Pular para o conteúdo principal

A Cruz

Carregou-a conforme se exigia dos condenados.... 

O GÓLGOTA: Fora da cidade Hb. 13:11-13.
O COSTUME: Davam-se vinho misturado a narcóticos aos condenados, a fim de aliviar os sofrimentos. Mas JESUS o recusou, pois Ele precisa receber todo o juízo sobre seus sofrimentos, beber do cálice que o Pai lhe dera. JESUS, não queria morrer pelo mundo com a mente anuviada pelas drogas.
CRISTO NA CRUZ: Na terceira hora, nove horas da manhã, Cristo foi pregado no madeiro, ou na estaca de execução, seu sofrimento foi até as três da tarde, hora em que se iniciava o sacrifício dos animais  (PÁSCOA) .
UMA CRUCIFICAÇÃO: Era uma morte longa, 36 horas. JESUS, não foi a tanto, uma explicação possível é que, os sofrimentos espirituais ( nossos pecados, maldições, enfermidades) apressaram-lhe a morte.
Suas roupas foram divididas, sorteadas, os guardas romanos sem o saberem, cumpriram uma profecia SALMOS 22:16-18. Foi crucificado entre dois ladrões, Cristo sempre esteve entre os pecadores, era chamado amigo dos pecadores, e até a sua morte esteve entre eles, para perdoá-los ( o ladrão penitente). Outra profecia cumprida Is. 53:12.
A Inscrição sobre a cruz, Mc. 15:27, o Rei dos judeus, e o era mesmo , JESUS,mesmo na morte,o crucificado é proclamado REI. A cruz tem sido o caminho mediante o qual o SENHOR JESUS subiu ao trono de milhões de corações.
As pessoas perto da cruz: estavam apáticas e indiferentes, manifestadas pelos soldados que tiravam sortes ao pé da cruz, tipifica os que vivem como se CRISTO nunca tivesse existido. Simpatia ilustrada pelo grupo de mulheres que ficou perto da cruz, e, que até aqui acompanhou JESUS.  Antipatia ou oposição, líderes que zombavam DEle , se tu és o CRISTO , desce desta cruz...
Outra profecia, “DEUS, meu DEUS, porque me desamparastes”. SALMO 22. Davi descrevia os sofrimentos do MESSIAS. Muitos judeus reconheceram este salmo e retiraram-se batendo no peito, em sinal de remorso LUCAS 23:48.
Porque DEUS o abandonou temporariamente? Ele foi feito pecado por nós, todo o opróbrio do mundo estava sobre ELE. 2 CO.5:21. Suportando a penalidade do pecado, que é a separação de DEUS.
Os sinais sobrenaturais: MC. 15:33,38,39. Primeiro, trevas e escuridão, natureza enlutou com aquele horrível ato. O véu do templo rasgou-se, DEUS abriu um novo e vivo caminho por CRISTO. DEUS com isso trouxe uma nova aliança, e um novo acesso ao PAI, sem a antiga lei. Hb. 10:19-22  Hb.4:14-16 . Houve ressurreição dos mortos Mt.27.
O SIGNIFICADO DA CRUZ:
EXPIAÇÃO: “Cobrir”, cobri-lo da vista de DEUS, de tal modo que não mais provoque a ira de DEUS, a justa ira de DEUS. Na expiação, o pecado é apagado, removido, lançado no fundo do mar, e perdoado.
Ela nos remove os pecados 1 PE.2:24  e  2CO. 5:21.
PROPICIAÇÃO: É aplacar a justa ira de DEUS, mediante a oferta de um sacrifício remidor. DEUS, que é misericordioso, amoroso Deus, ACEITA a dádiva e restaura o pecador. Ele é a nossa propiciação 1 JO.22 e RM.3:25. JESUS tratou de tal modo com o pecado, que os poderes deste em nos separar de DEUS foram anulados. O acesso ao PAI foi comprado em CRISTO, mediante a sua morte. Em nome de JESUS nos aproximamos. Jo. 14:6, do PAI, pois JESUS é, o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA.
SUBSTITUIÇÃO: Os sacrifícios do AT., visavam A SUBSTITUIR O OFERTANTE,, representavam o pecador diante do altar , o sacrifício de ovelhas e bois ,pagavam o que o homem do velho pacto não podia pagar,CRISTO morreu por nós RM.5:5.
REDENÇÃO: Redimir, comprar de volta, mediante um ou o pagamento de um preço, soltar da escravidão, Pagando o devido preço.
Resgate, redenção MT. 20; 28 – GL. 3:13 – AP. 5;9 – GL.4;15 – Tt.2;14 – 1 PE. 1:18. O filho do homem veio ao mundo para dar a vida e resgate de muitos MT. 20:28.
RECONCILIAÇÃO: 2 CO. 5:18-19 – CL.1:21 , DEUS, a parte ofendida , é quem toma a iniciativa em providenciar a expiação para o homem, foi ELE quem vestiu nosso primeiros pais, quem ordenou o sacrifício Mosaico, e foi ELE, que JO. 3:16 diz:...”AMOU O MUNDO”, e nos amou por primeiro.
DEUS fez algo para reconciliar o homem consigo mesmo. Tomemos posse desta boa nova, declare estas verdades, e usufrua da reconciliação. Faz dois mil anos que JESUS CRISTO morreu para livrar-nos da penalidade do pecado, e esta benção só é reconhecida pela fé, e aceita pela fé. Também morreu para libertar-nos do pecado, do poder do pecado, também aceita pela fé. Confiamos em CRISTO, para a vitória diária. Nosso velho homem foi crucificado com ELE, a velha natureza RM. 6:6.
Considerai-vos como mortos, mortos para o pecado, mas vivos para DEUS.
RM. 6:11. A liberdade completa foi comprada na cruz, reconhecer isso nos traz vida, plena e abundante.
SHALOM ALECHEM....Paz com todos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS MORADIAS NOS TEMPOS DE JESUS.

