Pular para o conteúdo principal

ENTÃO O SENHOR FECHOU A PORTA


Foi Deus quem fechou a porta da arca. O Dilúvio não é apenas um"conto mitológico"como muitos dizem, também não é apenas uma história que mexe com o imaginário das crianças. O dilúvio é um fato histórico que pode ser percebido em todos os cantos de nosso planeta. Mesmo para os cientistas,não existe dúvida que as superfícies mais altas de nosso planeta,um dia estiveram debaixo da água. O dilúvio mudou o  mundo em que vivemos e é um marco histórico no planeta.

Através dos fatos geológicos e dos relatos bíblicos,vemos que a inundação foi global. Toda a face da terra se encheu de água. Temos alguns argumentos relatados por um grupo de pesquisadores que relatam esse fato de que, as águas salgadas do mar já atingiram as mais altas montanhas,as mais altas superfícies da terra em vários pontos deste planeta. A bem da verdade,somente Deus pode despertar a fé no coração de quem não quer acreditar.

Muitas vezes os cristãos ,ou crentes em Cristo e na sua Palavra,são vistos como ignorantes,que não acreditam nem entendem de ciência,e,por isso,se apegam em Deus. Como se os cristãos fossem um grupo "menos inteligentes",e os ateus fossem "intelectuais"que se baseiam na ciência.

Até mesmo ateus tem fé,pois eles "acreditam"na teoria da evolução,sendo que ela continua sendo um teoria  que nunca pôde ser comprovada. Existem biólogos,geólogos e cientistas cristãos que acreditam no criacionismo,conhecendo a ciência detalhadamente.Muitos cientistas creem que um dilúvio é a resposta para muitas dúvidas que existem quanto a fatos geográficos no nosso mundo.

Um exemplo de um grupo que visitou as Salinas Grandes de Jujuy,no norte da Argentina.Um ponto muito alto os quais chegaram ,4.170 metros. A pergunta que calou a todos é: como tanto sal chegou a tal altitude? A explicação que se encontra é que houve uma época,em que esta região de montanha foi coberta por água,com grande quantidade de sal,de onde veio este sal?

Em outro lugar na Bolívia existe um deserto de sal ainda maior.O famoso Salar de Uyuni. é o maior deserto de sal do mundo. 10 bilhões de toneladas de  sal a uma altitude de 3.650 metros.Da mesma maneira, a explicação é a de que algum dia este lugar foi coberto por uma grande quantidade de água que deixou depositado o sal.

Um outro caso. Mais se 20 mil fósseis,mariscos e outras criaturas marinhas foram localizadas nas montanhas de Luoping,no sudoeste da China. A pergunta que também se faz é: como é que estes fósseis do mar foram parar nestas montanhas que estão hoje a 530 km de distâncias do mar?

Mais um fato marcante.Baleias no deserto do Atacama. Conta-se que durante a duplicação da rodovia Panamericana,que atravessa o continente,setenta fósseis de baleias com até oito metros de comprimento vieram à superfície. Entre eles,pelo menos vinte esqueletos completos,do mamífero marinho foram encontrados no deserto do Atacama,no Chile,que é considerado um dos desertos mais secos do mundo.

A explicação dos evolucionistas: Os frequentes terremotos,que atingem o país podem ter provocado a subida de rochas sedimentares do fundo  do oceano pré-históricos há 7 milhões de anos.

A explicação do criacionistas: De qualquer forma,como explicar o súbito soterramento de tantos grandes animais,já que,para serem fossilizados,as 70 baleias teriam que ser imediatamente cobertas por grandes quantidades de lama.? Caso não fosse assim,o corpo das baleias teria sido decomposto antes de virar fósseis.

Um outro caso de comprovação do dilúvio, está na Cordilheira do Himalaia que é a mais alta cadeia de montanhas do mundo.Ela abrange cinco países: China,Butão,Nepal e Paquistão,entre eles a montanha mais alta do mundo,o Monte Everest com 8.848 metros de altura. Também nestas cordilheiras foram encontrados fósseis provenientes das águas do mar.O próprio Monte Everest possui fosseis de moluscos no seu topo.

