Pular para o conteúdo principal

TEMPOS DE CRISES FINANCEIRAS e IDOLATRIAS

TEMPOS DE CRISES FINANCEIRAS e IDOLATRIAS

Tempos de crises financeiras,condições de corrupção em andamento e oportunidades cada vez mais fáceis de defraudar ou de levar a melhor sobre as massas continuam a levar distorções de riqueza cada vez mais ampliadas. A consequência natural dessa situação para a sociedade é uma opressão econômica crescente,uma tendência de Ansiedade crescente quanto aos cuidados deste mundo para uma grande maioria de pessoas. Mas existe um tipo de riqueza com a qual não precisamos nem nos preocupar.Cristo revelou sua identidade; "Fazei para vós outros bolsas que não desgastem,tesouro inextinguível nos céus,onde não chega o ladrão,nem a traça consome "Lucas-12:33.

A natureza básica  do ser humano é amar o dinheiro,partilhar da concupiscência da carne,a concupiscência dos olhos e a soberba da vida.Toda pessoa,seja da elite ou pessoa comum,deve aceitar as responsabilidades por suas ações e idolatrias.A diferença,se é que há ,está em que os pecados de algumas pessoas podem afetar o mundo inteiro;quanto a outras,seu pecado apenas afeta suas famílias e a elas mesmas.

A Grande Comissão da Igreja não é convencer nem caçar os pecadores.Se alguém quiser fazer com que a ambição de sua vida seja escalpelar os chamados conspiradores mundiais,enforcar os manipuladores das bolsas de valores, ou talvez encarcerar trabalhadores do comércio do sexo,esse alguém tem liberdade para fazê-lo.Mas não podemos afirmar que esta seja uma missão cristã.Deus colocou legisladores e governantes em suas posições para estabelecerem a justiça terrena e realizarem tais iniciativas. Permitiu até mesmo governantes que não temem a Ele.

A Igreja deve primeiramente pregar o evangelho de que o homem é pecador e está destinado ao inferno e que é apenas através do reconhecimento de Cristo como senhor ,filho de Deus e Salvador,que o homem será salvo.Então,uma vez cheio do Espírito Santo,as convicções de pecado emanarão do coração. Os escalpelamentos,as condenações e os enforcamentos não levarão ao arrependimento que oferece a vida eterna. A Bíblia diz repetidamente que o Espírito é a Espada e assim também é a Palavra.Se nós formos nos envolver com ações ofensivas,tem que ser com esta espada,não com nossos programas sociais ativistas.

ÍDOLOS QUE CAMBALEIAM E OSCILAM.

E qual é exatamente a essência da idolatria? Podemos começar olhando em primeiro lugar para a experiência dos israelitas como uma perspectiva antiga. desde o início,os israelitas foram admoestados a não adorarem ídolos. Durante suas caminhadas por várias nações depois que saíram do Egito,Moisés os advertiu: ...."Viste, as suas abominações e os seus ídolos feitos de madeira e de pedra ,bem como vistes a prata e o ouro que havia entre elas;para que,entre vós,não haja homem,nem mulher ,nem família,nem tribo cujo coração,hoje,se desvie do Senhor,nosso Deus...."Dt.29:17-28. Além disso; ..."Não fareis para vós outros ídolos,nem vos levantareis imagem de escultura nem coluna,nem poreis pedra com figuras na vossa terra,para vos inclinardes a ela;porque eu sou o Senhor,vosso Deus..."LV.26:1

Profeta após profeta,sacerdote e rei admoestaram sobre os perigos e a futilidade de seguirem os ídolos das nações feitos de madeira,pedra,ouro e outros materiais - ídolos que não podem ver nem ouvir. Até mesmo os pagãos foram repreendidos e punidos por adorarem os ídolos. Por exemplo,Belsazar,o último governante de Babilônia,foi julgado e achado culpado por celebrar aos seus ídolos de "ouro,de prata,de bronze, de ferro,de madeira e de pedra. DN.5:4-23. Não obstante,os israelitas persistiram, dizendo: "Seremos como as nações,como as outras gerações da terra,servindo às árvores e às pedras "EZ.20:32.

