Pular para o conteúdo principal

A PLENITUDE DOS GENTIOS

A PLENITUDE DOS GENTIOS.

O livro de Romanos é especial. É preciso lê-lo várias e várias vezes,e sempre  acharemos pedras preciosas em cada versículo. Somente Paulo, é que poderia expressar tamanha sabedoria e revelação. Fomos justificados, e não há mais nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus.

Sabemos: De nossa filiação,que agora somos herdeiros de Deus, e que podemos chamá-lo de Pai Celestial, que temos hoje a marca do Espírito, e que fomos selados para nossa redenção,que já não estamos mais debaixo da Lei mas da Graça.Também ensina-nos das aflições deste tempo presente,que não são nada ,se comparada com a glória que teremos um dia. Entendemos o porque a criação geme e suporta angústias, e que nós mais ainda, por termos as Primícias do Espírito,o qual ansiamos por um dia,finalmente, termos nossa adoção completa como filhos, e provarmos a redenção do nosso corpo.

Mas, existe neste livro,exatamente no capítulo 11,algo que a maioria das Igrejas passam batido e sequer dão a devida atenção. É mais ou menos como Hebreus capítulo 12, que fala da correção dos filhos pelo Pai, ninguém, principalmente das teologias do triunfalismo ou da prosperidade,ou amilenistas e pós-milenistas gostam de pregar,aliás sequer pregam,pois vai contrário a textos de..."tudo posso naquele que me fortalece.."ou "maior é o que está em nós".. sou mais que vencedor ...não está errado..mas,sejamos moderados em tudo,vamos analisar e meditar no texto e no contexto.

Mas, Romanos 11,foi para mim algo revelador, e que trouxe-me grande alegria. Este capítulo 11, dos versículos 1 ao 32. Paulo faz um relato sobre o povo israelita. A grande maioria das pessoas, não entendem muito bem este capítulo 11,não estão de coração aberto para esta revelação, não dedicam tempo,paixão,são superficiais,preferem aceitar a pregação muitas vezes destituídas da verdade,Cercam-se de mestres ao invés do Espírito Santo. Mas tudo é revelado pelo Senhor.

Paulo faz a abertura desta carta, com uma pergunta : Terá Deus porventura rejeitado o seu povo? e responde: De modo nenhum! Ele na sequência vai expressando quem ele é:um judeu,Sou israelita,da descendência de Abrãao, da tribo de Benjamim.
Após ele apresentar-se, ele diz: DEUS NÃO REJEITOU O SEU POVO.

Ignorar, ou pensar que Deus esqueceu-se de ISRAEL é algo inimaginável. Deus tem um chamado irrevogável para com este povo, promessas nas alianças desde Abrãao,Isaque e Jacó. Tudo bem,você pode dizer; mas é um povo difícil,de dura cerviz,foi idólatra,rebelde etc. Mas nós queiramos ou não,eles serão os sacerdotes do Altíssimo um dia na terra, irão cumprir o seu chamado finalmente para serem uma benção,é só você estudar Isaías,e os demais profetas, gosto muito de Zacarias, ele faz um fechamento glorioso para Israel e do reino messiânico.

Paulo segue.Vai iniciar uma defesa de Israel. Ele relata que sempre haverá um remanescente fiel que não se dobram a outros deuses ,que são  eleitos. Realmente,sabemos que após a grande tribulação,pouquíssimos judeus serão salvos os quais entrarão no Milênio e, reinarão com Cristo.São os remanescentes judeus.Deus sempre manteve um povo fiel na nação judaica,Elias que o diga. Ao lermos Zacarias 13:8,dois terços dos israelitas serão eliminados,restando uma parcela que será purificada. Aliás,Jesus nos diz que se aqueles dias não fossem abreviados,poucos se salvariam,não vai ser fácil.

Agora vem uma longa explanação sobre a cegueira de Israel. A transgressão e queda deles,veio a salvação aos gentios,aqui está a graça de Deus. Deus ,encerrou todos na desobediência,não há um único justo sequer,somente em Cristo nos tornamos justos,pela cruz,por meio de seu Sangue.Dívida quitada, resgatados pelo nosso resgatador Jesus Cristo.

Pela transgressão de Israel,veio a salvação, eles tropeçaram,essa queda redundou em riqueza para o mundo,e o seu abatimento em riqueza para os gentios,eu e você. Paulo nos diz que ao serem rejeitados,essa rejeição trouxe reconciliação ao mundo. Essa rejeição não é final.

