Pular para o conteúdo principal

A ARCA DO CONCERTO E O SANGUE DE JESUS


INTRODUÇÃO:
É maravilhoso ver como o SENHOR preparou todas as coisas, a forma como ELE conduziu todo o processo de resgate do Homem. Durante milênios, séculos, os judeus tiveram diante de si todas as simbologias do tabernáculo, mas não obtiveram a devida revelação do que representava todas aquelas formas e rituais e passaram batidos até que, JESUS veio, e Paulo descortinou tamanha revelação os mistérios ocultos por séculos.
Em toda a construção do tabernáculo, trazia a imagem do MESSIAS, e da sua grandiosa obra de resgate do homem, do seu sacrifício perfeito. A arca da Aliança, onde até filmes já foram produzidos sobre a mesma.Posso pensar,não afirmar, que foi o PRÓPRIO SENHOR, que a escondeu, aonde? No próprio céu AP. 11:19. SERIA A ARCA QUE ESTEVE ENTRE OS ISRAELITAS,OU,AQUELA UMA RÉPLICA DA VERDADEIRA QUE ESTÁ NOS CÉUS ? VOCÊ RESPONDE.
Vamos descrever sobre a pessoa mais importante de tudo isto: JESUS, a figura central do plano do SENHOR, com certeza você acrescentará muito mais a este estudo, e eu bem sei que não iremos fechar este estudo porque há muito mais a ser revelado de CRISTO que ainda não conhecemos, especialmente, o seu AMOR. Lembrando que, o ato do seu amor por nós já foi realizado, consumado , ELE já veio , morreu e ressuscitou por nós e hoje está a destra do PAI, e aguarda o tempo para vir nos buscar para junto de si. Iniciemos, pois:
A ARCA DA ALIANÇA ou do CONCERTO era uma caixa sagrada que continha:
1-Um vaso de Maná que era a lembrança da provisão de DEUS ao seu povo no deserto nos 40 anos de peregrinação.
2-A vara de Arão, que florescera sobrenaturalmente.
3-As tábuas de pedra com os dez mandamentos, lembrança da importância da lei como padrão de santidade de DEUS, o qual requeria do seu povo.
4-Sua cobertura. A cobertura da arca era chamada de PROPICIATÓRIO, o qual era uma placa de ouro sobre a arca, a qual falava da Misericórdia Redentora de DEUS, mediante o sangue derramado.
NOTA:
No dia da expiação, tanto o sangue de touros, que fazia a expiação pelo Sumo Sacerdote e sua família, quanto o sangue de Bodes, que servia de oferta pelo pecado da nação, era aspergido sobre o propiciatório diante de DEUS LV. 16:2-14.
O Propiciatório terrestre é uma figura ou tipo de trono da graça no céu, do qual os crentes se aproximam mediante o SANGUE de CRISTO, a fim de receber graça e ajuda. No Santo dos Santos, o santuário interior que simbolizava a presença de DEUS, o Sumo Sacerdote entrava apenas uma vez por ano, no dia da Expiação, era proibido entrar mais vezes para a purificação dos pecados. O ESPÍRITO SANTO ensinava que sob o antigo concerto, o acesso não estava livre à presença de DEUS, ainda não estava franqueado porque estreita comunhão com ELE só poderia existir somente depois de a consciência da pessoa ter sido purificada com perfeição. Esta purificação foi obtida quando CRISTO morreu como sacrifício eterno pelo pecado.
5-O SANGUE de CRISTO: o Sangue Redentor é o ponto principal da redenção no Novo Testamento:
1 Co.10:16,  1 Co.11:27,  Ef.2:13, 1 Pe.1:2 ,  Ap. 7:14, Ap. 12;11.
Ao morrer na cruz, CRISTO deu seu Sangue inocente a fim de remover nossos pecados e nos reconciliar com DEUS: Rm. 5:19,  Fp.2:8.
O SANGUE de CRISTO nos trouxe:
1-Perdão dos pecados, de todo aquele que crê e se arrepende – Mt.26:28.
2-Resgate do crente do poder de satanás e dos poderes malignos- At.20:28,  Ef. 1:7, 1Pe.1:18, Ap.5:9 e  Ap.12:11.
3-A Justificação de todo o que crê Rm. 3:24.
4-A purificação da consciência do crente, a fim de que essa possa servir a DEUS sem culpa e com toda a certeza – Hb. 9:14,  Hb.10:22,  Hb.13:18.
5-A Santificação do povo de DEUS – Rm. 13:12, 1Jo1:7-10.
6-A abertura do caminho para o crente chegar diretamente diante de DEUS por meio de CRISTO, para obter graça, misericórdia, ajuda e salvação Hb. 10:19, Hb.7:25,  Ef. 2:13-18.
