Pular para o conteúdo principal

A LINHAGEM MESSIÂNICA NO ANTIGO TESTAMENTO

A LINHAGEM MESSIÂNICA NO ANTIGO TESTAMENTO.


Como é bom ler as mais diversas profecias acerca do Messias Jesus. O ANTIGO TESTAMENTO, foi escrito para criar a expectativa da vinda de Cristo e prepara-lhe o caminho. É a história da nação judaica ;refere-se a fatos e conjunturas dos tempos desta nação. A antiga Aliança não é plena,não se completa, sem os escritos da Nova Aliança, e vice e versa.Mas, através de toda essa história palpita uma expectação e previsão da vinda de um personagem majestoso que governará o mundo vindouro, e operará nele grande e maravilhosa obra de grande transformação.


Esse personagem,muito antes de chegar,veio a ser conhecido por Messias.As predições e vislumbres de Sua vinda constituem a linhagem messiânica da Antiga Aliança ou Testamento. São o fio de ouro que passa por essas páginas,ligando-as,de modo que os muitos e diferentes livros se juntam e formam uma admirável unidade.


Começando com as indicações,vagas,logo surgem predições definidas e específicas que, a medida que a história avança em passos ,mais específicas,mais definidas e mais abundantes se tornam. E ao multiplicarem-se as predições definidas,também vão aumentando de número os símbolos que as acompanham,os quadros,tipos e referências indiretas.De sorte que, quando chegamos ao fim do Antigo Testamento,toda a história de Cristo já está traçada,prefigurada,em palavras e em  quadros que,tomados no seu conjunto,não é possível que se refiram a ninguém mais na história,senão ao Desejado Messias.


De par com as predições e tipos mais patentes,pode haver muitas alusões que à superfície não sejam palpáveis de pronto,até que os eventos as revelam. Contudo julgo melhor não exceder nesta questão de tipos, a não ser que sejam explicados na Escritura,ou que sejam tão patentes que não se prestem a equívocos. Meu propósito agora é oferecer,seguindo a ordem bíblica,breve esboço das passagens que mais claramente apontam para a vinda de Cristo,o Messias Judeu.


GÊNESIS 3:15...A descendência da mulher: Esta primeira declaração,de que a "a descendência da mulher"esmagaria "a cabeça da serpente ",parece dizer que Deus.a despeito do pecado do homem,está determinado a levar este homem de sua criação a um Fim bem Sucedido. Como pela mulher o homem caiu, através da mulher será redimido,Parece dar a entender,de maneira obscura,a concepção virginal do redentor.Pois só houve um descendente de Eva que nasceu de mulher sem ser Gerado por Homem.


GÊNESIS 4:4-7....A oferta de Abel: Tudo parece tratar-se da instituição dos sacrifícios de sangue ,já aí no começo da história ,como condição de Deus aceitar o homem;é a primeira ideia,numa fileira de muitos quadros e predições,da morte expiatória de Cristo pelo pecado humano.Sem derramamento de sangue não há perdão de pecados,apontando para o perfeito sacrifício que um dia viria,num futuro bem distante.


GÊNESIS 12:3 -18:8 - 22:18. Deus chama Abraão para fundar uma nação -Israel....Por meio desta nação ,todos os povos serão abençoados.Temos aí uma declaração bem definida do propósito de DEUS, de estabelecer a nação judaica,de par com a predição de que, nessa nação,Ele faria alguma coisa que significaria benção para o mundo inteiro.Assim veio a ser chamada NAÇÃO MESSIÂNICA.


GÊNESIS 14:18-20 - Melquisedeque ...Rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo,a quem Abraão e,na sua pessoa toda a nação judaica que ele estava estabelecendo,pagaram dízimos.Foi foi uma espécie de prefiguração da Pessoa que, para ser trazida ao mundo ,o povo de Abraão estava sendo estabelecido...ver sobre Hebreus capítulo 7.


