Pular para o conteúdo principal

PECADO CONTRA DEUS : AS IDOLATRIAS.

INTRODUÇÃO : IDOLATRIA

Procede de duas palavras gregas : EIDOLON ( imagem) e LATREIA ( culto).

Por conseguinte,etimologicamente, "idolatria " é o "culto de imagens ". "ícone ",originário do grego EIKON,que expressa o sentido de "imagem religiosa ". Nesse caso,idolatria e iconolatria são vocábulos sinônimos.

Por conseguinte,IDOLATRIA é a ação pela qual se atribui à criatura o culto exclusivamente devido a Deus. É adorar ou venerar uma criatura tida como Deus . Na antiguidade,os gentios tributavam homenagens religiosas ao sol,à lua,ao fogo,ao relâmpago,como se fossem deuses. Os egípcios dirigiam-nas de preferência aos animais (zoolatria),como gatos,ao gavião,ao crocodilo e, de maneira especial,ao deus Ápis,na forma de um touro  negro com malha branca na cabeça,e a Hator, a vaca símbolo da lua.


São duas as formas idolátricas,ambas por Deus abominadas. 1-A do CULTO A UM FALSO DEUS,como no caso do sol,da lua,do boi Ápis,da vaca Hator. 2-E a do CULTO FALSO AO DEUS VERDADEIRO. Esta distinção de formas da idolatria deve ficar solidamente gravada em nossa  mente.


As causas : dois motivos preponderante influenciam a sua prática : 1-o desiquilíbrio da natureza humana provocado pelo pecado desde os primórdios da humanidade,aliado a outras influências psicológicas.2- E a ignorância do verdadeiro Deus. Ignorância essa que também entra com fator preponderante neste cotexto cultural.


DEUS E A IDOLATRIA : A idolatria implica em blasfêmia por intentar subtrair a Deus o culto e a honra que só a Ele compete. Em sendo, por isso,crime de lesa-majestade divina,Deus a execra. De todos os pecados é o que mais o INJURIA e agrava sua Infinita Santidade. Em consequência,exige de seus servos radical afastamento dela.


E,de feito,ao resolver executar os Seus desígnios salvíficos em prol do homem, a Sua primeira iniciativa consistiu em separar  Abraão de sua parentela. Abraão ,nascido em Ur da Caldeia,ambiente de adoradores de deuses mesopotâmicos ou caldeus. Habitavam seus parentes além do rio Eufrates,onde serviam aos deuses da região (Josué 24:2), de onde procedeu e se expandiu toda a idolatria do mundo. Separando o patriarca de sua parentela ( Gênesis 12:1),Deus o fez no propósito de estabelecê-lo no começo do monoteísmo.


Abraão era filho de Terá,da descendência de Sem,o filho mais velho de Noé,portanto da décima geração do patriarca sobrevivente do dilúvio. Quando ele nasceu em Ur da Caldeia,a idolatria predominava. Com efeito,Ninrode,descendente de Cam,é da terceira geração de Noé,medeando pois,entre Ninrode e Abraão,um longo tempo de 400 anos.


Esse Ninrode fundou a Caldeia e a Babilônia.Casou-se com Semíramis,a criadora do nefando culto ,do qual foi sacerdotisa ( ex. de outra: Jezabel),do qual foi sacerdotisa. Tudo isso,é evidente,se deu muito antes de Abraão.A primeira iniciativa de Deus no sentido de desenvolver-se o Seu Plano Redentor foi o de separar Abraão da sua terra e dos seus parentes por estarem implicados em crassa idolatria.


De Abraão procedeu o povo escolhido.Este,tangido pela adversidade de prolongada estiagem com a inerente carestia de alimentos ,fixou-se durante 420 anos no Egito,ambiente profundamente idólatra,por representar em imagens os seus deuses. O longo contacto dos descendentes do patriarca com a religião egipciana fê-lo aceitar a presença dos ícones como normal nas celebrações do culto,adquirindo,portanto,uma mentalidade propensa à idolatria. Deus decidiu retirar Seu povo dos idólatras egípcios e levá-lo ao monoteísmo puro e à adoração isente de representações materiais.


