Pular para o conteúdo principal

0 ESPÍRITO E A ALMA

A vida cristã inicia-se com a salvação, por isso é importante começarmos com esse tema, nossa abordagem sobre a recompensa  que os vencedores receberão na segunda vinda de Cristo.Com respeito a salvação há entre os crentes  ou cristãos duas principais escolas teológicas.

A primeira afirma que ela é eterna: Uma vez salvos,somos salvos para sempre; não importa o que fizermos,jamais a perderemos. A segunda ensina que uma pessoa pode receber a salvação e mais tarde perdê-la. Para entender bem a salvação,precisamos conhecer a diferença entre o espírito e a alma.

D e acordo com I tessalonicenses 5;23 o homem é constituído de três partes:...espírito,alma e corpo..."o mesmo Deus da Paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito,alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo..."

Resumidamente falando, o espírito é o órgão pelo qual recebemos, contatamos Deus e temos comunhão com Ele....Jó 12:10...diz: Na sua mão( de Deus) está a alma de todo o ser vivente,e o espírito de todo o gênero humano...". Esse versículo apresenta uma diferença essencial entre o homem e os animais( estes estão incluídos na expressão ser vivente): somente o homem possui espírito, por meio do qual pode comunicar-se com Deus.

Hebreus 4:12 diz que: "
....a Palavra de Deus é viva e eficaz,e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes,e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito,juntas e medulas"...Novamente a Bíblia mostra haver distinção entre alma e espírito,havendo,até mesmo, a necessidade de serem separados e distinguidos.Enquanto a principal função do espírito é possibilitar-nos ter comunhão com Deus,a alma ,por sua vez ,é o órgão onde estão nossos pensamentos,emoção e vontade. Podemos dizer que a alma é nossa personalidade,onde estão nossas características psicológicas que expressamos por meio de nosso corpo. Portanto, alma e espírito são diferentes e é preciso conhecer a distinção entre eles a fim de termos uma vida de crentes em Jesus vitoriosa e saudável.

A Plena salvação de Deus. A plena salvação de Deus tem estágios. O primeiro é a regeneração,é o novo nascimento, que ocorre quando recebemos o Senhor Jesus como nosso Salvador,ou seja,recebemos uma Nova Vida . Nesse estágio,Deus nos justifica por meio da Redenção de Cristo Romanos 3:24-26:..."Sendo justificados gratuitamente,por sua graça,mediante a redenção que há em Cristo Jesus,a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação,mediante a fé,para manifestar a sua justiça...".E nos regenera em nosso espírito,nos dá um novo nascimento por meio de seu Espírito,João 3:3-6. Ler o texto.

O primeiro estágio de nossa salvação ocorre em nosso espírito.Por causa da queda do homem,estávamos mortos em nossos delitos e pecados,separados de Deus..Efésios 2;1. Obviamente nosso corpo e nossa alma não estavam mortos,fato evidenciado pela vivacidade de nossos pensamentos e nossas emoções. Mas, estávamos mortos no espírito.

Isso significa que estávamos incapacitados de ter Comunhão com Deus,estávamos afastados do Senhor.Diante disso,a fim de podermos ter contato com Deus,o primeiro passo necessário era que nosso espírito fosse VIVIFICADO.Isso se deu por meio da regeneração. Ser regenerado significa nascer de novo,nascer de outra vida, ou do alto,ter uma nova origem.

Como não havia vida em nosso espírito,era necessário nascer do ESPÍRITO SANTO, João 3;16. Deus doou Sua própria vida a fim de regenerar-nos em nosso espírito. Por estarmos mortos, era preciso que uma nova vida entrasse em nós. Como a vida de Deus é Eterna  Deuteronômio 32:40,o resultado de termos sido regenerados é que recebemos a Salvação Eterna. Hebreus 5:9...": E,tendo sido aperfeiçoados ,tornou-se o Autor da Salvação Eterna..." E vida Eterna de Deus  João 3:15..."para que todo o que NELE crê,tenha a vida Eterna"....

Assim todos os Crentes genuinamente regenerados pelo Espírito já receberam a salvação de Deus. É preciso enfatizar que a salvação não é meramente um presente que ganhamos de Deus ,mas é a Sua própria vida que entrou em nosso espírito. Além disso,ao recebermos a salvação e a vida eterna,tornamo-nos filhos de Deus João 1:12-13: "Mas a todos quanto o receberam,deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus,a saber,aos que crêem em seu nome,os quais não nasceram da carne,nem da vontade do homem,mas de Deus"...E jamais pereceremos...João 10:28-29.."Eu lhes dou a vida eterna;jamais perecerão,e ninguém as arrebatará da minha mão.Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo;e da mão do Pai ninguém pode arrebatar".

