Pular para o conteúdo principal

O REINO DO SEU CRISTO -NA ERA MESSIÂNICA


O REINO  DO SEU CRISTO-NA ERA MESSIÂNICA.



Profecias,não são muito animadoras na maioria das vezes. Israel que o diga. o Profeta abria sua boca e os ouvidos dos israelitas ficavam atentos, ora palavras de  juízo ,ora boas palavras que alegravam toda a nação. Mas, na maioria das vezes, Israel não ouviu boas palavras,mas sim,condenação. Ora,muito lógico; Israel era,e o é ainda, o povo do Senhor, chamado para um grande propósito : "...Trazer o Messias,o seu Salvador e nosso ...". Jesus nos diz que a salvação vem dos judeus.Mas, sempre necessitavam de serem corrigidos.


Devido a isso, o Senhor precisava velar pelo seu propósito,iniciado em suas alianças com Abrão,Isaque e Jacó,servos do Deus Altíssimo.Mas, Bençãos e Maldições acompanharam este povo durante milênios, sobre a terra,promessas das mais variadas,as quais fortaleceram sempre um remanescente dentre a nação israelita.Não há entre todos os povos,um povo como os judeus,os quais foram tão martirizados,perseguidos, destruídos,quase extintos em várias ocasiões; mas,por amor aos Patriarcas e seu propósito, o Senhor os preservou.


Babilônia,Assíria,Medos e Persas,Grécia,Roma,e por fim ao serem espalhados após a destruição da cidade amada no ano 70, depois de Cristo, vieram a sofrer grandes perseguições,finalizando com o grande Holocausto,a solução final...."E o Senhor viu e ouviu o  choro de seus filhos e suas aflições, e pelo seu Espírito,abriu as sepulturas,os guetos e os trouxe para sua terra amada,Israel e sua capital eterna"... : JERUSALÉM.


Muitos interpretam o texto de Ezequiel 37, e digo, nada de errado em comparar este lindo capítulo,fazendo um paralelo com aqueles que estavam mortos ,sem Deus no mundo, em trevas,sepultados, e que de repente foram alcançados pelo Espírito de Vida,e voltaram a viver iluminados pela luz de Jesus,mas, Ezequiel 37, é dirigido exclusivamente a nação Judaica, o próprio versículo 11 nos diz:..."Então me disse: Filho do homem,esses ossos são toda a casa de Israel...".Ponto.Não há nenhuma dúvida a respeito.


Espiritualizam demais,além da conta, tudo é para a Igreja, as dores são para Jacó mas as bençãos,riquezas é para a igreja.Ledo engano.Não o é assim,vamos fazer a devida separação,Israel,Israel,Igreja,igreja,nações,nações,cada um no seu tempo. O Senhor neste tempo,nesta era,está formando a Igreja,o corpo de Cristo, formado por judeus e gentios, é o período da Graça salvadora.Mas, em uma outra dispensação,O Senhor irá tratar com Israel e as nações,que serão tempos difíceis. Cremos que não estaremos aqui neste época de grande Tribulação.A noiva vai casar-se oficialmente como o noivo,nas Bodas do cordeiro,sete dias de festa,na casa do Pai.

Mas,voltando, 99% dos propósitos de Deus foram plenamente  cumpridos,creio que estamos na última parte da estátua de Nabucodonosor,pés misturados de ferro e barro. Já se passaram mais de dois mil anos que o desejado messias nasceu,morreu e ressuscitou,profecia plena,completa,consumada.Um dos sinais pós exílio,foi,a volta de Israel  para sua terra ,14 de maio 1948, a figueira voltou a crescer,foram novamente plantados em sua terra, e aguardam a cada dia, a volta de seu messias,que já veio,mas os seus não o receberam.


O  que Israel espera para os dias vindouros ? Logicamente que eles aguardam ansiosamente pela vinda do Messias,estão voltando em grande número para sua terra,retornando ou fazendo aliah,vindos de todas as partes do mundo,por onde foram espalhados. A cada ano eles dizem: "próximo ano em Jerusalém".Os testemunhos são diversos,carregados de emoções seguidos de grande choro de alegria,É o Senhor os atraindo, pois lá é sua pátria,e mais, Deus,está preparando o cenário final. Assim como nós que não temos nossa pátria mais aqui,mas nos céus,não somos mais deste mundo, somos outro povo,outra raça e temos promessas superiores a de Israel,estamos também desejosos de conhecer, nossa futura casa,moradas que Jesus foi nos preparar.