7-A garantia de todas as promessas do novo concerto – Hb. 10:29 – Hb. 13: 20,  Mt.26: 28, 1 Co.11: 25.
8-A continua aplicação do poder reconciliador e purificador do Sangue de CRISTO no crente, à medida que este se aproxima de DEUS por meio de CRISTO, Hb. 7:25,  Hb.10:22,  1 Jo. 1:7.
TEMOS UM SUMO SACERDOTE:
Depois de CRISTO tomado sobre si o castigo pelos nossos pecados, e dado a sua vida por nós como sacrifício, ELE entrou no céu, onde agora, ministra na presença de DEUS a nosso favor, isto é, dos crentes.  Nosso Sumo Sacerdote no Calvário foi tanto sacerdote como o PRÓPRIO SACRIFÍCIO, Ele ofereceu-se a si mesmo por todo o mundo, como sacrifício perfeito pelo pecado ao derramar o seu sangue e morrer em nosso lugar, do pecador.  Textos: Hb. 2:17-18, Hb.7:26-28,  Mc.10:45,  1Pe.1:18-19, 1Pe.2:22-24,  1Pe.3:18.
JESUS, MEDIADOR DO NOVO CONCERTO:
E melhor concerto, a fim de que os chamados recebam a promessa da herança eterna –Hb.9:15-22, e que com confiança tenham acesso contínuo a DEUS.
Hb.4:16, Hb.6:19-20, Hb.7:25, Hb.10:19-22 e Jo.17 , este último deve ser lido constantemente, pois, é a oração do nosso Sumo Sacerdote, intercedendo por nós.
ELE ESTÁ NO CÉU NA PRESENÇA DE DEUS: a fim de outorgar a graça divina sobre nós, os que cremos Hb.4:14-16, por está graça, da qual Ele é nosso Mediador e onde Ele  nos regenera Jo.3:3, e derrama sobre nós o ESPÍRITO SANTO. At.1:4,  At. 2:4-33.
JESUS age como mediador entre DEUS e todos os que transgridem a lei de DEUS, e buscam o perdão e a reconciliação 1 Jo 2:1-2. JESUS exerce seu sacerdócio de modo permanente, compadecendo-se dos crentes em suas tentações e ajudando-os nas suas necessidades Hb. 2:18,  Hb.4:15-16.
JESUS vive para sempre a fim de interceder continuamente no céu por todos aqueles que pela fé por ELE se achegam a DEUS, Hb.7:25.
CRISTO vive no céu, na presença do Pai Hb. 8:1, intercedendo por todos os seus seguidores individualmente de acordo com a vontade do Pai.  Rm.8:33-34, 1Tm.2:5, 1Jo.2;1.
Pelo ministério da intercessão de CRISTO, experimentamos o amor e a presença de DEUS e achamos misericórdia e graça, para sermos ajudados em qualquer tipo de necessidade Hb. 4:16 .
Na tentação - Lc. 22; 32.
Na fraqueza - Hb. 4;15  e Hb.5:2.
No pecado - 1Jo.1:9  e Jo 2:1.
Na provação Rm. 8:31-39. 
A oração de CRISTO como Sumo Sacerdote em favor do seu povo JO 17. Mediante a intercessão de CRISTO, aquele que se achega a DEUS continuamente,pode receber graça para ser salvo perfeitamente. É essencial sua intercessão para nossa salvação, sem a qual corremos o risco de voltarmos a sermos escravos do pecado e do domínio de satanás.
JESUS é a nossa única esperança para aproximarmo-nos de DEUS, pela fé Nele, na sua obra de cruz, pelo seu nome e seu sangue. JESUS não permanece advogado e intercessor daqueles que se recusam a confessar e abandonar seus pecados, e que se apartam da comunhão com DEUS 1 Jo.1:5-7  e 9:3-10. Posto que CRISTO é o nosso único mediador e intercessor no céu, qualquer tentativa,ou estratégia ou pessoas , anjos, objetos ou santos , ou campanhas , promessas bem  como outros mediadores  ou mediações para irmos ou recebermos algo de DEUS ou de nossas orações serem respondidas , é tanto inútil como antiblíbico.
Lembremo-nos que JESUS abriu pela sua carne um novo e vivo caminho para irmos por meio do seu nome, diante de DEUS. Somos hoje conforme 1 Pe. 2:9: Uma geração Eleita, Sacerdotes diante de DEUS, onde JESUS é o nosso SUMO SACERDOTE. Devemos saber hoje quem somos diante do nosso DEUS, Filhos Amados, pois ELE deu seu filho por amor a nós, a sua maior riqueza.  Por isso não sejamos mais como meninos levados por qualquer vento de doutrina  (muitas falsas) , mas tenhamos ousadia pelo sangue de JESUS CRISTO , para entrar no SANTÍSSIMO LUGAR  e tocar no seu TRONO DE GRAÇA.
Shalom.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS MORADIAS NOS TEMPOS DE JESUS.

