Pular para o conteúdo principal

RELATOS DO CRISTIANISMO

O livro de Atos do Apóstolos registra os primeiros passos do Cristianismo em sua missão de atingir TODOS os homens. Invocando a Sua soberana autoridade no céu e na terra ,estabelecera nosso Senhor Jesus Cristo a grande Comissão."Ide portanto,fazei discípulos de Todas as nações..."Mateus 28:18-20.

"....De todas as nações..." porque de judeus e gentios fez um só povo, ..."derrubando a parede que estava no meio"..Efésios 2:14. No seio do Cristianismo,sem quaisquer barreiras de raça,cultura,cor ,nacionalidade,não há estrangeiros,nem forasteiros.Todos quantos aceitam o Evangelho são..."cidadãos dos santos e membros da família de Deus..."..Efésios 2:19.

O Cristianismo jamais deveria se circunscrever aos limites do judaísmo como se fosse uma seita sua.Aos discípulos,por determinação do Mestre, incumbir-se-ia a responsabilidade de testemunhar de Cristo ..."tanto em Jerusalém,como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra..."Atos 1:8. Para a difícil incumbência contariam com o Poder do Alto ( O Espírito Santo).

Atos do Apóstolos observa o agrado que entre os hebreus cercava as testemunhas de Cristo. "...O Povo os tinha em grande estima..."Atos 5:13. porque ..."caindo na graça de todo o povo..."ATOS 2:47. Apesar das suspeitas do Sínédrio, "divulgava-se a Palavra de Deus,de sorte que se multiplicava muito o número dos discípulos em Jerusalém e muitos Sacerdotes obedeciam a fé"Atos 6:7. E ...:"da multidão dos que creram eram um o coração e a alma"Atos 4:32.

A rejeição do Evangelho por parte dos judeus começou no instante quando se percebeu a sua universalidade. Trancados em seu nacionalismo exclusivista, os judeus se bloqueavam de preconceitos raciais e repeliam qualquer insinuação,quanto o ser a mensagem de Cristo para todos os povos.Estaria tudo muito bem se o Cristianismo se limitasse a ser simples facção do judaísmo.

Serviu-se Deus do Diácono Estevão para arrebentar esta comporta de exclusivismo judaico. Acusado perante o Sinédrio de proferir palavras contra o Santo Lugar e contra a Lei porque anunciava em Jesus Cristo, o Nazareno Aquele que haveria de destruir esse lugar e mudar os costumes mosaicos..Atos 6:13-14,denunciado e condenado,Estevão,com a sua vida imolada,deu novo impulso à propagação do Evangelho.

Com o seu martírio, ..."levantou-se grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém"...e os discípulos,acossados pela violência..."dispersos pelas regiões da Judéia e de Samaria ...Atos 1:8,estenderam a Mensagem além dos limites de Jerusalém.

Através de uma visão, Pedro foi movido a entrar em contato com os gentios na casa de Cornélio,enquanto..." os dispersos pela tribulação suscitada por causa de Estevão passaram até a Fenícia,Chipre e Antioquia "..Atos 11:19, regiões gentílicas.

Entrementes, Deus convocou Paulo investindo-o da nobre missão de ser o apóstolo entre os gentios ao confiar-lhes o Evangelho da Incircuncisão -Gálatas 2:7. "...Constituído pregador e apóstolo,mestre dos gentios na  fé e na verdade...I Timóteo 2:7, chamados também estes para serem de Jesus Cristo ...Romanos 1:6, Paulo consumiu suas energias no desempenho fiel de sua missão.

Atos dos Apóstolos é o livro dessa arrancada epopéica da expansão do Cristianismo, além dos limites judaicos porque destinados a TODAS as nações.Começa seu relato em Jerusalém o conclui em Roma,a capital do Império,cenário final do profícuo,proveitoso ministério do apóstolo dos gentios.

Graça e Paz a todos.



Postagens mais visitadas deste blog

AS MORADIAS NOS TEMPOS DE JESUS.

O   judeu do primeiro século tinha e levava uma vida tranqüila,como muito aconchego familiar. O pão era assado em fornos de barros. Os tios tocavam seus instrumentos na área da casa. À noite, as casas eram iluminadas pela luz das lamparinas de azeite. A vida familiar era caracterizada por muita afetividade e carinho e regida por tradições sólidas. AS CASAS. Eram de formas e tamanhos variados, pois, havia diferença entre classe rica e pobre. Sua estrutura na sua maioria eram simples e pequenas. Os israelitas tinham a sua maior parte de suas atividades ao ar livre, então, a casa para eles era apenas um abrigo, um local para se fazer as refeições e para dormir.   Nos tempos de Jesus, as casas eram comuns, constituídas de apenas um cômodo, com pouquíssimo mobiliário, com quase nenhum adorno. Seus tamanhos, mais ou menos 3,5 mt2, tinham 2 a 3 janelas , e o assoalho era de terra batida. Possuíam uma escada externa que dava acesso a um terraço, que era plano, não havia telhados. Grande p

O JUGO DOS RABINOS.

INTRODUCAO: O SENHOR JESUS, não poucas vezes entrou em sérias confrontações com os Fariseus da sua época. Certo é que, os debates eram freqüentes, relacionado a diversas situações, das mais diversificadas, sobre a TORÁ, sobre as tradições dos Pais, sobre os 613 mandamentos, dos quais os Escribas e fariseus, mestres, e mais uma leva de religiosos eram conhecedores. Não somente conhecedores destes, mas criaram em cima destes mais uns quatrocentos. É interessante notar que, cada Rabino mantinha seus seguidores, discípulos, que os seguiam fielmente em todo o ensino.                 Vamos agora entender um pouco mais sobre os tais JUGOS, para que nós entendendo, não caiamos em qualquer laço, ou ensinos que nos tragam peso, pois JESUS nos disse: ‘ O meu JUGO é SUAVE e o meu FARDO é LEVE’.   Vamos começar:                 JESUS   diz , que há Rabinos e Rabinos. O que distingue os Rabinos é a experiência do REINO DE DEUS. Os Rabinos que são instruídos no Reino de Deus têm em casa um tesou

O ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O JUDAÍSMO MESSIÂNICO

INTRODUÇÃO: Ninguém pode com certeza definir o Espírito Santo. Durante muitos séculos discutiu-se sobre este Ser Divino. Debates acalorados perduraram por muito, muito tempo,seguindo dai diversos estudos e doutrinas da mais variadas, para todos os gostos. Mas na visão cristã crê-se em uma trindade entre Deus o Pai,O Filho e o Espírito Santo,três mas um só Deus ,com características de ações diferentes entre Eles. Gostaria de expressar a visão judaica messiânica ,isto é crentes judeus no Messias Yeshua ,Jesus,sobre quem é o Espírito Santo. RÚACH...tradução no hebraico : Vento - Presença - Essência - Sopro - Fôlego. Primeira ocorrência : Gênesis 1;2..."Havia trevas sobre a face do abismo,e o Rúach de Elohin pairava sobre a face do abismo, e o Rúach de Elohin pairava sobre a face das águas..." Na verdade,era a Glória e a presença Divina que estavam "visitando"o caótico estado que a terra se encontrava. Outro exemplo em Gênesis 8:1..." E lembrou-se Deus de N