Pular para o conteúdo principal

CONSOLEM-SE JESUS VIRÁ!

CONSOLEM-SE JESUS VIRÁ !


...."Não quero ,porém irmãos,que sejais ignorantes com respeito aos que dormem ( mortos fisicamente),para não vos entristecerdes como os demais que não tem esperança.Pois,se cremos que Jesus morreu e ressuscitou ,assim também Deus,mediante Jesus,trará,em sua companhia,os que dormem.Ora,ainda vos declaramos,por palavra do Senhor,isto; Nós,os Vivos,os que ficarmos até à vinda do Senhor,de modo algum,precederemos os que dormem.Porquanto o Senhor mesmo,dada a sua palavra de ordem,ouvida a voz do Arcanjo, e ressoada  a TROMBETA de DEUS,descerá dos céus,e os Mortos Em Cristo ressuscitarão primeiro; depois,nós,os vivos,os que ficarmos,seremos ARREBATADOS juntamente com eles, Entre Nuvens,para o ENCONTRO do SENHOR nos ARES,e,assim,estaremos para sempre com o SENHOR.Consolai-vos,pois,uns aos outros com estas palavras.Irmãos relativamente aos tempos e às épocas,não há necessidade de que eu vos escreva; pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o Dia do Senhor vem como ladrão de noite .Quando andarem dizendo : Paz e Segurança,eis que lhes sobrevirá repentina destruição como vêm as dores de parto à que está para dar a luz; e de nenhum modo escaparão.Mas vós,irmãos,não estais em trevas para que esse Dia como ladrão vos apanhe de surpresa.

UMA QUESTÃO EM ABERTO.

Timóteo levou consigo algumas perguntas que preocupavam os crentes de Tessalônica. Uma delas era...." O que será dos crentes que já faleceram?" Muitos já haviam falecido em Tessalônica,seja por doença,perseguições ou velhice. E agora a igreja ficava se perguntando com uma certa ansiedade se esses crentes falecidos teriam algum prejuízo por terem partido desta terra antes dos outros irmãos.
Estariam juntos quando Jesus voltasse?
A segunda questão que eles tinham em preocupação,era: "O dia do Senhor já chegou? " Por que eles pensavam isso? Já que tinham sido ensinados sobre o Dia do Senhor e a volta de Jesus e enfrentavam angústia,achavam que esse Dia já poderia ter chegado? Essa era uma das razões. Por outro lado,entrava gente na jovem igreja propagando falsas doutrinas.

Na segunda carta aos Tessalonicenses, Paulo escreve; "Irmãos,no que diz respeito à vinda do Senhor Jesus Cristo e à reunião com ele, nós vos exortamos a que não vos demovais da vossa mente, com facilidade,nem vos perturbeis, quer por espírito,quer por palavras,quer por epístolas,como se procedesse de nós, supondo tenha chegado o Dia do Senhor. Vemos que havia gente afirmando que o Dia do Senhor já estava se desenrolando em seus dias.Alguns chegavam a apresentar cartas falsas para sublinhar essa afirmação. Isso confundia os tessalonicenses,pois acreditavam que as cartas eram de Paulo.

Em I Tessalonicenses 4:13-18 ele responde à pergunta acerca do paradeiro dos crentes que já morreram. Essa resposta deveria servir e fortalecer de alento aos de Tessalonicenses; CONSOLAI-VOS,pois uns aos outros com estas palavras". Paulo faz uso - como já fazia Jesus da expressão "os que dormem " ao falar dos falecidos em Cristo.Eles Não Estão mortos da forma que o mundo entende a morte,mas encontram-se adormecidos.Como podemos entender esse sono?