GÊNESIS 22:1-19. Abraão oferece Isaque: Como Melquisedeque foi uma primeira "sombra",na época de Abraão,da PESSOA que o povo do mesmo Abraão traria ao mundo.assim temos aqui uma "sombra" do acontecimento da vida da pessoa vindoura,pelo qual essa pessoa "abençoaria o mundo": A morte vicária de Cristo pelo pecado humano ,e sua Ressurreição. Aqui está a figura: Um pai oferece o filho;o filho morto( na mente de Abraão, gênesis 22:4), por Três dias; uma substituição, Gênesis 22:23; no Monte Moriá ,Gênesis 22:2,o mesmo onde Jesus foi crucificado,e o mesmo onde Abraão pagou dízimos a Melquisedeque Gênesis 14:8.


GÊNESIS 26:4 - 28:4. A repetição da promessa original feita a Abraão....Na sua descendência "todas as nações seriam abençoadas", a promessa é aqui repetida a Isaque e depois a Jacó;cinco vezes ao todo,três a Abraão, uma a Isaque e uma a Jacó.


GÊNESIS 49:10.  "Siló"  governará,e dando-se assim a entender que seria essa PESSOA que o povo de Abraão cumpriria sua missão divina de abençoar todas as nações. Essa pessoa é chamada SILÓ.Apareceria na tribo de Judá.Devia ser aquele de quem Melquisedeque foi "sombra". As vestes lavadas no sangue das uvas podem prenunciar a CRUCIFICAÇÃO.


ÊXODO 12. A instituição da Páscoa....Tornou-se a principal festa religiosa dos judeus. Morte dos Primogênitos do Egito. O sangue nas ombreiras das portas.É inequivocamente uma gigantesca prefiguração histórica da morte de Cristo. Livramento pela morte dos primogênitos.Segurança para os assinalados com o sangue do Cordeiro.A festa da Páscoa,assim chamada porque o anjo da morte "passou sobre" os marcados com o sangue;observada anualmente por 1.400 anos,em comemoração de se haverem livrado do Egito,sacrificando-se cordeiros pascais todos os anos, como haviam feito na primeira noite,até que por fim o Cordeiro de Deus expirou na CRUZ,à hora exata em que milhares de cordeiros pascais estavam sendo mortos em Jerusalém;trazendo ao seu povo libertação eterna do pecado ,como na antiguidade foram libertos do Egito. Mostra como a mente de Deus pensava na Vinda de Cristo já há muitos séculos antes.


LEVÍTICO 16. O dia da Expiação....Uma vez por ano.Dois bodes.Um sacrificado como oferta pelo pecado.O outro,sobre o qual o Sumo sacerdote confessava o pecado do povo,se chama Bode Expiatório,e era enviado ao deserto, "carregando"consigo os pecados.O bode emissário que levava os pecados do povo. Outra figura da morte expiatória de Cristo. Isto,como todo o sistema total dos sacrifícios Levíticos,que caracterizavam continuamente a vida do povo judaico,indicava a proeminência da morte expiatória de Cristo nos pensamentos proféticos da Bíblia.


NÚMEROS 21:6-9. A Serpente Abrasadora....Este incidente foi explicado por Jesus -João 3:14 - como prefiguração histórica do poder de Cristo para salvar do pecado.No deserto,as serpentes mordiam os israelitas,e muitos morriam.Moisés fez uma serpente de bronze;quem a olhava,pela fé, era salvo.


NÚMEROS 24:17-19. A Estrela....Outra profecia definida de uma Pessoa a levantar-se em Israel,que seria uma "ESTRELA",um "CETRO","Um que teria domínio",evidentemente significando a mesma pessoa "SILÓ"de Gênesis 49:10,que governaria "as nações".


DEUTERONÔMIO 18:15-19...Um profeta Semelhante a Moisés....Mais outra profecia definida de uma pessoa a levantar-se em Israel,um "profeta","semelhante a Moisés",por meio de quem Deus falaria à humanidade,evidentemente outra caracterização do "Siló" e da "Estrela"acima mencionados.Assim, nos primeiros cinco livros do A.T. existe profecia específica,cinco vezes repetido,de que a nação judaica estava sendo lançada ao mundo com o fim expresso de abençoar todas as outras; e também profecias,específicas que surgiria nessa nação uma PESSOA,chamada "Siló" ,"Estrela", "profeta" semelhante a Moisés"; e mais sugestões claras de que seria por essa pessoa que a nação cumpriria sua missão de abençoar o mundo. Outrossim,há várias alusões à natureza da obra dessa pessoa,caracterizando em especial sua morte sacrificial .De modo que bem cedo,1400 anos antes de Cristo vir,foram traçadas em linhas razoavelmente distintas algumas das principais características da sua vida e obra.


