos discutiu-se sobre este Ser Divino. Debates acalorados perduraram por muito, muito tempo,seguindo dai diversos estudos e doutrinas da mais variadas, para todos os gostos. Mas na visão cristã crê-se em uma trindade entre Deus o Pai,O Filho e o Espírito Santo,três mas um só Deus ,com características de ações diferentes entre Eles. Gostaria de expressar a visão judaica messiânica ,isto é crentes judeus no Messias Yeshua ,Jesus,sobre quem é o Espírito Santo. RÚACH...tradução no hebraico : Vento - Presença - Essência - Sopro - Fôlego. Primeira ocorrência : Gênesis 1;2..."Havia trevas sobre a face do abismo,e o Rúach de Elohin pairava sobre a face do abismo, e o Rúach de Elohin pairava sobre a face das águas..." Na verdade,era a Glória e a presença Divina que estavam "visitando"o caótico estado que a terra se encontrava. Outro exemplo em Gênesis 8:1..." E lembrou-se Deus de N