Pular para o conteúdo principal

A NATUREZA HUMANA À IMAGEM DO CRIADOR


.... ( Lembra-te de o teu criador), antes que se quebre a cadeia de prata, e se despedace o copo de ouro, e se despedace o cântaro junto a fonte, e se despedace a roda junto ao poço,e o pó volte à terra,como o era, e o espírito volte à Deus ,que o deu...Eclesiastes 12:6-9.

De todas a s criaturas que Deus fez,o ser humano é incomparavelmente superior e também a mais complexa.Por seu orgulho,no entanto, o ser humano comumente se esquece de que Deus é o seu criador, que ele é um ser criado,e que depende de Deus.

A natureza humana à imagem de Deus. A Bíblia ensina claramente que Deus,mediante decisão especial criou a raça humana,à sua imagem e semelhança.Portanto,nem Adão e Eva são produtos de evolução. Por terem sido criados à semelhança de Deus,Adão e Eva podiam se comunicar com Deus,ter comunhão com Ele e espelhar o seu amor,glória e santidade.

Note-se pelo menos três diferentes aspectos da imagem de Deus na raça humana: Adão e Eva tinham semelhança moral com Deus,por serem justos e santos,com um coração capaz de amar e também determinado a fazer o que era bom.

Tinham semelhança com Deus na inteligência,pois foram criados com espírito,emoções e capacidade de escolha. Deus plasmou no ser humano a imagem em que Ele mesmo lhe apareceria visivelmente no Antigo Testamento,e na forma que um dia seu filho tomaria.

Quando Adão e Eva pecaram,essa imagem de Deus neles, foi seriamente danificada,mas não totalmente destruída.Inevitavelmente a semelhança moral de Deus,no homem, ficou arruinada quando Adão e Eva pecaram,deixaram de ser perfeitos e santos e passaram a ser propensos ao pecado;propensão esta,ou tendência que transmitiriam aos filhos.O Novo Testamento confirma o estrago da imagem de Deus no homem, quando declara que o crente redimido deve ser renovado segundo a semelhança moral de Deus. Apesar de o ser humano ser pecador como é,ainda retém um porção elevada da semelhança de Deus,na sua inteligência,e na capacidade de comunhão e comunicação com Ele.

Componentes da natureza humana. A Bíblia revela que a natureza humana,criada à imagem de Deus, é trina e una,composta de três componentes,a saber: espírito - alma e corpo.Deus formou Adão do pó da terra ( seu corpo), e soprou nas suas narinas o fôlego da vida( seu espírito), e ele tornou-se um ser vivente( sua alma) A intenção de Deus era que o ser humano,pelo comer da árvore da vida e pela obediência à sua proibição de comer da árvore do conhecimento do bem e do mal,nunca morresse,mas vivesse para sempre. Somente depois da morte entrar no mundo,como resultado do pecado humano,é que passou  a  haver a separação da pessoa,em pó que volta à terra e no espírito que volta a DEUS. Noutras palavras, a separação entre o corpo, por um lado, e o espírito e a alma, por outro, é o resultado do juízo divino sobre a raça humana por causa do pecado. e esse juízo somente será removido mediante a ressurreição do corpo no último dia.

A alma (nephesh e psyche),frequentemente traduzida por "vida",pode ser,definida,de modo resumido,como os aspectos imateriais da mente, das emoções e da vontade,no ser humano, resultantes da união entre o espírito e o corpo. A alma,juntamente com o espírito humano, continuará a existir após a morte física da pessoa. A alma está tão ligada a natureza imaterial do ser humano,que,às vezes,o termo "älma"é usado como sinônimo de "pessoa"

O corpo ( basar e soma) pode ser definido,em resumo, como o componente do ser humano que volta ao pó quando a pessoa morre ( as vezes é chamada carne) .

O espírito(ruach - pneuma), pode ser definido,em resumo,,como o componente imaterial do ser humano,em que reside nossa faculdade espiritual,inclusive a consciência. É principalmente através de desse componente que se tem comunhão com o Espírito de Deus.

Desses três componentes que constituem a completa natureza humana,somente o espírito e alma são indestrutíveis sobrevivem à morte,para então seguirem para o céu,ou para o inferno.Quanto ao corpo, a Bíblia ensina repetidamente que enquanto o crente aqui viver,deve cuidar bem do seu corpo,através da sua conservação,isento de imoralidade e de iniquidade, e da sua dedicação a serviço de Deus.O corpo dos salvos será transformado no dia da ressurreição,quando então a sua redenção estará completa:isto para os que estão em Cristo Jesus.

As responsabilidades do ser humano...quando Deus criou o ser humano,lhe confiou várias responsabilidades. Deus o criou à sua própria imagem a fim de poder manter comunhão com ele, de modo amoroso pessoal por toda a eternidade, e para que ele o glorificasse como Senhor.Deus desejava de tal maneira que o ser humano o amasse,o glorificasse,e vivesse em santidade e justiça diante dEle,que quando Satanás induziu Adão e Eva a rebelião e desobediência à Deus,o Senhor prometeu que enviaria um Salvador a fim de redimir o mundo.