JOSUÉ...Este livro parece que não contém predição direta do Messias,embora se julgue que o próprio Josué,cem certo sentido, era tipo de Jesus.Os dois nomes são iguais,"Jesus" forma grega do hebraico "Josué".Como Josué conduziu os israelitas à Terra da Promessa,assim Jesus conduz os crentes ao céu.


RUTE...Rute foi bisavó de Davi;deu origem à família pela qual o Messias veio.O fato de ser ela MOABITA pode sugerir que Cristo foi enviado aos gentios.


1 SAMUEL 16...Davi....Davi ungido rei de Israel.Daqui por diante Davi é a figura central da história do A.T. O maior número de profecias messiânicas e as mais específicas giram em trono de seu nome.


1 SAMUEL 7:16...Promete-se a Davi um trono Eterno. Promessa que é repetida muitas vezes através do resto do A.T.  como pormenores cada vez mais abundantes e explicações específicas de que terá seu cumprimento final em um rei a levantar-se na sua família,o qual pessoalmente viverá para sempre e estabelecerá um reino que durará eternamente. Esse "Rei eterno"muito evidentemente é a mesma pessoa antes chamada de "Siló","Estrela " e "profeta semelhante a Moisés".


1 REIS 2;4 -8;25 -9;5. Repete-se a Salomão a promessa de um trono eterno.


2 REIS. É a história da queda do reino de Davi, o que aparentemente reduz a 

nada a promessa de Deus,feita à sua família,de um trono eterno. Mas, no período coberto por este livro,muitos profetas se levantaram bradando que a promessa seria cumprida.

1 CRÔNICAS 8-10. Outra vez se repete a Salomão a promessa de um trono eterno.


2 CRÔNICAS 6:16 - 7:17-18. Outra vez ora Salomão para que a promessa se cumpra;Deus reitera a promessa


ESDRAS,NEEMIAS,ESTER. contam a história da volta da nação judaica,que caíra e se dispersara.Não contem predições messiânicas diretas.Contudo o restabelecimento da nação em sua terra foi um necessário antecedente da vinda do messias.


JÓ. Discussão do problema do sofrimento,sem muita relação direta,tanto quanto podemos ver, como a missão messiânica da nação judaica,a não ser o 

êxtase da fé exultante de Jó.: "Eu sei que o meu redentor vive,e por fim se levantará sobre a terra"..Jó 19:25.

SALMOS.  Chegamos a um livro cheio,transbordante de prefigurações messiânicas,escrito por Davi pessoalmente na sua maior parte mil anos antes de Cristo vir. Algumas dessas prefigurações podem-se aplicar ao próprio Davi pessoalmente ,num sentido limitado e secundário;porém muitas não se aplicam a ninguém mais da História,fora de Cristo.


SALMO 2. O Ungido do Senhor. "O Ungido do SENHOR,versículo 2..."Constitui o meu Rei sobre o meu santo monte Sião", versículo 6 ..."Tu és meu filho", versículo 7 ..."Te darei as nações por herança", versículo 8..."Beijai o filho", versículo 12..."Bem aventurados todos os que nele se refugiam..."Claramente descreve o Rei Eterno que surgiria na família de Davi. Há uma declaração muito positiva quanto à sua divindade,seu reinado universal,e a bem-aventurança daqueles que Nele confiam.


SALMO 16:10 .Sua ressurreição, "Não permitirá que o teu Santo veja corrupção". Isto é citado em Atos 2:27-31,como sendo um referência à ressurreição de Cristo.Já tinha havido muitas alusões indiretas à morte do Messias que haveria de vir;mas aqui temos um profecia bem nítida da sua VITÓRIA sobre a morte.E da Sua vida para toda a eternidade.

SALMO 22. Um quadro profético da Crucificação...."Deus meu,por que me desamparaste;" Até suas palavras ao morrer foram preditas...Mateus 27:46. "Todos os que me vêem zombam de mim...Confiou no Senhor!livre-o ele".Prevista a zombaria dos seus inimigos ,citando de antemão suas palavras exatas Mateus 27;43.
"transpassaram as mãos e os pés" , isto indica que a maneira da Sua morte seria a CRUCIFICAÇÃO -João 20:20-25. "Repartem entre si as minhas vestes,e sobre a minha túnica deitam sortes", Até este pormenor é profetizado Mateus 27;35. Ao que poderia se referir tudo isto,senão a Crucificação de Jesus? Mas foi escrito mil anos antes de acontecer.