A longa jornada de 40 anos pelos desertos,liderados por Moisés,o herói das triunfais epopeias,serviu para criar a sua consciência nacional embasada na fé em um Único Deus, Espírito transcendente.Com este propósito,o Senhor Deus convocou Moisés ao cume do monte Sinai,onde lhe entregou as sua Leis e, no Decálogo,um código sucinto e sobremodo completo que Êxodo 20:1-7 e Deuteronômio 5:7-21 conservam.


Dos Dez Preceitos,no que mais Ele se estende é no da condenação à idolatria ou culto de imagens representação da Divindade. " Não farás para ti IMAGENS DE ESCULTURAS,nem semelhança alguma que há em cima nos céus,nem embaixo da terra,nem nas águas debaixo da terra.Não as ADORARÁS,nem lhes darás culto;porque eu sou o Senhor,teu Deus,Deus zeloso,que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que Me amam e guardam Meus mandamentos.Êxodo 20;4-6.



Por ser transcendente, o senhor,neste Segundo Preceito,exige uma concepção IMATERIAL de Deus e veta quaisquer imagens ou símbolos de Sua pessoas. Em posteriores ocasiões e à farta,o Senhor repetirá a condenação das práticas idolátricas.Conhecia o Seu povo e o seu pendor para elas,sendo,por isso,rigoroso na eventualidade de alguma transgressão. JUÍZO a vista.


Quando,por exemplo,o povo se demorou em Sitim ,misturou-se com as mulheres moabitas e, por instigação delas,cultuou a Baal-Peor,sobreveio o terrível castigo de uma praga que dizimou 24 mil pessoas ( Números 25:1-9). Impunha o Senhor absoluta separação dos primitivos habitantes da Terra Prometida a fim de não se contaminarem os de Seu povo com os cultuadores de deuses estranhos ou de suas imagens.


Ameaçava-os com terríveis castigos no caso de desobedecerem o Seu Preceito; " Guardai-vos,não vos esqueçais da aliança do Senhor,vosso Deus,feita convosco,e vos façais alguma imagem esculpida,semelhança de alguma coisa que o Senhor,vosso Deus,vos proibiu,Porque o Senhor,teu Deus ,é fogo que consome,é Deus zeloso " Deuteronômio 4:23-24.


Prometera-lhes a Terra. Entre prodígios,conduzira-os pelos desertos. Estabelecera-lhes Preceitos.No decurso dos 40 anos de viagem formara-se a nacionalidade. Em véspera de se apossarem eles da terra, o Senhor Deus os admoesta com a máxima severidade na circunstância de corromperem com imagens de esculturas,provocando-O à ira : "Não prolongareis os vossos dias nela;antes,serei de todo destruídos. O Senhor vos espalhará entre os povos e estareis poucos em número entre as gentes aonde o Senhor vos conduzirá ". Deuteronômio 4;26-27 . "Virás a ser pasmo,e provérbio e motejo entre todos os povos a que o Senhor te levará "Deuteronômio 28:37.


À transgressão do Preceito contra a idolatria dever-se-ia cominar a pena de morte por apedrejamento ,Deuteronômio 17:2-5.

Ele,Deus, é ÚNICO ! "Não terás outros deuses diante de mim " Êxodo 2;3.

A Sua Unicidade Transcendental recusa o contributo da Sua representação plástica: " Guardai-vos,pois,cuidadosamente,a vossa alma,pois aparência nenhuma viste no dia em que o Senhor ,vosso Deus,vos falou em Horebe,no meio do fogo;para que não vos corrompais e vos façais alguma imagem esculpida  na forma de ídolos,semelhança de HOMENS ou de MULHER...Porque o Senhor, teu Deus,é fogo que consome,é Deus zeloso"Deuteronômio 4:15-16,24.