O argumento cientifico e não segundo a Bíblia é que há milhões de anos atrás tudo isso estava abaixo do mar e, com o choque de placas tectônicas ,estes montes surgiram,ficando os fosseis marinhos nas montanhas. A verdade é que a Bíblia também fala de um surgimento das montanhas.E possível que na época de Noé ,as montanhas não tivessem as mesmas proporções  que conhecemos hoje. O Salmo 90:1-2 nos diz: ..." Senhor,tu és o nosso refugio,sempre,de geração em geração. Antes de nascerem os montes e de criarem a terra e o mundo,de eternidade a eternidade tu és Deus..."

Se os montes surgiram antes,durante,ou depois do diluvio,a Bíblia não fala,o fato é que os mais altos picos do nosso planeta foram cobertos pelas águas salgadas do mar. Poderíamos ainda falar sobre a existência de tanto carvão natural,petróleo e gás natural,que,segundo a ciência ,são fósseis de origem orgânica que foram soterrados subitamente.

Sendo tudo isso verdade,fica-nos a pergunta: O que levou a Deus a elevar as águas,abrir as comportas dos céus,as fontes da terra, (Gênesis 7 ) e fazer chover quarenta dias e quarenta noites? Deus é mau pelo fato de ter dado um fim aos homens da época?

O relato bíblico nos conta que,antes do diluvio " o Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal.Então o Senhor arrependeu-se de ter feito o homem sobre a terra ;e isso cortou-lhe o coração..." Gênesis 6:5-6.

O motivo do dilúvio não foi a maldade de Deus,mas a do homem. Um criminoso não é preso porque o juiz é mau,e sim porque ele mesmo provocou a sentença...." Disse o Senhor: Farei desaparecer da face da terra o homem que criei.A Noé,porém,o Senhor mostrou benevolência. Gêneses 6:7-8 ..." Você,porém ,fará uma arca de madeira de cipreste;divida-a em compartimentos e revista-a de betume por dentro e por fora...Gênesis 6:14.

Noé não era um homem perfeito.Pelo contrário,a Bíblia revela até mesmo as falhas que ele cometeu em  momentos pessoais com sua família.Porém,em meio a um mundo tão cruel que era o da época,ele de destacou como alguém diferente de todos. Esta foi a salvação de Noé e sua família. Noé não se igualou ao povo de sua época.Ele não foi um mero imitador daquilo que " todo o mundo fazia".
Você já ouviu esta frase ? Quando alguém e surpreendido em algum pecado,a primeira desculpa é: 'mas todo o mundo faz!" Naquela época " todos faziam" e foram condenados,mas Noé e sua família tinham uma vida diferente.

Quem foi Noé? Qual era a sua profissão? ..." Noé,que foi agricultor,foi o primeiro a plantar uma vinha" Gênesis 9:20. É muito provável que durante os anos que construía a arca ,ele tenha continuado a plantar e colher. Sua família precisava trabalhar para o próprio sustento.Não existia um salário para construir a arca.A construção foi um trabalho além dos afazeres corriqueiros. O Novo Testamento  nos revela mais do que Noé fazia durante o tempo da construção,dizendo: ..." Ele(Deus) não poupou o mundo antigo quando trouxe o diluvio sobre a quele povo ímpio,mas preservou a Noé,pregador da justiça, e mais sete pessoas..." 2 Pedro 2:5.

Apesar do mundo não lhe ouvir nem se preocupar com sua mensagem ele fazia a sua parte.Ele proclamava o aviso que Deus é justo e que cabe aos homens viverem segundo a sua vontade. Imaginemos o homem  Noé: pregando,plantando e construindo a arca.Esta deve ter sido sua rotina,e pasmem nunca havia chovido em tal lugar,nem um gota,nem sinal,nem um pingo. Não são os dias de hoje como os de Noé? Volta de Cristo? Todos acham ridículo,loucura etc.

As marteladas de quem prega a Palavra podem doer nos ouvidos de quem está fora da verdade,assim creio as marteladas de sua pregação eram irritantes,ridículas,ele deve ter incomodado a muitos.As batidas do evangelho doem e incomodam a  muitos ouvidos. As marteladas deste homem não significavam apenas a construção de um grande barco.Elas diziam que Deus iria fazer justiça,ele era um pregador de justiça e juízo.