SALMO 41:9. Traído por um amigo..."Até mesmo o meu amigo íntimo,em quem eu confiava,que comia do meu pão,levantou contra mim o calcanhar ".Aparentemente,Davi faz alusão aos seu próprio amigo,Aitofel, 2 Samuel 15:12. Mas Jesus citou o caso como sendo um quadro profético da Sua própria traição, sofrida às mãos de Judas ..João 13:18-27.

SALMO 45. O Reinado do Ungido de Deus..."O teu Deus te ungiu com óleo de alegria como a nenhum de seus companheiros".versículo 7..."O teu trono,ó Deus,é para todo o sempre", versículo 6..."Nessa majestade cavalga prosperamente", versículo 4...versículo"De geração a geração...os povos te louvarão para todo o sempre, versículo 17. Descreve-se aqui o reinado glorioso de um rei que tem o nome de Deus,assentado num trono eterno. Só pode ser o rei Eterno a surgir na família de Davi. Canto nupcial de Cristo e Sua Noiva, a Igreja.

SALMO 69;21. Fel e Vinagre. "Por alimento me deram fel,e na minha sede me deram a beber vinagre. Mais um incidente no quadro profético dos sofrimentos do Messias vindouro Mateus 27;34-38.

SALMO 72. Seu reinado Glorioso..."Floresça em seus dias o justo", versículo 7..."Domine ele de mar a mar,e desde o rio até aos confins da terra", versículo 8..."Todos os reis se prostrem perante ele;todas as nações o sirvam",versículo 11..."Bendito para sempre o seu glorioso nome ,e da sua glória se encha toda a terra versículo 19. Este salmo parece, parcialmente,ter sido uma descrição do reinado de Salomão .Mas algumas de suas declarações ,e seu teor geral,com certeza se referem  a ALGUÉM  maior que Salomão.

SALMO 78:2. Falará em Parábolas...."Abrirei meus la'bios em parábolas ". mais um detalhe da vida do Messias: Seu método de ensinar por parábolas.Citado em Mateus 13:34-35, como sendo o cumprimento desta profecia.

SALMO 89. A eternidade do Trono de Davi..."Fiz aliança com o meu escolhido,e jurei a Davi meu servo." versículo 3, "Firmarei o teu trono de geração em geração", versículo 4,"Fá-lo-ei,por isso,meu primogênito,o mais elevado entre os reis da terra",versículo 27,"Conservar-lhe-ei...firme a minha aliança", versículo 28, "Jurei por minha santidade...A sua posteridade durará para sempre,e o seu trono como o sol perante mim". O juramento de deus,várias vezes repetido,garante a eternidade do trono de Davi,sob o Primogênito de Deus.

SALMO 110. O Messias será Rei e Sacerdote...."Disse o Senhor ao meu Senhor:Assenta-te à minha direita ,até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés", versículo 1,"Tu és sacerdote para sempre,segundo a ordem de Melquisedeque". O eterno domínio e o sacerdócio eterno do Rei vindouro.Jesus citou esse trecho como sendo uma referência à sua Pessoa,Mateus 2;42-44.

SALMO 118;22. O Messias será rejeitado pelas autoridades...."A pedra que os construtores rejeitaram,essa veio a ser a principal pedra,angular". Jesus citou isto como sendo uma profecia de Si mesmo,Mateus 21:42-44.

ISAÍAS 2:2-4.Magnífica Visão Prévia da Época Messiânica...."Nós últimos dias acontecerá que o monte da casa do SENHOR será estabelecido no cume dos montes,e se elevará sobre os outeiros,e para ele afluirão todos os povos.Irão muitas nações,e dirão : Vinde,e subamos ao monte do SENHOR, e à casa do Deus de Jacó,para que nos ensine os seus caminhos,e andemos pelas suas veredas;porque de Sião sairá a Lei,e a Palavra do Senhor de Jerusalém.Ele julgará entre os povos,e corrigirá muitas nações;estes converterão as sua espadas em relhas de arado,e suas lanças em podadeiras:uma nação não levantará a espada contra outra nação,nem aprenderão mais a guerra". Isaías,preeminentemente o livro de profecias messiânicas do A.T.,em linguagem que nunca foi superada em toda a literatura do mundo,chega ao cúmulo do êxtase no assunto das glórias do reinado do Messias vindouro.

