Pular para o conteúdo principal

ELE NOS FALOU PELO FILHO -HEBREUS 1

HEBREUS....

A finalidade da epístola aos Hebreus é preparar os judeus convertidos a Cristo a deixarem por completo o templo e a religião judaica. Para estes,a escolha era bem difícil,custava-lhes deixar a religião de seus pais, a religião em que haviam sido criados. É verdade que os pagãos também deixaram a religião de seus pais;mas essa era uma religião vã,enquanto que  a dos judeus fora instituída por Deus, que lhes deu os Dez Mandamentos por meio do seu servo Moisés. Ora,poderia alguém abandonar uma religião dada por Deus? Deveria alguém fazer tal coisa? A epístola aos Hebreus ensina que a religião dos judeus está ultrapassada e que o Deus que a instituiu também a anulou e substituiu pela fé em Cristo Jesus, o Messias judeu.

A epístola aos Hebreus ensina que Jesus Cristo é o cumprimento de toda a Lei ensinada por Moisés e que Ele é maior do que Moisés, que o seu sacerdócio é maior do que de Arão e que o exerce não em um santuário,mas nos céus e, ainda, que o seu o Seu sacrifício consumado sobre a cruz do Calvário,numa estaca de execução,pôs um ponto final a todos os sacrifícios exigidos sob a Lei judaica.

Cristo é melhor que o judaísmo tanto quanto uma laranjeira em flor é melhor que a casca da semente de onde germinou,ou tanto quanto uma borboleta é mais bela que o casulo que lhe deu origem. Guardar a casca sem semente e desprezar a laranjeira já crescida e viçosa seria um absurdo, do mesmo modo que guardar o casulo e desprezar a linda borboleta seria uma aberração. Assim,igualmente guardar a Lei de Moisés,guardar dias, festas,dízimo, em preferência a Cristo seria uma loucura e um insulto ao Deus Supremo. Pois era precisamente isso que alguns Hebreus estavam fazendo. Por isso o texto de Hebreus 13;10.diz:..."Temos um altar,de que não têm direito de comer os que servem ao Tabernáculo...".

"...Saiamos pois a Ele fora do arraial  " Hebreus 13:13....A palavra de Deus exorta assim,fazendo menção ou referência a um incidente na história dos judeus na altura em que Deus deu os Dez Mandamentos,instituindo assim a religião judaica. Moisés tinha sido chamado ao Monte e ali ficou quarenta dias e quarenta noites em comunhão com Deus. Durante o tempo em que esteve ali,o povo, aborrecido com a sua demora, mandou fazer um ídolo de ouro, na forma de um bezerro. "...Então disseram: Estes são teus deuses, ó Israel,que te tiraram da terra do Egito..."Hebreus 13:4. Parece impossível que o povo pudesse ser tão cego a ponto de louvar um ídolo como se estivesse desfrutando da proteção milagrosa do verdadeiro Deus.

Ao descer do monte e ver a idolatria do povo,Moisés pô-se em pé à porta do arraial e gritou:..."Quem está do lado do Senhor venha a mim..."Êxodo 32:26. Então ajuntaram-se a ele todos os filhos de Levi. Depois Moisés estendeu a tenda para si fora do arraial,num lugar afastado e chamou-a de Tenda da Congregação que estava fora do arraial.

O povo de Israel rejeitava o Deus Vivo,rejeitando também o Seu servo Moisés,e adotara um ídolo na forma de um bezerro de ouro. Foi isto que levou Moisés a separa-se daqueles idólatras, daqueles que rejeitaram o Deus vivo e montou uma barraca fora do arraial para poder adorar a Deus,livre de poluição e da idolatria daqueles que se rebelaram contra Deus. Porém, no meio do idólatras havia gente que ainda amava a Deus. E, para que pudessem adorar ao Deus vivo,foi preciso separarem-se dos seus amigos e familiares, saindo fora do arraial e identificando-se,assim,com Moisés e com o Deus vivo. Então Moisés lançou este apelo:..."Quem é do Senhor venha a mim "...
Êxodo 32:26.