Israel, a eles o Senhor declarou promessas físicas de uma terra que manaria leite e mel. Por certo muitas vezes Israel provou deste estado de abundância e generosidade de Deus. Mas, não são nada se comparadas com o que eles num tempo bem próximo irão provar, serão realmente agraciados com um reino de paz e justiça,próspero,um pré-éden,um ante preparo do que será um dia o novo céu e a nova terra. Mas, por hora até que este estado de delícias não chegue,Israel irá sofrer não poucas tribulações,digo que até piores das já presenciadas. Senão vejamos apenas um texto no livro do profeta Zacarias capítulo 13 verso 8: ..."Em toda a terra,diz o Senhor,dois terços dela serão eliminados e perecerão; mas, a terceira parte restará nela.Farei passar pelo fogo,e a purificarei como se purifica a prata,e a provarei como se prova o ouro,ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; e direi: é meu povo,e ela dirá :O Senhor é meu Deus...." Uma difícil realidade de ser pensada.


Há um ditado em Israel que diz: "..Que Deus deu, dez medidas de beleza,uma está para o mundo e nove está para jerusalém.Em contrapartida deu Deus,dez medidas de sofrimento,uma está para o mundo e nove está para Jerusalém"... Isto é pura verdade.Devido a isso muitos em Israel estão descrentes com relação ao seu Deus. Inundados estão de feitiçarias,espiritismo,humanismo,homossexualismo,o sábado já não é visto com tanta atenção,querem ser como todas as nações,como na antiguidade.

As gerações esqueceram do Deus de Israel,e por isso irão receber o falso messias,o pastor insensato,farão alianças com a morte e o inferno. Esta é a atual situação pós modernidade em israel.
Mas, o Senhor sempre tem um remanescente,os eleitos entre tantos que serão salvos na Grande Tribulação,e que reinarão com Cristo.

Mas,chega de falar do lado difícil das profecias,e vamos entrar na era Messiânica no Milênio de Jesus Cristo,O Rei dos Reis.A Bíblia pouco fala dos mil anos do reinado de Cristo. Achamos no livro de apocalipse capítulo 20. Mas antes no capítulo 19,nós lemos sobre a vinda ou segunda vinda de Cristo para efetuar sua justiça, a qual chamamos o grande dia do Senhor,onde ele irá efetuar o julgamento sobre toda a terra,e fará a separação entre ovelhas e cabras,ou bodes.Onde os sobreviventes que foram achados dignos,os eleitos entrarão no milênio e reinarão com Cristo.Também neste mesmo ato de julgamento, a Besta e o Falso Profeta serão aprisionados.


Então, no capítulo 20,vemos o aprisionamento do dragão,o diabo,por mil anos,para que não engane mais as nações até se completarem os mil anos, e depois será novamente solto para o grande ato final de Deus.Este personagem seduzirá novamente as nações -Gogue e magogue - para a batalha final,e logicamente serão derrotados pelo Senhor Jesus.


Mas vamos às promessas a Israel. Muitos levam para o lado espiritual , promessas que são apenas para Israel, e gostam de brincar com o texto. 90% das promessas na antiga aliança,são para o povo israelita. Existe uma teologia,chamada de Teologia da Substituição que diz que as promessas que eram para o povo de Deus,Israel,agora já não são mais,porque?: por que eles rejeitaram o seu messias. Sendo assim, agora ,a Igreja é que é o verdadeiro Israel de Deus. São os Amilenistas e pós-milenistas. Paulo nos adverte em Romanos para não nos ensoberbecermos ,e termos muito cuidado,pois eles são os ramos naturais,e nós fomos enxertados na oliveira contra a natureza. devemos amar os judeus,pois a cegueira deles,sua queda, foi a nossa riqueza.

Primeiro o reagrupamento...Ezequiel 34:11:..." Porque assim diz o Senhor Deus: Eis que eu mesmo procurarei as minhas ovelhas e as buscarei.Como o pastor busca as suas ovelhas dispersas,assim buscarei as minhas ovelhas;livrá-las-ei de todos os lugares para onde foram espalhadas no dia de nuvens e de escuridão. Tirá-las-ei dos povos, e as congregarei dos diversos países,e as introduzirei na sua terra apascentá-las-ei nos montes de Israel,junto às correntes e em todos os lugares habitados na terra" ....segue o texto.Reagrupamento já reiniciado por Deus, que é uma realidade parcial.

Promessa de grande avivamento do Espírito sobre a nação..."Tomar-vos-ei de dentre as nações,e vos congregarei de todos os países,e vos trarei para a vossa terra. Então aspergirei água pura sobre vós.e ficareis purificados;de todas as vossas imundícia  e de todos os vossos ídolos vos purificarei.Dar-vos-ei  coração novo e porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos ,guardeis os meus juízos e os observeis.Habitareis na terra que eu dei a vossos pais;vós sereis os meu povo, eu eu serei o vosso Deus..."Ezequiel 36:24-28. Esta promessa ainda não se cumpriu em sua plenitude,apenas parcialmente, é futura, para o reino messiânico.