Mas,se dirá': estes relatos foram há muito tempo,tudo soa muito primitivo,tão irrelevante para nossos dias. As pessoas modernas e civilizadas não adoram ídolos feitos de madeira e pedra. Talves seja isso o que pensamos. Mas, lemos o seguinte no livro de Apocalipse:..."Os outros homens,aqueles que não foram mortos por esses flagelos,não se arrependeram das obras das suas mãos,deixando de adorar os demônios e os ídolos de ouro,de prata.de cobre,de pedra e de pau,que nem podem ver,nem ouvir,nem andar "AP.9:20. Isto revela o fato que choca a sensibilidade do homem moderno. Vemos a civilização pagã adorando ídolos  materiais no futuro.Sim, no futuro - desde pelo menos o dia de hoje até o período da Tribulação. De fato,hoje a idolatria pagã é talvez mais desenfreada do que jamais foi,será que a reconhecemos do jeito que ela é?

O QUE É UM ÍDOLO? :".. Uma representação ou símbolo de um objeto de culto,uma concepção falsa..."A Bíblia entretanto,nos fornece uma definição fácil e útil: "O sacerdote idólatra escolhe madeira que não se corrompe e busca um artífice perito para assentar uma imagem esculpida que não oscile.."Isaías 40;20. Este é um retrato bastante humorístico.Afinal,por que adorar uma coisa que nós mesmos temos que tomar conta para que não caia de nossas mãos?

Novamente,diz Isaías:..." Assim, o artífice anima ao ourives e o que alisa com o martelo,ao que bate na bigorna,dizendo da soldadura; Está bem feita.Então,com pregos fixa o ídolo,para que não oscile"Isaías 41:7. O profeta Jeremias também faz a mesma afirmação: ..."Cortam do bosque um madeiro.obras das mãos do artífice ,com machado;com prata e ouro o enfeitam,com pregos e martelos o fixam,para que não oscile..."JR 10:3-4. Deus certamente deve rir das tentativas da humanidade para criarem e estabelecerem seus próprios deuses. Ele provavelmente dá risada de que a humanidade não veja a futilidade dos ídolos, que precisam ser defendidos e fixados com pregos. Tudo o que a humanidade permitir que se torne um ídolo,certamente a decepcionará e acabará vazio.

UMA LIÇÃO CHAVE...está é uma das lições chave da recente Tempestade de Tremores Econômicos e Financeiros que irradiaram por todo o mundo.Os ídolos Cambaleiam e Oscilam.Muitas coisas que eram tidas como emblemas veneráveis das realizações e esperanças da humanidade oscilaram durante a Crise Financeira Global.Comicamente,elas devem ser reanimadas pelo homem. Vemos os exemplos nas maiores empresas dos EUA, tiveram que ser resgatadas,foram ajudadas pelo governo.

O comércio tem sido o pilar central da globalização e da condição há tempo promovida que tecerá a humanidade em uma dependência mútua. A Bíblia nos permite saber que as nações finalmente se precipitarão para apoias os seus três ídolos favoritos no final dos tempos: -"o deus desconhecido" , o " deus estranho "e o "deus das fortaleza" Daniel.11:38-39.Outras nações há tempos mantidas estarão também ameaçadas. O modelo das "economias baseadas no mercado livre "está ameaçado.

MERCADOS LIVRE. Exatamente o que é mercado livre? Qual o seu significado? É a ideia simples e liberal de que,se for permitido que as pessoas ajam livremente segundo suas próprias concepções de moralidade e interesse próprio - sem muito de interferência do governo e de intervenções regulatórias-os mercados atingirão juntos o progresso e haverá uma prosperidade  maior para o mundo. Este é o caminho certo para um mundo sem pobreza ,é o que se pensam.Não surpreende que os legisladores descobriram novamente que muitas pessoas  vêm agindo livremente demais na busca de seus interesse pessoais. A GANÂNCIA descontrolada finalmente devorará sua própria casa,enfraquecendo suas Madeiras e Pedras.Este é um aspecto da maldição pera a qual aponta a Visão que  Zacarias teve do grande rolo voante.Zacarias 5,resultado de um Sistema Comercial Global construído em cima de pedras de esquina de "furtos" e "mentiras".Essa maldição; "E farei entrar na casa do ladrão e na casa do que jurar falsamente pelo meu nome:nela,pernoitará e consumirá a sua Madeira e as suas Pedras" Zacarias 5:4. Casa com lepra...era toda destruída.