O povo judeu, no tempo em que a epístola escrita, estava na mesma situação: tinha rejeitado o Senhor Jesus,crucificando-O no Calvário. Ao rejeitá-lo,porém, estava rejeitando aquele que O enviara,isto é, o próprio Deus. Mataram-no fora da cidade,como se não fosse digno de ser morto dentro dela e é por isso que o texto diz:..."Saiamos pois a Ele fora do arraial,levando o Seu Vitupério"...Hebreus 13:13.

Por isso,os judeus,nos tempos em que Hebreus foi escrita,tiveram que decidir abandonar os seus amigos e familiares,saindo fora do arraial,isto é, da religião em que tinham sido criados,para seguirem a Jesus Cristo,o Filho de Deus. Tinham que, obedecendo ao plano divino da salvação,sair para fora do arraial do judaísmo e levar o vitupério de Cristo. Pois como diz a Palavra de Deus,JESUS CRISTO,para santificar o povo, padeceu fora da porta. .."Saiamos pois a Ele fora do arraial,levando o Seu vitupério..."... isto é:sua vergonha,sua afronta,seu ultraje. Jesus Cristo foi rejeitado pelo mundo.Venha você e tome o Seu vitupério.

Quem instituiu o primeiro Testamento foi Deus, o único com autoridade de o abolir e instaurar um segundo. Portanto, o Novo Testamento supera o Velho e esse era o propósito de Deus.Por isso, epístola aos Hebreus começa com o nome do seu verdadeiro autor: o nome do Altíssimo. E lemos: ..."Havendo Deus antigamente falado...a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho..."Pois somente Deus tinha a autoridade de pôr termo ao Velho Testamento e instituir um Novo.

A primeira verdade que encontramos em nosso texto é que Deus fala aos homens. E, em, segundo lugar, que falou muitas vezes e muitas maneiras. Por fim,aprendemos que Deus já falou pela última vez aos homens. O Senhor do Exércitos já deu a Sua última mensagem aos homens e esta mensagem foi na vida e morte de seu Filho.

Para nós, é sempre motivo de grande admiração que Deus possa falar aos homens,por ser o homem tão rebelde à sua Palavra. Não nos custa acreditar que Deus desejasse falar aos nossos primeiros pais, Adão e Eva,no tempo de sua inocência,mas, que Ele quisesse ainda comungar com Adão e Eva e com seus filhos após a sua rebelião contra a Lei de Deus,isso para nós é maravilhoso! E que Deus queira falara com a humanidade agora no século vinte e um,depois da história tão negra da raça humana,isto para nós também é motivo de grande admiração, e não somente para nós,mas também para o salmista Davi,pois ele diz:..."Quando vejo os teus céus.obras de teus dedos. a lua e as estrelas que preparaste: que é o filho do homem para que o visites?..."Salmo 8:3-4.

Porque é que Deus quer falar ao homem? Há somente uma resposta e encontra-se em João 3:16..." Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho unigênito para que todo a quele que nEle crê não pereça,mas tenha a vida eterna..."A razão porque Deus quer comunicar com o homem é porque o ama.Deus nos ama,apesar de nós sermos pecadores! 

Se Deus escondesse o Seu rosto do homem na hora em que Adão e Eva pecaram contra Ele,isto podia compreender-se. Se Deus encobrisse com espessa nuvem e deixassem o homem  continuar nos seus pecados e morrer e ir para o inferno,isto também se compreenderia. Mas não! Deus nunca abandonou o homem.Deus amou o homem! Deus nos ama e Ele quer falar-nos, ensinar-nos como apagar a mancha de nosso pecado, a fim de podermos viver com Ele eternamente.