Serão uma só nação...." Dize-lhes,pois:..Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu tomarei os filhos de Israel de entre as nações para onde eles foram, e os congregarei de todas as partes,e os levarei para a sua própria terra.Farei deles uma só nação na terra, nos montes de Israel, E UM SÓ REI,será Rei sobre todos eles.Nunca mais serão duas nações;nunca mais para o futuro se dividirão em dois reinos...." Ezequiel 37:21-22....esta promessa ainda não se cumpriu em sua plenitude ,é futura,para o reino messiânico.

O Tabernáculo de Deus..."O meu tabernáculo estará com eles;eu serei o seu Deus,e eles serão o meu povo.As nações saberão que eu sou o Senhor que santifico Israel,quando o meu santuário estiver para sempre no meio deles..."Ezequiel 37:27-28. Logicamente não vimos ainda o tabernáculo de Deus com Israel da atualidade, é para o futuro,no reino messiânico.  A partir dos capítulos 40 até o 48 de Ezequiel, fala da edificação de um novo templo em Jerusalém onde o Messias irá reinar sobre todas as nações.

O livro do profeta Isaías,está repleto de profecias sobre a restauração da nação de israel,assim como sobre o reino messiânico,onde tudo será transformado,não somente as pessoas mas toda a natureza e os animais. Senão vejamos alguns versículos.

..." Nós últimos dias,acontecerá que o monte da casa do Senhor será estabelecido no cimo dos montes e se elevará sobre os outeiros,e para ele afluirão todos os povos. Irão muitas nações e dirão: Vinde,e subamos ao monte do Senhor e à casa do Deus de Jacó para que nos ensine os seus caminhos, e andemos pelas suas veredas; porque de Sião sairá a Lei.e a Palavra do Senhor de Jerusalém.Ele julgará entre os povos e corrigirá muitas nações;estas converterão as suas espadas em relhas de arados e suas lanças em podadeiras;uma nação não levantará a espada contra outra nação,nem aprenderão mais a guerra...."Isaías 2:24....promessa para os últimos dias. Uma observação:...Os últimos dias iniciaram-se quando da redenção de Cristo na Cruz,e sua ressurreição, a contagem está agora mais próxima do que nunca e mui acelerada.

Um dos textos tremendo fala do reinado do Renovo:..."Naquele dia, o renovo do Senhor será de beleza e glória;e o fruto da terra,orgulho e adorno para os de Israel que forem salvos. Será que os restantes de Sião e os que ficarem em Jerusalém,serão chamados santos;todos os que estão inscritos em Jerusalém,para a vida,quando o Senhor lavará a imundícia das filha de Sião e limpar Jerusalém da culpa do sangue do meio dela,com o Espírito de justiça e com o Espírito purificador...."Isaías 4:2-4...A Shekinah voltará como no deserto,durante o dia e durante à noite,sobre o monte Sião...Naquele dia, isto é nos últimos dias. Futuro. Leia o capítulo 11,é um pouco longo,você verá uma das promessas de restauração não somente de Israel mas a terra se encherá do conhecimento do Senhor.

São muitas promessas,muitas,mas quero finalizar com o livro de Zacarias,iniciando no capítulo 14...."Naquele dia,estarão os seus pés(do Messias Jesus) sobre o monte das Oliveiras,que está defronte de Jerusalém para o Oriente;o monte das Oliveiras será fendido pelo meio,para o oriente e para o ocidente,e haverá um vale para o norte,e a outra metade,para o sul...." ..."Então, virá o Senhor,meu Deus e todos os Santos,com ele...."Naquele dia,também,sucederá que correrão de Jerusalém Águas Vivas,metade delas para o mar oriental,e a outra,até o mar ocidental;no verão e no inverno,sucederá isto.O SENHOR SERÁ REI SOBRE TODA A TERRA,naquele dia, um só será o Senhor, e um só será o seu nome...." Habitarão nela e não haverá mais maldição, e Jerusalém habitará segura..."...Reino Messiânico.

Finalizando com esta linda promessa...."....Assim diz o Senhor dos Exércitos; Ainda sucederá que virão povos e habitantes de muitas cidades;e os habitantes de uma cidade irão à outra,dizendo: Vamos depressa suplicar o favor do Senhor e buscar ao Senhor dos Exércitos;eu também irei.Virão muitos povos e poderosas nações buscar EM JERUSALÉM ao Senhor dos Exércitos e suplicar o favor do Senhor. Assim diz o Senhor dos Exércitos: Naquele dia,sucederá que Pegarão Dez Homens,de Todas as Línguas das Nações,Pegarão,sim na Orla da Veste de um Judeu e lhe dirão: Iremos convosco,porque temos ouvido que Deus está Convosco...Será que lemos e ouvimos bem isto? Israel um dia,finalmente será aquilo que o Senhor sempre desejou,de serem os Sacerdotes do Altíssimo sobre a casa do Senhor , e uma benção sobre toda a terra.