Sem dúvida,existem diversas maneiras de idolatria neste presente mundo. Mas em relação a tipos de idolatria via religião,a mais perversa é a Igreja Católica Romana. Quero deixar bem claro mais uma vez que; não tenho nada contra os católicos,mas sim contra a instituição católica,com aqueles que mantém um grande número de "fiéis" em plena cegueira. Eu mesmo,nasci nesta tradição,e durante muitos anos da minha pratiquei-a.Exatamente com 40 menos 1,com 39 anos fui tocado pelo Espírito do Senhor,o qual conduziu-me a Jesus Cristo e vim a conhecer o que é o Novo Nascimento,ou ser nascido de novo conforme o relato de João capítulo 3. Relato como testemunho que, adorava e venerava somente Maria,desconsiderava o menino Jesus. Deus, eu o tinha como um bom velhinho ou também alguém, pronto a castigar-me se cometesse algum delito. A bem da verdade tinha medo de Deus,e dentre uma esmola aqui e outra acolá,eu ia barganhando com Ele.


Mas, descrever o Culto Católico não é pouca coisa. Exitem diversos aspectos dentro deste emaranhado de santos e mediadores que faltaria espaço para descrevê-los.Mas, a Idolatria é da sua estrutura,dela vive e sobrevive. Retirá-la seria a sua definitiva extinção.Mas, superstição ? O que quer dizer?

Consiste ela em atribuir à criatura poderes sobrenaturais.Dar a objetos materiais ou a gestos certo poder superior ao que eles,por natureza não tem. Um exemplo é a uma ferradura,outorga-se a esse objeto uma função religiosa como a da proteção contra "mau olhado",é levá-lo a um campo de ordem superior.Isso é superstição.


Vejamos agora sobre a água. Quais as finalidades da água? Todos nós sabemos os muitos usos desta. Ora,atribuir-lhe poder sobrenatural é a obra da superstição,pois em eventualidade alguma tem ela a capacidade de nos transmitir a graça divina. O"batismo católico",portanto,é superstição porque,consoante a doutrina romanista,aos se aplicarem as gotas de água ao som das palavras rituas pronunciadas pelo sacerdote na cabeça do nenê dormindo,este, "automaticamente,ex opere operato,"se liberta do pecado original",torna-se filho de Deus e se credencia à salvação ".E assim todos os "sacramentos", à semelhança do "batismo",são superstição. 


A água também é usada nas bençãos.Com ela muitas coisas se benzem...Casas,Plantas, Pessoas.Animais,Velas... É a água benta.Nos meios supersticiosos há agora três espécies de água poderosa: 1-a benta romanista 2-a fluida espírita 3-e a orada pentecostal.

As imagens ou ícones também entram no rol dos objetos de superstição cultuados pelos devotos. O preceito proíbe  fabricação delas e toda e qualquer manifestação cúltica a ela tributada..."Não te encurvarás a elas,nem as servirás"Êxodo 20:5. "A mãe das prostituições",contudo,em insolente rebeldia à Palavra de Deus,impõem e divulga os mais ridículos e aberrantes rituais litúrgicos em homenagem a elas.


Esborrifa-lhes o sacerdote água benta sobre a prolação de fórmulas estereotipadas e aquele ícone benzido adquire virtudes benfazejas. Torna-se sagrado.Um grande engano,uma manipulação sobre a ignorância dos "fiéis". Sagradas as imagens,servem-nas os católicos tributando-lhes ofertas ao estilo religioso dos antigos,os quais,às imagens dos deuses ofereciam holocaustos.(Oseias 4:13),libações ( Jeremias 7:18),trigo,azeite,bolos e toda a espécie de comidas (Jeremias 7;18; Oseias 2:8). E até preparavam-lhes a mesa(Isaías 65:11).


Citarei um dos textos Isaías 7:18..."O filhos apanham a lenha,os pais acendem o fogo,e as mulheres amassam farinha,para se fazerem bolos à "Rainha do Céu",e oferecem libações a outros deuses,para me provocarem." Nota-se aqui que toda a família presta o culto de idolatria,lamentavelmente. 