Por ser esta uma salvação eterna,uma vez salvos o somos para sempre, pela eternidade. Pela salvação,a vida eterna de Deus entrou em nós. Perder a salvação significa que a vida de Deus seria tirada de nós ou que deixaria de ser eterna. Isso é impossível! Se entendermos a salvação apenas como um "presente de Deus",apesar de a  graça ter essa característica de um presente,perder a salvação significa que, por termos feito alguma coisa errada,perdemos o direito de manter esse presente conosco. Isso torna a salvação resultado de Nossos Méritos,o que é contrário ao ensino da Bíblia.A salvação,a regeneração,é por Fé, Não por Obras,Não por Méritos,não pelo que fazemos ou deixamos de fazer...Efésios 2:8-9..."Porque pela graça sois salvos,mediante a fé; e isto não vem de vós; é Dom de Deus; não de obras,para que ninguém se glorie.."

O segundo estágio da plena salvação de Deus  é o da nossa alma,que também,que também pode ser chamado de Estágio da Transformação. A salvação de Deus é plena,completa; Ele deseja salvar todo o nosso ser tripartido,primeiramente alcançando nosso espírito,e em seguida,nossa alma,e num futuro breve,o nosso corpo a ser glorificado,incorruptível. No entanto, ao lermos a Bíblia,podemos confundir as passagens que se referem a cada um desses estágios,levando-nos à conclusão de que podemos perder a salvação.

Em Mateus 16:24, Jesus disse aos seus discípulos: "Se alguém quer vir após mim,a si mesmo se negue,tome a sua cruz e siga-me..." Repare que Jesus, não se dirigia aos incrédulos,aos pecadores não salvos,mas a seus discípulos.Isso mostra que,após sermos salvos,em nosso espírito ainda há a opção de seguir ou não o Senhor. Se quisermos seguir o Senhor,devemos atentar para a primeira condição por Ele estabelecida..: "A si mesmo se negue".Isso significa negarmos nosso ego,renunciar aos nossos interesses ou privilégios,a fim de buscar a vontade de Deus,para não mais seguir nossa própria vontade nem centrar nossa vida em nós mesmos.

A segunda condição é: ..."Tome a sua cruz e siga-me". A cruz denota principalmente a morte, a terminação do Ego,a fim de podermos seguir a vontade do Senhor. Nos versículos seguintes ,o Senhor e apresenta as consequência de negarmos ou não a nós mesmos: "Porquanto,quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á". A palavra grega traduzida para vida nesse versículo é Psiquê,que significa Alma ou Vida da Alma. Salvar a alma é,pelo contexto,a atitude de alguém que deseja seguir o Senhor,Todavia não está disposto a negar a si mesmo nem tomar a cruz.

Quem age assim,pensando salvar sua alma, estará,na verdade perdendo-a no reino milenar. Quem perder a alma por renunciar ao ego,tomar a cruz e seguir o Senhor,está,de fato salvando-a. Esses versículos precisam ser estudados com cuidado,pois eles não estão relacionados com a ideia comum de "salvação".Lembre-se: o Senhor estava falando para seus discípulos; portanto,é uma palavra
que se aplica a crentes genuínos,pessoas realmente regeneradas pelo Espírito Santo.

O Senhor Jesus continuou; "O  Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai,com os seus anjos,e,então retribuirá a cada um conforme as sua obras".Mateus 16:27. Por ser esse versículo,a continuação dos que falam sobre tomar a cruz e negar a si mesmo,indica que a retribuição que o Senhor dará aos Crentes está relacionada a eles terem negado a si mesmos e tomado a sua cruz para segui-Lo,e terem perdido sua alma por causa do Senhor.

Essas são as obras que Cristo espera que realizemos.Há os que pensam que obras a qui se referem a atos de caridade,campanhas evangelísticas ou grandes realizações espirituais. Na verdade, a obra que Cristo espera de nós é que nos neguemos e tomemos a cruz,a fim de de que Ele cresça e reine absolutamente em nós. A recompensa que Cristo dará aos que fizerem essas obras será reinar com Ele por mil anos.

A salvação da alma é claramente apresentada como o estágio da transformação em Romanos 1:2 Ali Paulo diz; "Não vos conformeis com este século,mas transformai-vos pela renovação da vossa mente ,para que experimenteis qual seja a boa,agradável e perfeita vontade de Deus". A Alma é composta de vontade,emoção e mente,sendo está sua parte líder.Assim,sermos transformados na mente corresponde a ter nossa alma transformada.

Em grego,a palavra transformação ( metamórphosis) significa a mudança de uma substância em natureza e em forma. Isso é uma mudança metabólica.Não é somente uma mudança na forma exterior,mas uma mudança na constituição interior. Quanto mais recebermos da vida de Cristo,mais essa vida operará uma mudança metabólica,espiritual em nós.