Em Atos 7 relata sobre o apedrejamento de estevão : "E apedrejaram Estevão,que invocava e dizia: Senhor Jesus,recebe meu espírito! Então,ajoelhando-se,clamou em alta voz: Senhor,não lhes imputem este pecado! Com estas palavras adormeceu "Atos 7:59-60. Mais uma vez vemos o uso da palavra "adormecer. mas o próprio Estêvão diz: "recebe o meu espírito !"No momento em que o crente morre,está na presença de Deus. O que Jesus prometeu ao malfeitor crucificado a Seu lado? "Em verdade te digo hoje estarás comigo no paraíso" Lucas 23;43. O espírito passa imediatamente à presença de Deus. O Corpo NÃO, pois está morto, é pó e ao pó retornará. A ressurreição do corpo ocorre mais tarde. Quando o crente morre,seu corpo adormece,seu corpo,mas não sua Alma.

A ESPERANÇA DOS CRENTES.

...."Se cremos que Jesus morreu e ressuscitou,assim também Deus, mediante Jesus, Trará, em Sua Companhia ,os que Dormem"Tessalonicenses 4;14. Você crê que Jesus morreu em seu lugar? leia Filipenses 2:7-8. Muitas vezes a ênfase é colocada nos sofrimentos físicos de Jesus. De fato,o que Jesus sofreu em seu corpo foi terrível. Mas quando foi pregado na cruz,seu sofrimento ia muito além do mero sofrimento físico. Na cruz Ele clamou "em alta voz" "Eli,Eli,Lama Sabactâni" O que quer dizer: Deus meu ,Deus meu,por que me desamparaste"Mateus 27:46. Ele estava no lugar mais solitário do mundo. Nesse momento,Jesus tomou nossos pecados sobre si,de forma que o PAI não podia mais ter comunhão com seu filho.E nesse momento Jesus pagou o que nós merecíamos.

Paulo continua escrevendo em Ts 4:14 que "Jesus Morreu e Ressuscitou" O Sepulcro está vazio.Sem o levantar dos mortos, Jesus teria sido apenas um grande profeta ou um bom homem,que dava bons exemplos para muita gente,mas, seria descartado como salvador. Ele morreu por toda a humanidade, é preciso crer Nele,em sua obra de remidor,resgatador. " ...Sabendo que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus também nos ressuscitará com Jesus e nos apresentara convosco" ... 2 Corintios 4:14.
Temos essa segurança ; já que Jesus foi ressuscitado por Deus, o Pai,temos a prova e a garantia de que tudo esta pago. Sua ressurreição é a prova de nossa salvação - e de nossa  própria ressurreição.

Infelizmente,para muitos " Cristãos" a ressurreição de Cristo é vista como lenda,não é vista como um fato histórico,real. Paulo escreve: " Mas, de fato,Cristo ressuscitou dentre os mortos.sendo Ele as primícias dos que dormem.Visto que a morte veio por um homem,também  por um homem veio a Ressurreição DOS MORTOS" I corintios 15:20-21. Paulo acrescenta seu testemunho para reforçar a importância da ressurreição: " Se,como homem,lutei em Éfeso com feras,que me aproveita isso? Se os Mortos não Ressuscitam ,comamos e bebamos,que amanhã morreremos" I corintios 15:32.Se Cristo não ressurgiu dentre os mortos a nossa FÉ e VÃ.

A partir de I Tessalonicenses 4;15, Paulo passa a tratar do ARREBATAMENTO da IGREJA." Vos declaramos,por Palavra do Senhor..."Ele sublinha de forma enfática que o que dirá a seguir será Palavra do Senhor. Em 1 Corintios 15;51 ele diz que o Arrebatamento é um Mistério,não sabemos quando ele se dará. É e continuará sendo um mistério até acontecer.

..."Ora,ainda vos declaramos,por Palavra do Senhor,isto: Nós,os Vivos ,os que ficarmos até a vinda do Senhor,de modo algum precederemos os que dormem" I Tessalonicenses 4;15. Prestemos atenção especial as palavras " NÓS ,os vivos,os que ficarmos...Ele não sabia quando se daria o Arrebatamento,mas esperava por ele.Paulo estabeleceu uma regra geral: JESUS VOLTARÁ! E todos nós os vivos,devemos estar preparados.Paulo inclui a si mesmo na regra.