Uma outra forma de idolatria são as famosas "capelinhas",oráculos domiciliares e em altares também.Cercam-nas com flores e espalham ao seu redor chamas de velas também bentas.E,via de regra embute-se no oratório o cofre para recolher as ofertas para a rainha do céu. Diante destas,ajoelham-se,contemplando-a com olhares suplicantes e piedosos. Os mais velhos,na sua atitude idólatra, a beijam e acariciam (os) o seu(s) ícone(s). 1 Reis 19:18; Oseias 13:2. Com elas falam como se falassem ao próprio "santo" : "Ah,minha nossa senhora", valei-me! "Santo" Antonio,tem misericórdia de mim. 


É aquela ladainha de invocações em frases curtas...É a repetição enfadonha das "cinquenta " ave maria" do rosário,entremeadas de "pais-nossos"e de "glória patris"...são rezas de manual de devoções...É a antiga concepção. A imagem não é apenas uma semelhança do ser representado.Participa dele.Em certo sentido,é ele mesmo. 


A idolatria é uma estrutura muito forte dentro do Catolicismo.dela vive e sobrevive. Retirá-la seria sua definitiva extinção. Vamos definir o que é SUPERSTIÇÃO: Consiste ela em atribuir à criatura poderes sobrenaturais.Dar a objetos materiais certo poder superior ao que eles,por natureza,não têm.




Os preceitos de Deus,proíbem a fabricação delas e toda e qualquer manifestação cúlticas a elas atribuídas ..."Não te encurvarás a elas, nem a servirás" Êxodo 20:5. "A Mãe das Prostituições",contuso, em insolente rebeldia à Palavra de Deus, impõem e divulga os mais ridículos e aberrantes rituais litúrgicos em homenagem a elas. Esborrifa-lhes o sacerdote água benta sob a prolação de fórmulas estereotipadas e aquele ícone benzido adquire virtudes benfazejas.Torna-se sagrado.


Sagradas as imagens,servem-nas os católicos tributando-lhes ofertas ao estilo religioso dos antigos,os quais, às imagens dos deuses ofereciam holocaustos...ver Oseias 4:13 - jeremias 7:18 , trigo,azeite,bolos e toda espécie de comidas Oseias 2:8, e até preparavam-lhes as mesas 65:11.


Entronizavam-nas seus atuais cultores em nichos, em oráculos domiciliares -capelinhas- e em altares. Cercam-nas com flores e espalham ao seu redor chamas delas também bentas. E,via de regra,embute-se no oratório o cofre para recolher os niqueis dos fiéis. Diante delas se ajoelham,se curvam,contemplam-nas com olhares de suplicantes e piedosos. O mais velhos idólatras ,beijam e acariciam os seus ícones...etc.


Falam com elas como se falassem ao próprio "santo" : Ah,minha "nossa senhora"valei-me! Santo Antonio tem misericórdia de mim.É uma ladainha de frases curtas e suas invocações, é a repetição enfadonha de cinquenta "aves marias" do rosário,entremeadas de "pais-nossos". Passam-lhes as mãos,no rosto,nas mãos,nas vestes,na cabeça...beijam-nas, com fervor e carinho,é a ternura da devoção. É a antiga concepção. A imagem não é apenas uma semelhança do ser representado, participa dele, e,em certo sentido,é ele mesmo.


Distingue-se duas formas de idolatria: a do CULTO AOS DEUSES FALSOS e a do CULTO FALSO AO DEUS VERDADEIRO. Idolatria é cultuar o sol, a lua,Tamuz,Baal,Baco,Ísis,Osíris,Júpiter...todos os deuses do velho paganismo. O culto falso e vão ao deus Verdadeiro,contudo,também é idolatria,embora os sacerdotes católicos relutem em ensinar o contrário.E nesse culto vão incluem-se as imagens.


Deus abomina as duas manifestações idolátricas. Abomina com maior intensidade e com maior repulsa o das imagens em Sua honra porque elas em extremo O desonram. Ofende muito mais a Deus o chamado cristão que lhe oferece culto através dessas "representações" do que o pobre indígena que adora o sol se se curva e abraça uma árvores etc.


