Pular para o conteúdo principal

O SEGREDO DA CONFIANÇA

O SEGREDO DA CONFIANÇA.



Se há algo em que todos nós um dia seremos provados,diz respeito à nossa Fé em Deus. Somos rápidos em expressar nossa confiança no Senhor,quando estamos em uma situação confortável,um filho de Deus próspero,com saúde física,financeira,vivendo aparentemente num relacionamento em um nível espiritual muito bom com Deus.

Uma das figuras expoente na Bíblia é o nosso amigo Jó. Dispenso comentários pois todos já ouviram várias pregações a seu respeito. Creio que teríamos alguma dificuldade nós do ocidente,ao passarmos por algumas das situações de Jó. Mas, ele foi e será sempre um grande exemplo para nós em algumas aflições desta vida. Diga-se, ninguém está isento dos dissabores e infortúnios ,e .muitas vezes o Senhor corrige a seus filhos a quem Ele ama,faz parte de nossa transformação para chegarmos a uma estatura que somente o Senhor sabe até quando,o Oleiro move suas mãos.

Achamos ao sermos salvos,nascermos de novo,e agora fazermos parte da família de Deus,que nossa caminhada será apenas de alegrias,bençãos e que nada poderá nos resistir,pois maior é o que está em nós,do que aquele que está no mundo,e podemos tudo naquele que nos fortalece. Aprendemos muitas vezes um evangelho inicial de água com açúcar, morango com nata e leite condensado,segundo a conveniência daqueles que dirigem a instituição religiosa.Mas vemos com o passar dos anos,que,o Senhor ainda não mexeu com nossas estruturas,a da velha criatura,tornando-se assim uma questão de tempo. Ele sabe o que precisa mudar em nosso coração, Ele é um especialista,pois nos criou e nos conhece, sabe o que nos tornamos depois de expulsos do jardim.

Para declararmos firmemente que confiamos em nosso Deus, e que o tememos,leva um certo tempo. Seria muito bom quando da nossa conversão a Ele, e ao sairmos das trevas para a sua maravilhosa luz ,fossemos imediatamente um novo ser, sempre cheio do Espírito, e também rendermo-nos em tudo a Ele. Colocar nossa vida, casa,bens,tudo ao seu dispor,E com sinceridade de coração,nos tornarmos escravos Dele,sem direito algum,discernirmos todas as coisas,e uma intimidade perfeita,assim como Jesus foi com o Pai. 

Mas, como bonequinhos de barro,somos frágeis e pecadores. Sobre Jesus, em Isaías 11...um dos sete  Espíritos que estava sobre Ele ,era o Espírito de Temor do Senhor,imaginem,se Cristo que era Cristo,necessitava do Espírito de Temor do Senhor,quanto mais nós? Misericórdia!

O salmo 111:10...."O temor do Senhor é o princípio da sabedoria.." Então,ser sábio significa enxergar a vida através dos olhos de Deus? Não parece muito fácil alcançarmos este nível,é para poucos,creio que existam pessoas com tal estatura,torna-se uma consagração de grau elevado,onde nada mais importa. Podemos imaginar aqueles discípulos de Jesus,enquanto estavam com Ele achavam que eram o máximo,mas, no momento que Cristo morreu,foram provados na fé,fidelidade,confiança,e falharam em todas. Necessitaram mais tarde da intervenção do Senhor,que  soprou sobre eles o Espírito,mais o pentecostes,e foram cheios mais uma vez pelo Espírito em atos 4:31.

Como os Judeus viam este Salmo. Da mistura da Humildade e confiança advém um conhecimento que não pode ser obtido de outra forma.Associar o saber à piedade foi uma contribuição original dos judeus para o modo de vida. Os povos antigos não tinham  nada parecido. Para os israelitas,a verdadeira sabedoria dependia mais da fidelidade. Eles defendiam a ideia de que todo o conhecimento decorria de um relacionamento íntimo com o criador,isto é,as pessoas se tornariam sábias à medida que alcançassem o discernimento de Deus. A medida que recebessem tais respostas inspiradas,teriam nas suas mãos a chave para uma existência feliz. Simples não é?