Esse processo ocorre por meio da oração ,de invocar o nome do Senhor,da comunhão com Ele ,do exercitar de nosso espírito, e por meio de negar a nós mesmos,tomar a cruz e seguir o Senhor. Nossa mente será renovada,e em lugar de pensamentos segundo o curso deste mundo,pensaremos como Deus pensa; nossa emoção,em lugar de deleitar-se com o pecado e com os prazeres do mundo,amará a Deus e tudo o que é Dele; por fim, nossa vontade,muitas vezes rebeldes e contrária a Deus,passará a querer fazer Sua vontade.

Em 2 Coríntios 3:18 é dito que somos transformados de Glória em Glória. Isso indica que o processo de transformação da alma é gradual e progressivo. Muitos desejariam ser totalmente transformados de um momento para outro,em crentes maduros e irrepreensíveis.No entanto, o método de Deus é lento e gradual, o Oleiro trabalha em várias etapas com o vaso.

Para que sejamos transformados precisamos, todos os dias, contemplar o Senhor com o rosto sem véu,com um coração puro e singelo. Dessa maneira ,seremos transformados metabolicamente de glória em gloria .É impossível mudar um crente ou cristão por meio de regras regulamentos ; a genuína,permanente e divina transformação é a que ocorre interiormente,através do operar do ESPÍRITO SANTO ...Boa morte.



Postagens mais visitadas deste blog

AS MORADIAS NOS TEMPOS DE JESUS.

O   judeu do primeiro século tinha e levava uma vida tranqüila,como muito aconchego familiar. O pão era assado em fornos de barros. Os tios tocavam seus instrumentos na área da casa. À noite, as casas eram iluminadas pela luz das lamparinas de azeite. A vida familiar era caracterizada por muita afetividade e carinho e regida por tradições sólidas. AS CASAS. Eram de formas e tamanhos variados, pois, havia diferença entre classe rica e pobre. Sua estrutura na sua maioria eram simples e pequenas. Os israelitas tinham a sua maior parte de suas atividades ao ar livre, então, a casa para eles era apenas um abrigo, um local para se fazer as refeições e para dormir.   Nos tempos de Jesus, as casas eram comuns, constituídas de apenas um cômodo, com pouquíssimo mobiliário, com quase nenhum adorno. Seus tamanhos, mais ou menos 3,5 mt2, tinham 2 a 3 janelas , e o assoalho era de terra batida. Possuíam uma escada externa que dava acesso a um terraço, que era plano, não havia telhados. Grande p

O JUGO DOS RABINOS.

INTRODUCAO: O SENHOR JESUS, não poucas vezes entrou em sérias confrontações com os Fariseus da sua época. Certo é que, os debates eram freqüentes, relacionado a diversas situações, das mais diversificadas, sobre a TORÁ, sobre as tradições dos Pais, sobre os 613 mandamentos, dos quais os Escribas e fariseus, mestres, e mais uma leva de religiosos eram conhecedores. Não somente conhecedores destes, mas criaram em cima destes mais uns quatrocentos. É interessante notar que, cada Rabino mantinha seus seguidores, discípulos, que os seguiam fielmente em todo o ensino.                 Vamos agora entender um pouco mais sobre os tais JUGOS, para que nós entendendo, não caiamos em qualquer laço, ou ensinos que nos tragam peso, pois JESUS nos disse: ‘ O meu JUGO é SUAVE e o meu FARDO é LEVE’.   Vamos começar:                 JESUS   diz , que há Rabinos e Rabinos. O que distingue os Rabinos é a experiência do REINO DE DEUS. Os Rabinos que são instruídos no Reino de Deus têm em casa um tesou

O ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O JUDAÍSMO MESSIÂNICO

INTRODUÇÃO: Ninguém pode com certeza definir o Espírito Santo. Durante muitos séculos discutiu-se sobre este Ser Divino. Debates acalorados perduraram por muito, muito tempo,seguindo dai diversos estudos e doutrinas da mais variadas, para todos os gostos. Mas na visão cristã crê-se em uma trindade entre Deus o Pai,O Filho e o Espírito Santo,três mas um só Deus ,com características de ações diferentes entre Eles. Gostaria de expressar a visão judaica messiânica ,isto é crentes judeus no Messias Yeshua ,Jesus,sobre quem é o Espírito Santo. RÚACH...tradução no hebraico : Vento - Presença - Essência - Sopro - Fôlego. Primeira ocorrência : Gênesis 1;2..."Havia trevas sobre a face do abismo,e o Rúach de Elohin pairava sobre a face do abismo, e o Rúach de Elohin pairava sobre a face das águas..." Na verdade,era a Glória e a presença Divina que estavam "visitando"o caótico estado que a terra se encontrava. Outro exemplo em Gênesis 8:1..." E lembrou-se Deus de N