Terminada a arca ,Noé sua mulher,e seus filhos e noras,e todos os animais, entraram na arca, e Deus a fechou(porta) por fora...." Durou o diluvio quarenta dias sobre a terra,cresceram as águas e levantaram a arca de sobre a terra". versículo 19..." Prevaleceram as águas excessivamente sobre a terra e cobriram todos os altos montes que havia debaixo do céu.Quinze covados acima deles prevaleceram as águas;e os montes foram cobertos.." Gênesis 7:19-20.

A historia de Noé,além de ser um fato real,foi um acontecimento que revelou o que iria acontecer no futuro. O fechamento da porta,ou o inicio do dilúvio demonstram o fim de um tempo.Esta história é um " indicador" de um acontecimento futuro.

O Antigo Testamento é conhecido como tempo da lei. Deus sempre foi misericordioso para com o arrependido -Salmo 51. Mas a punição do pecado era praticada severamente. Com a morte de Cristo,entrou em vigor o tempo que chamamos de " Graça de Deus".E o tempo em que vivemos.Hoje vivemos o que Jesus nos ensina com a mulher adultera,em João 8 . Enquanto os fariseus queriam apedrejá-la até a morte( tempo da lei),Jesus coloca algo novo no ar que é o perdão e a " chance de recomeçarmos" ." Quem não tem pecado atire a primeira pedra" João 8:7.

O tempo da graça é o tempo em que Deus continua chamando o pecador com muita paciência,mesmo que ele continue em sua vida de pecado,rejeitando a Deus e ao seu Filho Jesus Cristo. As pessoas continuam explorando e abusando da misericórdia e graça de Deus,porém o tempo da graça tem fim,  Já ,há dois mil anos passados que Jesus veio ,morreu e ressuscitou,o tempo da graça tem invadido toda a terra,mas,poucos tem acolhido esta tão grande salvação.O povo vivia comendo,bebendo, casando-se e sendo dado em casamento,até o dia em que Noé entrou na arca. Então veio o dilúvio destruiu a todos...Lucas 17:24-27.

O inicio do dilúvio é um aviso que o tempo da graça é limitado.Noé pregou por vários anos,e as pessoas tinham a oportunidade de se converterem e mudarem de vida.Enquanto Noé martelava,eles poderiam ter revisto seus conceitos e mudado as suas atitudes,Mas eles diziam: deixe Noé martelar,vamos curtir a vida. O povo estava tranquilo.Comendo e bebendo,diz a Bíblia.O único incomodo eram as marteladas e as mensagens de Noé. Mas eles conseguiam curtir a vida e fazer com que a mensagem entrasse por um ouvido e saísse por outro. Mas, a Bíblia nos avisa que será da mesma maneira que acontecerá quando iniciar a eternidade.

Quando começará a eternidade? Com nossa morte ou a volta de Cristo. Se Cristo voltar enquanto estivermos vivos,e acontecer o arrebatamento da noiva do Cordeiro,iniciaremos o tempo da eternidade nos céus, nas moradas celestiais. Este é o tempo da graça,hora virá em que a porta será fechada, e muitos ficarão no período da grande tribulação,tempo de dores e angústias para este mundo e em toda a terra,onde todo ser humano será provado. A porta da arca se fechou em um dia normal.

Nos últimos tempos,alguns slogan tem surgido com grande força em meio a nossa sociedade. "Relaxe,fique calmo e sorria" Fique calmo e faça compras"Tudo é muito rápido,queremos fazer várias coisas ao mesmo tempo. Aproveite a vida. Mas apenas ficar calmo e seguir em frente pode ser uma péssima ideia.O mundo está carente da verdadeira vida que é Jesus Cristo,e sem Ele nada podemos,nada somos, nada temos, nada possuímos e nada tem sentido e real valor. Ele veio não somente para nos resgatar e reconciliar-nos com o Pai,mas, dar significado à nossa existência passageira.Veio trazer respostas e dar um novo modo de vida para nossa alma inquieta, um propósito novo,além do material.

Hoje,Hoje é um outro dia que se nos apresenta, é um dia de Salvação,pois a porta da graça está disponível à todos,sem acepção de pessoas,ricos e pobres,sábios ou ignorantes,judeus e gentios,do mais vil ser humano,ao mais pecador,Deus está chamando pelo seu Espírito..."Eis que estou à porta e bato..."não somente este texto é para a comunhão daqueles que já conhecem o Salvador Jesus,mas a todos quanto ainda não o tem em seu coração.