Todos nós esperamos que Jesus virá em nosso tempo de vida,o quanto antes melhor! Mas Deus tem a sua hora .não haverá diferença se morrermos hoje e o Senhor voltar apenas daqui a três anos. Para aqueles que vivem e para aqueles que faleceram tudo sera igual na ressurreição.

...."Porquanto o Senhor mesmo dada a sua Palavra de ordem,ouvida a voz do Arcanjo,e ressoada a trombeta de Deus,descera dos céus,e os mortos em CRISTO ressuscitarão primeiro "I...Tessalonicenses 4:16.

Somente Deus sabe quando ocorrerá o Arrebatamento.Ele mesmo dará a ordem.E então soará a voz do arcanjo. A Bíblia menciona  um arcanjo,MIGUEL.Gabriel também é um anjo importante,mas não é chamado de arcanjo. Em I corintios 15:52 essa mesma trombeta é chamada de Última trombeta.Existem diversas teorias acerca do que seria essa trombeta. Primeiramente constatamos que é uma "trombeta de Deus".É uma trombeta especial. É e a última trombeta.

A última trombeta do Apocalipse é uma trombeta de juízo .I Tessalonicenses e 1 corintios dizem respeito a igreja e não a época de juízo que virá sobre a terra. Podemos entender a última trombeta em paralelo com Êxodo 19.Ali o povo de Israel estava diante do Monte Sinai. Os israelitas não podiam tocar o monte ,que era santo pela presença de Deus." ...Ao amanhecer do terceiro dia,houve trovoes,e relâmpagos e uma espessa nuvem sobre o monte, e mui forte clangor de trombeta,de maneira que todo o povo que estava no arraial se estremeceu. E Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro de Deus; e puseram-se ao pé do monte.Todo o Monte Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo; a sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia grandemente. E o clangor da Trombeta ia aumentando cada vez mais ;Moisés falava,e Deus lhe respondia no Trovão" Ex.19:16-19. Essas trombetas conclamavam o povo de Israel a virem a Deus.A última trombeta talvez seja isso; Deus chamando seu povo.

SOBRE TEMPOS E ÉPOCAS.

"....Irmãos ,relativamente aos tempos e as épocas,não ha necessidade de que eu vos escreva" 1 Tessalonicenses 5:11.Por que isso não era necessário? Primeiramente porque os Tessalonicenses já estavam prevenidos; " pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o Dia do Senhor vem como ladrão de noite. Já fui roubado em minha casa. Pensei, o jeito é eu vigiar,esperar por esse ladrão. Geralmente eles assaltam pela manhã,de madrugada. Mas quem disse que eu perseverei na vigilância? Relaxei,baixei a guarda. Eu creio que o estar vigilantes,é estar com nosso coração crente no Senhor ,conhecedor das suas profecias,suas promessas,ter a convicção ,a certeza da salvação,declarando,testemunhando em tempo e fora de tempo a qualquer pessoa que nos pergunte a razão de  nossa fé. É exalar o perfume de Cristo,com nossas atitudes, e sermos firmes em nossa fé,e em quem cremos. Lembre-se: Não somos mais deste mundo,nossa pátria é outra.Vivemos neste presente sistema "MUNDO" mas não somos dele,João 17. Palavras de Jesus.

Muitos já se perguntaram sobre a cerca dos tempos e épocas. A questão não é nova...." Então os que estavam reunidos lhe perguntaram; Senhor,será este o tempo em que restaures o reino a Israel? Jesus lhes respondeu: " não vos compete conhecer os tempos ou épocas que o Pai reservou para sua "exclusiva autoridade"Atos 1:6-7. Conhecer tempos e épocas não é assunto nosso.Uma coisa é bem certa ninguém sabe o dia nem a hora.

