Pular para o conteúdo principal

O ESPÍRITO SANTO NA REDENÇÃO HUMANA


Creio que o bem maior que um ser humano pode receber é a: salvação de sua alma. Do ponto de vista de Deus,todos nós pecamos contra sua natureza Perfeita,Justa e Santa. Ele não poderia conviver com o homem em seu estado pecaminoso,sujo,maculado no jardim ,devido a sua rebelião contra o seu Criador,em desobediência a sua ordem,assim foi expulso do Paraíso.


A Bíblia nos relata uma linda história do amor de Deus pela sua criatura feita a imagem e semelhança do Deus único e Verdadeiro, o pós Éden nos relata o plano e propósito do Eterno em trazer a sua criatura para junto de si novamente, pelo ato maior através de seu Filho Jesus Cristo,o resgatador e reconciliador do ser humano. O Cristo de Deus rende sua vida em prol do homem,morrendo em uma cruz com o derramamento do seu sangue que perdoa os pecados de toda a humanidade,o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.


É muito importante expor que toda as palavras da Bíblia são inspiradas por Deus,escrita por homens sim, mas com o aval do Criador. Ela torna-se viva e eficaz em nossos corações pela obra do Espírito de Deus, que ilumina, revela os mistérios da Cruz, de Cristo, o Messias judeu. Na Antiga Aliança,ou Antigo Testamento,vemos a manifestação do plano de Deus em uma dinâmica, em uma relação, muito próxima da manifestação de Deus com o homem,falando-lhe,guiando-lhe para o propósito final, que é a vinda do Salvador. Ele prepara um povo,Israel, que por meio deste cumpre a Profecia da vinda de Jesus o filho de Davi para salvar a princípio o seu povo dos seus pecados, e mais tarde alcançar todas as nações, é o amor e a graça de Deus por todos.


Gostaria de citar alguns temas da Bíblia e também de alguns personagens sem muita ordem de assunto,quero estar a disposição do Espírito Santo em sua direção dos tratados. Sabendo que nenhuma Palavra do Senhor volta vazia,mas, opera sobrenaturalmente a quem ela é enviada,propalada em tempo e fora de tempo,fazendo as devidas mudanças do coração. Também quero ressaltar a necessidade de que Deus nos abra o entendimento,tire as escamas de nossos olhos, para vermos a Palavra de Deus escrita saltar para dentro do nosso ser e tornar-se viva e eficaz para a salvação ,cura ou libertação das enfermidades da alma e do corpo.


Todo o crente fiel tem vida somente estando em Cristo Jesus. Os termos "em Cristo" "no Senhor","Nele",ocorrem diversas vezes nos escritos de Paulo, principalmente no livro de Efésios. "Em Cristo",significa que o crente vive e age agora na esfera de Cristo Jesus. O novo ambiente do redimido é o da união com Cristo. "Em Cristo" o crente tem comunhão consciente com seu Senhor,e, nesse relacionamento,sua própria vida é considerada a vida de Cristo manifesta através dele..."fui crucificado com Cristo.Assim, já não sou eu quem vive mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo,vivo-a pela fé no Filho de Deus,que me amou e se entregou por mim..."Gálatas 2:20.


Essa comunhão pessoal com Cristo é a coisa mais importante na experiência cristã. A união com Cristo é uma dádiva de Deus mediante a fé. A Bíblia contrasta nossa vida "em Cristo"com a velha vida não regenerada , "em Adão". Enquanto a velha vida é caracterizada pela rebeldia,pecado,condenação e morte,nossa nova vida "em Cristo"é caracterizada pela salvação,vida no Espírito,graça abundante,retidão e vida eterna.


Quem nos selou ? Efésios 2:13-14,nos diz que:...em quem também vós estais,depois que ouviste a palavra da verdade,o evangelho da vossa salvação;e,tendo nele(Jesus),crido,fostes selados com o Espírito Santo da promessa;o qual é o penhor da vossa herança,para redenção e possessão de Deus,para louvor da sua glória..."


O ato de Deus aqui na salvação de quem ouve o evangelho , é selar o ser humano.Como "selo", o Espírito Santo é dado ao crente como a marca ou evidência de propriedade de Deus. ao outorgar-nos o Espírito,Deus nos marca como seus...."nos selou como sua propriedade e pôs seu Espírito em nossos corações como garantia do que está por vir..."2 Corintios 1:22.


Assim,com este ato,temos a evidência de que somos filhos adotados por Deus, e que a nossa redenção é real,pois o Espírito Santo está presente em nossa vida,somos o seu templo,sua morada em nosso espírito que nasceu de novo..João 3. Podemos saber que realmente pertencemos a Deus,pois o Espírito Santo nos regenera..."contudo aos que o receberam,aos que creram em seu nome,deu-lhes o direito de tornarem-se filhos de Deus...João 1:12, e renova, nos liberta do poder do pecado(texto do original)..."portanto, agora  nenhuma condenação para os em Cristo Jesus..." Romanos 8:1. Também nos faz conscientes que  Deus é nosso Pai...Gálatas 4:6. E também nos enche de poder para testemunhar sobre Jesus,nosso Salvador.