Mas qual é a vontade de Deus? Em Êxodo 20:4-5 ela é muito clara: "Não farás para ti imagem de escultura,nem alguma semelhança do que há em cima nos céus,nem embaixo na terra,nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvaras a elas nem a servirás" Ver também Deuteronômio 5:8-9.


Neste mandamento,o Senhor Deus condena não só as imagens de deuses pagãos,mas também os ícones em sua devoção. O Cristianismo legítimo é o culto sem imagens exatamente por crer em  Deus Vivo,invisível,imaterial,por ser puro espírito. As sagradas Escrituras não definem Deus e nem se preocupam em demonstrar a sua existência. Princípio supremo de inteligibilidade ,é Ele uma realidade que se impõem.A sua manifestação é o mais real e concreto de todos os fatos,de tal modo que se torna impossível entender o Universo e a História se Dele se subtrair.


Espiritualmente,Puro, puríssimo que transcende a matéria, Deus jamais pode ser representado por figuras de gesso, ou plastificadas. Omitem-se as Sagradas Escrituras de qualquer tentativa de defini-lo ,porque seria limitá-lo. Ante a pergunta ansiosa de Moisés quando da experiência da sarça ardente,por desejar conhecer-lhe o nome, Deus respondeu-lhe: "EU SOU O QUE SOU". Êxodo 3:14.


A resposta deixa Moisés na incompreensão,com a sua finitude e as limitações humanas perante a divindade. Deus é o Deus Vivo,em contraposição aos ídolos,inertes e mortos. "EU SOU O QUE SOU",definir Deus ou definir-se Deus é absolutamente impossível. Como se atreve a "mãe das prostituições" representá-lo plasticamente com a matéria ?


Deus é transcendente! E,em decorrência,Isaías pergunta : ..."A quem,pois,fareis semelhante a Deus,ou com que o comparareis? ".Isaías 40:25. A resposta decisiva vem Dele mesmo : "Eu sou o Senhor,este é o Meu nome:a minha glória,pois não a darei  outrem,nem a minha honra,às imagens de escultura "Isaías 42:8. Só um bêbado pode repetir a oração modelo do "Pai nosso"suplicando a Deus: "Seja feita a tua vontade assim na terra como no céu"e,ao mesmo tempo,crer em imagens e prestar-lhes reverência. É uma inimaginável injúria prostra-se perante um ícone e rezar: "Seja feita a tua vontade assim na terra como no céu. Pois é precisamente da vontade de Deus o repúdio total dessas figuras.


Deus entrega a Moisés o Seu Decálogo e outras Leis.É a mais solene manifestação de Deus no Antigo Testamento. Êxodo 19:16-18..."Ao amanhecer do terceiro dia,houve trovões,e relâmpagos,e uma espessa nuvem sobre o monte,e mui forte clangor de trombeta,de maneira que todo o povo que estava no arraial se estremeceu.E Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro com Deus;e puseram-se ao pé do monte.Todo o monte fumegava,porque o Senhor descera sobre ele em fogo; a sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha,e todo o monte tremia grandemente "


Sinais impressionantes em torno de um notável acontecimento! Contempla-nos os hebreus atônitos,impedidos,porém de VER DEUS.Porque não podem vê-lO?

Elucida o próprio Moisés..."Guardai, pois cuidadosamente,a vossa alam,pois aparência nenhuma viste no dia que o Senhor,vosso Deus,vos falou em Horebe,no meio do fogo;para que não vos corrompais e vos façais alguma imagem esculpida na forma de ídolo,semelhança de HOMEM ou de MULHER,semelhança de algum animal que há na terra,semelhança de algum volátil que voa pelos céus,semelhança de algum animal que rasteja sobre a terra,semelhança de algum peixe que há nas águas debaixo da terra. Guarda-te não levantes os olhos para os céus,e,vendo o sol, a lua e as estrelas,a saber,todo o exército dos céus.sejas seduzidos a inclinar-te perante eles e dês culto àqueles,cousas que o Senhor,teu Deus,repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus"Deuteronômio 4:15-19.