Agora,Paulo nos alerta,nós gentios a não nos gloriarmos contra os ramos naturais, os quais foram quebrados,para que nós fossemos enxertados na boa oliveira.Israel foi incrédulo quando da vinda do messias,eles não o receberam,não aceitaram um simples carpinteiro,montado num jumentinho,filho de jumenta.A questão é que o próprio Senhor os cegou na escolha. primeiro eles disseram que só tinham a César com rei,depois escolheram Barrabás,duas escolha erradas,e deu no que deu.Mas o Senhor estava com a profecia de Isaías na mente...Isaías 42.

A questão envolve a fé,nós éramos zambujeiros da pior espécie, e contra a natureza o Senhor nos enxertou  na boa oliveira, ele fez tudo,nos deu Jesus,nos deu seu Espírito e a fé. Há um alerta que Paulo faz; Não seja soberbo,mas tema,pois Deus é poderoso para enxertá-los novamente,e tirar você gentio,Deus é Deus,Ele tudo pode. Melhor obedecer.Tome cuidado com o que você fala contra o Povo que se chama pelo Seu Nome..o Nome de Deus...A MENINA DOS OLHOS DELE.

A bem da verdade é que muitos israelitas ou judeus estão convertendo-se a Jesus.são chamados de Judeus Messiânicos,a oliveira está sendo novamente cheia de ramos naturais. São salvos através de sonhos,de pregações,ou por um pequeno folheto,ou na calada da noite folheando a novo testamento,não importa como...o vento está soprando,para onde quer ,você não sabe de onde vem,nem para onde vai.. .e eles são tocados pelo ESPÍRITO DE DEUS,se você não foi ainda tocado pelo Espírito, e não tem Jesus como Salvador e Senhor,lhe sugiro dobrar seu joelho e pedir por está experiência ,do Novo Nascimento.

No versículo 25,Paulo fala de Mistério,que já não era mais um mistério para ele.Ele diz: que o endurecimento veio em parte a Israel,ATÉ QUE....haja entrado a Plenitude dos Gentios,e assim todo o Israel será salvo. Paulo nos diz, olha,eles são zelosos de Deus,eleitos e amados por causa dos patriarcas,porque OS DONS E A VOCAÇÃO DE DEUS SÃO IRREVOGÁVEIS, mas no momento estão cegados. Israel repete a história. Ora havia tempos que obedecia o Senhor e o servia, então o Eterno derramava ricas bençãos,ora havia tempos que não,vinham maldições. O cenário atual entre o povo israelita não é diferente, a grande maioria está longe do Deus de Israel,as gerações que vieram esqueceram-se do Senhor. Mas virá um dia que:... eles olharam para aquele que o traspassaram,e irão chorar como se chora por um unigênito,e chorarão como se chora amargamente por um primogênito..ZACARIAS 12:10..vão receber o messias que eles recusaram na primeira vinda.Está escrito.

Existe uma questão aqui. Deus os cega parcialmente,eles tem zelo de Deus,mas não tem revelação de Jesus. Porque? A cruz foi um escândalo grande demais para eles,inaceitável. Há 20 anos ou mais este capítulo, lendo-o a partir do capítulo 10,foi uma grata revelação para mim. Porque eu agora era enxertado nesta OLIVEIRA,Deus enxertou-me. Se você entender Romanos capítulo. 10 e 11,você vai entender dois mil anos da graça de Deus sendo derramada sobre TODOS OS POVOS. Vai entender o por que Israel resiste em crer em Jesus, é a GRAÇA,SIMPLESMENTE GRAÇA PARA VOCÊ.

Isaías 42,fala a meu respeito,um gentio alcançado pela boa nova,eu faço parte desta PLENITUDE também....o Senhor fala;.... Te farei(JESUS) mediador da nova aliança e LUZ PARA OS GENTIOS.Está lá,sou eu, o gentio, um dos alcançados pelo evangelho
Alguns dizem que esta plenitude já aconteceu quando Israel tomou posse do Monte do Templo,e as demais conquistas nas guerras de Israel,mas não creio,pois Israel ainda não tem domínio total. Penso que num determinado tempo que só o Senhor sabe,encerra-se o período da graça e somos arrebatados a encontrar Cristo,o noivo,para as bodas do cordeiro nos céus. Está escrito,quando vai ser: NÃO SEI.

Igreja é a noiva de Jesus Cristo. Israel é do Senhor.Neste momento judeus e gentios estão completando o Corpo de Cristo,vamos entender dois mil anos,ou dois dias em que Jesus esteve entre os Samaritanos,vivemos neste espaço de tempo profético. Ele não tardará.