No livro de Jó no capítulo 28,o autor resume estas verdades.Ele está oferecendo uma pista aos investigadores.Dá-lhes dica,uma dica sobre onde poderão achar a solução para o enigma da Dor,isto é, as respostas para as perguntas que atormentam Jó, só poderão ser encontradas no coração de Deus.O livro de Jó contrapõe de maneira brilhante a limitação humana à sabedoria Divina. Assim coloca-nos diante do desafio extremo de Confiar.

Se a inteligência e a bondade de Deus excede o nosso entendimento,isso significa que ocorrerão fatos que seremos incapazes de compreender.Por outro lado,O Senhor sempre reverterá esses fatos em nosso benefício,porque? Por que todas as coisas, e não apenas as boas cooperam para o bem daqueles que ama a Deus. Confiar significa abrir mão dos porquês; entretanto,isso tem de ser feito pelos motivos certos.

Existem pessoas que não questionam a Deus porque não tem coragem, exemplo: os amigos de Jó -eles resignaram-se - perguntar era algo perigoso e além de intensificar os sofrimentos ,as indagações poderiam atrair algum castigo,melhor então nem pensar no assunto. Contudo,existem pessoas que não questionam a Deus porque não tem necessidade. Em meio às suas lutas, elas descobriram que o Senhor é Bom, e a sua investigação sincera,levou-as a encontrar um Deus Amoroso em meio às adversidades,e, tal conhecimento do caráter divino,possibilita-lhes enxergar aquilo que é invisível aos demais, e Jó estava à caminho de tornar-se uma dessas pessoas. 

Há uma grande diferença entre confiança e resignação. Qualquer um pode resignar-se,mas, só aqueles que são íntimos do Senhor ousam confiar,e,confiança demanda conhecimento,dar o paço de fé,descansando na sabedoria do Senhor,é, uma grande aventura. Quanto mais clara a visão que temos de Deus,mais fácil é para nós confiarmos nele, e, ao mesmo tempo ,são as dificuldades que atravessamos juntos que nos levam a enxergá-lo melhor.

De certa forma,esse é um favor que os sofrimento nos presta,isso só é possível graças a capacidade divina de extrair  o bem do mal ver Gêneses  50:20. Não foi Deus quem inventou o sofrimento,mas foi ele certamente quem descobriu como usá-lo.

Um bom exemplo de confiança. 

Certa ocasião um menino foi à uma loja acompanhada de seu pai. Sua atenção, um pote de balas em cima do balcão. O vendedor reparou os olhinhos do menino correndo,brilhando nas balas. O vendedor com um sorriso no rosto disse ao garoto: Pegue algumas balas menino,sirva-se.Mas,o garotinho não se moveu,e continuou olhando para as guloseimas. Mas,o vendedor insistiu : pega garoto,pega as balas para você. No entanto,o garoto permaneceu imóvel,quieto.Ao ver o que estava acontecendo,o pai interveio: Tudo bem filho,o moço está dando para você,pode pegar as balas. Então,o jovenzinho finalmente falou: Ele voltou para o pai e disse: Não pai...a mão dele é maior que a minha!

O entendimento de que as mãos ( e o coração ) de Deus são maiores do que os nossos,constitui-se no segredo da verdadeira confiança. Ele nos faz acreditar que tudo o que o Senhor nos der será mais ( melhor ) do que aquilo que poderíamos arrancar com as nossas próprias mãos. E esse conhecimento,muitas vezes,é alcançado em meio a tribulação,mas que obtê-lo é sempre mais compensador,e Ele nos faz crescer através das crises,e faz-nos orar como Jesus,pedindo que seja feita a sua vontade,A Vontade do Pai.

Finalizando,existe um Salmo, o qual, resume muito bem a vida deste salmista, que alcançou tão elevado nível de confiança - Fé - no Senhor. Sua prática excede em muito talvez tudo o que temos como nível de fé. Mas,este salmo veio a ser escrito,após uma longa caminhada,de comunhão,de busca,de rendição,de intimidade. No seus momentos de grande solidão,de aflição e provação,ele finalmente diz: O SENHOR É O MEU PASTOR. Ele teve a grande experiência com o "EU SOU"...o EU SOU,se torna tudo aquilo de,ou, em que você tem falta, Ele é todo suficiente,pleno,completo,e tem cuidado de nós.