Era a vontade de DEUS que o ser humano o amasse acima de tudo e amasse seu próximo como a si mesmo.Esse duplo mandamento do amor,resume a totalidade da Lei de Deus.Também no Jardim do
Éden Deus estabeleceu a instituição do casamento. O propósito de Deus é que o casamento seja monogâmico e vitalício. Dentro do limites do casamento,Deus ordenou que a raça humana fosse frutífera e se multiplicasse.O homem e a mulher deveriam gerar filhos tementes a Deu,no ambiente do lar,. Deus vê a família cristã e a criação de filhos,sob a convivência salutar doméstica,com uma alta prioridade no mundo.

Deus também ordenou que Adão e Eva e seus descendentes,sujeitassem a terra.Ele disse: ...."dominai sobre os pexes do mar,sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que move sobre a terra...". Ainda no Jardim do Éden,a  Adão foi confiada a responsabilidade de cuidar do Jardim e dar nomes aos animais.

Note-se que quando Adão e Eva pecaram por comerem do fruto proibido,eles perderam parte do seu domínio sobre o mundo,a qual foi entregue a Satanás que, agora como " deus deste século " controla este presente mundo mau. Ainda assim,Deus espera que os crentes cumpram seu divino propósito quanto à terra,a saber:   cuidar devidamente dela,dedicar tudo dela a Deus e administrar sua criação de modo a glorificar a Deus.

Por causa da presença do pecado no mundo,Deus enviou seu filho Jesus Cristo para redimir o mundo.A tarefa transcendente de transmitir a mensagem do amor redentor de Deus  foi confiada aos salvos,pois foi a eles que Ele chamou para serem testemunhas de Cristo, judeus e gentios nascido de novo,salvos pelo Sangue do Cordeiro de Deus, e levar a salvação até os confins da terra  e para serem sal e luz da terra...Mateus 5:13-16....Maranata, ora vem Senhor Jesus

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS MORADIAS NOS TEMPOS DE JESUS.

O   judeu do primeiro século tinha e levava uma vida tranqüila,como muito aconchego familiar. O pão era assado em fornos de barros. Os tios tocavam seus instrumentos na área da casa. À noite, as casas eram iluminadas pela luz das lamparinas de azeite. A vida familiar era caracterizada por muita afetividade e carinho e regida por tradições sólidas. AS CASAS. Eram de formas e tamanhos variados, pois, havia diferença entre classe rica e pobre. Sua estrutura na sua maioria eram simples e pequenas. Os israelitas tinham a sua maior parte de suas atividades ao ar livre, então, a casa para eles era apenas um abrigo, um local para se fazer as refeições e para dormir.   Nos tempos de Jesus, as casas eram comuns, constituídas de apenas um cômodo, com pouquíssimo mobiliário, com quase nenhum adorno. Seus tamanhos, mais ou menos 3,5 mt2, tinham 2 a 3 janelas , e o assoalho era de terra batida. Possuíam uma escada externa que dava acesso a um terraço, que era plano, não havia telhados. Grande p

O JUGO DOS RABINOS.

INTRODUCAO: O SENHOR JESUS, não poucas vezes entrou em sérias confrontações com os Fariseus da sua época. Certo é que, os debates eram freqüentes, relacionado a diversas situações, das mais diversificadas, sobre a TORÁ, sobre as tradições dos Pais, sobre os 613 mandamentos, dos quais os Escribas e fariseus, mestres, e mais uma leva de religiosos eram conhecedores. Não somente conhecedores destes, mas criaram em cima destes mais uns quatrocentos. É interessante notar que, cada Rabino mantinha seus seguidores, discípulos, que os seguiam fielmente em todo o ensino.                 Vamos agora entender um pouco mais sobre os tais JUGOS, para que nós entendendo, não caiamos em qualquer laço, ou ensinos que nos tragam peso, pois JESUS nos disse: ‘ O meu JUGO é SUAVE e o meu FARDO é LEVE’.   Vamos começar:                 JESUS   diz , que há Rabinos e Rabinos. O que distingue os Rabinos é a experiência do REINO DE DEUS. Os Rabinos que são instruídos no Reino de Deus têm em casa um tesou

O ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O JUDAÍSMO MESSIÂNICO

INTRODUÇÃO: Ninguém pode com certeza definir o Espírito Santo. Durante muitos séculos discutiu-se sobre este Ser Divino. Debates acalorados perduraram por muito, muito tempo,seguindo dai diversos estudos e doutrinas da mais variadas, para todos os gostos. Mas na visão cristã crê-se em uma trindade entre Deus o Pai,O Filho e o Espírito Santo,três mas um só Deus ,com características de ações diferentes entre Eles. Gostaria de expressar a visão judaica messiânica ,isto é crentes judeus no Messias Yeshua ,Jesus,sobre quem é o Espírito Santo. RÚACH...tradução no hebraico : Vento - Presença - Essência - Sopro - Fôlego. Primeira ocorrência : Gênesis 1;2..."Havia trevas sobre a face do abismo,e o Rúach de Elohin pairava sobre a face do abismo, e o Rúach de Elohin pairava sobre a face das águas..." Na verdade,era a Glória e a presença Divina que estavam "visitando"o caótico estado que a terra se encontrava. Outro exemplo em Gênesis 8:1..." E lembrou-se Deus de N