A Cruz é o ponto final de Cristo, para nós é vida eterna, pois Ele cumpriu seu propósito de sua vinda,que era de morrer pelos pecados de todos,incondicionalmente. Um ato apenas,uma vida por todos que Nele creem verdadeiramente.Cristo é nossa arca,estamos Nele guardados para a eternidade,não isentos de tribulações ou aflições,mas, certos de que seremos livres da ira de Deus.
Um dia será visto a diferença daquele que crê no Filho de Deus e aquele que não crê no judeu Salvador..."E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.." Nosso deus é longânimo e paciente e deseja que todos sejam salvos,espero que você já faça parte do Reino de Jesus...shalom


Maranata, ora vem Senhor Jesus







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS MORADIAS NOS TEMPOS DE JESUS.

O   judeu do primeiro século tinha e levava uma vida tranqüila,como muito aconchego familiar. O pão era assado em fornos de barros. Os tios tocavam seus instrumentos na área da casa. À noite, as casas eram iluminadas pela luz das lamparinas de azeite. A vida familiar era caracterizada por muita afetividade e carinho e regida por tradições sólidas. AS CASAS. Eram de formas e tamanhos variados, pois, havia diferença entre classe rica e pobre. Sua estrutura na sua maioria eram simples e pequenas. Os israelitas tinham a sua maior parte de suas atividades ao ar livre, então, a casa para eles era apenas um abrigo, um local para se fazer as refeições e para dormir.   Nos tempos de Jesus, as casas eram comuns, constituídas de apenas um cômodo, com pouquíssimo mobiliário, com quase nenhum adorno. Seus tamanhos, mais ou menos 3,5 mt2, tinham 2 a 3 janelas , e o assoalho era de terra batida. Possuíam uma escada externa que dava acesso a um terraço, que era plano, não havia telhados. Grande p

O JUGO DOS RABINOS.

INTRODUCAO: O SENHOR JESUS, não poucas vezes entrou em sérias confrontações com os Fariseus da sua época. Certo é que, os debates eram freqüentes, relacionado a diversas situações, das mais diversificadas, sobre a TORÁ, sobre as tradições dos Pais, sobre os 613 mandamentos, dos quais os Escribas e fariseus, mestres, e mais uma leva de religiosos eram conhecedores. Não somente conhecedores destes, mas criaram em cima destes mais uns quatrocentos. É interessante notar que, cada Rabino mantinha seus seguidores, discípulos, que os seguiam fielmente em todo o ensino.                 Vamos agora entender um pouco mais sobre os tais JUGOS, para que nós entendendo, não caiamos em qualquer laço, ou ensinos que nos tragam peso, pois JESUS nos disse: ‘ O meu JUGO é SUAVE e o meu FARDO é LEVE’.   Vamos começar:                 JESUS   diz , que há Rabinos e Rabinos. O que distingue os Rabinos é a experiência do REINO DE DEUS. Os Rabinos que são instruídos no Reino de Deus têm em casa um tesou

O ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O JUDAÍSMO MESSIÂNICO

INTRODUÇÃO: Ninguém pode com certeza definir o Espírito Santo. Durante muitos séculos discutiu-se sobre este Ser Divino. Debates acalorados perduraram por muito, muito tempo,seguindo dai diversos estudos e doutrinas da mais variadas, para todos os gostos. Mas na visão cristã crê-se em uma trindade entre Deus o Pai,O Filho e o Espírito Santo,três mas um só Deus ,com características de ações diferentes entre Eles. Gostaria de expressar a visão judaica messiânica ,isto é crentes judeus no Messias Yeshua ,Jesus,sobre quem é o Espírito Santo. RÚACH...tradução no hebraico : Vento - Presença - Essência - Sopro - Fôlego. Primeira ocorrência : Gênesis 1;2..."Havia trevas sobre a face do abismo,e o Rúach de Elohin pairava sobre a face do abismo, e o Rúach de Elohin pairava sobre a face das águas..." Na verdade,era a Glória e a presença Divina que estavam "visitando"o caótico estado que a terra se encontrava. Outro exemplo em Gênesis 8:1..." E lembrou-se Deus de N