O   judeu do primeiro século tinha e levava uma vida tranqüila,como muito aconchego familiar. O pão era assado em fornos de barros. Os tios tocavam seus instrumentos na área da casa. À noite, as casas eram iluminadas pela luz das lamparinas de azeite. A vida familiar era caracterizada por muita afetividade e carinho e regida por tradições sólidas. AS CASAS. Eram de formas e tamanhos variados, pois, havia diferença entre classe rica e pobre. Sua estrutura na sua maioria eram simples e pequenas. Os israelitas tinham a sua maior parte de suas atividades ao ar livre, então, a casa para eles era apenas um abrigo, um local para se fazer as refeições e para dormir.   Nos tempos de Jesus, as casas eram comuns, constituídas de apenas um cômodo, com pouquíssimo mobiliário, com quase nenhum adorno. Seus tamanhos, mais ou menos 3,5 mt2, tinham 2 a 3 janelas , e o assoalho era de terra batida. Possuíam uma escada externa que dava acesso a um terraço, que era plano, não havia telhados. Grande p

O JUGO DOS RABINOS.

INTRODUCAO: O SENHOR JESUS, não poucas vezes entrou em sérias confrontações com os Fariseus da sua época. Certo é que, os debates eram freqüentes, relacionado a diversas situações, das mais diversificadas, sobre a TORÁ, sobre as tradições dos Pais, sobre os 613 mandamentos, dos quais os Escribas e fariseus, mestres, e mais uma leva de religiosos eram conhecedores. Não somente conhecedores destes, mas criaram em cima destes mais uns quatrocentos. É interessante notar que, cada Rabino mantinha seus seguidores, discípulos, que os seguiam fielmente em todo o ensino.                 Vamos agora entender um pouco mais sobre os tais JUGOS, para que nós entendendo, não caiamos em qualquer laço, ou ensinos que nos tragam peso, pois JESUS nos disse: ‘ O meu JUGO é SUAVE e o meu FARDO é LEVE’.   Vamos começar:                 JESUS   diz , que há Rabinos e Rabinos. O que distingue os Rabinos é a experiência do REINO DE DEUS. Os Rabinos que são instruídos no Reino de Deus têm em casa um tesou

O ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O JUDAÍSMO MESSIÂNICO

INTRODUÇÃO: Ninguém pode com certeza definir o Espírito Santo. Durante muitos séculos discutiu-se sobre este Ser Divino. Debates acalorados perduraram por muito, muito tempo,seguindo dai diversos estudos e doutrinas da mais variadas, para todos os gostos. Mas na visão cristã crê-se em uma trindade entre Deus o Pai,O Filho e o Espírito Santo,três mas um só Deus ,com características de ações diferentes entre Eles. Gostaria de expressar a visão judaica messiânica ,isto é crentes judeus no Messias Yeshua ,Jesus,sobre quem é o Espírito Santo. RÚACH...tradução no hebraico : Vento - Presença - Essência - Sopro - Fôlego. Primeira ocorrência : Gênesis 1;2..."Havia trevas sobre a face do abismo,e o Rúach de Elohin pairava sobre a face do abismo, e o Rúach de Elohin pairava sobre a face das águas..." Na verdade,era a Glória e a presença Divina que estavam "visitando"o caótico estado que a terra se encontrava. Outro exemplo em Gênesis 8:1..." E lembrou-se Deus de N