Muitas seitas já surgiram baseadas em especulações  acerca das coisas futuras. Por exemplo,a volta de Jesus foi anunciada para um dia de marco de 1844.Muitos se prepararam.quanto mais a data se  aproximava,mais gente vendia ou doava seus bens - O Senhor viria com certeza,pensavam eles.Mas o Senhor não veio.Ai foi preciso fabricar rapidamente uma solução para o impasse .A data foi transferida para 22 outubro 1844.Mas nem nessa segunda vez Jesus Cristo voltou, e muitos cristãos perderam sua fé.Isso deu origem a mais outras seitas cristas,como os adventistas. Eles explicaram que Jesus não teria vindo porque o sábado não estava sendo celebrado. Outra ideia foi que o Senhor veio apenas em espirito. Imagine por um momento que eu poderia afirmar com certeza quando o Senhor virá. Imagine se eu pudesse fixar a data certa e ainda comprovar o que digo.O que você faria com essa informação? Provavelmente mudaria completamente sua vida.Deixaria de fazer muitas coisas que pratica,Pararia de gastar seu tempo em coisas inúteis...vãs,vulgaridade.

DAQUI  A UM ANO.

Se de fato soubéssemos que o Senhor vira,por exemplo,daqui a um ano,tentaríamos resolver todas as desavenças que existem entre nós. Evangelizaríamos rapidamente nossos amigos,parentes,vizinhos etc. Pois Jesus virá,tanto faz o que eles vão pensar de nós. Se temos em mente que o senhor virá podemos direcionar nossas vidas somente para esse evento, e muitas coisas mudariam em nosso modo de vida. Bens materiais,carros,casa na praia,contas em bancos,ganhar,ganhar,ter mais possuir mais,estas coisas seriam supérfluas,perderiam todo o valor da posse. Nossos sonhos e planos de carreiras,construir uma casa,viajar etc. Não teríamos e nem faríamos planos para um futuro,a longo prazo, poupança,títulos de capitalização. Nossos olhos voltariam para o alto,para Ele,aguardando e ansiando pela sua vinda,pelo nosso Senhor Jesus,e lhe diríamos; Senhor, eis-me aqui, faça o que quiser da minha vida,ajuda-me a gerar frutos,galardões riquezas verdadeiras,guardadas nos céus. Olha, devemos fazer planos sim,faz parte desta vida,termos projetos é bom. Mas o realizá-los?É bom colocar o Senhor a par de todos eles.

COLOCANDO NOSSAS VIDA EM ORDEM,COMO SE ELE VIESSE HOJE.

Ele pode vir logo,hoje ou amanhã. Toda nossa vida deveria estar voltada para esse grande acontecimento: O Senhor virá! Providenciemos para que não seja tarde demais para muitas coisas que ainda devemos fazer ou deixar de lado. Uma coisa é certa: Não sabemos o dia e a hora.Mas a Bíblia nos fornece a grande moldura onde se encaixa esse grandioso evento: o palco está sendo preparado diante dos nossos olhos.A vinda de Jesus está hoje mais próxima do que nunca. Tive a alguns anos atrás uma visão,ou um sonho,a gente nunca sabe o que é,sonho ou visão. Mas,depois de deslumbrar um entardecer maravilhoso,meu foco voltou-se para um grande aro,um círculo no ar.Observando aquele aro,quando de repente neste círculo apareceu a Lua, imediatamente o Sol, que encobriu a lua,tomando todo aquele aro. Quem é a lua,quem ela representa? Pensei em Israel,mas também pensei na Igreja. O sol é o SOL DA JUSTIÇA, Jesus Cristo,já glorificado nos céus. Ele pôs-se a frente da lua. Podemos pensar na sua vinda,como também podemos pensar que é Ele quem deve ser exaltado acima de toda instituição ou liderança humana.

Pedro testifica: "Temos assim, tanto mais confirmada a palavra profética,e  fazeis bem em atendê-la,como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso,até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração..."2 Pedro 1:19...