Porém,ainda mais maravilhoso é o fato de que Deus não se cansou de falar e de se manifestar aos homens. Deus falou muitas vezes. Em todas as épocas Deus quis falar com os homens. Na era da inocência,no Jardim do Éden.antes do homem estender a mão e comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal,Deus conversava com o homem. Durante a dispensação da promessa,Deus falou com Abraão.Isaque e Jacó. Mais tarde, durante a dispensação da Lei, Deus manifestou-se a Moisés e a Arão. Depois disso, Deus se manifestou aos profetas,isto é, Isaías,Jeremias,Daniel e muitos outros. Deus falou muitas vezes, e, assim,foi escrito o livro que agora chamamos Velho Testamento. a primeira parte da Bíblia Sagrada.

Deus falou de muitas maneiras.Mostrou o seu ódio pelo pecado,julgando o mundo antigo debaixo da águas do dilúvio. Mais tarde, exterminou as cidades de Sodoma e Gomorra pelo seu pecado. Depois, por meio de pestilências e fomes, debaixo das mãos de seus inimigos,Deus demonstrou que Ele não tolera o pecado. Deus sempre julga e castiga o pecado,corrige,disciplina ( Hebreus 12),principalmente os filhos a quem Ele ama como Pai, e devemos aprender que Ele é absolutamente Puro e que tem que punir o pecado onde quer que se encontre. Se podemos aprender alguma coisa através desses atos de julgamento registrados nas páginas do Livro divino,é que temos que responder pelos nossos pecados. Em Hebreus 9:27 lemos o seguinte:..." Aos homens está ordenado morrerem uma vez,vindo depois disso o juízo....".

Deus também falos por meio de milagres,demonstrando assim o seu grandíssimo poder e o Seu cuidado pelo seu povo. No deserto,quando faltava-lhes comida,deus fez chover dos céus um alimento especial que se chamava Maná.Quando precisava, de água para beber, Deus fez sair água da rocha. E quando necessitavam de uma maneira de fugir de seus inimigos,Deus abriu-lhes as águas do Mar Vermelho e passaram pelo meio do mar em terra seca.Assim,Deus ensinou-lhes o Seu amor e cuidado para com o Seu povo. Precisamos provar também este cuidado especial Dele por nós,sermos abraçados pelo seu Consolo,seu conforto e seu Amor, e por sua mão protetora.

Mais tarde,Deus, se revelou pela sua Lei,isto é, os Dez Mandamentos.Aqui temos a norma da santidade de Deus. Mais tarde,Deus ensinou aos homens cono deveriam adorá-lo. Por duas vezes,mandou construir uma casa para Si: a primeira,sendo uma casa portátil feita de pano e outros materiais diversos chamada Tabernáculo,e era para uso do povo de Deus durante a sua peregrinação no deserto. E depois, um templo maravilhoso na sua riqueza e esplendor. Ora, nestas duas casas o povo aprendeu que "sem derramamento de sangue não há remissão de pecado...Hebreus 9:22.

"...Havendo Deus antigamente falado muitas vezes e de muitas maneiras aos pais pelos profetas,a nós falou-nos nestes últimos tempos pelo Filho..." deus com tanta paciência e amor,falou de tantas maneiras e agora para nós,pela última vez. Esta Sua mensagem a encontramos no seu Filho. Esta mensagem é uma mensagem de vida,pois lemos em João 17:3..."E a vida eterna é esta,que te conheçam por único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo a E a Quem enviaste..." E ainda em 1a João 5:12..." Quem tem o filho,tem a vida;quem não tem o filho de Deus não tem a vida..."

A mensagem que Deus tem para nós é o Seu Filho unigênito. Eu,você,todos nós e mais o mundo todo,precisamos de Jesus. "...Porque Deus enviou o Seu filho ao mundo,não para que condenasse o mundo,mas para que o mundo fosse salvo por Ele..." João 3:7.