A espiritualidade de Deus impede-nos assemelhá-lo a qualquer figura de Homem ,de Animal,de Ave,de Réptil,de Peixe, de Sol,Lua ou Estrelas. Fazê-lo é corrupção. Quem malversa os dinheiros públicos é corrupto.Corrupto é quem dilapida o patrimônio alheio.Consoante as Sagradas Escrituras,também é corrupção a idolatria do culto falso a Deus por meios plásticos,porquanto Ele no Sinai não se revelou em figura alguma.


Mas,os querubins e outros símbolos ou ícones que faziam parte do Tabernáculo de Deus.? A Arca da Aliança,centro de gravitação do culto nos primórdios do Antigo Testamento,foi sempre considerado pelos israelitas como o Trono vazio de Deus.Os querubins, que não eram representativos da Divindade,apenas ornamentavam e faziam parte do Trono,como outras peças dele,sobre o qual Deus se assentava..."Ó Pastor de Israel...que estás entronizado acima dos querubins"Salmo 80:1. "Ali( no propiciatório) virei a ti(a Moisés),e,de cima do propiciatório,do meio dos querubins que estão sobre a Arca do Testemunho,falarei contigo acerca de tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel " Êxodo 25:22. Com efeito, os querubins na Arca e nas paredes do Templo e os touros que sustentavam a bacia de bronze nunca foram objeto de culto.


E O BEZERRO DE OURO? Enquanto Moisés permanecia sobre o Monte Sinai ouvindo a Palavra de Deus e recebendo a Lei,o povo,atendendo sugestões de Arão,juntou jóias de ouro e com elas esculpiu um bezerro de fundição. Edificando o altar e a imagem nele entronizada,ofereceram-se em sua honra e devoção holocaustos e ofertas pacíficas,seguindo-se grande festança. Êxodo 32:1-6.


Surpreendendo o povo em semelhantes celebrações, Moisés,o homem mui manso mais do que todos os homens que havia sobre a terra,tomado de cólera,arremessou das mãos as Tábuas e as despedaçou ao pé do monte. Então,sem qualquer respeito pelas convicções religiosas dos outros,"pegando no bezerro que tinha feito,queimou-o,e o reduziu ao pó,que espalhou sobre a água,e deu de beber aos filhos de Israel" Êxodo 32:19-20.Naquele dia,ordenou a execução sumária de três mil homens..Êxodo 32:28.


A imagem do bezerro fora fabricada em honra do Verdadeiro Deus.Os hebreus durante 430 anos no Egito,imbuídos da ideia de que o boi figurava força e o poder dos deuses pagãos,quiseram empregar o mesmo conceito neste seu culto a Deus na figuração plástica do bezerro de ouro. Na sua ardente e sincera devoção,se despojaram de suas jóias porque anelavam oferecer a Deus o melhor e simbolizá-lo numa imagem de ouro,o metal precioso.

A ideia divulgada pelos sacerdotes católicos da "mulher mistério"é essa: A de que os israelitas esculpiram aquela estátua em homenagem a um deus falso do Egito. A regra áurea para a compreensão das Escrituras quando nos deparamos com uma passagem obscura ao nosso intelecto é a seguinte: A Bíblia Esclarece a Própria Bíblia. O salmista,mencionando o acontecimento.assegura: ..."Fizeram um bezerro em Horebe e adoraram a imagem fundida.E converteram a Sua glória(de Deus) na figura de um boi que come erva..."Salmo 106:19-20.


Neemias,de semelhante sorte,assegura ter sido uma imagem de Deus aquele bezerro:..."Fizeram para si um bezerro de fundição e disseram: Este é o teu Deus,que te tirou do Egito,e cometeram grandes blasfêmias"Neemias 9:18. Imagem representativa de deus é Pecado! Corrupção.