O   judeu do primeiro século tinha e levava uma vida tranqüila,como muito aconchego familiar. O pão era assado em fornos de barros. Os tios tocavam seus instrumentos na área da casa. À noite, as casas eram iluminadas pela luz das lamparinas de azeite. A vida familiar era caracterizada por muita afetividade e carinho e regida por tradições sólidas. AS CASAS. Eram de formas e tamanhos variados, pois, havia diferença entre classe rica e pobre. Sua estrutura na sua maioria eram simples e pequenas. Os israelitas tinham a sua maior parte de suas atividades ao ar livre, então, a casa para eles era apenas um abrigo, um local para se fazer as refeições e para dormir.   Nos tempos de Jesus, as casas eram comuns, constituídas de apenas um cômodo, com pouquíssimo mobiliário, com quase nenhum adorno. Seus tamanhos, mais ou menos 3,5 mt2, tinham 2 a 3 janelas , e o assoalho era de terra batida. Possuíam uma escada externa que dava acesso a um terraço, que era plano, não havia telhados. Grande p

O JUGO DOS RABINOS.

INTRODUCAO: O SENHOR JESUS, não poucas vezes entrou em sérias confrontações com os Fariseus da sua época. Certo é que, os debates eram freqüentes, relacionado a diversas situações, das mais diversificadas, sobre a TORÁ, sobre as tradições dos Pais, sobre os 613 mandamentos, dos quais os Escribas e fariseus, mestres, e mais uma leva de religiosos eram conhecedores. Não somente conhecedores destes, mas criaram em cima destes mais uns quatrocentos. É interessante notar que, cada Rabino mantinha seus seguidores, discípulos, que os seguiam fielmente em todo o ensino.                 Vamos agora entender um pouco mais sobre os tais JUGOS, para que nós entendendo, não caiamos em qualquer laço, ou ensinos que nos tragam peso, pois JESUS nos disse: ‘ O meu JUGO é SUAVE e o meu FARDO é LEVE’.   Vamos começar:                 JESUS   diz , que há Rabinos e Rabinos. O que distingue os Rabinos é a experiência do REINO DE DEUS. Os Rabinos que são instruídos no Reino de Deus têm em casa um tesou

O ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O JUDAÍSMO MESSIÂNICO

INTRODUÇÃO: Ninguém pode com certeza definir o Espírito Santo. Durante muitos séculos discutiu-se sobre este Ser Divino. Debates acalorados perduraram por muito, muito tempo,seguindo dai diversos estudos e doutrinas da mais variadas, para todos os gostos. Mas na visão cristã crê-se em uma trindade entre Deus o Pai,O Filho e o Espírito Santo,três mas um só Deus ,com características de ações diferentes entre Eles. Gostaria de expressar a visão judaica messiânica ,isto é crentes judeus no Messias Yeshua ,Jesus,sobre quem é o Espírito Santo. RÚACH...tradução no hebraico : Vento - Presença - Essência - Sopro - Fôlego. Primeira ocorrência : Gênesis 1;2..."Havia trevas sobre a face do abismo,e o Rúach de Elohin pairava sobre a face do abismo, e o Rúach de Elohin pairava sobre a face das águas..." Na verdade,era a Glória e a presença Divina que estavam "visitando"o caótico estado que a terra se encontrava. Outro exemplo em Gênesis 8:1..." E lembrou-se Deus de N