A pergunta crucial é: você já o tem em seu coração? Já o recebeu como seu Salvador? A Palavra está dita,você precisa Dele,pois esta é a mensagem final do SALVADOR JESUS CRISTO, pois a Palavra nos diz:..."como escaparemos nós,se não atentarmos para uma tão grande salvação? Hebreus 2:3. Não há maneira de escapar. Resta apenas uma certa expectativa horrível de juízo...Hebreus 10:27. E ..."horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo..." Hebreus 10:31.

Corra para Cristo neste momento,após esta leitura. Invoque o nome deste Salvador Maravilhoso, e Ele será teu abrigo seguro para hoje e eternamente.
SHALOM!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS MORADIAS NOS TEMPOS DE JESUS.

O   judeu do primeiro século tinha e levava uma vida tranqüila,como muito aconchego familiar. O pão era assado em fornos de barros. Os tios tocavam seus instrumentos na área da casa. À noite, as casas eram iluminadas pela luz das lamparinas de azeite. A vida familiar era caracterizada por muita afetividade e carinho e regida por tradições sólidas. AS CASAS. Eram de formas e tamanhos variados, pois, havia diferença entre classe rica e pobre. Sua estrutura na sua maioria eram simples e pequenas. Os israelitas tinham a sua maior parte de suas atividades ao ar livre, então, a casa para eles era apenas um abrigo, um local para se fazer as refeições e para dormir.   Nos tempos de Jesus, as casas eram comuns, constituídas de apenas um cômodo, com pouquíssimo mobiliário, com quase nenhum adorno. Seus tamanhos, mais ou menos 3,5 mt2, tinham 2 a 3 janelas , e o assoalho era de terra batida. Possuíam uma escada externa que dava acesso a um terraço, que era plano, não havia telhados. Grande p

O JUGO DOS RABINOS.

INTRODUCAO: O SENHOR JESUS, não poucas vezes entrou em sérias confrontações com os Fariseus da sua época. Certo é que, os debates eram freqüentes, relacionado a diversas situações, das mais diversificadas, sobre a TORÁ, sobre as tradições dos Pais, sobre os 613 mandamentos, dos quais os Escribas e fariseus, mestres, e mais uma leva de religiosos eram conhecedores. Não somente conhecedores destes, mas criaram em cima destes mais uns quatrocentos. É interessante notar que, cada Rabino mantinha seus seguidores, discípulos, que os seguiam fielmente em todo o ensino.                 Vamos agora entender um pouco mais sobre os tais JUGOS, para que nós entendendo, não caiamos em qualquer laço, ou ensinos que nos tragam peso, pois JESUS nos disse: ‘ O meu JUGO é SUAVE e o meu FARDO é LEVE’.   Vamos começar:                 JESUS   diz , que há Rabinos e Rabinos. O que distingue os Rabinos é a experiência do REINO DE DEUS. Os Rabinos que são instruídos no Reino de Deus têm em casa um tesou

O ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O JUDAÍSMO MESSIÂNICO

INTRODUÇÃO: Ninguém pode com certeza definir o Espírito Santo. Durante muitos séculos discutiu-se sobre este Ser Divino. Debates acalorados perduraram por muito, muito tempo,seguindo dai diversos estudos e doutrinas da mais variadas, para todos os gostos. Mas na visão cristã crê-se em uma trindade entre Deus o Pai,O Filho e o Espírito Santo,três mas um só Deus ,com características de ações diferentes entre Eles. Gostaria de expressar a visão judaica messiânica ,isto é crentes judeus no Messias Yeshua ,Jesus,sobre quem é o Espírito Santo. RÚACH...tradução no hebraico : Vento - Presença - Essência - Sopro - Fôlego. Primeira ocorrência : Gênesis 1;2..."Havia trevas sobre a face do abismo,e o Rúach de Elohin pairava sobre a face do abismo, e o Rúach de Elohin pairava sobre a face das águas..." Na verdade,era a Glória e a presença Divina que estavam "visitando"o caótico estado que a terra se encontrava. Outro exemplo em Gênesis 8:1..." E lembrou-se Deus de N