ISAÍAS 4:2-6. O Renovo do Senhor...."Naquele dia o Renovo do Senhor será de beleza e de glória". versículo 2,"Uma nuvem de dia, e fumo e resplendor de fogo chamejante de noite",versículo 5,"Pavilhão...refúgio e esconderijo,versículo 6.
O Messias é aqui representado como sendo um renovo brotando do toco da árvore genealógica de Davi,tornando-se guia e refúgio e esconderijo para seu povo.Explicado mais detalhadamente em Isaías 11:1-10.

ISAÍAS 7;-13-14. Emanuel...."Ó Casa de Davi...Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e lhe chamará Emanuel". Isto parece ensinar que alguém,que será chamado Emanuel,nascerá de uma virgem,dentro da família de Davi: evidentemente é a mesma Pessoa que o Renovo de 4;2 e 11:1,e o Menino Maravilhoso de 9:6. A divindade deste Filho é implicada no nome Emanuel,que quer dizer Deus conosco.Assim,o nascimento virginal e divindade do Messias se profetizam aqui. O trecho é citado em Mateus 1:23 como sendo uma referência a Jesus.

ISAÍAS 9:1,26,7. O Menino Maravilhoso..."Na Galiléia...o povo que andava em trevas viu grande luz",versículo 1,2. "Porque um Menino nos nasceu,um filho se nos deu;o governo está sobre os seus ombros ;e o seu nome será: Maravilhoso,Conselheiro,Deus Forte,Pai da Eternidade,Príncipe da Paz;para que se aumente o seu governo,e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino,para o estabelecer e o firmar mediante juízo e a justiça,desde agora e para sempre".v 6,7. Este Menino,sem dúvida alguma,é o Rei Eterno prometido à família de Davi, 2 Samuel 7:16; a mesma Pessoa descrita séculos antes,sob os nomes "SILÓ" ,"ESTRELA",PROFETA SEMELHANTE A MOISÉS". Aqui se enfatiza Sua divindade. Seu Ministério será cumprido na Galiléia, uma previsão muito acurada de Jesus e sua obra.

ISAÍAS 11:1-10. O Reinado do Renovo...."Do tronco de Jessé sairá um rebento,e e das suas raízes um renovo".Este Renovo brotando do toco da árvore genealógica de Davi,é o Messias."Repousará sobre ele o Espírito de Sabedoria e entendimento",versículo 2,"Recorrerão as nações à raiz de Jessé que está posta por estandarte dos povos". "Ferirá a terra com a vara de sua boca",versículo 4,"O lobo habitará com o cordeiro,e o leopardo se deitará junto ao cabrito;o bezerro,o leão novo e o animal cevado andarão juntos,e um pequenino os guiará.A vaca e a ursa pastarão juntas,e as sua crias juntas se deitarão:o leão comerá palha com o boi...Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte,porque  aterra se encherá do conhecimento do Senhor,como as águas cobrem o mar" Uma magnífica descrição da paz universal no mundo futuro,sob o reinado do MESSIAS vindouro.

ISAÍAS 25:6-9 e 26:1-19. a Ressurreição dos Mortos..."O Senhor dos Exército...destruirá neste monte a coberta que envolve todos os povos.Tragará a morte para sempre,e assim enxugará o Senhor Deus as lágrimas de todos os rostos" .Versículo 6,8. "Naquele dia...Os vossos mortos e também o meu cadáver viverão e ressuscitarão...e a terra dará à luz os seus mortos,26:1,19.Uma previsão da ressurreição de Jesus no Monte Sião,e também da Ressurreição geral.

ISAÍAS 32:1-2. Mais uma vez,o Reinado do Rei Vindouro...."Eis aí está que reinará um rei com justiça.e em retidão governarão príncipes.Cada um (um homem),servirá de esconderijo contra o vento,de refúgio contra a tempestade,de torrentes de águas em lugares secos,e de sombra de grande rocha em terra sedenta". Em Isaías 9;6 predisse-se a divindade do Rei Vindouro.Aqui, é sua humanidade,"um Homem",versículo 2," Um Homem que será refúgio pessoal para cada um dos seus,no meio de cada tribulação.