Sempre digo que; existem na terra : Três entidades, Israel,as Nações e a Igreja. A igreja nunca esteve na agenda dos Israelitas,mas ela é real,nasceu no coração do Pai. Israel será uma benção para o mundo.Mas, para completar esta obra com Israel, o Senhor precisará remover um dos três, qual será? A IGREJA,e assim o Senhor se voltará para os dois restantes,cuidará do seu povo escolhido completando sua obra e julgará as nações.Há várias e várias promessas de restauração do povo israelita na sua terra . Estude os profetas desde Isaías,e você se surpreenderá.

Que o Eterno,nosso Pai nos conceda cada dia mais que possamos negar-nos a nós mesmos e tomarmos a nossa cruz e que Cristo seja primeiro em nosso coração. Morte ao EU.!1!!!1
que não viva eu mas que Cristo viva em mim....PAZ DO SENHOR A TODOS.

Comentários

  1. Excelente explanação!!! Que o Senhor continue te abençoando e te enriquecendo com sabedoria através do seu Santo Espírito. Graça & Paz!!!

    ResponderExcluir
  2. Deus continue o abençoado!!!
    Grande aprendizado!

    ResponderExcluir
  3. Que sejamos intercessores de Israel. Porque, se por sua queda resultou salvação para nós,imagina quando ele fir enxertados!!! Romanos capítulos 9, 10, 11 e Zacarias capítulos 12, 13 e 14.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AS MORADIAS NOS TEMPOS DE JESUS.

O   judeu do primeiro século tinha e levava uma vida tranqüila,como muito aconchego familiar. O pão era assado em fornos de barros. Os tios tocavam seus instrumentos na área da casa. À noite, as casas eram iluminadas pela luz das lamparinas de azeite. A vida familiar era caracterizada por muita afetividade e carinho e regida por tradições sólidas. AS CASAS. Eram de formas e tamanhos variados, pois, havia diferença entre classe rica e pobre. Sua estrutura na sua maioria eram simples e pequenas. Os israelitas tinham a sua maior parte de suas atividades ao ar livre, então, a casa para eles era apenas um abrigo, um local para se fazer as refeições e para dormir.   Nos tempos de Jesus, as casas eram comuns, constituídas de apenas um cômodo, com pouquíssimo mobiliário, com quase nenhum adorno. Seus tamanhos, mais ou menos 3,5 mt2, tinham 2 a 3 janelas , e o assoalho era de terra batida. Possuíam uma escada externa que dava acesso a um terraço, que era plano, não havia telhados. Grande p

O JUGO DOS RABINOS.

INTRODUCAO: O SENHOR JESUS, não poucas vezes entrou em sérias confrontações com os Fariseus da sua época. Certo é que, os debates eram freqüentes, relacionado a diversas situações, das mais diversificadas, sobre a TORÁ, sobre as tradições dos Pais, sobre os 613 mandamentos, dos quais os Escribas e fariseus, mestres, e mais uma leva de religiosos eram conhecedores. Não somente conhecedores destes, mas criaram em cima destes mais uns quatrocentos. É interessante notar que, cada Rabino mantinha seus seguidores, discípulos, que os seguiam fielmente em todo o ensino.                 Vamos agora entender um pouco mais sobre os tais JUGOS, para que nós entendendo, não caiamos em qualquer laço, ou ensinos que nos tragam peso, pois JESUS nos disse: ‘ O meu JUGO é SUAVE e o meu FARDO é LEVE’.   Vamos começar:                 JESUS   diz , que há Rabinos e Rabinos. O que distingue os Rabinos é a experiência do REINO DE DEUS. Os Rabinos que são instruídos no Reino de Deus têm em casa um tesou

O ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O JUDAÍSMO MESSIÂNICO

INTRODUÇÃO: Ninguém pode com certeza definir o Espírito Santo. Durante muitos séculos discutiu-se sobre este Ser Divino. Debates acalorados perduraram por muito, muito tempo,seguindo dai diversos estudos e doutrinas da mais variadas, para todos os gostos. Mas na visão cristã crê-se em uma trindade entre Deus o Pai,O Filho e o Espírito Santo,três mas um só Deus ,com características de ações diferentes entre Eles. Gostaria de expressar a visão judaica messiânica ,isto é crentes judeus no Messias Yeshua ,Jesus,sobre quem é o Espírito Santo. RÚACH...tradução no hebraico : Vento - Presença - Essência - Sopro - Fôlego. Primeira ocorrência : Gênesis 1;2..."Havia trevas sobre a face do abismo,e o Rúach de Elohin pairava sobre a face do abismo, e o Rúach de Elohin pairava sobre a face das águas..." Na verdade,era a Glória e a presença Divina que estavam "visitando"o caótico estado que a terra se encontrava. Outro exemplo em Gênesis 8:1..." E lembrou-se Deus de N