...E todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém subirão de ano em ano para ADORAR O REI ,o SENHOR DOS EXÉRCITOS,e para celebrar a Festa dos Tabernáculos... Zacarias 14:16 .Será que lemos e ouvimos bem isto? Restauração da festa dos Tabernáculos? Sim,será uma das festas a serem restauradas,mas, está é a principal,pois agora o nosso MESSIAS e SALVADOR veio fazer morada com os homens. O Rei Jesus cumprirá a verdadeira festa pessoalmente,uma segunda vez ,reinando de Jerusalém...Para muitos loucura,espiritualizam e não o aceitam literalmente. Há muito mais a ser dito,mas, meu desejo é que o Espírito Santo tenha despertado em você um vontade de buscar,meditar se realmente é assim mesmo.O Espírito da Verdade.
que nos conduza sempre. SHALOM.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS MORADIAS NOS TEMPOS DE JESUS.

O   judeu do primeiro século tinha e levava uma vida tranqüila,como muito aconchego familiar. O pão era assado em fornos de barros. Os tios tocavam seus instrumentos na área da casa. À noite, as casas eram iluminadas pela luz das lamparinas de azeite. A vida familiar era caracterizada por muita afetividade e carinho e regida por tradições sólidas. AS CASAS. Eram de formas e tamanhos variados, pois, havia diferença entre classe rica e pobre. Sua estrutura na sua maioria eram simples e pequenas. Os israelitas tinham a sua maior parte de suas atividades ao ar livre, então, a casa para eles era apenas um abrigo, um local para se fazer as refeições e para dormir.   Nos tempos de Jesus, as casas eram comuns, constituídas de apenas um cômodo, com pouquíssimo mobiliário, com quase nenhum adorno. Seus tamanhos, mais ou menos 3,5 mt2, tinham 2 a 3 janelas , e o assoalho era de terra batida. Possuíam uma escada externa que dava acesso a um terraço, que era plano, não havia telhados. Grande p

O JUGO DOS RABINOS.

INTRODUCAO: O SENHOR JESUS, não poucas vezes entrou em sérias confrontações com os Fariseus da sua época. Certo é que, os debates eram freqüentes, relacionado a diversas situações, das mais diversificadas, sobre a TORÁ, sobre as tradições dos Pais, sobre os 613 mandamentos, dos quais os Escribas e fariseus, mestres, e mais uma leva de religiosos eram conhecedores. Não somente conhecedores destes, mas criaram em cima destes mais uns quatrocentos. É interessante notar que, cada Rabino mantinha seus seguidores, discípulos, que os seguiam fielmente em todo o ensino.                 Vamos agora entender um pouco mais sobre os tais JUGOS, para que nós entendendo, não caiamos em qualquer laço, ou ensinos que nos tragam peso, pois JESUS nos disse: ‘ O meu JUGO é SUAVE e o meu FARDO é LEVE’.   Vamos começar:                 JESUS   diz , que há Rabinos e Rabinos. O que distingue os Rabinos é a experiência do REINO DE DEUS. Os Rabinos que são instruídos no Reino de Deus têm em casa um tesou

O ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O JUDAÍSMO MESSIÂNICO

INTRODUÇÃO: Ninguém pode com certeza definir o Espírito Santo. Durante muitos séculos discutiu-se sobre este Ser Divino. Debates acalorados perduraram por muito, muito tempo,seguindo dai diversos estudos e doutrinas da mais variadas, para todos os gostos. Mas na visão cristã crê-se em uma trindade entre Deus o Pai,O Filho e o Espírito Santo,três mas um só Deus ,com características de ações diferentes entre Eles. Gostaria de expressar a visão judaica messiânica ,isto é crentes judeus no Messias Yeshua ,Jesus,sobre quem é o Espírito Santo. RÚACH...tradução no hebraico : Vento - Presença - Essência - Sopro - Fôlego. Primeira ocorrência : Gênesis 1;2..."Havia trevas sobre a face do abismo,e o Rúach de Elohin pairava sobre a face do abismo, e o Rúach de Elohin pairava sobre a face das águas..." Na verdade,era a Glória e a presença Divina que estavam "visitando"o caótico estado que a terra se encontrava. Outro exemplo em Gênesis 8:1..." E lembrou-se Deus de N