Fazemos bem em atentar à palavra profética.Precisamos reconhecer o tempo em que vivemos,discernir. A profecia bíblica se cumpre diante de nossos olhos.E é justamente esse cumprimento que deveria nos acordar,sair do torpor.O povo de Israel está voltando para sua terra,um povo que esteve ausente de sua pátria por dois mil anos.Deus retoma Seu plano com Israel.Isso significa que seu plano com a Igreja em breve estará encerrado. Rico ou pobre,saudável ou doente, tenha um bom testemunho diante dos homens.Mantenha somente Jesus diante dos olhos do seu coração,pois Ele certamente virá,não tardará,virá em breve...."Eis que cedo venho... SHALOM








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS MORADIAS NOS TEMPOS DE JESUS.

O   judeu do primeiro século tinha e levava uma vida tranqüila,como muito aconchego familiar. O pão era assado em fornos de barros. Os tios tocavam seus instrumentos na área da casa. À noite, as casas eram iluminadas pela luz das lamparinas de azeite. A vida familiar era caracterizada por muita afetividade e carinho e regida por tradições sólidas. AS CASAS. Eram de formas e tamanhos variados, pois, havia diferença entre classe rica e pobre. Sua estrutura na sua maioria eram simples e pequenas. Os israelitas tinham a sua maior parte de suas atividades ao ar livre, então, a casa para eles era apenas um abrigo, um local para se fazer as refeições e para dormir.   Nos tempos de Jesus, as casas eram comuns, constituídas de apenas um cômodo, com pouquíssimo mobiliário, com quase nenhum adorno. Seus tamanhos, mais ou menos 3,5 mt2, tinham 2 a 3 janelas , e o assoalho era de terra batida. Possuíam uma escada externa que dava acesso a um terraço, que era plano, não havia telhados. Grande p

O JUGO DOS RABINOS.

INTRODUCAO: O SENHOR JESUS, não poucas vezes entrou em sérias confrontações com os Fariseus da sua época. Certo é que, os debates eram freqüentes, relacionado a diversas situações, das mais diversificadas, sobre a TORÁ, sobre as tradições dos Pais, sobre os 613 mandamentos, dos quais os Escribas e fariseus, mestres, e mais uma leva de religiosos eram conhecedores. Não somente conhecedores destes, mas criaram em cima destes mais uns quatrocentos. É interessante notar que, cada Rabino mantinha seus seguidores, discípulos, que os seguiam fielmente em todo o ensino.                 Vamos agora entender um pouco mais sobre os tais JUGOS, para que nós entendendo, não caiamos em qualquer laço, ou ensinos que nos tragam peso, pois JESUS nos disse: ‘ O meu JUGO é SUAVE e o meu FARDO é LEVE’.   Vamos começar:                 JESUS   diz , que há Rabinos e Rabinos. O que distingue os Rabinos é a experiência do REINO DE DEUS. Os Rabinos que são instruídos no Reino de Deus têm em casa um tesou

O ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O JUDAÍSMO MESSIÂNICO

INTRODUÇÃO: Ninguém pode com certeza definir o Espírito Santo. Durante muitos séculos discutiu-se sobre este Ser Divino. Debates acalorados perduraram por muito, muito tempo,seguindo dai diversos estudos e doutrinas da mais variadas, para todos os gostos. Mas na visão cristã crê-se em uma trindade entre Deus o Pai,O Filho e o Espírito Santo,três mas um só Deus ,com características de ações diferentes entre Eles. Gostaria de expressar a visão judaica messiânica ,isto é crentes judeus no Messias Yeshua ,Jesus,sobre quem é o Espírito Santo. RÚACH...tradução no hebraico : Vento - Presença - Essência - Sopro - Fôlego. Primeira ocorrência : Gênesis 1;2..."Havia trevas sobre a face do abismo,e o Rúach de Elohin pairava sobre a face do abismo, e o Rúach de Elohin pairava sobre a face das águas..." Na verdade,era a Glória e a presença Divina que estavam "visitando"o caótico estado que a terra se encontrava. Outro exemplo em Gênesis 8:1..." E lembrou-se Deus de N