ISAÍAS 35:5,6. Os Milagres do Messias...."Então se abrirão os olhos dos cegos,e se desimpedirão os ouvidos dos surdos:os coxos saltarão como cervos,e a língua dos mudos cantará". Uma descrição exata do Ministério de Jesus em operar milagres.

ISAÍAS 35:8-10. O Caminho do Messias...."E ali haverá bom caminho,caminho que se chamará Caminho Santo",versículo 8,"Os resgatados do Senhor voltarão,e virão a Sião com cânticos de Júbilo;alegria eterna coroará as suas cabeças :gozo e alegria alcançarão,e deles fugirá a tristeza e o gemido,versículo 10. Santidade,alegria,cânticos,gozo,sem tristeza,sem gemidos: promessas para o povo do Messias vindouro.

ISAÍAS 40:5,10,11. a Ternura do Messias...."A glória do SENHOR se manifestará,e toda a carne a verá,pois a boca do SENHOR o disse",versículo 5,"Eis que o Senhor Deus virá com poder,e o seu braço dominará ",versículo 10,"Como pastor apascentará o seu rebanho;entre os seus braços recolherá os cordeirinhos,e os levará no seio:as que amamentam,ele guiará mansamente.
O Rei vindouro de Israel reinará também sobre os gentios,e encherá a terra inteira com cânticos de louvor e alegria.

ISAÍAS 53. Os Sofrimentos do Messias...."Desprezado e rejeitado entre os homens;homem de dores e que sabe o que é padecer...Tomou sobre si as nossas enfermidades,e as nossas dores levou sobre si...Foi traspassado pelas nossas transgressões,e moído pela nossas iniquidades...Pelas suas pisaduras fomos curados". "Ao Senhor agradou moê-lo,fazendo-o enfermar,quando der ele sua alma como oferta pelo pecado...e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos ...com o seu conhecimento justificará à muitos". 
O aspecto mais marcante nas profecias acerca do REI vindouro é que Ele haveria de sofrer.Isto já tinha sido aludido profeticamente no sacrifício oferecido por Abel,e quando Abraão foi imolar Isaque,e vividamente previsto no quadro profético que era a instituição da Festa da Páscoa,no Dia da Expiação,e em alguns detalhes do Salmo 22. E aqui,em Isaías 53,se acrescenta pormenor sobre pormenor,completando o quadro.E,nos capítulos 54,55,60,61,o Rei Sofredor enche a terra com cânticos de Júbilo,em maravilhosas profecias da época cristã.à continuar.

ISAÍAS 60. O Messias será a Luz do Mundo...."Eis que as trevas cobrem a terra",versículo 2,"Dispõe-te,resplandece,porque vem a tua luz,e a glória do Senhor nasce sobre ti ",versículo 1,"O SENHOR será a tua luz perpétua,e o teu Deus a tua glória...e os dias do teu luto findarão". No Novo Testamento,Jesus é repetidas vezes chamado a Luz do Mundo.

ISAÍAS 62:2 - 65:15. O Novo Nome..."Serás chamado por um novo nome", 62:2 "O Senhor Deus ...a seus servos chamará por outro nome"65:15. No Antigo testamento os membros do povo de Deus foram os israelitas.Desde os dias de Cristo,estas pessoas são os cristãos.

JEREMIAS 23:5-6 .O Renovo...."Eis que vem dias,diz o Senhor,em que levantarei a Davi um Renovo justo,e, rei que é,reinará, e agirá,sabiamente,e executará o juízo e a justiça na terra...Será este o seu nome,com que será chamado:O SENHOR justiça nossa". Assim como Isaías,capítulos 4 e 11,fala do rei vindouro como sendo um Renovo da família de Davi,assim também aqui,Jeremias repete este nome, e assevera sua divindade.

