Pular para o conteúdo principal

UMA TÃO GRANDE SALVAÇÃO.

 A palavra salvação aparece na Bíblia cerca de 140 vezes. No grego quer dizer SOTERIA, isto é
Libertação – segurança e preservação. Ela é a atividade de DEUS em favor da criação da humanidade, com o fim levar seu propósito adiante. É o ato pelo qual DEUS livra alguém do pecado, da opressão ou da culpa e do poder do pecado e o introduz numa vida nova.     
            No Antigo Testamento ela é citada 100 vezes, normalmente relacionada ao fato de DEUS libertar seu povo, ou alguém do perigo, ou da opressão num certo momento. Já no novo testamento, ela aparece cerca de 40 vezes, ligada com relação ao resgate do homem, da condenação eterna – que é conseqüência do pecado – através sim da Fé em JESUS o salvador, com o fim de restaurá-lo ao plano de DEUS e a comunhão com ele.
            A salvação de DEUS é tripartida, processada em nosso espírito, alma e em nosso corpo, e em tempos, PASSADO – PRESENTE – e FUTURO. Primeiro Paulo declara que somos salvos em I aos CO 1:18,como fato consumado. Mas em outro lugar ele nos diz que devemos desenvolver a nossa salvação FP 2:12...” ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor “... “E em outro lugar, RM 5:9”...” que seremos salvos “. Logo, pois: a salvação já aconteceu no PASSADO, esta acontecendo no PRESENTE, e acontecerá no FUTURO.
            Encontramos na BÍBLIA uma única salvação, porém tão grande que é tripartida em tempos e etapas diferentes. A BÍBLIA nos mostra que o homem é constituído de CORPO, ALMA e ESPÍRITO, isto está em I TS 5:23. E ao entrar o pecado no mundo pelo primeiro homem e pelo pecado a morte RM 5:12 todo o ser do homem ficou subjugado ao poder do pecado e da morte, separado da vida de DEUS  conforme RM 3:23, e o homem por este pecado morreu espiritualmente  conforme EF.2:1. Passou também morrer fisicamente que é a primeira morte, e ainda por cima foi condenado a segunda morte, que é o lago de fogo, destinado ao diabo e seus anjos AP.20:10.
            Porém, estando  mortos em delitos e pecados, JESUS veio como fato histórico e tornou-se o nosso SALVADOR  há cerca de 2.000 anos. Na cruz expiou os nossos pecados e nos livrou da condenação eterna (que é o sentido de tão grande salvação HB. 2:3. Assim como o homem morreu espiritualmente ao pecar no jardim do Éden, JESUS deu vida em primeiro lugar ao nosso espírito. Este é então o inicio da nossa salvação, chamada de regeneração na BÍBLIA como em Tito 3;5 -  TG 1:18 – I PE 1:18-19.
            Ele nos salvou pela regeneração e renovação do ESPÍRITO SANTO em nosso espírito TITO 3:5. Está é uma obra consumada e a BÍBLIA não deixa nenhuma dúvida de que aos que creram no nome de JESUS e nasceram de novo foram salvos I CO 1:18. No entanto assim como
O pecado e a morte afetaram todo o ser do homem, a salvação de DEUS não está confinada somente ao nosso espírito, mas é processada e expandida também à nossa alma TG.1:2, e ao nosso corpo RM.8:11-23, por este motivo Paulo exorta aos Filipenses a desenvolverem  a salvação  FP. 2:12 ( na esfera da alma ) e a esperarem a salvação do corpo, que é a glorificação dos Santos FP. 3:20-21.
            Uma grande parte dos Cristãos, nunca passa do primeiro ponto. Elas sabem confessar que tem a vida eterna JO. 3:16-17, e que foram salvos pela morte de JESUS da ira vindoura  RM. 5:9. É bem verdade que devemos mesmo ser ousados em confessar o que a BÍBLIA nos assegura. Ex: “Porque pela graça de DEUS sois salvos mediante a FÉ... EF. 2:8 e 2tm 1:9, no entanto, embora salvos do castigo eterno, Paulo mostra que há algo mais de que seremos salvos por sua vida” RM. 5:10.
            Logo, já não se trata da salvação do castigo eterno que já foi resolvido, mas da salvação da alma no tocante a herança da vida Adâmica do pecado. Uma coisa É ser salva do inferno pela morte de CRISTO, outra coisa é sermos salvos de nós mesmos, pela vida de CRISTO. Por isso: DEVEMOS DESENVOLVER A NOSSA SALVAÇÃO FP. 3:12.
            DEUS veio salvar o homem integralmente – seu corpo – sua alma – e seu espírito. Ele proveu em CRISTO tão grande salvação que nos restaura plenamente, levando-nos de volta ao seu plano original. Podemos ser salvos do inferno e ainda vivermos uma vida carnal de pecado e egoísmo. Por este motivo, a tão grande salvação nos apresenta CRISTO não apenas como Salvador, mas também como nossa vida CL. 3:3. Pois a vida crista não é uma tentativa, mas sim CRISTO vivendo em nós. Assim: pela sua morte somos salvos da ira vindoura, mas por sua vida somos salvos de nós mesmos, de nossa vida natural e pecaminosa. Um ex. a igreja de CORINTO, Apesar de em tudo serem enriquecidos, e em nada tendo falta I CO. 1:5-7, eles, todavia eram carnais. Pergunta-se: se foram enriquecidos em tudo, por que eram carnais? E estavam divididos? Resposta: porque apesar de serem salvos do inferno, eles não haviam sido salvos de si mesmos.