O Espírito Santo e seu lugar na redenção do crente é um dos pontos principais desta carta. O Espírito Santo no crente : (1) é a marca ou sinal de propriedade de Deus. (2) é a primeira "porção ou "quinhão" da herança do crente (traduzido "penhor") ; (3) é o Espírito de Sabedoria e de revelação; (4) ajuda o crente a aproximar-se de Deus; (5) edifica os crentes como templo santo; (6) revela o mistério de Cristo: (7) fortalece o crente com poder,no homem interior: (8) promove a unidade da fé cristã,na completa semelhança de Cristo: (9)entristece-se com o pecado na vida do crente;(10)quer repetidamente encher e capacitar o crente; (11) ajuda na oração e na guerra espiritual.


O Espírito Santo é o "Penhor" ou sinal da nossa herança,isto é uma primeira prestação ou parcela inicial. Na presente era,o Espírito Santo é concedido aos crentes como parcela ou quinhão inicial,por conta do que vamos receber no futuro. Sua presença e obra em nossas vidas é uma "entrada"por conta da nossa herança. O apóstolo paulo ora pelos crentes em Éfeso para que o Espírito Santo opere neles em maior escala. A razão dessa medida maior do Espírito é que os crentes recebam mais sabedoria,revelação e conhecimento a respeito dos propósitos redentores de Deus para a salvação,presente e futura,e experimentem um "poder" mais abundante do Espírito Santo na sua vida.

Para o crente progredir na graça,obter vitória sobre Satanás e o pecado,dar testemunho eficaz de Cristo e usufruir a salvação final,é necessário o poder de Deus operando nele.Esse poder é a atividade,manifestação e força do Espírito Santo operando no crente fiel. É o mesmo Espírito de Deus que ressuscitou Cristo dentre os mortos e o assentou à destra de Deus.

Os filhos da desobediência. Efésios 2 revela uma razão por que o cristão deve ter grande compaixão e misericórdia dos que ainda vivem em ofensas e pecados. Vamos falar da nossa antiga condição antes de recebermos Cristo salvador. Todo aquele que está sem Cristo é controlado pelo "príncipe das potestades do ar",isto é Satanás. Sua mente é obscurecida por Satanás,para que não veja a verdade de Deus...2 Corintios 4;3-4..."Mas se o nosso evangelho está encoberto,para os que estão perecendo é que está encoberto. O deus deste século,desta era cegou o entendimento dos descrentes,para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo,que é a imagem de Deus..." Tais pessoas estão escravizadas pelo pecado e concupiscências,desejos, da carne.

A pessoa irregenerada,por causa da sua condição espiritual não poderá compreender,nem aceitar ou receber a verdade à parte da graça de Deus....1 Corintios 1:18 diz..."Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo,mas para nós,que estamos sendo salvos,é o poder de Deus..."
Nós cristãos devemos ver todos do ponto de vista bíblico.Quem vive na imoralidade e no orgulho deve ser alvo da nossa compaixão,por causa da sua escravidão ao pecado e a Satanás. A pessoa sem Cristo é responsável pelo seu pecado,pois Deus dá a cada ser humano uma medida de luz e graça,com a qual possa buscar a Deus e escapar da escravidão do pecado, mediante a fé em Cristo.

A salvação não vem de obras efetuadas. Ninguém poderá ser salvo pelas obras e boas ações,ou por tentar guardar os mandamentos de Deus,algumas razões: (1) Todos os não salvos estão espiritualmente mortos.(2)escravizados pelo pecado,(3) sujeitos à condenação divina. Para sermos salvos precisamos receber a provisão divina da salvação,ser perdoados do pecado,ser espiritualmente vivificados,ser feitos nova criatura e receber o Espírito Santo. Nenhum esforço de nossa parte poderá realizar essas coisas.

O que opera a salvação é a graça de Deus mediante a fé. O Dom salvífico de Deus inclui os seguintes passos: (1) a chamada ao arrependimento e à fé...Atos 2:38..."Pedro respondeu: Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o Dom do Espírito Santo..."Com essa chamada vem a obra do Espírito Santo na pessoa,dando-lhe poder e capacidade de voltar-se para Deus.(2) Aqueles que respondem com fé e arrependimento e crendo recebem a Cristo como Senhor e Salvador,recebem graça adicional para sua regeneração,ou novo nascimento,pelo Espírito, e ser cheios do Espírito.(3) Aqueles que se tornam novas criaturas em Cristo,recebem graça contínua para viver  a vida cristã,resistir ao pecado,e servir a Deus. O crente se esforça em viver para Deus,mediante a graça que nele opera.A graça divina opera no crente dedicado,tanto para ele querer,como para cumprir a boa vontade de Deus. Do começo ao fim a salvação é pela graça de Deus.