EZEQUIEL 34. O Príncipe da Casa de Davi...."Suscitarei para elas um só Pastor,e ele as apascentará:o meu servo Davi é que as apascentará; ele lhes servirá de pastor...o meu servo Davi será príncipe no meio delas...Davi,meu servo ,será seu príncipe eternamente Ezequiel.34:22-24 e Ezequiel 37:24-25. Ao descrever o reinado do príncipe, surge um quandro transcendentalmente belo, das influentes bem-aventuranças que surgem de Jerusalém simbolizada pela torrente de águas purificadoras ,surgindo do templo e fluindo para o mundo inteiro...Ezequiel 47;1-12.

EZEQUIEL 47:1-12.A Torrente das Águas Purificadoras...."Eis que saiam águas debaixo do limiar do templo,para o oriente...Saiu aquele homem para o oriente,tendo na mão um cordel de medir:mediu mil côvados e me fez passar pela águas,águas que me davam pelos artelhos.Mediu mais mil,e me fez passar pela águas ,águas que me davam pelos joelhos;mediu mais me fez passar pelas águas que me davam pelos lombos.Mediu ainda outros mil,e era já um rio que eu não podia atravessar,porque as águas tinham crescido,águas que se deviam passar a nado,rio pelo qual não se podia passar...Então me disse:Estas águas descem e entram no Mar Morto...aonde chegarem estas águas tornarão saudáveis as do mar e viverá por onde quer que passe este rio"

DANIEL 2. Os Quatro Reinos....Nos dias destes reis...o quarto reino...o Deus dos céus suscitará um reino que não será jamais destruído...Ele mesmo subsistirá para sempre" 2:40-44. No decurso dos seis séculos entre Daniel e Cristo existiam quatro impérios mundiais : Babilônia, a Grécia, a Pérsia e a Roma.São descritos com exatidão nos símbolos deste segundo capítulo de Daniel. No capítulo 7,descrevem-se os mesmos impérios mundiais com mais fartura de detalhes. Foi no período do domínio do Império Romano que Cristo veio.

DANIEL 9:24-27. Informações Exatas sobre a Data da Vinda do Messias..."Desde a saída da rodem para restaurar e para edificar Jerusalém, até ao Ungido,ao Príncipe,sete semanas;e em sessenta e duas semanas...Depois das sessenta e duas semanas será morto o Ungido...na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares", 9:25-27. "Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo,e sobre a tua santa cidade, para fazer cessar a transgressão,para dar fim aos pecados,para expiar a iniquidade,para trazer a justiça eterna,para selara  visão Santo dos Santos" Aqui Daniel fixou a data exata para a vinda do Messias, e além disso predisse ainda predisse 600 anos antes a vinda do Messias, que depois de um Ministério de três anos e meio,será morto o Messias, como expiação pela iniquidade.Uma profecia espantosamente exata.

OSÉIAS 1:10. A Inclusão do Gentios...."No lugar onde se lhes dizia: Vós não sois meu povo,se lhes dirá: Vós sois filhos do Deus Vivo". Aqui, Oséias repete aquilo que já tinha sido predito muitas vezes,que o reino do Messias haveria de incluir todas as nações. 1,"Do Egito chamei o meu filho",11:uma maneira de dizer que uma parte da infância do Messias seria passada no Egito Mateus 2:15.

AMÓS 9:11,12,14. Ressurgirá o Trono Caído de Davi..."mudarei a sorte do meu povo ISRAEL...Plantá-los-ei na sua terra...Naquele dia levantarei o tabernáculo caído de Davi...para que possuam...todas as nações que são chamada pelo meu nome".

JONAS 1:17. Um Sinal para Nínive...."Esteve Jonas três dias e três noites no ventre do peixe". Jesus aceitou isto como sendo um milagre de três dias que prenunciava sua própria ressurreição do túmulo, como sinal para o mundo inteiro. Mateus 12:4.

MIQUÉIAS 5:2-5. Belém será o Local do Nascimento do Messias..."E tu Belém...de ti me sairá o que há de reinar em ISRAEL,e cujas origens são desde os tempos antigos,desde os dias da eternidade...Será Ele engrandecido até os confins da terra.Este será a nossa Paz".Decerto profetiza-se aqui o Rei tantas vezes anunciado pelos profetas.