TRÊS MÁXIMAS DA ECONOMIA... 1-O homem busca gratificar seus desejos com a menor quantidade de desempenho -2-Os desejos do homem são ilimitados -3-O homem acumula coisas conscientes e sistematicamente. Estas máximas de "interesse próprio" estão,de fato,entronizada e institucionalizadas atualmente como sendo teorias avançadas e sofisticadas. Tudo isto representa um mundo cinzento e competitivo no qual a humanidade celebra a satisfação do "EU".É o paralelo do mundo aos tempos terríveis que Paulo vê invadindo a igreja nos últimos dias: ...Pois os homens serão egoístas,avarentos,jactanciosos,arrogantes,blasfemadores,desobediente aos pais,ingratos,irreverentes,desafeiçoados,implacáveis,caluniadores,sem domínio de si,cruéis,inimigos do bem,traidores,atrevidos,enfatuados,mais amigos dos prazeres que amigos de Deus.2 Tm.3:2-4. É brincadeira? ....à continuar...Shalom

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS MORADIAS NOS TEMPOS DE JESUS.

O   judeu do primeiro século tinha e levava uma vida tranqüila,como muito aconchego familiar. O pão era assado em fornos de barros. Os tios tocavam seus instrumentos na área da casa. À noite, as casas eram iluminadas pela luz das lamparinas de azeite. A vida familiar era caracterizada por muita afetividade e carinho e regida por tradições sólidas. AS CASAS. Eram de formas e tamanhos variados, pois, havia diferença entre classe rica e pobre. Sua estrutura na sua maioria eram simples e pequenas. Os israelitas tinham a sua maior parte de suas atividades ao ar livre, então, a casa para eles era apenas um abrigo, um local para se fazer as refeições e para dormir.   Nos tempos de Jesus, as casas eram comuns, constituídas de apenas um cômodo, com pouquíssimo mobiliário, com quase nenhum adorno. Seus tamanhos, mais ou menos 3,5 mt2, tinham 2 a 3 janelas , e o assoalho era de terra batida. Possuíam uma escada externa que dava acesso a um terraço, que era plano, não havia telhados. Grande p

O JUGO DOS RABINOS.

INTRODUCAO: O SENHOR JESUS, não poucas vezes entrou em sérias confrontações com os Fariseus da sua época. Certo é que, os debates eram freqüentes, relacionado a diversas situações, das mais diversificadas, sobre a TORÁ, sobre as tradições dos Pais, sobre os 613 mandamentos, dos quais os Escribas e fariseus, mestres, e mais uma leva de religiosos eram conhecedores. Não somente conhecedores destes, mas criaram em cima destes mais uns quatrocentos. É interessante notar que, cada Rabino mantinha seus seguidores, discípulos, que os seguiam fielmente em todo o ensino.                 Vamos agora entender um pouco mais sobre os tais JUGOS, para que nós entendendo, não caiamos em qualquer laço, ou ensinos que nos tragam peso, pois JESUS nos disse: ‘ O meu JUGO é SUAVE e o meu FARDO é LEVE’.   Vamos começar:                 JESUS   diz , que há Rabinos e Rabinos. O que distingue os Rabinos é a experiência do REINO DE DEUS. Os Rabinos que são instruídos no Reino de Deus têm em casa um tesou

O ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O JUDAÍSMO MESSIÂNICO

INTRODUÇÃO: Ninguém pode com certeza definir o Espírito Santo. Durante muitos séculos discutiu-se sobre este Ser Divino. Debates acalorados perduraram por muito, muito tempo,seguindo dai diversos estudos e doutrinas da mais variadas, para todos os gostos. Mas na visão cristã crê-se em uma trindade entre Deus o Pai,O Filho e o Espírito Santo,três mas um só Deus ,com características de ações diferentes entre Eles. Gostaria de expressar a visão judaica messiânica ,isto é crentes judeus no Messias Yeshua ,Jesus,sobre quem é o Espírito Santo. RÚACH...tradução no hebraico : Vento - Presença - Essência - Sopro - Fôlego. Primeira ocorrência : Gênesis 1;2..."Havia trevas sobre a face do abismo,e o Rúach de Elohin pairava sobre a face do abismo, e o Rúach de Elohin pairava sobre a face das águas..." Na verdade,era a Glória e a presença Divina que estavam "visitando"o caótico estado que a terra se encontrava. Outro exemplo em Gênesis 8:1..." E lembrou-se Deus de N