Pular para o conteúdo principal

AS PORTAS DOURADA

O que vamos ler é o fato maravilhoso, de que, O SENHOR, tem o controle sobre todas as coisas, que nada, realmente nada, está oculto aos seus olhos, ou alienado de seu plano total e completo dEle com relação ao homem e a terra .
AS PORTAS DOURADA.
A cidade velha de JERUSALÉM possui atualmente oito portas de entrada. A mais imponente e a mais antiga, é, a chamada PORTA DOURADA, ou PORTAS DOURADA, por se tratar de um enorme portão de pedra composto de duas portas.
O nome “porta dourada” surgiu possivelmente de um erro de tradução da Vulgata Latina, quando Jerônimo traduziu o Novo Testamento do grego para o latim no século IV DC. Ele mudou o termo grego Oraia=FORMOSA, para outro termo de som similar em latim: AUREA, que significa DOURADA, assim: o texto de AT.3:2, que menciona o nome da porta como porta FORMOSA, foi traduzida na versão da vulgata como: DOURADA. Crê-se que esta mesma porta mencionada em ATOS, é a PORTA ORIENTAL, chamada nos dias de SALOMÃO de Porta de SHUSHAN OR HARACHAMIM (misericórdia)
A porta oriental dava acesso direto ao átrio do Templo, e ficava de frente ao Monte das OLIVEIRAS. Segundo relatos talmúdicos, ela foi construída para que o sacerdote pudesse realizar o sacrifício da Novilha Vermelha, descrita em Levítico 19, sendo possível caminhar para fora do Templo, em direção ao MONTE DAS OLIVEIRAS, e estando ali ainda ser capaz de visualizar o Altar no Átrio.
Para os judeus, a porta a oriental sempre esteve associada, ao JUÍZO e a MISERICÓRDIA de DEUS. Primeiro, porque sempre foi um costume antigo os Reis decretarem seus juízos às portas da cidade ( Gn,.19:1   -   23:10 ), segundo, porque o Profeta Zacarias, declara que o MESSIAS entrará em JERUSALÉM pelas portas do Oriente, juntamente com os seus Santos, PARA ESTABELECER JUÍZO SOBRE OS INIMIGOS DE ISRAEL. ( ZC. 14;4-5)
Mas porque as portas dourada estão fechadas? A explicação está nas palavras de DEUS ao profeta EZEQUIEL 44. DEUS estava mostrando ao profeta a PLANTA DE UM TEMPLO, que seria reconstruído no futuro. Este templo teria também um porta oriental, pela qual o MESSIAS, entraria para reinar. Mas esta porta, deveria estar fechada, pois o próprio SENHOR entraria por ela. EZ. 44:1-3.
Quando o Sultão Sulinami em 1543 dc conquistou JERUSALÉM, suas muralhas estavam em ruínas. Sulinami ordenou que uma nova muralha fosse erguida sobre os escombros da muralha antiga, respeitando-se a localização dos antigos portões da cidade. Segundo relatos históricos, a porta oriental, foi a única que não foi reconstruída pelo Sultão, pois estava intacta.
Sulinami ergueu dois enormes portões exatamente, em cima dos portões originais, mas orientado por seus conselheiros, Sulinami, ordena que esta nova porta oriental fosse selada, por temer a profecia do profeta EZEQUIEL, sobre a vinda do MESSIAS JUDEU, que entraria pelo oriente na cidade para aniquilar os inimigos de ISRAEL.
Além disso, os muçulmanos transformaram a área em frente às portas em um cemitério islâmico, por saberem que os judeus considerariam o local impuro, visando evitar que o messias de ISRAEL, pudesse passar por ali.  Sabe-se também que as portas orientais já haviam sido fechadas pelos Árabes antes mesmo de Sulanami em 810 dc, por temor à vinda do MESSIAS JUDEU.
As portas construídas por Sulanami existem até hoje, sendo chamadas de portas douradas, elas ainda permanecem fechadas.
É interessante notar que, quando Herodes reconstrói as muralhas de JERUSALÉM anos antes do nascimento de JESUS, ele também não reconstrói a porta oriental, segundo relatos de Flávio Josefus. Assim, as ruínas que estão logo abaixo das portas dourada atuais, estão intactas, e datam dos dias do REI DAVI.
Em 1867 e 1869, um arqueólogo inglês, realizou uma escavação abaixo das portas douradas, encontrando portões originais a 13 metros abaixo da superfície. Tão logo as autoridades árabes ficaram sabendo da descoberta, decretaram que o local fosse soterrado novamente. Para evitar futuros bisbilhoteiros, o governador de JERUSALÉM (que na época estava sob o domínio turco), ordenou que fosse reconstruída uma parede de aço sob o solo, impedindo futuras escavações. Ou seja, a mais de 1000 anos as portas douradas estão fechadas, aguardando serem novamente abertas pelo REI MESSIAS.
Existem provas arqueológicas, de que as portas douradas, descansam intactas sobre os portões atuais, a 13 metros de profundidade. Muitos, como o instituto do Templo em ISRAEL, QUEREM, PRETENDEM, RESTAURAR OS PORTÕES ORIGINAIS, juntamente com a RECONSTRUÇÃO DO TEMPLO. Mas,eles também não abrirão  a porta , pois esta é uma tarefa que só poderá ser feita pelo REI MESSIAS, o REI DOS REIS.
“ORA VEM SENHOR JESUS, E ENTRA PELAS PORTAS DA MISERICÓRDIA”   