À vista da Palavra insofismável de Deus quanto à condenação das imagens em Sua honra e dos castigos infligidos aos transgressores do seu a Preceito,torna-se inconcebível a relutância do CATOLICISMO  em suas devoções aos ídolos. Ele é o responsável pelas mais graves deturpações do Evangelho e pela adoção da própria idolatria enaltecida por sua aberrante sofismática. Em consequência, a Madre Igreja é a causadora de todas as desgraças que pesam sobre a humanidade.


Paulo,através de sua pena inspirada,nos apresenta um enérgico ataque ao culto falso por meio de representações concretas de Deus...Romanos 1:18-32: "Os atributos de Deus,assim o Seu eterno poder,como também a Sua própria Divindade,claramente se reconhecem,desde o princípio do mundo,sendo percebidos por meio das cousas que foram criadas. Tais homens são,por isso,INDESCULPÁVEIS. São os "homens que detêm a verdade pela injustiça".
Por que são inescusáveis? Indesculpáveis? Sem perdão? Por que? Duas razões:

Primeira: Porque "tendo conhecimento de Deus,não O glorificaram como Deus,nem lhe deram graças;antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios,obscurecendo-lhes o coração insensato".

Segunda: Porque"mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível,bem como de aves,quadrúpedes e répteis".

São "INDESCULPÁVEIS" por terem subvertido a Verdade em injustiça.A injustiça da impossível representação de Deus em semelhança de imagens.

"O juízo de Deus é segundo a verdade" Romanos 2:2,como também a Sua graça,a Sua misericórdia e a Sua paz só serão conosco na verdade, 2 João 3. E porque a verdade é imprescindível à salvação. Deus quer que o pecador chegue ao "Pleno conhecimento da verdade" 1 Timóteo 2:4. O juízo de Deus é aplicado dentro desta verdade!

Se no Antigo Testamento encontramos Moisés,o homem "mui manso,mais do que todos os homens que havia sobre a terra",a vindicar a honra divina ultrajada com o culto ao bezerro de ouro a ponto de passar ao fio da espada cerca de três mil homens(Êxodo 32),em o Novo Testamento o castigo de Deus contra os idólatras ultrajadores da sua honra manifesta mais implacável do que os dos antigos tempos.

Na exigência do Novo Testamento para os que "trocaram a verdade de Deus pela mentira",a dureza do castigo recai nos próprios pecados causados pelo pecado da idolatria.Os pecados mais abjetos e mais degradantes do ser humano.É a vingança do pecado pelo próprio pecado,recebendo assim,o prevaricador,em si mesmo, "a devida recompensa do seu erro". 

"Mudaram a glória do Deus invisível em semelhança da imagem de homem corruptível,bem como de aves,quadrúpedes e répteis.POR ISSO,Deus entregou tais homens à imundícia'pelas concupiscências do seu próprio coração,para desonrarem o seu corpo entre si...POR CAUSA DISSO,os entregou Deus, a paixões infames;porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro,contrário à natureza;semelhantemente,os homens também,deixando o contacto natural da mulher,se inflamaram mutuamente em sua sensualidade,cometendo torpeza,homens com homens,e recebendo,em si mesmo,a merecida punição do seu erro".

Com tal sentimento depravado encheu-se"de toda a injustiça,malícia,cobiça
maldade,inveja,homicídio,contenda,dolo,malignidade,sendo murmuradores,detratores,aborrecedores de Deus,injuriadores,soberbos,
presunçosos,inventores de males,desobedientes aos pais,néscios,infiéis nos contratos,sem afeição natural,sem misericórdia...." Enfileira o Apóstolo os pecados mais abjetos como o do homossexualismo,os mais deprimentes contra os próprios pecadores. Todos eles causados como castigo do culto falso a Deus por meio de imagens.

As paixões infames ,o homossexualismo,as injustiças,as desonestidades nos negócios,a violência e todos os demais relacionados por Paulo são menos graves do que a IDOLATRIA do culto falso a Deus. Maio exatidão no retrato do mundo hoje é absolutamente impossível.Nessa descrição,Paulo Apóstolo estampa a situação de total descalabro moral da nossa sociedade contemporânea.