ZACARIAS. "Eis que farei vir o meu servo,o Renovo"3:8. "Exulta,ó filha de Jerusalém: eis aí vem o teu Rei ,justo e Salvador,montado em um jumento,num jumentinho,cria de jumenta" 9:9."Naquele dia ...a c asa de Davi será como Deus",3:9. "Pesaram,pois,por meu salário,trinta moedas de prata,e as arrojei ao oleiro na Casa do Senhor",11:12-13."Olharão para mim,a que traspassaram".12:10. "Naquele dia haverá uma fonte aberta...para remover o pecado e a impureza", 13:1.

MALAQUIAS. 3:1 - 4:5. Uma Previsão de João Batista..."Eis que eu envio o meu mensageiro que preparará o caminho diante de mim...Eis que eu vos enviarei o profeta Elias,antes que venha o grande e terrível dia do Senhor". Jesus,ao falar sobre João Batista,Mateus 11;7-14,cita esta passagem de Malaquias,e diz declaradamente que é uma referência a João Batista. `continuar


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS MORADIAS NOS TEMPOS DE JESUS.

O   judeu do primeiro século tinha e levava uma vida tranqüila,como muito aconchego familiar. O pão era assado em fornos de barros. Os tios tocavam seus instrumentos na área da casa. À noite, as casas eram iluminadas pela luz das lamparinas de azeite. A vida familiar era caracterizada por muita afetividade e carinho e regida por tradições sólidas. AS CASAS. Eram de formas e tamanhos variados, pois, havia diferença entre classe rica e pobre. Sua estrutura na sua maioria eram simples e pequenas. Os israelitas tinham a sua maior parte de suas atividades ao ar livre, então, a casa para eles era apenas um abrigo, um local para se fazer as refeições e para dormir.   Nos tempos de Jesus, as casas eram comuns, constituídas de apenas um cômodo, com pouquíssimo mobiliário, com quase nenhum adorno. Seus tamanhos, mais ou menos 3,5 mt2, tinham 2 a 3 janelas , e o assoalho era de terra batida. Possuíam uma escada externa que dava acesso a um terraço, que era plano, não havia telhados. Grande p

O JUGO DOS RABINOS.

INTRODUCAO: O SENHOR JESUS, não poucas vezes entrou em sérias confrontações com os Fariseus da sua época. Certo é que, os debates eram freqüentes, relacionado a diversas situações, das mais diversificadas, sobre a TORÁ, sobre as tradições dos Pais, sobre os 613 mandamentos, dos quais os Escribas e fariseus, mestres, e mais uma leva de religiosos eram conhecedores. Não somente conhecedores destes, mas criaram em cima destes mais uns quatrocentos. É interessante notar que, cada Rabino mantinha seus seguidores, discípulos, que os seguiam fielmente em todo o ensino.                 Vamos agora entender um pouco mais sobre os tais JUGOS, para que nós entendendo, não caiamos em qualquer laço, ou ensinos que nos tragam peso, pois JESUS nos disse: ‘ O meu JUGO é SUAVE e o meu FARDO é LEVE’.   Vamos começar:                 JESUS   diz , que há Rabinos e Rabinos. O que distingue os Rabinos é a experiência do REINO DE DEUS. Os Rabinos que são instruídos no Reino de Deus têm em casa um tesou

O ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O JUDAÍSMO MESSIÂNICO

INTRODUÇÃO: Ninguém pode com certeza definir o Espírito Santo. Durante muitos séculos discutiu-se sobre este Ser Divino. Debates acalorados perduraram por muito, muito tempo,seguindo dai diversos estudos e doutrinas da mais variadas, para todos os gostos. Mas na visão cristã crê-se em uma trindade entre Deus o Pai,O Filho e o Espírito Santo,três mas um só Deus ,com características de ações diferentes entre Eles. Gostaria de expressar a visão judaica messiânica ,isto é crentes judeus no Messias Yeshua ,Jesus,sobre quem é o Espírito Santo. RÚACH...tradução no hebraico : Vento - Presença - Essência - Sopro - Fôlego. Primeira ocorrência : Gênesis 1;2..."Havia trevas sobre a face do abismo,e o Rúach de Elohin pairava sobre a face do abismo, e o Rúach de Elohin pairava sobre a face das águas..." Na verdade,era a Glória e a presença Divina que estavam "visitando"o caótico estado que a terra se encontrava. Outro exemplo em Gênesis 8:1..." E lembrou-se Deus de N