SHALOM
      

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS MORADIAS NOS TEMPOS DE JESUS.

O   judeu do primeiro século tinha e levava uma vida tranqüila,como muito aconchego familiar. O pão era assado em fornos de barros. Os tios tocavam seus instrumentos na área da casa. À noite, as casas eram iluminadas pela luz das lamparinas de azeite. A vida familiar era caracterizada por muita afetividade e carinho e regida por tradições sólidas. AS CASAS. Eram de formas e tamanhos variados, pois, havia diferença entre classe rica e pobre. Sua estrutura na sua maioria eram simples e pequenas. Os israelitas tinham a sua maior parte de suas atividades ao ar livre, então, a casa para eles era apenas um abrigo, um local para se fazer as refeições e para dormir.   Nos tempos de Jesus, as casas eram comuns, constituídas de apenas um cômodo, com pouquíssimo mobiliário, com quase nenhum adorno. Seus tamanhos, mais ou menos 3,5 mt2, tinham 2 a 3 janelas , e o assoalho era de terra batida. Possuíam uma escada externa que dava acesso a um terraço, que era plano, não havia telhados. Grande p

O JUGO DOS RABINOS.

INTRODUCAO: O SENHOR JESUS, não poucas vezes entrou em sérias confrontações com os Fariseus da sua época. Certo é que, os debates eram freqüentes, relacionado a diversas situações, das mais diversificadas, sobre a TORÁ, sobre as tradições dos Pais, sobre os 613 mandamentos, dos quais os Escribas e fariseus, mestres, e mais uma leva de religiosos eram conhecedores. Não somente conhecedores destes, mas criaram em cima destes mais uns quatrocentos. É interessante notar que, cada Rabino mantinha seus seguidores, discípulos, que os seguiam fielmente em todo o ensino.                 Vamos agora entender um pouco mais sobre os tais JUGOS, para que nós entendendo, não caiamos em qualquer laço, ou ensinos que nos tragam peso, pois JESUS nos disse: ‘ O meu JUGO é SUAVE e o meu FARDO é LEVE’.   Vamos começar:                 JESUS   diz , que há Rabinos e Rabinos. O que distingue os Rabinos é a experiência do REINO DE DEUS. Os Rabinos que são instruídos no Reino de Deus têm em casa um tesou

O ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O JUDAÍSMO MESSIÂNICO

INTRODUÇÃO: Ninguém pode com certeza definir o Espírito Santo. Durante muitos séculos discutiu-se sobre este Ser Divino. Debates acalorados perduraram por muito, muito tempo,seguindo dai diversos estudos e doutrinas da mais variadas, para todos os gostos. Mas na visão cristã crê-se em uma trindade entre Deus o Pai,O Filho e o Espírito Santo,três mas um só Deus ,com características de ações diferentes entre Eles. Gostaria de expressar a visão judaica messiânica ,isto é crentes judeus no Messias Yeshua ,Jesus,sobre quem é o Espírito Santo. RÚACH...tradução no hebraico : Vento - Presença - Essência - Sopro - Fôlego. Primeira ocorrência : Gênesis 1;2..."Havia trevas sobre a face do abismo,e o Rúach de Elohin pairava sobre a face do abismo, e o Rúach de Elohin pairava sobre a face das águas..." Na verdade,era a Glória e a presença Divina que estavam "visitando"o caótico estado que a terra se encontrava. Outro exemplo em Gênesis 8:1..." E lembrou-se Deus de N