O Senhor Jesus nos fala de uma Pai que quer nos dar Boas Coisas..."Diz:..qual o pai que ao filho pedir um pão lhe dará uma pedra? Ou se lhe pedir um peixe,lhe dará uma serpente...Se vós sendo maus sabeis dar boas coisas aos vossos filhos,quanto mais o vosso Pai Celestial lhe dará boas coisa aos que lhe pedirem..."As boas coisas de Deus devem ser muito boas. Tenhamos em nosso coração o desejo de buscá-lo, prossigamos a conhecê-lo, até que brilhe plenamente sua luz em nossos corações,revelando quem Ele é.

Seja nossa oração: Que ele nos renove a cada manhã...a Fé,a Esperança e o Amor. Shalom a todos.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS MORADIAS NOS TEMPOS DE JESUS.

O   judeu do primeiro século tinha e levava uma vida tranqüila,como muito aconchego familiar. O pão era assado em fornos de barros. Os tios tocavam seus instrumentos na área da casa. À noite, as casas eram iluminadas pela luz das lamparinas de azeite. A vida familiar era caracterizada por muita afetividade e carinho e regida por tradições sólidas. AS CASAS. Eram de formas e tamanhos variados, pois, havia diferença entre classe rica e pobre. Sua estrutura na sua maioria eram simples e pequenas. Os israelitas tinham a sua maior parte de suas atividades ao ar livre, então, a casa para eles era apenas um abrigo, um local para se fazer as refeições e para dormir.   Nos tempos de Jesus, as casas eram comuns, constituídas de apenas um cômodo, com pouquíssimo mobiliário, com quase nenhum adorno. Seus tamanhos, mais ou menos 3,5 mt2, tinham 2 a 3 janelas , e o assoalho era de terra batida. Possuíam uma escada externa que dava acesso a um terraço, que era plano, não havia telhados. Grande p

O JUGO DOS RABINOS.

INTRODUCAO: O SENHOR JESUS, não poucas vezes entrou em sérias confrontações com os Fariseus da sua época. Certo é que, os debates eram freqüentes, relacionado a diversas situações, das mais diversificadas, sobre a TORÁ, sobre as tradições dos Pais, sobre os 613 mandamentos, dos quais os Escribas e fariseus, mestres, e mais uma leva de religiosos eram conhecedores. Não somente conhecedores destes, mas criaram em cima destes mais uns quatrocentos. É interessante notar que, cada Rabino mantinha seus seguidores, discípulos, que os seguiam fielmente em todo o ensino.                 Vamos agora entender um pouco mais sobre os tais JUGOS, para que nós entendendo, não caiamos em qualquer laço, ou ensinos que nos tragam peso, pois JESUS nos disse: ‘ O meu JUGO é SUAVE e o meu FARDO é LEVE’.   Vamos começar:                 JESUS   diz , que há Rabinos e Rabinos. O que distingue os Rabinos é a experiência do REINO DE DEUS. Os Rabinos que são instruídos no Reino de Deus têm em casa um tesou

O ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O JUDAÍSMO MESSIÂNICO

INTRODUÇÃO: Ninguém pode com certeza definir o Espírito Santo. Durante muitos séculos discutiu-se sobre este Ser Divino. Debates acalorados perduraram por muito, muito tempo,seguindo dai diversos estudos e doutrinas da mais variadas, para todos os gostos. Mas na visão cristã crê-se em uma trindade entre Deus o Pai,O Filho e o Espírito Santo,três mas um só Deus ,com características de ações diferentes entre Eles. Gostaria de expressar a visão judaica messiânica ,isto é crentes judeus no Messias Yeshua ,Jesus,sobre quem é o Espírito Santo. RÚACH...tradução no hebraico : Vento - Presença - Essência - Sopro - Fôlego. Primeira ocorrência : Gênesis 1;2..."Havia trevas sobre a face do abismo,e o Rúach de Elohin pairava sobre a face do abismo, e o Rúach de Elohin pairava sobre a face das águas..." Na verdade,era a Glória e a presença Divina que estavam "visitando"o caótico estado que a terra se encontrava. Outro exemplo em Gênesis 8:1..." E lembrou-se Deus de N