O acesso ao Pai. Por fim após esta tão grande salvação e experiência do novo nascimento,temos acesso ao trono da graça,no Santo dos Santos, por meio de Jesus Cristo e do Espírito Santo, podendo agora orar sem mediadores algum aqui da terra,apenas o Espírito Santo auxiliador o qual veio da parte do Pai. "Acesso" significa que nós,que temos f'é em Cristo,temos também a liberdade e o direito de nos aproximar de nosso Pai celestial,certos de que seremos aceitos,amado e bem-vindos.Esse acesso foi conseguido por meio de Cristo pelo seu SANGUE derramado na cruz,e pela sua intercessão no céu, a favor de todos quantos vierem a Ele...Hebreus 7:25..."Portanto,ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que,por meio dele,aproximam-se de Deus,pois vive sempre para interceder por eles..."O acesso a Deus também necessita da ajuda do Espírito santo .A presença do Espírito,que em nós habita,nos possibilita orar e invocar a Deus segundo a sua vontade e propósito.

Finalizando,deixo o versículo de maior expressão do Amor de Deus pela sua criatura decaída..."Porque Deus amou o mundo(o ser humano) de tal maneira que deu seu Filho unigênito para que todo aquele que nele crer não  pereça mas tenha a vida eterna...João 3;16...
A Paz de cristo e a Graça de Deus a todos...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS MORADIAS NOS TEMPOS DE JESUS.

O   judeu do primeiro século tinha e levava uma vida tranqüila,como muito aconchego familiar. O pão era assado em fornos de barros. Os tios tocavam seus instrumentos na área da casa. À noite, as casas eram iluminadas pela luz das lamparinas de azeite. A vida familiar era caracterizada por muita afetividade e carinho e regida por tradições sólidas. AS CASAS. Eram de formas e tamanhos variados, pois, havia diferença entre classe rica e pobre. Sua estrutura na sua maioria eram simples e pequenas. Os israelitas tinham a sua maior parte de suas atividades ao ar livre, então, a casa para eles era apenas um abrigo, um local para se fazer as refeições e para dormir.   Nos tempos de Jesus, as casas eram comuns, constituídas de apenas um cômodo, com pouquíssimo mobiliário, com quase nenhum adorno. Seus tamanhos, mais ou menos 3,5 mt2, tinham 2 a 3 janelas , e o assoalho era de terra batida. Possuíam uma escada externa que dava acesso a um terraço, que era plano, não havia telhados. Grande p

O JUGO DOS RABINOS.

INTRODUCAO: O SENHOR JESUS, não poucas vezes entrou em sérias confrontações com os Fariseus da sua época. Certo é que, os debates eram freqüentes, relacionado a diversas situações, das mais diversificadas, sobre a TORÁ, sobre as tradições dos Pais, sobre os 613 mandamentos, dos quais os Escribas e fariseus, mestres, e mais uma leva de religiosos eram conhecedores. Não somente conhecedores destes, mas criaram em cima destes mais uns quatrocentos. É interessante notar que, cada Rabino mantinha seus seguidores, discípulos, que os seguiam fielmente em todo o ensino.                 Vamos agora entender um pouco mais sobre os tais JUGOS, para que nós entendendo, não caiamos em qualquer laço, ou ensinos que nos tragam peso, pois JESUS nos disse: ‘ O meu JUGO é SUAVE e o meu FARDO é LEVE’.   Vamos começar:                 JESUS   diz , que há Rabinos e Rabinos. O que distingue os Rabinos é a experiência do REINO DE DEUS. Os Rabinos que são instruídos no Reino de Deus têm em casa um tesou

O ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O JUDAÍSMO MESSIÂNICO

INTRODUÇÃO: Ninguém pode com certeza definir o Espírito Santo. Durante muitos séculos discutiu-se sobre este Ser Divino. Debates acalorados perduraram por muito, muito tempo,seguindo dai diversos estudos e doutrinas da mais variadas, para todos os gostos. Mas na visão cristã crê-se em uma trindade entre Deus o Pai,O Filho e o Espírito Santo,três mas um só Deus ,com características de ações diferentes entre Eles. Gostaria de expressar a visão judaica messiânica ,isto é crentes judeus no Messias Yeshua ,Jesus,sobre quem é o Espírito Santo. RÚACH...tradução no hebraico : Vento - Presença - Essência - Sopro - Fôlego. Primeira ocorrência : Gênesis 1;2..."Havia trevas sobre a face do abismo,e o Rúach de Elohin pairava sobre a face do abismo, e o Rúach de Elohin pairava sobre a face das águas..." Na verdade,era a Glória e a presença Divina que estavam "visitando"o caótico estado que a terra se encontrava. Outro exemplo em Gênesis 8:1..." E lembrou-se Deus de N