            Procuravam aplicar as riquezas e dons espirituais que receberam para satisfazerem a si mesmos e se projetarem uns sobre os outros. Sem CRISTO como nossa vida, quanto mais dons e sabedoria tivermos, mais inchados nos tornamos. Uma coisa é nós sermos livres de Satanás, por sermos salvos pelo SENHOR, mais precisamos ser salvos do maior inimigo: O EGO . O Ego não destronado por DEUS, Satanás está do lado de fora, mas a vida egoísta está dentro de nós.
            Satanás foi vencido na cruz, e, em CRISTO desfrutamos de sua vitória sobre ele no calvário. Ainda assim se não conhecermos a etapa da salvação da alma, satanás terá vantagens  sobre nós 2CO.2:11.  Visto que a velha vida é o pó da terra que alimenta a serpente GN. 3:14. Mas: Há uma salvação preparada para os últimos dias, para se revelar no ultimo tempo I PE. 1:5...” sois guardados pelo poder de DEUS mediante a Fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo “...porque recebemos  a salvação inicial quando cremos em CRISTO, somos guardados pelo poder de DEUS para a salvação final.
            DEUS preparou uma salvação que há de ser revelada no último tempo, está é a salvação que Paulo também esperava.  “a nossa salvação está agora mais perto do que quando no principio cremos RM. 13; 11. Por isso Paulo diz que:” em esperança fomos salvos RM. 8;24 e esta salvação que está por vir é a glorificação de nossos corpos mortais pela segunda  vinda de JESUS  FP.3:20 – I TS 5;8-9. Quando JESUS vier, só salvos que morreram, ressurgirão dentre os mortos, e nós que estivermos vivos seremos juntamente com eles transformados, e teremos todos a salvação dos nossos corpos mortais corruptíveis I CO. 15:51-54.
            Na verdade, todos, crentes e não crentes ressuscitarão um dia, uns para a VIDA ETERNA e outros para a CONDENAÇAO ETERNA JO.5:28-29, está é a última etapa da salvação que teve inicio em nosso espírito, quando cremos, que se desenvolve em nossa alma no presente, e, se completara em sua vinda, pela glorificação de nossos corpos.  
            A SALVAÇÃO, SUAS ETAPAS, E O REINO VINDOURO.
O propósito de DEUS não é a salvação em si, mas sim resgatar-nos ao seu plano original, inicial. A salvação é somente um meio para nos resgatar novamente ao seu plano eterno. O SENHOR criou o homem para governar com ele e encher o universo com sua glória. Quando o homem pecou este se desviou do plano de DEUS e ficou sujeito a lei do pecado e da morte. Toda a criação de DEUS geme, aguardando a manifestação dos filhos de DEUS, a glorificação.
            Assim, em sua vinda, os que forem a ele hoje desenvolvendo a salvação, poderão reinar com ele em glória. A criação será redimida do cativeiro da corrupção para a liberdade da glória dos filhos de DEUS RM 8:12-25. Então, com a salvação inicial, recebemos a VIDA ETERNA, por GRAÇA, no final do processo, nossos corpos serão transformados para serem semelhantes ao dEle. Além disso, a BÍBLIA, fala das recompensas que o SENHOR em sua vinda repartirá a cada um segundo as suas obras, seremos julgados diante do trono 2co. 5;9-10, não para avaliar se seremos salvos ou não, mas se receberemos galardão ou disciplina, conforme nossa conduta e serviços a ELE I CO.3;10-15.
            “Portanto, despojando-vos de toda impureza e acumulo de maldade, acolhei com mansidão a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma TG. 1;21.
“Obtendo o fim da vossa Fé, a salvação da vossa alma I PE. 1;9 e VS.22. Assim, a vida vitoriosa, a edificação da igreja,e o reinar com CRISTO em seu reino no porvir, depende plenamente da salvação de nossa alma, e; por sua vez a salvação , da alma depende de nossa cooperação com o Espírito SANTO, e de aceitar seus tratamentos e a aplicação da Palavra em nós, e isso está relacionada com as recompensas no reino de CRISTO AP.22;12.
            A TÃO GRANDE SALVAÇÃO É UMA SÓ, mas tripartida
l- Fomos salvos do inferno. Estamos sendo salvos da vida natural e pecaminosa da alma e seremos salvos da morte física e do corpo corruptível.
2-Fomos salvos da ira por sua morte. Somos salvos da vida da alma pela vida de CRISTO e seremos salvos do poder da morte física, quando nossos corpos forem transformados e revestidos pela incorruptibilidade de CRISTO.
3-Nosso espírito já ressuscitou Ef. 2;1-6. Nossa alma está sendo transformada RM. 12; 1-2, e nossos corpos serão transformados. Então: já fomos salvos - estamos sendo e - seremos salvos.
SHALOM.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS MORADIAS NOS TEMPOS DE JESUS.