É o trágico resultado da idolatria em sua expressão mais abominável,ou seja,a do culto falso a Deus,culto esse criado,divulgado e incrementado pela ",  MULHER MISTÉRIO","a mãe das prostituições e abominações da terra,a MÃE IGREJA cujas entranhas são sempre diabolicamente engravidada pelo seu amante "o papa".

Eis ai o alerta para que todos meditem enquanto é tempo..."Eis que cedo venho..." SHALOM.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS MORADIAS NOS TEMPOS DE JESUS.

O   judeu do primeiro século tinha e levava uma vida tranqüila,como muito aconchego familiar. O pão era assado em fornos de barros. Os tios tocavam seus instrumentos na área da casa. À noite, as casas eram iluminadas pela luz das lamparinas de azeite. A vida familiar era caracterizada por muita afetividade e carinho e regida por tradições sólidas. AS CASAS. Eram de formas e tamanhos variados, pois, havia diferença entre classe rica e pobre. Sua estrutura na sua maioria eram simples e pequenas. Os israelitas tinham a sua maior parte de suas atividades ao ar livre, então, a casa para eles era apenas um abrigo, um local para se fazer as refeições e para dormir.   Nos tempos de Jesus, as casas eram comuns, constituídas de apenas um cômodo, com pouquíssimo mobiliário, com quase nenhum adorno. Seus tamanhos, mais ou menos 3,5 mt2, tinham 2 a 3 janelas , e o assoalho era de terra batida. Possuíam uma escada externa que dava acesso a um terraço, que era plano, não havia telhados. Grande p

O JUGO DOS RABINOS.

INTRODUCAO: O SENHOR JESUS, não poucas vezes entrou em sérias confrontações com os Fariseus da sua época. Certo é que, os debates eram freqüentes, relacionado a diversas situações, das mais diversificadas, sobre a TORÁ, sobre as tradições dos Pais, sobre os 613 mandamentos, dos quais os Escribas e fariseus, mestres, e mais uma leva de religiosos eram conhecedores. Não somente conhecedores destes, mas criaram em cima destes mais uns quatrocentos. É interessante notar que, cada Rabino mantinha seus seguidores, discípulos, que os seguiam fielmente em todo o ensino.                 Vamos agora entender um pouco mais sobre os tais JUGOS, para que nós entendendo, não caiamos em qualquer laço, ou ensinos que nos tragam peso, pois JESUS nos disse: ‘ O meu JUGO é SUAVE e o meu FARDO é LEVE’.   Vamos começar:                 JESUS   diz , que há Rabinos e Rabinos. O que distingue os Rabinos é a experiência do REINO DE DEUS. Os Rabinos que são instruídos no Reino de Deus têm em casa um tesou

O ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O JUDAÍSMO MESSIÂNICO

INTRODUÇÃO: Ninguém pode com certeza definir o Espírito Santo. Durante muitos séculos discutiu-se sobre este Ser Divino. Debates acalorados perduraram por muito, muito tempo,seguindo dai diversos estudos e doutrinas da mais variadas, para todos os gostos. Mas na visão cristã crê-se em uma trindade entre Deus o Pai,O Filho e o Espírito Santo,três mas um só Deus ,com características de ações diferentes entre Eles. Gostaria de expressar a visão judaica messiânica ,isto é crentes judeus no Messias Yeshua ,Jesus,sobre quem é o Espírito Santo. RÚACH...tradução no hebraico : Vento - Presença - Essência - Sopro - Fôlego. Primeira ocorrência : Gênesis 1;2..."Havia trevas sobre a face do abismo,e o Rúach de Elohin pairava sobre a face do abismo, e o Rúach de Elohin pairava sobre a face das águas..." Na verdade,era a Glória e a presença Divina que estavam "visitando"o caótico estado que a terra se encontrava. Outro exemplo em Gênesis 8:1..." E lembrou-se Deus de N