O   judeu do primeiro século tinha e levava uma vida tranqüila,como muito aconchego familiar. O pão era assado em fornos de barros. Os tios tocavam seus instrumentos na área da casa. À noite, as casas eram iluminadas pela luz das lamparinas de azeite. A vida familiar era caracterizada por muita afetividade e carinho e regida por tradições sólidas. AS CASAS. Eram de formas e tamanhos variados, pois, havia diferença entre classe rica e pobre. Sua estrutura na sua maioria eram simples e pequenas. Os israelitas tinham a sua maior parte de suas atividades ao ar livre, então, a casa para eles era apenas um abrigo, um local para se fazer as refeições e para dormir.   Nos tempos de Jesus, as casas eram comuns, constituídas de apenas um cômodo, com pouquíssimo mobiliário, com quase nenhum adorno. Seus tamanhos, mais ou menos 3,5 mt2, tinham 2 a 3 janelas , e o assoalho era de terra batida. Possuíam uma escada externa que dava acesso a um terraço, que era plano, não havia telhados. Grande p

O JUGO DOS RABINOS.

INTRODUCAO: O SENHOR JESUS, não poucas vezes entrou em sérias confrontações com os Fariseus da sua época. Certo é que, os debates eram freqüentes, relacionado a diversas situações, das mais diversificadas, sobre a TORÁ, sobre as tradições dos Pais, sobre os 613 mandamentos, dos quais os Escribas e fariseus, mestres, e mais uma leva de religiosos eram conhecedores. Não somente conhecedores destes, mas criaram em cima destes mais uns quatrocentos. É interessante notar que, cada Rabino mantinha seus seguidores, discípulos, que os seguiam fielmente em todo o ensino.                 Vamos agora entender um pouco mais sobre os tais JUGOS, para que nós entendendo, não caiamos em qualquer laço, ou ensinos que nos tragam peso, pois JESUS nos disse: ‘ O meu JUGO é SUAVE e o meu FARDO é LEVE’.   Vamos começar:                 JESUS   diz , que há Rabinos e Rabinos. O que distingue os Rabinos é a experiência do REINO DE DEUS. Os Rabinos que são instruídos no Reino de Deus têm em casa um tesou

O ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O JUDAÍSMO MESSIÂNICO

INTRODUÇÃO: Ninguém pode com certeza definir o Espírito Santo. Durante muitos séculos discutiu-se sobre este Ser Divino. Debates acalorados perduraram por muito, muito tempo,seguindo dai diversos estudos e doutrinas da mais variadas, para todos os gostos. Mas na visão cristã crê-se em uma trindade entre Deus o Pai,O Filho e o Espírito Santo,três mas um só Deus ,com características de ações diferentes entre Eles. Gostaria de expressar a visão judaica messiânica ,isto é crentes judeus no Messias Yeshua ,Jesus,sobre quem é o Espírito Santo. RÚACH...tradução no hebraico : Vento - Presença - Essência - Sopro - Fôlego. Primeira ocorrência : Gênesis 1;2..."Havia trevas sobre a face do abismo,e o Rúach de Elohin pairava sobre a face do abismo, e o Rúach de Elohin pairava sobre a face das águas..." Na verdade,era a Glória e a presença Divina que estavam "visitando"o caótico estado que a terra se encontrava. Outro exemplo em Gênesis 8:1..." E lembrou-se Deus de N